CBO 3172-10 - Técnicos em operação e monitoração de computadores - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3172-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em operação e monitoração de computadores que pertence ao grupo dos técnicos em informática, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).

Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Técnicos em operação e monitoração de computadores CBO 3172-10 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3172-10

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos de nível médio das ciências físicas, químicas, engenharia.
      • Técnicos em informática.
        • Técnicos em operação e monitoração de computadores.

Descrição dos cargos da categoria Técnicos em operação e monitoração de computadores

Os Técnicos em operação e monitoração de computadores CBO 3172-10 operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.

Condições de trabalho

Técnicos em operação e monitoração de computadores trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Funções dos Técnicos em operação e monitoração de computadores CBO 3172-10

Técnicos em operação e monitoração de computadores devem:

  • atender cliente e usuário;
  • administrar processamento de dados;
  • monitorar sistemas;
  • assegurar funcionamento do hardware e software;
  • garantir segurança das informações;
  • inspecionar ambiente físico de trabalho;
  • comunicar-se;
  • demonstrar competências pessoais;
  • Atividades dos cargos CBO 3172-10

    Entre as principais atribuições dos Técnicos em operação e monitoração de computadores CBO 3172-10 estão as de:

    • alimentar equipamentos com suprimentos;
    • monitorar recursos de entrada e saída de dados;
    • realizar limpezas periódicas em equipamentos;
    • orientar cliente e usuário na utilização de hardware e software;
    • monitorar registros de erros;
    • inicializar e desativar sistemas e aplicativos;
    • verificar acesso lógico do usuário;
    • administrar o tempo;
    • agir com objetividade;
    • controlar acesso de pessoas não autorizadas;
    • supervisionar linha de transmissão;
    • ouvir atentamente;
    • planejar atendimento a cliente e usuário;
    • monitorar desempenho de aplicativos;
    • otimizar recursos disponíveis;
    • demonstrar organização;
    • providenciar correção de erros de tarefas;
    • demonstrar atenção difusa;
    • sugerir mudanças na disposição de equipamentos;
    • trabalhar em equipe;
    • adaptar linguagem para e do usuário;
    • demonstrar auto- controle;
    • monitorar recursos de rede;
    • demonstrar iniciativa;
    • demonstrar disponibilidade;
    • sanar pequenas falhas de hardware;
    • requisitar manutenção preventiva e corretiva de hardware e software;
    • configurar e reconfigurar hardware;
    • demonstrar fluência verbal;
    • monitorar disponibilidade de aplicativos;
    • redigir;
    • interpretar leitura técnica;
    • identificar falhas em hardware e software;
    • conduzir solicitação de suporte;
    • disponibilizar recursos operacionais;
    • executar checagem inicial de solicitação;
    • verificar temperatura e umidade local;

    Cargos e salários CBO 3172-10 - Técnicos em operação e monitoração de computadores

    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Brasil

    • 56.810
    • Brasil
    • 1.837 - 3.643
    • 42h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.837 e 3.643 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 56.810 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário

    Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário: Brasil

    • 56.810
    • Brasil
    • 1.837 - 3.643
    • 42h
    O profissional no cargo de Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário CBO 3172-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.837 e 3.643 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 56.810 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Belo Horizonte

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Belo Horizonte, MG

    • 1.722
    • Belo Horizonte, MG
    • 1.93 - 3.405
    • 42h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 1.93 e 3.405 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.722 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Campo Grande

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Campo Grande, MS

    • 491
    • Campo Grande, MS
    • 2.063 - 3.846
    • 42h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 2.063 e 3.846 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 491 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Rio de Janeiro

    • 4.020
    • Rio de Janeiro
    • 1.883 - 1.977
    • 40h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 1.883 e 1.977 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 4.020 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Recife

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Recife, PE

    • 713
    • Recife, PE
    • 1.737 - 3.099
    • 41h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 1.737 e 3.099 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 713 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Manaus

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Manaus, AM

    • 603
    • Manaus, AM
    • 1.538 - 2.679
    • 42h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 1.538 e 2.679 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 603 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Mato Grosso do Sul

    • 618
    • Mato Grosso do Sul
    • 1.939 - 2.036
    • 43h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Mato Grosso do Sul, ganha entre 1.939 e 2.036 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 618 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Divinópolis

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Divinópolis, MG

    • 131
    • Divinópolis, MG
    • 1.541 - 2.438
    • 44h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Divinópolis - MG, ganha entre 1.541 e 2.438 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 131 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Uberlândia

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Uberlândia, MG

    • 356
    • Uberlândia, MG
    • 1.622 - 2.566
    • 41h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.622 e 2.566 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 356 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Ceará

    • 1.769
    • Ceará
    • 1.687 - 1.770
    • 42h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Ceará, ganha entre 1.687 e 1.770 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.769 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) São Caetano do Sul

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): São Caetano do Sul, SP

    • 233
    • São Caetano do Sul, SP
    • 1.778 - 2.808
    • 41h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em São Caetano do Sul - SP, ganha entre 1.778 e 2.808 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 233 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Joinville

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Joinville, SC

    • 389
    • Joinville, SC
    • 1.834 - 3.168
    • 43h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Joinville - SC, ganha entre 1.834 e 3.168 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 389 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Goiânia

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Goiânia, GO

    • 748
    • Goiânia, GO
    • 1.812 - 3.290
    • 42h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 1.812 e 3.290 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 748 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) São Luís

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): São Luís, MA

    • 134
    • São Luís, MA
    • 1.595 - 2.844
    • 43h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.595 e 2.844 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 134 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Blumenau

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Blumenau, SC

    • 914
    • Blumenau, SC
    • 2.203 - 3.819
    • 42h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Blumenau - SC, ganha entre 2.203 e 3.819 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 914 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Vitoria

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Vitoria, ES

    • 564
    • Vitoria, ES
    • 1.757 - 2.948
    • 41h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Vitoria - ES, ganha entre 1.757 e 2.948 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 564 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.
    Salário Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

    Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk): Mato Grosso

    • 1.109
    • Mato Grosso
    • 1.651 - 1.733
    • 43h
    O profissional no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 3172-10 trabalhando em Mato Grosso, ganha entre 1.651 e 1.733 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.109 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3172-10.