Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) - Salário 2020 - São Caetano do Sul, SP - Mercado de Trabalho

Dados do mercado de trabalho na cidade de São Caetano do Sul, SP para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). Encontre informações como salário base, média salarial local, faixa salarial dos Técnicos em operação e monitoração de computadores na cidade, piso salarial mínimo 2020, perfil profissional no cargo, remuneração por tamanho da empresa, salários por nível 1, 2 e 3, gênero, escolaridade, salário por hora da jornada de trabalho, salário inicial e muito mais com base em uma amostragem de 59 salários de profissionais no cargo CBO 3172-10 trabalhando em São Caetano do Sul.

59
salários

Salários de 59 profissionais no cargo e dados do mercado de trabalho para a profissão.

42h
carga horária

Jornada de trabalho de 42h. Carga horária semanal média de 59 profissionais.

R$ 1.813,17
média salarial

Salário médio bruto mensal calculado de acordo com informações salariais de admitidos e desligados.

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando na cidade de São Caetano do Sul, SP ganha entre R$ 1.654,86 (média do piso salarial 2020 de acordos, convenções coletivas e dissídios) e o teto salarial de R$ 3.055,67, sendo que a média salarial fica em R$ 1.813,17 para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

Esses dados são de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto a dados oficiais do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE) com uma amostragem de 59 salários de profissionais admitidos e desligados oficialmente pelas empresas.

O cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) 3172-10 trabalhando em São Caetano do Sul, tem um perfil profissional médio de um trabalhador com 32 anos, ensino superior incompleto, do sexo masculino que trabalha 44h por semana em pequenas empresas que atuam no segmento de Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática.



Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul, SP

Divisões salariais com base no salário bruto no cargo e na remuneração por períodos
VALORES EM R$Salário MensalSalário AnualSalário Por SemanaSalário Por Hora
Salário Nominal
(Bruto Mensal)
Piso Salarial1.654,8619.858,32413,717,80
Média Salarial1.813,1721.758,03453,298,54
1º Quartil1.399,3616.792,29349,846,59
Salário Mediana1.660,0019.920,00415,007,82
3º Quartil2.522,7930.273,43630,7011,89
Teto Salarial3.055,6736.668,08763,9214,40
  • Piso Salarial: Média do salário base de acordos, convenções coletivas e dissídios coletivos com menções ao cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) negociados por sindicatos e registrados no MTE;
  • Média Salarial: A soma de todos os salários dividido pelo total de salários de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) da amostragem. Cálculo de média aritmética simples;
  • 1° Quartil: Primeiro quartil é o cálculo que separa 25% dos menores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Salário Mediana: Mediana é o valor que mostra o salário bem ao centro da amostragem. o cálculo separa os dados de modo que 50% dos salários informados são superiores a esse nível e 50% são inferiores;
  • 3º Quartil: Cálculo que separa 25% dos maiores salários e obtém a média salarial entre eles;
  • Teto Salarial: Corresponde aos maiores salários no cargo, observando-se ponderações e filtros exclusivos do nosso algoritmo de pesquisa salarial.

Continue lendo e confira a mais completa pesquisa salarial gratuita para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) segundo levantamento do Salario.com.br junto a dados salariais oficiais do CAGED.

Salário Brasil

Setores que mais contratam Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul, SP

Lista com os segmentos de atividades econômicas das empresas com o maior número de admissões para o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul, SP.

Um termômetro fiel para sabermos os setores da economia com maior demanda nas contratações de profissionais para a ocupação e os salários pagos em média em cada setor.

Essa é uma estatística muito importante para um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) que busca uma recolocação no mercado de trabalho de São Caetano do Sul, SP ou a primeira oportunidade de trabalho.

Os segmentos das empresas estão listados são de acordo com a descrição do CNAE de cadastro de cada empresa (CNAE - Classificação Nacional de Atividades Econômicas) junto a Receita Federal.

No filtro são excluídos os aprendizes e trabalhadores em regime parcial de trabalho como horistas ou intermitentes.

Tabela de salários por tipo de empresa

Segmento da EmpresaJornadaPiso SalarialMédia SalarialTeto SalarialSalário/HoraTotal
Comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática411.841,502.017,673.049,169,7618
Estacionamento de veículos441.529,461.675,772.532,477,6213
Educação superior - graduação e pós-graduação441.416,491.552,002.345,437,058
Fornecimento de alimentos preparados preponderantemente para empresas441.904,782.087,003.153,949,494
Fornecimento e gestão de recursos humanos para terceiros421.625,271.780,752.691,128,484
Atividades de contabilidade20998,00998,001.508,219,981
Atividades de intermediação e agenciamento de serviços e negócios em geral441.983,272.173,003.283,909,881
Suporte técnico, manutenção e outros serviços em tecnologia da informação401.528,751.675,002.531,318,381
Treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial441.825,382.000,003.022,469,091
Ensino fundamental441.444,791.583,002.392,287,201

Como funciona o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) operam sistemas de computadores e microcomputadores, monitorando o desempenho dos aplicativos, recursos de entrada e saída de dados, recursos de armazenamento de dados, registros de erros, consumo da unidade central de processamento (cpu), recursos de rede e disponibilidade dos aplicativos. Asseguram o funcionamento do hardware e do software, garantem a segurança das informações, por meio de cópias de segurança e armazenando-as em local prescrito, verificando acesso lógico de usuário e destruindo informações sigilosas descartadas. Atendem clientes e usuários, orientando-os na utilização de hardware e software, inspecionam o ambiente físico para segurança no trabalho.

Condições de trabalho

Técnicos em operação e monitoração de computadores trabalham em vários ramos de atividade econômica e concentram-se em empresas de informática e conexas, públicas e privadas, de intermediação financeira (bancos), correio e telecomunicações e de ensino. Os operadores de computador trabalham em empresas de grande porte que processam grande quantidade de dados. Os que atuam em ambiente de rede podem ser encontrados em instituições públicas e privadas, de médio e grande porte. São assalariados, com carteira assinada. Trabalham individualmente ou em equipe, com supervisão permanente, em ambientes fechados, em horários irregulares e em rodízio de turnos. Podem também trabalhar a distância (técnico de apoio ao usuário de informática). Eventualmente, trabalham sob pressão e expostos a ruído intenso.

O que é preciso para trabalhar de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk)

Para operar plataformas de grande porte (mainframe), e para o técnico de apoio ao usuário de informática (exclusive provedores de internet), o requisito mínimo é o segundo grau completo. Em ambientes de rede e supercomputadores há superqualificação, com requerimentos que variam de nível superior a pós-graduação em informática. O pleno exercício das atividades requer entre três e quatro anos, acompanhados de formação contínua.

Principais funções dos técnicos em operação e monitoração de computadores

Trabalhadores no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) devem administrar processamento de dados, inspecionar ambiente físico de trabalho, monitorar sistemas, atender cliente e usuário, assegurar funcionamento do hardware e software, demonstrar competências pessoais, comunicar-se, garantir segurança das informações.

Quanto ganha um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) por jornada de trabalho

Relação jornada de trabalho/salário. Filtro de amostragem com 59 profissionais admitidos e desligados na cidade de São Caetano do Sul, SP. A relação abrange somente Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em regime integral de trabalho. Ideal para sabermos exatamente o salário por hora do profissional.

Cálculo de acordo com a carga horária mensal e salário
TotalJornadaRef.Salário MensalSalário Hora
42442201.665,887,57
15402002.274,1311,37
120100998,009,98
1361801.900,0010,56

Salários na carreira por nível profissional e porte da empresa

Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – São Caetano do Sul, SP

Um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I ganha em média R$ 1.773,95, o Nível II recebe cerca de R$ 1.583,00, já o Nível III tem uma média salarial de R$ 4.279,00 mensais de acordo com pesquisa do Salario.com.br junto aos dados oficiais do CAGED de profissionais demitidos no mercado de trabalho.

Salário por porte da empresa

Esse levantamento mostra a faixa salarial em que se encontra o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul de acordo com o porte da empresa. Os segmentos são: MEI - Micro Empreendedor Individual, micro empresa, pequena empresa, média empresa e grande empresa. Veja como é feita essa divisão:

  • MEI: permitido no máximo 1 funcionário;
  • Micro: até 19 funcionários;
  • Pequena: 20 a 99 funcionários;
  • Média: 100 a 499 funcionários;
  • Grande: mais de 500 empregados, seja comércio, serviços ou indústria.

Salário por nível profissional

Aqui buscamos listar a remuneração do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) de acordo com o nível de experiência do profissional na empresa até sua demissão. Veja como é feita a listagem:

  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível I: até 4 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível II: de 4 a 6 anos;
  • *Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível III: acima de 6 anos na empresa até sua demissão;
Metodologia: Salários de 30 profissionais demitidos das empresas de São Caetano do Sul, SP.
Porte da EmpresaNível INível IINível III
Micro1.858,461.953,670,00
Pequenas1.655,071.739,864.279,00
Médias1.582,111.663,160,00
Grandes Empresas1.961,432.061,910,00
*Os salários de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível 1, Nível 2 e Nível 3 no cargo são referentes somente ao histórico do profissional naquela empresa até ser demitido. Esses dados não levam em consideração a vida profissional completa no cargo, por isso o salário de um Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) Nível 1 pode ser maior que um Nível 3 por exemplo. Geralmente quando a amostragem de salários na pesquisa é maior isso tende a se estabilizar estatisticamente.

Piso Salarial 2020

O valor do piso salarial 2020 de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) em São Caetano do Sul, SP é de R$ 1.654,86 para uma jornada de trabalho de 42 horas por semana.

O valor do salário base, bem como o percentual de reajuste salarial 2020 é homologado por acordo, convenção coletiva ou dissídio dos Técnicos em operação e monitoração de computadores pelo sindicato de São Caetano do Sul.

O valor do piso salarial mostrado aqui é a média ponderada do salário normativo retirada de acordos coletivos em São Caetano do Sul, SP que foram registradas no MTE, calculado em conjunto com o salário em locais próximos com maior número de contratações para chegar ao valor final.

Na grande maioria dos casos, esse cálculo se aproxima muito do salário base da categoria para o cargo CBO 3172-10.

Calculamos dessa forma para que os dados não sejam afetados por dados de contratações de Técnicos em operação e monitoração de computadores em locais que não hajam sindicatos regionais para negociações salariais com sindicatos patronais.

Adicionais Salariais

Adicional Noturno

Numa jornada de trabalho noturna, o pagamento do adicional noturno por hora seria de cerca de R$ 1,71. Assim, se o profissional cumprir todas as horas do mês como noturna, seu salário terá um valor adicional de cerca de R$ 362,63 mensais.

Insalubridade e Periculosidade

O valor do adicional de periculosidade do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) com base no salário médio seria de R$ 543,95 mensais (30%).

Já o adicional por insalubridade é dividido por graus. A 1ª faixa de 10% teria um valor de cerca de R$ 181,32, a 2ª de 20% seria de cerca de R$ 362,63 e a 3ª de 40% chegaria a um valor mensal de R$ 725,27 nessa simples estimativa.

Segundo o MTE a caracterização e classificação da insalubridade e da periculosidade do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk), deverão ser aferidas através de perito designado pelo Ministério Público do Trabalho, podendo este ser um Médico ou Engenheiro do Trabalho. (Art. 195 CLT).

Geralmente essa classificação é pedida através de causas trabalhistas ou por acordo coletivo com mediação do sindicato dos Técnicos em operação e monitoração de computadores.

Insalubridade e periculosidade são adicionais salariais não cumulativos. O Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) deve optar por um ou pelo outro.

Evolução salarial do Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) ao longo do tempo

Salário de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) mês a mês na cidade de São Caetano do Sul de acordo com a pesquisa salarial. Salários de admitidos e desligados pelas empresas. Confira o gráfico salarial do cargo no período da pesquisa:

Contratações e demissões do cargo pelo mercado de trabalho de São Caetano do Sul

Balanço de contratações e demissões de profissionais no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando na cidade de São Caetano do Sul durante o período da pesquisa. Dado importante para conferir se está havendo mais admissões do que demissões do cargo na cidade. Confira o gráfico:

Pesquisa de salários por gênero

Pesquisa salarial por gênero para Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk). O gráfico mostra o total de homens e mulheres admitidos e demitidos no cargo na cidade de São Caetano do Sul, o salário e a jornada de trabalho de cada gênero. Confira o gráfico por gênero e informações completas do mercado de trabalho:

Levantamento salarial por grau de instrução

Neste filtro com níveis de escolaridade, a pesquisa busca mostrar uma relação entre o grau de instrução do funcionário e o salário base de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Acesse o gráfico:

Pesquisa salarial por faixa etária

Neste levantamento mostramos a relação direta entre a idade e a remuneração mensal do colaborador no cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) trabalhando em São Caetano do Sul com filtro removendo aprendizes, trabalho parcial e intermitentes. Confira o levantamento com gráfico ilustrativo:

Toda essa pesquisa salarial pode ser utilizada para fins acadêmicos, empresariais estratégicos e matérias em portais, sites, blogs e redes sociais desde que seja citada a fonte com um link para o site Salario.com.br.

Ainda tem dúvidas sobre a origem dos dados salariais do Salario.com.br? Leia aqui e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

Comente sobre Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – São Caetano do Sul, SP

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Possui dúvidas trabalhistas sobre o cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – São Caetano do Sul, SP? Acesse o nosso conteúdo trabalhista.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.
  • Tem alguma dúvida sobre a origem e confiabilidade dos dados salariais do cargo de Técnico de Apoio ao Usuario de Informática (Helpdesk) – Salário – São Caetano do Sul, SP? Acesse este link e veja também onde os dados do Salario.com.br estão sendo utilizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui