CBO 2628-05 - Assistente de coreografia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)
O profissional no cargo de Assistente de coreografia CBO 2628-05 Assiste coreógrafos na concepção e efetivação de projetos cênicos de coreografia, participando da composição, arranjo e sequência de roteiro de movimentos, passos, deslocamentos, entradas e saídas, posições de bailarinos que compõem apresentações de dança Prepara a montagem da obra e de cenários, seleciona equipes artísticas e de apoio técnico, prevendo recursos materiais e estratégias de suporte, inclusive com a utilização de tecnologias da informação e comunicação.
Aplica técnicas de movimentos ritmados, de linguagem da dança e de interpretação de imagens e narrativas Pesquisa movimentos, gestos e passos de dança Participa da definição da temática da apresentação, da modalidade do bailado e das músicas, aplica técnicas corporais, ensaia coreografia, danças, movimentos e gestos artísticos.
Atua de acordo com legislação da área, normas técnicas, princípios de ergonomia, segurança e saúde, qualidade e preservação ambiental
CBO 2628-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de coreografia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) CBO 2628-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2628-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular).
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Assistente de coreografia
O Assistente de coreografia CBO 2628-05 assiste coreógrafos na concepção de projeto cênico de coreografia, selecionando músicas, texto, imagens, objetos, modalidade de dança Participa das ações de coordenação e orientação de equipe de criação, da seleção de elenco, da definição de elementos de composição do tema e da apresentação, considerando literatura, documentos, fatos históricos, sociais e de diferentes manifestações artísticas tais como teatro, cinema, espetáculos circenses.
Participa do gerenciamento do projeto, estabelecendo etapas para seu desenvolvimento e definindo estratégias de difusão, em conjunto com produção executiva e direção artística.
Acompanha a atuação de equipes de bailarinos, de cenografia, de música, de figurinos e adereços, maquiagem e caracterização, de iluminação, de multimídia Prepara coreografia para apresentações de dança, considerando temática artística, narrativa, imagens cênicas, modalidade, tempo, espaço e público.
Seleciona técnicas de linguagem e movimentos corporais de dança, equipes artísticas e de apoio técnico, organiza a montagem de cenários e do projeto cênico Assiste coreógrafos na concretização do projeto cênico, efetivando a montagem da obra artística, transpondo ideias, imagens e sensações em linguagem coreográfica, ritmando e cadenciando gestos, ações, passos codificados.
Elabora ações físicas relativas à dança, no espaço e no tempo, articulando as partes da obra coreográfica.
Realiza coreografia compondo, arranjando e sequenciando roteiro de movimentos, passos, deslocamentos, entradas e saídas, posições de bailarinos que compõem apresentações de dança, articulando as partes da obra coreográfica, definindo sequência de passos e movimentos corporais ritmados e compassados, aplicando técnicas e linguagens de dança, de interpretação de imagens e narrativas relativas à arte de dançar, considerando a temática previamente definida, a modalidade do bailado, o tempo, o espaço e o público Aplica técnicas que expressam sentimentos e emoções por meio de movimentos cadenciados, tendo em vista assegurar a efetividade e a qualidade dramática da obra coreográfica.
Ensaia coreografia, realizando marcações de luz, som, cena, espaço e tempos.
Experimenta e avalia ações, passos, gestos e movimentos, a utilização de objetos de dança, inclusive por meio de recursos de tecnologia da informação e comunicação Orienta equipe de dança sobre movimentos, ações, situações, gestos e sequências em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos Avalia natureza e nível de dificuldade dos movimentos.
Participa de ensaios gerais, de provas de figurinos, aplicação de maquiagem, seleção de adereços e sessões de gravação e registro de imagens Realiza pesquisas sobre movimentos, gestos e danças, investigando, analisando e incorporando linguagens artísticas, desenvolvendo experimentação e improvisos e registrando os resultados, utilizando variados meios e estratégias Estuda diferentes técnicas, métodos, estilos e modalidades de dança, tais como balé clássico e contemporâneo, sapateado, jazz, entre outras.
Realiza treinamentos específicos, tendo em vista atingir níveis mais elevados da capacidade artística Atua de acordo com legislação da área, normas técnicas, princípios de ergonomia, segurança e saúde, qualidade e preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2628-05 deve preparar o corpo para dança, concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica, realizar apresentação pública de dança, ensaiar coreografia, conceber projeto cênico em dança, pesquisar movimentos, gestos e dança, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2628-05
O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.
Atividades exercidas por um Assistente de coreografia CBO 2628-05
Um Assistente de coreografia (ou sinônimo) deve conceber soluções cênicas, fazer marcações de luz, som, cena, espaço, participar de ensaios gerais, manter corpo preparado, recriar passos codificados, supervisionar equipe de bailarinos, desenvolver consciência cinesiológica, experimentar o uso de objetos na dança, definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística, supervisionar equipe de multimídia, coordenar equipes de criação, experimentar ações, passos, gestos e movimentos, liderar equipes, selecionar elenco, demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo - espaço cênico, luzes, memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos, memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos, memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e ritmicos, interagir com parceiros de dança, trasmitir proposta coreográfica a diferentes elencos, trabalhar em equipe, supervisionar equipe de cenografia, supervisionar equipe de iluminação, memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos, desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços, incorporar diferentes linguagens artísticas, gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística, transpor idéias, imagens, sensações em linguagem coreográfica, elaborar ações físicas no espaço e no tempo, supervisionar equipe de adereços e figurinos, reelaborar gestos, passos e seqüências, memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos, supervisionar equipe de maquiagem e caracterização, adaptar-se a situações imprevistas, participar de provas de figurino, maquiagem e adereços, desenvolver capacidade de observação e percepção, supervisionar equipe de música, conhecer seus limites psico-físicos, configurar elementos da dança - espaço, tempo, formas, movimento, etc, desenvolver sensibilidade artística, selecionar equipe artística, avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos, apreender proposta coreográfica, participar de sessões de registro e gravação de imagens, registrar gestos, passos e seqüências, gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção - mídia, imprensa etc.