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Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Série histórica em Belém
O que faz um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
- corrigir falhas de hardware e software;
- inicializar/desativar sistemas e aplicativos;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- monitorar recursos de rede;
- demonstrar capacidade de disponibilidade;
- demonstrar capacidade de senso analítico;
- transferir arquivos, programas e relatórios;
- orientar cliente/usuário na utilização de hardware e/ou software;
- requisitar manutenção preventiva e/ou corretiva de hardware e/ou software;
- recomendar mudanças na disposição de equipamentos;
- monitorar registros de erros;
- reparar arquivos;
- ver mais...
Tabela salarial Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Belém, PA
Período | Salário Mensal | Salário Anual | Salário Semanal | Salário/Hora | |
---|---|---|---|---|---|
Piso Salarial | 1.961 | 23.534 | 490 | 9,59 | |
Média Salarial | 2.016 | 24.195 | 504 | 9,86 | |
1º Quartil | 1.448 | 17.372 | 362 | 7,08 | |
Salário Mediana | 1.802 | 21.624 | 451 | 8,81 | |
3º Quartil | 2.792 | 33.507 | 698 | 13,65 | |
Teto Salarial | 3.382 | 40.585 | 846 | 16,53 | |
|
Demanda no mercado de trabalho para o cargo
Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) é um cargo que está com altíssima demanda no mercado de trabalho de Belém nos últimos meses.
No comparativo entre os meses de Março de 2023 e Fevereiro de 2024, tivemos uma aumento de 48.39% nas contratações formais com carteira assinada em regime integral de trabalho.
Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web.
Cidade | Jornada | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | Salário/Hora | Total | |
---|---|---|---|---|---|---|---|
41 | 1.920,88 | 2.016,27 | 3.047,05 | 9,86 | 396 | ||
43 | 1.553,51 | 1.630,65 | 2.464,29 | 7,54 | 102 | ||
44 | 1.687,61 | 1.771,41 | 2.677,01 | 8,13 | 65 | ||
44 | 1.583,11 | 1.661,73 | 2.511,26 | 7,62 | 49 | ||
44 | 1.736,88 | 1.823,13 | 2.755,17 | 8,31 | 36 | ||
40 | 1.706,96 | 1.791,72 | 2.707,71 | 8,85 | 33 | ||
44 | 1.657,32 | 1.739,63 | 2.628,97 | 7,95 | 32 | ||
44 | 1.648,05 | 1.729,89 | 2.614,26 | 7,89 | 29 | ||
44 | 1.575,50 | 1.653,74 | 2.499,19 | 7,58 | 23 | ||
44 | 1.594,48 | 1.673,67 | 2.529,30 | 7,61 | 15 | ||
Clique no link de uma cidade para ver a pesquisa salarial completa ou utilize a Busca Salarial. Veja o salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em todo o Brasil. |
Empresas que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Belém, PA
CNAE | Segmento da Empresa | Piso Salarial | Média Salarial | Teto Salarial | |
---|---|---|---|---|---|
6204-0/00 | Consultoria em tecnologia da informação | 2.362,13 | 2.428,46 | 3.669,96 | |
8211-3/00 | Serviços combinados de escritório e apoio administrativo | 1.419,44 | 1.459,29 | 2.205,33 | |
8599-6/01 | Formação de condutores | 1.727,26 | 1.775,76 | 2.683,58 | |
6110-8/03 | Serviços de comunicação multimídia - scm | 1.443,10 | 1.483,62 | 2.242,09 | |
8610-1/01 | Atividades de atendimento hospitalar | 1.748,93 | 1.798,04 | 2.717,25 | |
6201-5/01 | Desenvolvimento de programas de computador e software em geral | 1.872,43 | 1.925,00 | 2.909,12 | |
6209-1/00 | Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação | 1.872,86 | 1.925,45 | 2.909,79 | |
6920-6/01 | Atividades de contabilidade | 1.738,41 | 1.787,22 | 2.700,90 | |
8630-5/04 | Atividade odontológica com recursos para realização de procedimentos cirúrgicos | 1.568,46 | 1.612,50 | 2.436,86 | |
7220-7/00 | Pesquisa e desenvolvimento experimental em ciências sociais e humanas | 2.297,54 | 2.362,05 | 3.569,61 | |
CNAE (Classificação Nacional das Atividades Econômicas). Para ver a pesquisa salarial completa para o segmento, clique nas empresas da lista. Para ver outros segmentos e pesquisas em estados e cidades específicas, utilize a nossa Pesquisa Salarial e filtre a busca por CNAE. |
Funções do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
Profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.
Condições de trabalho
Técnicos em operação e monitoração de computadores trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.
O que é preciso para trabalhar de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.
Principais atividades no cargo
Trabalhadores no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) devem administrar processamento de dados, monitorar sistemas e aplicações, administrar segurança das informações, verificar condições técnicas do ambiente de trabalho, assegurar funcionamento do hardware e software, demonstrar competências pessoais, prestar suporte ao cliente/usuário.
Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por jornada de trabalho
Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 396 profissionais admitidos e desligados na cidade de Belém, PA. A relação abrange somente Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.
Total | Jornada | Ref. | Salário Mensal | Salário Hora |
---|---|---|---|---|
181 | 44 | 220 | 1.904,11 | 8,66 |
124 | 40 | 200 | 2.381,14 | 11,91 |
67 | 36 | 180 | 1.680,22 | 9,33 |
7 | 42 | 210 | 1.989,36 | 9,47 |
7 | 34 | 170 | 1.702,57 | 10,02 |
4 | 30 | 150 | 1.979,34 | 13,20 |
No Brasil, todo trabalhador contratado com carteira assinada, ou seja, numa relação de emprego, tem a jornada de trabalho estipulada no contrato de trabalho. A lei exige que fique clara, por escrito, a duração do trabalho que esse profissional terá de cumprir. |
Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa
Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I ganha em média R$ 2.061,68, o Nível II recebe cerca de R$ 2.373,46, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 3.563,11 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.
Porte da Empresa | Nível I | Nível II | Nível III |
---|---|---|---|
Micro | 1.920,23 | 2.076,12 | 2.670,95 |
Pequenas | 1.967,62 | 2.123,52 | 2.718,34 |
Médias | 2.133,77 | 2.289,66 | 2.884,49 |
Grandes Empresas | 2.119,75 | 2.275,64 | 2.870,46 |
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Piso Salarial 2024
O valor do piso salarial 2024 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em Belém, PA é de R$ 1.961,20 para uma jornada de trabalho de 41 horas por semana.
O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2024 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos em operação e monitoração de computadores pelo sindicato de Belém.
O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em Belém, PA que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.
Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.
Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos em operação e monitoração de computadores em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.
Evolução salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ao longo do tempo
Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) mês a mês na cidade de Belém de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:
Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de Belém
Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando na cidade de Belém durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:
Pesquisa de salários por gênero
Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de Belém, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:
Levantamento salarial por grau de instrução
Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:
Pesquisa salarial por faixa etária
Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando em Belém com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:
Simulador de gastos da empresa com o salário mensal de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)
- Salário Base: R$ 2.016,27
- Salário-educação (3%): R$ 60,49
- Sistema S (2%): R$ 40,33
- INSS Patronal (20%): R$ 403,25
- RAT - Risco Ambiental do Trabalho (1%): R$ 20,16
- FGTS (8%): R$ 161,30
- Férias 1/12: R$ 168,02
- Auxílio Transporte: R$ 220,00
- Auxílio Alimentação: R$ 440,00
- Adicional Noturno (20%): R$ 403,25
- Periculosidade (30%): R$ 604,88
- Insalubridade (20%): R$ 288,00
- Plano de Saúde: R$ 300,00
- 1/3 de Férias: R$ 56,01
- 13º Salário: R$ 168,02
- FGTS sobre Férias: R$ 13,44
- FGTS sobre 1/3 de Férias: R$ 4,48
- FGTS sobre 13º: R$ 13,44
- Aviso Prévio: R$ 168,02
- FGTS sobre Aviso Prévio: R$ 13,44
- Multa Rescisória FGTS: R$ 168,02
Os valores referem-se somente a uma simulação de gastos mensais proporcionais e médios do mercado de trabalho. Alguns benefícios não são pagos ao mesmo tempo. Procure seu contador para maiores detalhes.
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