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CBO 3172-10 - Técnicos em operação e monitoração de computadores - Salário 2020, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operação e monitoração de computadores que pertence ao grupo dos técnicos em informática, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em operação e monitoração de computadores CBO 3172-10 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
      • Técnicos em informática.
        • Técnicos em operação e monitoração de computadores.

Descrição dos cargos da categoria Técnicos em operação e monitoração de computadores

Os Técnicos em operação e monitoração de computadores CBO 3172-10 operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.

Condições de trabalho

Técnicos em operação e monitoração de computadores trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Funções dos Técnicos em operação e monitoração de computadores CBO 3172-10

Técnicos em operação e monitoração de computadores devem:

  • comunicar-se;
  • assegurar funcionamento do hardware e software;
  • atender cliente e usuário;
  • garantir segurança das informações;
  • demonstrar competências pessoais;
  • administrar processamento de dados;
  • monitorar sistemas;
  • inspecionar ambiente físico de trabalho;
  • Atividades dos cargos CBO 3172-10

    Entre as principais atribuições dos Técnicos em operação e monitoração de computadores CBO 3172-10 estão as de:

    • inicializar e desativar sistemas e aplicativos;
    • monitorar recursos de rede;
    • demonstrar atenção difusa;
    • planejar atendimento a cliente e usuário;
    • realizar limpezas periódicas em equipamentos;
    • redigir;
    • demonstrar disponibilidade;
    • monitorar registros de erros;
    • otimizar recursos disponíveis;
    • monitorar recursos de entrada e saída de dados;
    • sugerir mudanças na disposição de equipamentos;
    • identificar falhas em hardware e software;
    • sanar pequenas falhas de hardware;
    • supervisionar linha de transmissão;
    • demonstrar fluência verbal;
    • demonstrar auto- controle;
    • demonstrar iniciativa;
    • verificar temperatura e umidade local;
    • disponibilizar recursos operacionais;
    • agir com objetividade;
    • administrar o tempo;
    • controlar acesso de pessoas não autorizadas;
    • orientar cliente e usuário na utilização de hardware e software;
    • executar checagem inicial de solicitação;
    • ouvir atentamente;
    • interpretar leitura técnica;
    • conduzir solicitação de suporte;
    • adaptar linguagem para e do usuário;
    • requisitar manutenção preventiva e corretiva de hardware e software;
    • monitorar disponibilidade de aplicativos;
    • demonstrar organização;
    • configurar e reconfigurar hardware;
    • trabalhar em equipe;
    • monitorar desempenho de aplicativos;
    • verificar acesso lógico do usuário;
    • alimentar equipamentos com suprimentos;
    • providenciar correção de erros de tarefas;

    Cargos e salários CBO 3172-10 - Técnicos em operação e monitoração de computadores

    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Brasil

    • 24.376
    • Brasil
    • 1.701 - 2.816
    • 42h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.701 e 2.816 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 24.376 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

    Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Brasil

    • 24.376
    • Brasil
    • 1.701 - 2.816
    • 42h
    O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.701 e 2.816 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 24.376 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Porto Alegre

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Porto Alegre, RS

    • 993
    • Porto Alegre, RS
    • 1.841 - 3.049
    • 41h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Porto Alegre - RS, ganha entre 1.841 e 3.049 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 993 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Indaiatuba

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Indaiatuba, SP

    • 29
    • Indaiatuba, SP
    • 1.518 - 2.513
    • 42h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Indaiatuba - SP, ganha entre 1.518 e 2.513 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 29 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Cariacica

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Cariacica, ES

    • 8
    • Cariacica, ES
    • 2.028 - 3.359
    • 44h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Cariacica - ES, ganha entre 2.028 e 3.359 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 8 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Ribeirão Preto

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Ribeirão Preto, SP

    • 154
    • Ribeirão Preto, SP
    • 1.765 - 2.923
    • 42h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Ribeirão Preto - SP, ganha entre 1.765 e 2.923 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 154 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Belo Horizonte

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Belo Horizonte, MG

    • 796
    • Belo Horizonte, MG
    • 1.806 - 2.990
    • 42h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.806 e 2.990 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 796 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Campo Grande

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Campo Grande, MS

    • 178
    • Campo Grande, MS
    • 1.876 - 3.106
    • 43h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.876 e 3.106 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 178 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Recife

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Recife, PE

    • 330
    • Recife, PE
    • 1.575 - 2.607
    • 41h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.575 e 2.607 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 330 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Manaus

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Manaus, AM

    • 158
    • Manaus, AM
    • 1.462 - 2.421
    • 43h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.462 e 2.421 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 158 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Divinópolis

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Divinópolis, MG

    • 123
    • Divinópolis, MG
    • 1.211 - 2.006
    • 44h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Divinópolis - MG, ganha entre 1.211 e 2.006 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 123 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) São Caetano do Sul

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): São Caetano do Sul, SP

    • 59
    • São Caetano do Sul, SP
    • 1.655 - 2.740
    • 42h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em São Caetano do Sul - SP, ganha entre 1.655 e 2.740 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 59 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Joinville

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Joinville, SC

    • 187
    • Joinville, SC
    • 1.699 - 2.812
    • 43h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 1.699 e 2.812 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 187 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Goiânia

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Goiânia, GO

    • 273
    • Goiânia, GO
    • 1.893 - 3.135
    • 43h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.893 e 3.135 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 273 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Blumenau

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Blumenau, SC

    • 463
    • Blumenau, SC
    • 2.029 - 3.360
    • 43h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 2.029 e 3.360 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 463 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Vitoria

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Vitoria, ES

    • 290
    • Vitoria, ES
    • 1.642 - 2.719
    • 40h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 1.642 e 2.719 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 290 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Lages

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Lages, SC

    • 27
    • Lages, SC
    • 2.397 - 3.969
    • 43h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Lages - SC, ganha entre 2.397 e 3.969 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 27 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Belém

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Belém, PA

    • 155
    • Belém, PA
    • 1.499 - 2.483
    • 42h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Belém - PA, ganha entre 1.499 e 2.483 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 155 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.