Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Salário 2019 - São Caetano do Sul, SP

Dados do mercado de trabalho na cidade de São Caetano do Sul-SP para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). Encontre informações como salário base, média salarial local, faixa salarial na cidade, piso salarial mínimo 2019, perfil profissional no cargo, remuneração por tamanho da empresa, nível profissional, gênero, escolaridade, jornada de trabalho, salário inicial e muito mais com base em uma amostragem de 62 salários de profissionais no cargo CBO 3172-10 trabalhando em São Caetano do Sul-SP.

07/2019
atualização

Informações salariais oficiais do período de 12/2018 até 07/2019 segundo dados do CAGED/MTE.

62
salários

Salários de 62 profissionais no cargo e dados do mercado de trabalho para a profissão.

42h
carga horária

Jornada de trabalho de 42h. Carga horária semanal média de 62 profissionais.

R$ 1.871,79
média salarial

Salário médio bruto mensal calculado de acordo com informações salariais de admitidos e desligados.

Profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando na cidade de São Caetano do Sul-SP tem uma média salarial de R$ 1.871,79 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais de acordo com informações oficiais do CAGED e cálculos do Salario.com.br no período de 12/2018 até 07/2019 com uma amostragem de 62 salários.

O cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) contratado por empresas na cidade de São Caetano do Sul-SP está na faixa salarial de R$ 1.551,00 (média do piso salarial 2019 de acordos, convenções coletivas e dissídios), R$ 1.552,00 (salário mediana da localidade) e o teto salarial de R$ 2.828,71, levando em conta profissionais admitidos em regime de CLT a nível municipal.

O cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando em São Caetano do Sul, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 26 anos, Ensino Superior incompleto, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em pequenas empresas que atuam no segmento de Estacionamento de veículos.

Você pode ver a pesquisa salarial para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em todo o Brasil clicando aqui.

Continue lendo e confira todos os dados da pesquisa salarial, bem como todas as informações do mercado de trabalho para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul em todos os segmentos da economia.



Salários de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em outras cidades

Cargos similares com o mesmo CBO na categoria dos Técnicos em operação e monitoração de computadores

Os registros do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) tanto no contrato de trabalho, quanto na carteira de trabalho possuem sinônimos, ou seja, nomenclaturas de cargo diferentes mas que executam a mesma função, como por exemplo Monitorador de Sistemas e Suporte Ao Usuário.

Descrição das ocupações nessa família CBO

Operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – São Caetano do Sul, SP

Condições de trabalho

Trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

Exigências do mercado de trabalho

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Principais funções dos técnicos em operação e monitoração de computadores

comunicar-se, garantir segurança das informações, demonstrar competências pessoais, assegurar funcionamento do hardware e software, administrar processamento de dados, inspecionar ambiente físico de trabalho, atender cliente e usuário, monitorar sistemas.

Jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 62 profissionais admitidos e desligados no periodo de 12/2018 até 07/2019. Jornada de trabalho semanal.

Somente profissionais admitidos
AdmitidosJornadaRef.Salário p/ mêsSalário p/ hora
2344220R$ 1.790,13R$ 8,14
640200R$ 2.220,67R$ 11,10
120100R$ 998,00R$ 9,98
136180R$ 1.870,00R$ 10,39
Somente profissionais desligados
DesligadosJornadaRef.Salário p/ mêsSalário p/ hora
2244220R$ 1.622,27R$ 7,37
840200R$ 2.640,75R$ 13,20
136180R$ 1.870,00R$ 10,39

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em jornada de trabalho parcial e intermitente

A Nova Legislação Trabalhista regulamentou o regime de jornada de trabalho parcial e a jornada intermitente. Veja como funciona o parcial e o intermitente.

Não houveram contratações ou demissões de profissionais em regime de jornada de trabalho parcial no período do levantamento.

Não houveram contratações ou demissões de profissionais em regime de jornada de trabalho intermitente.

Tipos de relações de contratos de trabalho

Os tipos de admissões e desligamentos informados pelas empresas ao CAGED. Na pesquisa pode-se observar os principais motivos de demissões e admissões e os diferentes tipos de contratos de trabalho celebrados e homologados, bem como saber o total de contratados em SP/São Caetano do Sul.

Tipos de admissão e demissão - *O tempo de empresa é expresso em meses em casos de demissão
TotalRelaçãoSalárioTempo na empresa*
29Admissão por ReempregoR$ 1.867,170
15Demissão sem Justa CausaR$ 2.087,4041
11Pedido de DemissãoR$ 1.783,6415
4Demissão por Término de ContratoR$ 1.551,002
1Admissão ao Primeiro EmpregoR$ 998,000
1Admissão por Contrato de Trabalho de Prazo DeterminadoR$ 2.219,000
1Demissão por Justa CausaR$ 1.551,003

Salário por porte da empresa e nível profissional

Salário por porte da empresa

Esse levantamento mostra a faixa salarial em que se encontra o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul-SP de acordo com o porte da empresa. Os segmentos são: MEI - Micro Empreendedor Individual, micro empresa, pequena empresa, média empresa e grande empresa. Veja como é feita essa divisão:

  • MEI: permitido no máximo 1 funcionário;
  • Micro: até 19 funcionários;
  • Pequena: 20 a 99 funcionários;
  • Média: 100 a 499 funcionários;
  • Grande: mais de 500 empregados, seja comércio, serviços ou indústria.

Salário por nível profissional

Aqui buscamos listar a faixa salarial da ocupação de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul-SP de acordo com o nível de experiência do profissional na empresa até sua demissão. Veja como é feita a listagem:

  • Júnior: até 4 anos;
  • Pleno: de 4 a 6 anos;
  • Sênior: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Júnior trabalhando em São Caetano do Sul-SP ganha em média R$ 1.782,95, o nível pleno recebe cerca de R$ 2.915,00, já o Sênior tem uma média salarial de R$ 2.273,00 mensais.

Conheça as diferenças entre os níveis Júnior, Pleno e Sênior.

Tabela salarial Júnior, Pleno e Sênior por porte da empresa

Metodologia: Salários de 31 profissionais demitidos das empresas de São Caetano do Sul-SP no período de 12/2018 até 07/2019.
Porte da EmpresaJúniorPlenoSênior
MEI e Micro empresa
(De 1 até 19 funcionários)
2.014,82------
Pequena empresa
(20 a 99 funcionários)
1.558,96------
Média empresa
(100 a 499 funcionários)
1.944,58---1.620,00
Grande empresa
(Acima de 500 funcionários)
1.881,332.915,002.926,00

*Os salários de Júnior, Pleno e Sênior no cargo são referentes somente ao histórico do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) naquela empresa até ser demitido. Esses dados não levam em consideração a vida profissional completa no cargo, por isso o salário de um pleno pode ser maior que um sênior por exemplo. Geralmente quando a amostragem de salários na pesquisa é maior isso tende a se estabilizar estatisticamente.

Piso salarial

O piso salarial de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul-SP é de *R$ 1.551,00 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do piso salarial, bem como o percentual de reajuste do salário é homologado pela convenção coletiva ou dissídio da categoria pelo sindicato.

*O valor do piso salarial mostrado aqui é a média da base salarial retirada de convenções coletivas registradas no MTE (caso houver), calculada em conjunto com o salário em locais com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do piso salarial da categoria.

Adicionais Salariais

Adicional Noturno

Numa jornada de trabalho noturna em São Caetano do Sul, o valor do adicional noturno por hora seria de cerca de R$ 1,76. Assim, se o profissional cumprir todas as horas do mês como noturna, seu salário terá um valor adicional de cerca de R$ 374,36 mensais.

Insalubridade e Periculosidade

O valor do adicional de periculosidade com base no salário médio em São Caetano do Sul-SP seria de R$ 561,54 mensais (30%). Já o adicional por insalubridade é dividido por graus. A 1ª de 10% teria um valor de cerca de R$ 187,18, a 2ª de 20% seria de cerca de R$ 374,36 e a 3ª de 40% chegaria a um valor mensal de R$ 748,72.

Segundo o MTE a caracterização e classificação da insalubridade e da periculosidade, serão feitas através de perícia do Médico do Trabalho ou Engenheiro do Trabalho. (Art. 195 CLT)

Insalubridade e periculosidade não são cumulativos. O trabalhador deve optar por um ou pelo outro.

Salário base para aprendiz

Não houveram contratações de aprendizes para esse cargo em São Caetano do Sul-SP no período da pesquisa de 12/2018 até 07/2019.

Confira uma tabela salarial completa com todos os cargos e salários de aprendizes contratados.

Salário para PNE no cargo

De acordo com a pesquisa, no período de 12/2018 até 07/2019 com 2 salários de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) portador de necessidades especiais, a média salarial em São Caetano do Sul-SP é de R$ 2.233,00 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais em média.

O salário médio aqui mostrado não difere o tipo de deficiência do trabalhador, podendo esta ser permanente, até mesmo um trabalhador readaptado que retorna de afastamento do trabalho pelo INSS.

Evolução salarial em São Caetano do Sul-SP

Evolução do Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul-SP dentro do âmbito da pesquisa. Atualmente estamos calculando dados salariais de 12/2018 até 07/2019. Salários de admitidos e desligados pelas empresas.

No período do levantamento, o salário dos profissionais desligados ficou em R$ 1.893,10 e o salário dos admitidos em R$ 1.850,48 uma diferença de 2.25%.

Contratações e demissões pelo mercado de trabalho

Contratações e demissões de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) pelo mercado de trabalho em São Caetano do Sul-SP no período de 12/2018 até 07/2019.

No período de 12/2018 até 07/2019 houveram 31 contratações formais com carteira assinada e 31 demissões em São Caetano do Sul-SP, resultando num saldo negativo de 0 empregos formais gerados.

Setores que mais contratam em São Caetano do Sul-SP

Lista com os segmentos de atividades econômicas das empresas com o maior número de registros para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul-SP no período de 12/2018 até 07/2019. Um termômetro fiel para sabermos os setores da economia com maior demanda nas contratações de profissionais para a ocupação e os salários pagos em média em cada setor.

Essa é uma estatística muito importante para profissionais que buscam uma recolocação no mercado de trabalho ou que buscam uma primeira oportunidade.

Os segmentos das empresas estão listados são de acordo com a descrição do CNAE de cadastro de cada empresa (CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas) junto a Receita Federal.

TotalSegmento da EmpresaSalário
23Estacionamento de Veículos1.551,00
9Educação Superior - Graduação e Pós-Graduação1.566,11
8Comércio Varejista Especializado de Equipamentos e Suprimentos de Informática2.257,75
5Fornecimento e Gestão de Recursos Humanos para Terceiros1.997,00
3Fabricação de Automóveis, Camionetas e Utilitários2.915,00
2Agências de Viagens1.870,00
2Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo2.920,50
2Fornecimento de Alimentos Preparados Preponderantemente para Empresas2.014,50
2Limpeza em Prédios e em Domicílios1.459,00
1Atividades de Contabilidade998,00

Segmentos com os melhores salários em São Caetano do Sul-SP

Setores de atividades econômicas das empresas com os melhores salários para um(a) técnico de apoio ao usuario de informática (helpdesk). A lista obedece os maiores valores salariais registrados na carteira em admissões de técnico de apoio ao usuario de informática (helpdesk) e informados oficialmente pelas empresas ao Ministério do Trabalho.

TotalSegmento da EmpresaSalário
1Fabricação de Tecidos de Malha5.500,00
2Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo2.920,50
3Fabricação de Automóveis, Camionetas e Utilitários2.915,00
8Comércio Varejista Especializado de Equipamentos e Suprimentos de Informática2.257,75
2Fornecimento de Alimentos Preparados Preponderantemente para Empresas2.014,50
5Fornecimento e Gestão de Recursos Humanos para Terceiros1.997,00
2Agências de Viagens1.870,00
1Desenvolvimento e Licenciamento de Programas de Computador Não-Customizáveis1.742,00
1Suporte Técnico, Manutenção e Outros Serviços em Tecnologia da Informação1.620,00
1Consultoria em Tecnologia da Informação1.620,00

Salário por gênero

Numa amostragem de 62 salários de profissionais admitidos ou desligados no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul-SP, 7 são mulheres com salário médio de R$ 2.126,00 para uma jornada semanal de 43 horas.

Um total de 55 são homens com média salarial de R$ 1.839,44 e jornada de trabalho de 42h por semana.

As informações são do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério da Economia (antigo Ministério do Trabalho) com recursos do FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador com cálculos estatísticos do Salario.com.br.

Salário por escolaridade ou grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitente. O total de profissionais em cada nível aparece entre parênteses.

  • (1) Ensino fundamental completo: R$ 1.551,00.
  • (32) Ensino médio completo: R$ 1.624,69.
  • (6) Ensino superior incompleto: R$ 1.986,33.
  • (16) Ensino superior completo: R$ 2.231,88.

Obs: o gráfico não mostrará porcentagens muito pequenas.

Salário por faixa etária ou idade

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul-SP com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitente. O total de salários da amostragem aparece entre parênteses.

  • (2) Até 20 anos: R$ 1.434,00.
  • (37) Entre 21 e 30 anos: R$ 1.784,03.
  • (18) Entre 31 e 40 anos: R$ 1.785,50.
  • (5) Entre 41 e 50 anos: R$ 3.007,00.

Obs: o gráfico não mostrará dados muito pequenos.

Toda essa pesquisa salarial para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul-SP pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em jornais, revistas, portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br. A não observância dessas regras constitui crime contra a Lei de Direitos Autorais - Lei 9610/98.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui.

Se você tiver alguma dúvida sobre o salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) CBO 317210 ou qualquer outro aspecto do levantamento salarial aqui mostrado, por favor deixe um comentário logo abaixo ou entre em contato conosco.

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