CBO 2623-05 - Cenógrafo carnavalesco e festas populares
Entenda o que fazem os cenógrafos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cenógrafo carnavalesco e festas populares e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Cenógrafo carnavalesco e festas populares
O Cenógrafo Carnavalesco e Festas Populares elabora o conceito artístico da cenografia carnavalesca e de outras festas populares da cultura brasileira, pesquisando a obra artística, seu contexto histórico, perfil das personagens, autor e conteúdo, possibilitando a compreensão do enredo e texto, visando criar a ambientação correta para cada produção e a especificidade que ela traz. Elabora o projeto cenográfico a partir de estudos preliminares do espaço cênico, viabilidade na utilização de materiais e ajustes com as equipes artística, técnica e de produção. Acompanha a execução do projeto, coordenando e supervisionando equipes de cenotécnica, produção cenográfica e outras equipes envolvidas na montagem da cenografia. Reelabora o projeto cenográfico para adaptar cenografia a novos lugares, espaços e condições de luminosidade natural. Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2623-05
Avalia proposta de trabalho, analisando dramaturgicamente textos, enredos e propostas cênicas da direção de arte, avaliando planos orçamentários e cronogramas da produção, selecionando métodos e processos de trabalho. Elabora proposta de honorários, estabelecendo cláusulas do contrato de trabalho. Participa de leituras de textos e enredos, ensaios e reuniões com equipes de direção e produção.
Elabora estudo preliminar da cenografia, realizando levantamento do espaço onde a festa ocorrerá, incluindo as dimensões, condições de iluminação natural ou artificial, regras de ocupação do espaço e outras informações relevantes para o planejamento das áreas de ação cênica. Elabora esboços e perspectivas cena a cena e estudo volumétrico. Pesquisa alternativas, características físicas e aplicabilidade de materiais cênicos.
Elabora anteprojeto cenográfico, definindo espaço cênico, alegorias, adereços e objetos de cena, formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico do enredo, especificando elementos estruturais da cenografia e materiais para a construção dos elementos estruturais conforme conceito artístico. Define ajustes da cenografia com as equipes técnica, de produção e artística (diretor, iluminador, figurinista, aderecistas).
Elabora o projeto cenográfico, criando desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena, à mão livre ou utilizando recursos digitais. Detalha o pré-projeto e projeto cenográfico empregando recursos digitais em 2D e 3D, propondo soluções de cenotécnica, executando maquetes da cenografia, especificando materiais para cenotécnica e produção. Especifica equipes de produção cenográfica e cenotécnica. Orça mão de obra e recursos físicos necessários à execução do projeto. Elabora o cronograma da construção e montagem da cenografia. Apresenta o projeto cenográfico para as equipes artística, técnica e de produção.
Orienta construção da cenografia, supervisionando o cenotécnico na construção da cenografia, as equipes de carpintaria, de pintura de arte, de costura, de serralheria, de eletricistas, de efeitos especiais e de aderecistas e escultores. Orienta a equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte das alegorias e cenários para o local do evento.
Coordena a montagem da cenografia, orientando o trabalho do cenotécnico, da equipe de maquinaria de palco, da equipe de contrarregragem e equipes de montagem externa.
Realiza ajustes técnicos e artísticos finais da cenografia, a partir de ensaios técnicos, artísticos e geral. Orienta a manutenção do funcionamento da cenografia.
Mantém-se atualizado em história da arte, história geral e do Brasil, tradições e cultura popular brasileira e em dramaturgia.
Pesquisa materiais e tecnologias aplicáveis à cenografia carnavalesca, sobretudo na construção das alegorias e obtenção de efeitos especiais. Atualiza-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica e de gestão de projetos cenográficos. Pode utilizar recursos de realidade virtual e realidade aumentada para simulação do projeto cenográfico, permitindo visualizar o efeito tridimensional projetado.
Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental, com cuidado especial ao descarte e ao reaproveitamento de materiais.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA DESCRITIVA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES DE MODELAGEM 3D PARA CRIAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA CENOGRÁFICA (SKETCHUP) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES PARA GESTÃO DE PROJETOS CENOGRÁFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) COMPUTAÇÃO GRÁFICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA DIVULGAÇÃO DO PORTFÓLIO DO CENÓGRAFO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) RECURSOS DE PROJEÇÃO HOLOGRÁFICA TRIDIMENSIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) RECURSOS DE REALIDADE VIRTUAL E REALIDADE AUMENTADA PARA SIMULAÇÃO DO PROJETO CENOGRÁFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) RECURSOS DIGITAIS PARA CRIAÇÃO ARTÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) GESTÃO DE RESÍDUOS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) SUSTENTABILIDADE: USO, REUSO E RECICLAGEM DE MATERIAIS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS | 4 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS METÁLICAS | 4 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA CIVIL | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA CIVIL) TÉCNICAS CONSTRUTIVAS E MATERIAIS CÊNICOS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA) APLICAÇÕES DE LED E PAINÉIS DE LED NA CENOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | 5 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA) ILUMINAÇÃO CÊNICA | 5 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA) LUMINOTÉCNICA: PROJETO DE ILUMINAÇÃO, ASPECTOS FÍSICOS E PERCEPTIVOS DA LUZ, VARIÁVEIS DE CONFORTO E DESEMPENHO NOS AMBIENTES E SISTEMAS INTEGRADOS DE ILUMINAÇÃO APLICADOS AO CARNAVAL, ESTUDO DOS EFEITOS LUMINOSOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) EMPREENDEDORISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNDAMENTOS DE GESTÃO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS, CAPTAÇÃO DE RECURSOS, GESTÃO DE RECURSOS, OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ARQUITETURA CENOGRÁFICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ELEMENTOS DE ARQUITETURA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ERGONOMIA E CONFORTO AMBIENTAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (PROJETO DE ARQUITETURA E URBANISMO) ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA DO PROJETO CENOGRÁFICO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PAISAGISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | CONCEITUAÇÃO DE PAISAGISMO E METODOLOGIA DO PAISAGISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PAISAGISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (PAISAGISMO) COMPOSIÇÃO PAISAGÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | DECORAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO) FUNDAMENTOS DE DECORAÇÃO APLICADOS À CENOGRAFIA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) CENOGRAFIA URBANA: ESTRUTURAS EFÊMERAS, INTERVENÇÃO URBANA, CARNAVAL MULTICULTURAL, OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ESPAÇOS CONSTRUÍDOS, USO DE LOCAÇÕES E ESPAÇOS VIRTUAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO CARNAVALESCO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) NARRATIVAS SONORAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) PROCESSOS CRIATIVOS EM CENOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) CULTURA BRASILEIRA: FESTAS POPULARES E TRADIÇÕES CULTURAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) FUNDAMENTOS DE HISTÓRIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA CENOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DO CARNAVAL, AGREMIAÇÕES E DOCUMENTAÇÃO DE CARNAVAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) LITERATURA DRAMÁTICA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | HISTÓRIA DA ARTE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ESTÉTICA APLICADA EM ARTES CÊNICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ESTÉTICAS VISUAIS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) PROCESSOS DE CRIAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) TEORIA DA COR E DA FORMA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DESENHO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESCULTURA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | PINTURA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) DESENHO ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) DESENHO TECNOLÓGICO PARA CENOGRAFIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) ENREDO E SAMBA DE ENREDO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CENOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DRAMATURGIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ADEREÇO CÊNICO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) CENÁRIOS LÚDICOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ELEMENTOS CENOGRÁFICOS E SUA APLICAÇÃO AOS ESPETÁCULOS DAS ESCOLAS DE SAMBA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ESTUDO DO ESPAÇO CÊNICO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) MOBILIÁRIO CENOGRÁFICO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) TÉCNICA DE MONTAGEM CÊNICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) DESIGN, FERRAGENS E MATERIAIS USADOS EM ALEGORIAS, ADEREÇOS E FANTASIAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) FUNCIONAMENTO DE UMA ESCOLA DE SAMBA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) MATERIAIS E ACABAMENTOS TÊXTEIS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) PRODUÇÃO CULTURAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) PRODUÇÃO DO ESPETÁCULO CARNAVAL E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O DESFILE | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - CRIATIVIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | PROGRAMAÇÃO DE OPERAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - PERCEPÇÃO ESPACIAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Cenógrafos essa família ocupacional apresenta, além da especificidade teatral, uma evidente expansão de sua inserção na produção cinematográfica, na programação televisiva, shows musicais, espetáculos de dança, festas populares e escolas de samba, sendo muito comum os profissionais trabalharem em várias dessas áreas. Predomina o trabalho autônomo ou em pequenas empresas. Nas escolas de samba atuam sob contrato de prestação de serviços (autônomo/micro- empresas), nas emissoras de televisão predomina vínculo com carteira assinada. Na execução do trabalho formam equipes, variando o grau de autonomia segundo a ocupação. Trabalham em ambientes fechados e em horários irregulares, podendo estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, além de manter-se em posições desconfortáveis por longos períodos e trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer curso superior completo ou experiência equivalente (Cenógrafo carnavalesco e festas populares). O exercício pleno das atividades ocorre após cinco anos (Diretor de arte), três a quatro anos para as demais ocupações (exceto Cenógrafo carnavalesco). Para o Cenógrafo carnavalesco sem formação universitária requer-se curso básico profissionalizante de duzentas horas-aula.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Afinar cenografia;
- Analisar proposta de trabalho;
- Demonstrar competências pessoais;
- Elaborar projeto cenográfico;
- Elaborar anteprojeto cenográfico;
- Elaborar estudo preliminar da cenografia;
- Coordenar a montagem da cenografia;
- Formular conceito artístico da cenografia;
- Supervisionar a construção da cenografia;
- Elaborar métodos de trabalho;
- Avaliar cronogramas da produção;
- Supervisionar o cenotécnico na construção da cenografia;
- Definir elementos estruturais da cenografia;
- Definir materiais para a construção dos elementos estruturais;
- Elaborar estudo volumétrico;
- Coordenar equipe de palco, estúdio e externas na montagem;
- Ajustar cenografia a partir de ensaios artísticos;
- Trabalhar em equipe;
- Dominar linguagem de representação gráfica;
- Participar de entidades de classe;
- Atualizar-se em dramaturgia;
- Atualizar-se tecnicamente;
- Definir adereços e objetos de cena;
- Avaliar planos orçamentários da produção;
- Pesquisar contexto histórico da obra artística;
- Especificar materiais conforme conceito artístico;
- Pesquisar iconografia relacionada ao tema;
- Definir ajustes da cenografia com equipe de produção;
- Supervisionar equipe de aderecistas e escultores;
- Analisar perfil da personagem;
- Definir conceitos com diretores;
- Detalhar projeto cenográfico;
- Elaborar proposta de honorários;
- Analisar propostas cênicas da direção;
- Realizar levantamento do espaço destinado ao evento - medidas, equipamentos, funções e regras;
- Supervisionar equipe de efeitos especiais;
- Orçar mão de obra;
- Atualizar-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica;
- Coordenar cenotécnico na montagem;
- Indicar equipes de produção cenográfica;
- Definir ajustes da cenografia com equipe artística - diretor, iluminador, figurinista, aderecistas;
- Pesquisar resistência e aplicabilidade de materiais cênicos;
- Avaliar as necessidades espaciais da encenação;
- Supervisionar equipes especiais para projetos específicos;
- Orientar equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte do cenário;
- Executar maquetes da cenografia;
- Definir formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico;
- Participar de leituras de textos e roteiros com equipes;
- Pesquisar o autor e seu contexto;
- Participar de ensaios;
- Elaborar o cronograma da construção e montagem da cenografia;
- Indicar equipes de cenotécnica;
- Atualizar-se em pesquisa de materiais;
- Analisar dramaturgicamente textos e roteiros;
- Especificar materiais para cenotécnica e produção;
- Definir ajuste da cenografia com equipe técnica;
- Supervisionar equipe de costura;
- Coordenar equipe de contra-regragem na montagem;
- Apresentar projeto cenográfico para as equipes - artística, técnica, produção;
- Orçar materiais;
- Estabelecer cláusulas do contrato de trabalho - quando existir;
- Supervisionar equipe de serralheria;
- Atualizar-se com publicações técnicas e artísticas;
- Supervisionar equipe de pintura de arte e de liso;
- Planejar áreas de ação cênica;
- Definir espaço cênico;
- Elaborar desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena ou quadro a quadro;
- Coodenar equipe de maquinária de palco na montagem;
- Pesquisar questões correlatas ao tema da obra artística;
- Atualizar-se em história da arte e história geral;
- Participar de reuniões - direção e produção;
- Elaborar soluções de cenotécnica;
- Orientar a manutenção do funcionamento da cenografia;
- Ajustar cenografia a partir de ensaios técnicos;
- Ajustar cenografia a partir do ensaio geral;
- Ajustar técnica e artisticamente a cenografia;
- Desenvolver percepção visual e espacial;
- Supervisionar carpintaria;
- Definir processos de trabalho;
- Participar de congressos e eventos na área;
- Supervisionar equipe de eletricistas;
- Dialogar com as equipes técnica, artística e produção;
Profissões da Família Ocupacional
- Cenógrafo de Tv
- Cenógrafo de Teatro
- Diretor de Arte
- Cenógrafo Carnavalesco e Festas Populares
- Cenógrafo de Cinema
- Cenógrafo de Eventos
Divisões de categorias profissionais do CBO 2623-05
CBO 2623-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de cenógrafo carnavalesco e festas populares que pertence ao grupo dos cenógrafos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Comunicadores, artistas e religiosos
-
-
- Profissionais de espetáculos e das artes
-
-
-
-
- Cenógrafos
-
-