CBO 2628-30 - Professor de dança - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

O profissional no cargo de Professor de dança CBO 2628-30 Ensina dança, tais como balé clássico e contemporâneo, sapateado, jazz, entre outras, selecionando coreografias e aplicando técnicas de movimentos ritmados, gestos, expressão corporal, pantomima e música para interpretar imagens e narrativas Participa da concepção de projetos cênicos para exibição, selecionando elenco, preparando bailarinos com técnicas corporais de dança, de linguagem da dança e de interpretação de imagens e narrativas.

Ensaia a coreografia individual e coletivamente Pesquisa movimentos, gestos e passos de dança Orienta-se pela temática da apresentação, modalidade do bailado e pelas músicas.

Atua de acordo com legislação da área, normas técnicas, princípios de ergonomia, segurança e saúde, qualidade e preservação ambiental

CBO 2628-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Professor de dança, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) CBO 2628-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2628-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular).
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Professor de dança

O Professor de dança CBO 2628-30 ensina técnicas de linguagem e movimentos corporais de dança, preparando dançarinos para apresentações de dança, tais como balé clássico e contemporâneo, sapateado, jazz, entre outras, considerando coreografias, temática artística, narrativa, imagens cênicas, modalidade, tempo, espaço e público Participa da seleção de equipes artísticas e de apoio técnico, na organização e montagem de cenários e de projetos cênicos.

Ministra aulas magistrais (masterclasses) de dança, ensina técnicas de dança para companhias profissionais, para amadores e para atualização de professores de dança, tendo em vista o desenvolvimento da capacidade de articular em construções estético-corporais as representações artísticas e as relações com a realidade.

Ensina técnicas e métodos de movimentos corporais, de coreografias, de improvisação, de composição, de criação e de análise de movimentos, considerando a dança em suas diversas linguagens Realiza oficinas de dança, seminários e palestras em dança.

Pode escrever críticas sobre espetáculos de dança Participa da realização de projetos cênicos, considerando ideias, imagens e sensações em linguagem coreográfica, orientando bailarinos no que se refere a gestos, ações, passos codificados, ações físicas relativas à dança, no espaço e no tempo, e a articulação das partes da obra coreográfica.

Participa de apresentações de dança, acompanhando e orientando bailarinos na execução de sequência de passos e movimentos corporais ritmados e compassados, e na aplicação de técnicas e linguagens de dança, considerando a temática previamente definida, a modalidade do bailado, o posicionamento dos dançarinos, o tempo, o espaço e o público.

Prepara e ensaia corpo de bailarinos, realizando marcações de luz, som, cena, espaço e tempos Experimenta e avalia ações, passos, gestos e movimentos, a utilização de objetos de dança, inclusive por meio de recursos de tecnologia da informação e comunicação.

Orienta a execução de movimentos, ações, situações, gestos e sequências em seus aspectos sensoriais, cinéticos, espaciais e rítmicos.

Participa de ensaios gerais, de provas de figurinos, aplicação de maquiagem, seleção de adereços e sessões de gravação e registro de imagens Prepara-se para as atividades do ensino de dança, praticando aulas e aperfeiçoando diferentes técnicas, experimentando variadas formas de linguagem corporal, exercitando-se por meio de repetições contínuas de movimentos para aumentar a capacidade de suportar esforços físicos Realiza treinamentos específicos, tendo em vista atingir níveis mais elevados da capacidade artística.

Adota medidas profiláticas de preservação física Realiza pesquisas sobre movimentos, gestos e danças, investigando, analisando e incorporando linguagens artísticas, criando coreografias, desenvolvendo experimentação e improvisos e registrando os resultados, utilizando variados meios e estratégias Estuda e ensina diferentes técnicas, métodos, estilos e modalidades de dança, tais como balé clássico e contemporâneo, sapateado, jazz, entre outras.

Atua de acordo com legislação da área, normas técnicas, princípios de ergonomia, segurança e saúde, qualidade e preservação ambiental.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2628-30 deve demonstrar competências pessoais, concretizar projeto cênico realizando montagem da obra coreográfica, preparar o corpo para dança, ensaiar coreografia, conceber projeto cênico em dança, ensinar dança, pesquisar movimentos, gestos e dança.

Condições de trabalho dessas profissões

Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular) trabalham nas áreas de criação, pesquisa e ensino. Suas atividades são sempre realizadas em equipe e podem se desenvolver tanto em companhias estáveis de bailado, em que predominam os vínculos formais de trabalho, estabilidade no emprego e possibilidade de construir uma carreira, como em cooperativas ou como autônomos, realizando produções independentes. Esta última é a situação da grande maioria dos profissionais, os quais, em geral, se auto- financiam, costumeiramente, exercendo atividades como professores, terapeutas etc. concomitantemente à dança.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2628-30

O exercício das ocupações da família não exige escolaridade formal determinada, embora siga-se a tendência que vem ocorrendo no mundo das artes em geral, rumo à profissionalização. Nesse sentido, torna-se-á cada vez mais desejável que o profissional tenha curso superior na área. Para o exercício pleno das atividades, requer-se mais de cinco anos de experiência.

Atividades exercidas por um Professor de dança CBO 2628-30

Um Professor de dança (ou sinônimo) deve ensinar técnicas e métodos de improvisação, selecionar elenco, ensinar dança para amadores, desenvolver consciência cinesiológica, estudar diferentes técnicas, métodos e estilos artísticos, trabalhar em equipe, ensinar técnicas e métodos de criação, avaliar natureza e nível de dificuldade dos movimentos, ministrar aulas magnas em dança, adaptar-se a situações imprevistas, reciclar professores de dança, ampliar a capacidade corporal experimentando várias formas da linguagem da dança, ensinar técnicas corporais, aumentar capacidade artística por meio de treinamentos específicos, ensinar técnicas e métodos de análise do movimento, selecionar técnicas corporais, desenvolver capacidade de observação e percepção, fazer aulas de diferentes técnicas corporais, conhecer seus limites psico-físicos, participar de ensaios gerais, incorporar diferentes linguagens artísticas, desenvolver sensibilidade artística, liderar equipes, aumentar capacidade de suportar esforços físicos por meio de repetições contínuas, realizar seminários e palestras em dança, participar de sessões de registro e gravação de imagens, demonstrar conhecimento dos componentes do espetáculo - espaço cênico, luzes, ensinar técnicas de dança para companhias profissionais, realizar oficinas de dança, manter corpo preparado, adotar medidas profiláticas de preservação física, ensinar técnicas e métodos de composição, desenvolver habilidades para maquiagem, caracterização e uso de adereços, preparar corpo para realização das propostas estéticas, aperfeiçoar técnicas de dança.

Cargos e salários CBO 2628-30 - Artistas da dança (exceto dança tradicional e popular)

Salário Professor de Dança

Professor de Dança: Brasil

O profissional no cargo de Professor de Dança CBO 2628-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.259 e 9.804 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 1.598 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2628-30.
Salário Maître de Ballet

Maître de Ballet: Brasil

O profissional no cargo de Maître de Ballet CBO 2628-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 4.259 e 9.804 para uma jornada de trabalho média de 34h semanais de acordo com dados salariais de 1.598 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2628-30.