CBO 2623-05 - Cenógrafo carnavalesco e festas populares - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cenógrafos
O profissional no cargo de Cenógrafo carnavalesco e festas populares CBO 2623-05 Elabora o conceito artístico da cenografia carnavalesca e de outras festas populares da cultura brasileira, pesquisando a obra artística, seu contexto histórico, perfil das personagens, autor e conteúdo, possibilitando a compreensão do enredo e texto, visando criar a ambientação correta para cada produção e a especificidade que ela traz Elabora o projeto cenográfico a partir de estudos preliminares do espaço cênico, viabilidade na utilização de materiais e ajustes com as equipes artística, técnica e de produção.
Acompanha a execução do projeto, coordenando e supervisionando equipes de cenotécnica, produção cenográfica e outras equipes envolvidas na montagem da cenografia Reelabora o projeto cenográfico para adaptar cenografia a novos lugares, espaços e condições de luminosidade natural Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental.
CBO 2623-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de cenógrafos que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Cenógrafo carnavalesco e festas populares, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cenógrafos CBO 2623-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2623-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Cenógrafos.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Cenógrafo carnavalesco e festas populares
O Cenógrafo carnavalesco e festas populares CBO 2623-05 formula o conceito artístico da cenografia carnavalesca e de outras festas populares da cultura brasileira, baseando-se na natureza do argumento e sugestões fornecidas pelos dirigentes do espetáculo, pesquisando o contexto histórico da obra artística, as questões e iconografia relacionadas ao tema, analisando o perfil da personagem retratada, avaliando as necessidades espaciais da encenação Define os conceitos da cenografia com os diretores de arte.
Avalia proposta de trabalho, analisando dramaturgicamente textos, enredos e propostas cênicas da direção de arte, avaliando planos orçamentários e cronogramas da produção, selecionando métodos e processos de trabalho.
Elabora proposta de honorários, estabelecendo cláusulas do contrato de trabalho Participa de leituras de textos e enredos, ensaios e reuniões com equipes de direção e produção.
Elabora estudo preliminar da cenografia, realizando levantamento do espaço onde a festa ocorrerá, incluindo as dimensões, condições de iluminação natural ou artificial, regras de ocupação do espaço e outras informações relevantes para o planejamento das áreas de ação cênica Elabora esboços e perspectivas cena a cena e estudo volumétrico.
Pesquisa alternativas, características físicas e aplicabilidade de materiais cênicos.
Elabora anteprojeto cenográfico, definindo espaço cênico, alegorias, adereços e objetos de cena, formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico do enredo, especificando elementos estruturais da cenografia e materiais para a construção dos elementos estruturais conforme conceito artístico Define ajustes da cenografia com as equipes técnica, de produção e artística (diretor, iluminador, figurinista, aderecistas).
Elabora o projeto cenográfico, criando desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena, à mão livre ou utilizando recursos digitais.
Detalha o pré-projeto e projeto cenográfico empregando recursos digitais em 2D e 3D, propondo soluções de cenotécnica, executando maquetes da cenografia, especificando materiais para cenotécnica e produção Especifica equipes de produção cenográfica e cenotécnica Orça mão de obra e recursos físicos necessários à execução do projeto.
Elabora o cronograma da construção e montagem da cenografia Apresenta o projeto cenográfico para as equipes artística, técnica e de produção Orienta construção da cenografia, supervisionando o cenotécnico na construção da cenografia, as equipes de carpintaria, de pintura de arte, de costura, de serralheria, de eletricistas, de efeitos especiais e de aderecistas e escultores.
Orienta a equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte das alegorias e cenários para o local do evento Coordena a montagem da cenografia, orientando o trabalho do cenotécnico, da equipe de maquinaria de palco, da equipe de contrarregragem e equipes de montagem externa.
Realiza ajustes técnicos e artísticos finais da cenografia, a partir de ensaios técnicos, artísticos e geral Orienta a manutenção do funcionamento da cenografia Mantém-se atualizado em história da arte, história geral e do Brasil, tradições e cultura popular brasileira e em dramaturgia.
Pesquisa materiais e tecnologias aplicáveis à cenografia carnavalesca, sobretudo na construção das alegorias e obtenção de efeitos especiais Atualiza-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica e de gestão de projetos cenográficos Pode utilizar recursos de realidade virtual e realidade aumentada para simulação do projeto cenográfico, permitindo visualizar o efeito tridimensional projetado.
Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental, com cuidado especial ao descarte e ao reaproveitamento de materiais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2623-05 deve formular conceito artístico da cenografia, elaborar anteprojeto cenográfico, supervisionar a construção da cenografia, elaborar projeto cenográfico, demonstrar competências pessoais, coordenar a montagem da cenografia, analisar proposta de trabalho, elaborar estudo preliminar da cenografia, afinar cenografia.
Condições de trabalho dessas profissões
Cenógrafos essa família ocupacional apresenta, além da especificidade teatral, uma evidente expansão de sua inserção na produção cinematográfica, na programação televisiva, shows musicais, espetáculos de dança, festas populares e escolas de samba, sendo muito comum os profissionais trabalharem em várias dessas áreas. Predomina o trabalho autônomo ou em pequenas empresas. Nas escolas de samba atuam sob contrato de prestação de serviços (autônomo/micro- empresas), nas emissoras de televisão predomina vínculo com carteira assinada. Na execução do trabalho formam equipes, variando o grau de autonomia segundo a ocupação. Trabalham em ambientes fechados e em horários irregulares, podendo estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, além de manter-se em posições desconfortáveis por longos períodos e trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2623-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior completo ou experiência equivalente (Cenógrafo carnavalesco e festas populares). O exercício pleno das atividades ocorre após cinco anos (Diretor de arte), três a quatro anos para as demais ocupações (exceto Cenógrafo carnavalesco). Para o Cenógrafo carnavalesco sem formação universitária requer-se curso básico profissionalizante de duzentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Cenógrafo carnavalesco e festas populares CBO 2623-05
Um Cenógrafo carnavalesco e festas populares (ou sinônimo) deve analisar propostas cênicas da direção, indicar equipes de cenotécnica, coordenar equipe de palco, estúdio e externas na montagem, coordenar equipe de contra-regragem na montagem, especificar materiais conforme conceito artístico, elaborar estudo volumétrico, elaborar métodos de trabalho, definir materiais para a construção dos elementos estruturais, supervisionar equipes especiais para projetos específicos, participar de ensaios, definir adereços e objetos de cena, supervisionar equipe de costura, definir conceitos com diretores, realizar levantamento do espaço destinado ao evento - medidas, equipamentos, funções e regras, atualizar-se com publicações técnicas e artísticas, pesquisar iconografia relacionada ao tema, ajustar técnica e artisticamente a cenografia, indicar equipes de produção cenográfica, elaborar proposta de honorários, desenvolver percepção visual e espacial, supervisionar equipe de pintura de arte e de liso, atualizar-se em dramaturgia, avaliar as necessidades espaciais da encenação, analisar dramaturgicamente textos e roteiros, participar de congressos e eventos na área, definir espaço cênico, orientar a manutenção do funcionamento da cenografia, supervisionar equipe de eletricistas, pesquisar resistência e aplicabilidade de materiais cênicos, orientar equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte do cenário, avaliar planos orçamentários da produção, dominar linguagem de representação gráfica, supervisionar o cenotécnico na construção da cenografia, ajustar cenografia a partir do ensaio geral, elaborar desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena ou quadro a quadro, pesquisar contexto histórico da obra artística, definir ajustes da cenografia com equipe de produção, supervisionar carpintaria, definir formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico, definir ajustes da cenografia com equipe artística - diretor, iluminador, figurinista, aderecistas, atualizar-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica, definir elementos estruturais da cenografia, atualizar-se em pesquisa de materiais, analisar perfil da personagem, supervisionar equipe de serralheria, executar maquetes da cenografia, atualizar-se em história da arte e história geral, orçar materiais, pesquisar o autor e seu contexto, avaliar cronogramas da produção, coordenar cenotécnico na montagem, atualizar-se tecnicamente, elaborar o cronograma da construção e montagem da cenografia, apresentar projeto cenográfico para as equipes - artística, técnica, produção, ajustar cenografia a partir de ensaios artísticos, definir processos de trabalho, trabalhar em equipe, detalhar projeto cenográfico, participar de reuniões - direção e produção, orçar mão de obra, supervisionar equipe de aderecistas e escultores, coodenar equipe de maquinária de palco na montagem, pesquisar questões correlatas ao tema da obra artística, participar de entidades de classe, supervisionar equipe de efeitos especiais, dialogar com as equipes técnica, artística e produção, participar de leituras de textos e roteiros com equipes, ajustar cenografia a partir de ensaios técnicos, estabelecer cláusulas do contrato de trabalho - quando existir, elaborar soluções de cenotécnica, especificar materiais para cenotécnica e produção, definir ajuste da cenografia com equipe técnica, planejar áreas de ação cênica.