CBO 2628-05 - Assistente de coreografia - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O profissional no cargo de Assistente de coreografia CBO 2628-05 Assiste coreógrafos na concepção e efetivação de projetos cênicos de coreografia, participando da composição, arranjo e sequência de roteiro de movimentos, passos, deslocamentos, entradas e saídas, posições de bailarinos que compõem apresentações de dança Prepara a montagem da obra e de cenários, seleciona equipes artísticas e de apoio técnico, prevendo recursos materiais e estratégias de suporte, inclusive com a utilização de tecnologias da informação e comunicação.

Aplica técnicas de movimentos ritmados, de linguagem da dança e de interpretação de imagens e narrativas Pesquisa movimentos, gestos e passos de dança Participa da definição da temática da apresentação, da modalidade do bailado e das músicas, aplica técnicas corporais, ensaia coreografia, danças, movimentos e gestos artísticos.

Atua de acordo com legislação da área, normas técnicas, princípios de ergonomia, segurança e saúde, qualidade e preservação ambiental

CBO 2628-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Assistente de coreografia, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) CBO 2628-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2628-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular).
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Assistente de coreografia

O Assistente de coreografia CBO 2628-05 assiste coreógrafos na concepção de projeto cênico de coreografia, selecionando músicas, texto, imagens, objetos, modalidade de dança Participa das ações de coordenação e orientação de equipe de criação, da seleção de elenco, da definição de elementos de composição do tema e da apresentação, considerando literatura, documentos, fatos históricos, sociais e de diferentes manifestações artísticas tais como teatro, cinema, espetáculos circenses.

Participa do gerenciamento do projeto, estabelecendo etapas para seu desenvolvimento e definindo estratégias de difusão, em conjunto com produção executiva e direção artística.

Acompanha a atuação de equipes de bailarinos, de cenografia, de música, de figurinos e adereços, maquiagem e caracterização, de iluminação, de multimídia Prepara coreografia para apresentações de dança, considerando temática artística, narrativa, imagens cênicas, modalidade, tempo, espaço e público.

Seleciona técnicas de linguagem e movimentos corporais de dança, equipes artísticas e de apoio técnico, organiza a montagem de cenários e do projeto cênico Assiste coreógrafos na concretização do projeto cênico, efetivando a montagem da obra artística, transpondo ideias, imagens e sensações em linguagem coreográfica, ritmando e cadenciando gestos, ações, passos codificados.

Elabora ações físicas relativas à dança, no espaço e no tempo, articulando as partes da obra coreográfica.

Realiza coreografia compondo, arranjando e sequenciando roteiro de movimentos, passos, deslocamentos, entradas e saídas, posições de bailarinos que compõem apresentações de dança, articulando as partes da obra coreográfica, definindo sequência de passos e movimentos corporais ritmados e compassados, aplicando técnicas e linguagens de dança, de interpretação de imagens e narrativas relativas à arte de dançar, considerando a temática previamente definida, a modalidade do bailado, o tempo, o espaço e o público Aplica técnicas que expressam sentimentos e emoções por meio de movimentos cadenciados, tendo em vista assegurar a efetividade e a qualidade dramática da obra coreográfica.

Ensaia coreografia, realizando marcações de luz, som, cena, espaço e tempos.

Experimenta e avalia ações, passos, gestos e movimentos, a utilização de objetos de dança, inclusive por meio de recursos de tecnologia da informação e comunicação Orienta equipe de dança sobre movimentos, ações, situações, gestos e sequências em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos Avalia natureza e nível de dificuldade dos movimentos.

Participa de ensaios gerais, de provas de figurinos, aplicação de maquiagem, seleção de adereços e sessões de gravação e registro de imagens Realiza pesquisas sobre movimentos, gestos e danças, investigando, analisando e incorporando linguagens artísticas, desenvolvendo experimentação e improvisos e registrando os resultados, utilizando variados meios e estratégias Estuda diferentes técnicas, métodos, estilos e modalidades de dança, tais como balé clássico e contemporâneo, sapateado, jazz, entre outras.

Realiza treinamentos específicos, tendo em vista atingir níveis mais elevados da capacidade artística Atua de acordo com legislação da área, normas técnicas, princípios de ergonomia, segurança e saúde, qualidade e preservação ambiental.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2628-05 deve preparar o corpo para dança, realizar apresentação pública de dança, concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica, ensaiar coreografia, pesquisar movimentos, gestos e dança, demonstrar competências pessoais, conceber projeto cênico em dança.

Condições de trabalho dessas profissões

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2628-05

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Assistente de coreografia CBO 2628-05

Um Assistente de coreografia (ou sinônimo) deve demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo - espaço cênico, luzes, configurar elementos da dança - espaço, tempo, formas, movimento, etc, memorizar situações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos, memorizar gestos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos, experimentar ações, passos, gestos e movimentos, avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos, selecionar elenco, gerir estratégias de difusão do projeto em conjunto com produção e direção - mídia, imprensa etc, reelaborar gestos, passos e seqüências, memorizar movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos, supervisionar equipe de iluminação, transpor idéias, imagens, sensações em linguagem coreográfica, selecionar equipe artística, elaborar ações físicas no espaço e no tempo, memorizar ações em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e ritmicos, desenvolver consciência cinesiológica, incorporar diferentes linguagens artísticas, participar de sessões de registro e gravação de imagens, participar de provas de figurino, maquiagem e adereços, adaptar-se a situações imprevistas, conceber soluções cênicas, recriar passos codificados, apreender proposta coreográfica, supervisionar equipe de bailarinos, desenvolver sensibilidade artística, trasmitir proposta coreográfica a diferentes elencos, supervisionar equipe de cenografia, memorizar sequência de movimentos em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos, gerir projeto em conjunto com produção executiva e direção artística, supervisionar equipe de multimídia, desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços, liderar equipes, conhecer seus limites psico-físicos, definir realização do projeto em conjunto com produção executiva e direção artística, desenvolver capacidade de observação e percepção, manter corpo preparado, fazer marcações de luz, som, cena, espaço, registrar gestos, passos e seqüências, coordenar equipes de criação, participar de ensaios gerais, supervisionar equipe de música, trabalhar em equipe, supervisionar equipe de adereços e figurinos, interagir com parceiros de dança, experimentar o uso de objetos na dança, supervisionar equipe de maquiagem e caracterização.

Cargos e salários CBO 2628-05 - Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Salário Assistente de Coreografia

Assistente de Coreografia: Brasil

  • 47
  • Brasil
  • 2.642 - 5.978
  • 37h
O profissional no cargo de Assistente de Coreografia CBO 2628-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.642 e 5.978 para uma jornada de trabalho média de 37h semanais de acordo com dados salariais de 47 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2628-05.