CBO 2623-10 - Cenógrafo de cinema
Entenda o que fazem os cenógrafos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Cenógrafo de cinema e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Cenógrafo de cinema
O Cenógrafo de Cinema elabora o conceito artístico da cenografia em estúdio, adaptada em locações utilizadas como set de filmagens e ou set virtual, a partir de roteiro cinematográfico. Pesquisa a obra artística, seu contexto histórico, perfil das personagens e iconografia relacionada, avaliando as necessidades espaciais da encenação, visando criar a ambientação correta para a produção. Elabora o projeto cenográfico a partir de estudos preliminares do espaço cênico, viabilidade no uso de materiais e tecnologias digitais, fazendo ajustes com as equipes artística, técnica, de produção e diretoria de fotografia. Acompanha a execução do projeto, coordenando e supervisionando equipes de cenotécnica, produção cenográfica e de outros envolvidos na montagem. Reelabora o projeto cenográfico para adaptação às novas locações. Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2623-10
Avalia proposta de trabalho, analisando dramaturgicamente textos, roteiros e propostas cênicas da direção de arte, avaliando planos orçamentários e cronogramas da produção, selecionando métodos, tecnologias e processos de trabalho. Elabora proposta de honorários, estabelecendo cláusulas do contrato de trabalho. Participa de leituras de textos e roteiros, ensaios e reuniões com equipes de direção e produção.
Elabora estudo preliminar da cenografia, realizando detalhamento das locações, sets de filmagem externa e estúdios, incluindo as dimensões, condições de iluminação natural ou artificial, regras de ocupação do espaço, dimensões e espaço destinado aos equipamentos de filmagem e outras informações relevantes para o planejamento das áreas de ação cênica. Elabora esboços e perspectivas cena a cena e estudo volumétrico. Pesquisa alternativas, características físicas e aplicabilidade de materiais cênicos. Pesquisa tecnologias digitais para produção de cenários virtuais.
Elabora anteprojeto cenográfico, definindo espaço cênico, objetos de cena, formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico da obra, especificando elementos estruturais da cenografia e materiais para a construção dos elementos estruturais conforme conceito artístico. Define ajustes da cenografia com as equipes técnica, de produção e artística (diretor de arte, diretor de fotografia, iluminador, figurinista, outros.
Elabora o projeto cenográfico, criando desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena, à mão livre ou utilizando recursos digitais. Detalha o pré-projeto e projeto cenográfico empregando recursos digitais em 2D e 3D, propondo soluções de cenotécnica, executando maquetes da cenografia, especificando materiais para cenotécnica e produção. Especifica equipes de produção cenográfica e cenotécnica. Orça mão de obra e recursos físicos necessários à execução do projeto. Elabora o cronograma da construção e montagem da cenografia. Apresenta o projeto cenográfico para as equipes artística, técnica e de produção.
Orienta construção da cenografia, supervisionando o cenotécnico na construção da cenografia, as equipes de carpintaria, de pintura de arte, de costura, de serralharia, de eletricistas, de efeitos especiais e de aderecistas e escultores. Orienta a equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte dos objetos cênicos e cenários para sets de filmagem externos.
Coordena a montagem da cenografia, orientando o trabalho do cenotécnico, da equipe de maquinaria de palco, da equipe de contrarregragem e equipes de montagem externa.
Realiza ajustes técnicos e artísticos finais da cenografia, a partir de ensaios técnicos, artísticos e geral, levando em conta movimento de atores e de cenas.
Orienta a manutenção do funcionamento da cenografia.
Mantém-se atualizado em história da arte, história geral e do Brasil e em dramaturgia.
Pesquisa materiais e tecnologias aplicáveis à cenografia cinematográfica, sobretudo na construção de espaços virtuais e obtenção de efeitos especiais. Atualiza-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica e de gestão de projetos cenográficos. Pode utilizar recursos de realidade virtual e realidade aumentada para simulação do projeto cenográfico.
Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental, com cuidado especial ao descarte e ao reaproveitamento de materiais.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA DESCRITIVA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES DE MODELAGEM 3D PARA CRIAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA CENOGRÁFICA (SKETCHUP) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES PARA GESTÃO DE PROJETOS CENOGRÁFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) COMPUTAÇÃO GRÁFICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA DIVULGAÇÃO DO PORTFÓLIO DO CENÓGRAFO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) RECURSOS DE REALIDADE VIRTUAL E REALIDADE AUMENTADA PARA SIMULAÇÃO DO PROJETO CENOGRÁFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) RECURSOS DIGITAIS PARA CRIAÇÃO ARTÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA APLICADA) GESTÃO DE RESÍDUOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | ECOLOGIA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA APLICADA) SUSTENTABILIDADE: USO, REUSO E RECICLAGEM DE MATERIAIS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS | 4 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS METÁLICAS | 4 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | OUTROS ELEMENTOS (ESTRUTURAS) TÉCNICAS CONSTRUTIVAS E MATERIAIS CÊNICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) LEGISLAÇÃO DO AUDIOVISUAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) EMPREENDEDORISMO E PRODUÇÃO CULTURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) FUNDAMENTOS DE GESTÃO: ELABORAÇÃO DE PROJETOS, CAPTAÇÃO DE RECURSOS, GESTÃO DE RECURSOS, OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DE PROJETOS CULTURAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ARQUITETURA CENOGRÁFICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ELEMENTOS DE ARQUITETURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ESTILOS ARQUITETÔNICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) ESPAÇOS CONSTRUÍDOS, USO DE LOCAÇÕES E ESPAÇOS VIRTUAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PAISAGISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (PAISAGISMO) COMPOSIÇÃO PAISAGÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | DECORAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO) FUNDAMENTOS DE DECORAÇÃO APLICADOS À CENOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARQUITETURA E URBANISMO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (ARQUITETURA E URBANISMO) ERGONOMIA E CONFORTO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO VISUAL) ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO CINEMATOGRÁFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA CULTURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA DA ARTE E DA LINGUAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ARTE BRASILEIRA E CULTURA CONTEMPORANEA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) FUNDAMENTOS DE HISTÓRIA GERAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DA CENOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA INGLESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) LITERATURA DRAMÁTICA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRÍTICA DA ARTE | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | HISTÓRIA DA ARTE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEORIA DA ARTE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ESTÉTICA APLICADA EM ARTES CÊNICAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ESTÉTICAS VISUAIS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) HISTÓRIA DA DIREÇÃO DE ARTE | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) PROCESSOS DE CRIAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DESENHO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | PINTURA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) DESENHO ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) DESENHO TECNOLÓGICO PARA CENOGRAFIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) TEORIA DA COR E DA FORMA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CENOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DRAMATURGIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ADEREÇOS CÊNICOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) CENÁRIOS LÚDICOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) CENOGRAFIA URBANA: ESTRUTURAS EFÊMERAS, INTERVENÇÃO URBANA, OUTROS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ELEMENTOS CENOGRÁFICOS ESTRUTURAIS, COMPLEMENTARES E DECORATIVOS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ESTUDO DO ESPAÇO CÊNICO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) PROCESSOS CRIATIVOS EM CENOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) PROJETO CENOGRÁFICO: ESCOLHA DE MATERIAIS E SUAS CARACTERÍSTICAS, ACABAMENTOS E INFRAESTRUTURA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) TÉCNICA DE MONTAGEM CÊNICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) FUNDAMENTOS DE FOTOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) ILUMINAÇÃO CÊNICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) LUMINOTÉCNICA: PROJETO DE ILUMINAÇÃO, ASPECTOS FÍSICOS E PERCEPTIVOS DA LUZ, VARIÁVEIS DE CONFORTO E DESEMPENHO NOS AMBIENTES, ESTUDO DOS EFEITOS LUMINOSOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ADMINISTRAÇÃO E PRODUÇÃO DE FILMES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | INTERPRETAÇÃO CINEMATOGRÁFICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ROTEIRO E DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TÉCNICAS DE REGISTRO E PROCESSAMENTO DE FILMES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) ATOR, ESPAÇO E IMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) CENÁRIO E MOVIMENTOS DE CENA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) CINEMA CONTEMPORÂNEO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) CINEMA DE ANIMAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) ESTUDOS DA NARRATIVA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) HISTÓRIA E ATUALIDADE DO CINEMA BRASILEIRO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) TEORIA DA LINGUAGEM CINEMATOGRAFICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES DO VÍDEO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) DESIGN VISUAL: DIREÇÃO DE ARTE, CENÁRIO E FIGURINO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES DO VÍDEO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) DRAMATURGIA AUDIOVISUAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES DO VÍDEO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) ESTÉTICA DO AUDIOVISUAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES DO VÍDEO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) NARRATIVAS SONORAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA DO PROJETO CENOGRÁFICO | 5 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - CRIATIVIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) | OUTRAS - PERCEPÇÃO ESPACIAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Cenógrafos essa família ocupacional apresenta, além da especificidade teatral, uma evidente expansão de sua inserção na produção cinematográfica, na programação televisiva, shows musicais, espetáculos de dança, festas populares e escolas de samba, sendo muito comum os profissionais trabalharem em várias dessas áreas. Predomina o trabalho autônomo ou em pequenas empresas. Nas escolas de samba atuam sob contrato de prestação de serviços (autônomo/micro- empresas), nas emissoras de televisão predomina vínculo com carteira assinada. Na execução do trabalho formam equipes, variando o grau de autonomia segundo a ocupação. Trabalham em ambientes fechados e em horários irregulares, podendo estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, além de manter-se em posições desconfortáveis por longos períodos e trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer curso superior completo ou experiência equivalente (Cenógrafo carnavalesco e festas populares). O exercício pleno das atividades ocorre após cinco anos (Diretor de arte), três a quatro anos para as demais ocupações (exceto Cenógrafo carnavalesco). Para o Cenógrafo carnavalesco sem formação universitária requer-se curso básico profissionalizante de duzentas horas-aula.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Afinar cenografia;
- Coordenar a montagem da cenografia;
- Analisar proposta de trabalho;
- Formular conceito artístico da cenografia;
- Elaborar anteprojeto cenográfico;
- Elaborar projeto cenográfico;
- Demonstrar competências pessoais;
- Supervisionar a construção da cenografia;
- Elaborar estudo preliminar da cenografia;
- Definir materiais para a construção dos elementos estruturais;
- Participar de entidades de classe;
- Executar maquetes da cenografia;
- Participar de congressos e eventos na área;
- Ajustar cenografia a partir do ensaio geral;
- Ajustar cenografia a partir de ensaios técnicos;
- Supervisionar equipe de pintura de arte e de liso;
- Supervisionar o cenotécnico na construção da cenografia;
- Dominar linguagem de representação gráfica;
- Supervisionar equipe de serralheria;
- Detalhar projeto cenográfico;
- Participar de leituras de textos e roteiros com equipes;
- Estabelecer cláusulas do contrato de trabalho - quando existir;
- Indicar equipes de produção cenográfica;
- Ajustar técnica e artisticamente a cenografia;
- Pesquisar contexto histórico da obra artística;
- Analisar dramaturgicamente textos e roteiros;
- Atualizar-se em dramaturgia;
- Realizar levantamento do espaço destinado ao evento - medidas, equipamentos, funções e regras;
- Elaborar estudo volumétrico;
- Pesquisar resistência e aplicabilidade de materiais cênicos;
- Coordenar equipe de palco, estúdio e externas na montagem;
- Definir formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico;
- Orçar materiais;
- Definir processos de trabalho;
- Participar de ensaios;
- Especificar materiais conforme conceito artístico;
- Apresentar projeto cenográfico para as equipes - artística, técnica, produção;
- Elaborar soluções de cenotécnica;
- Supervisionar equipe de efeitos especiais;
- Definir conceitos com diretores;
- Desenvolver percepção visual e espacial;
- Avaliar cronogramas da produção;
- Atualizar-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica;
- Supervisionar equipe de eletricistas;
- Definir espaço cênico;
- Indicar equipes de cenotécnica;
- Elaborar métodos de trabalho;
- Coordenar equipe de produção cenográfica em estúdio e externa - tv e cinema na montagem;
- Supervisionar equipes especiais para projetos específicos;
- Supervisionar equipe de costura;
- Elaborar proposta de honorários;
- Orçar mão de obra;
- Definir ajuste da cenografia com equipe técnica;
- Planejar áreas de ação cênica;
- Coordenar cenotécnico na montagem;
- Coordenar equipe de contra-regragem na montagem;
- Especificar materiais para cenotécnica e produção;
- Elaborar desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena ou quadro a quadro;
- Definir ajustes da cenografia com equipe de produção;
- Definir elementos estruturais da cenografia;
- Definir adereços e objetos de cena;
- Avaliar planos orçamentários da produção;
- Pesquisar questões correlatas ao tema da obra artística;
- Supervisionar carpintaria;
- Supervisionar equipe de aderecistas e escultores;
- Atualizar-se tecnicamente;
- Atualizar-se com publicações técnicas e artísticas;
- Analisar perfil da personagem;
- Orientar a manutenção do funcionamento da cenografia;
- Elaborar o cronograma da construção e montagem da cenografia;
- Ajustar cenografia a partir de ensaios artísticos;
- Analisar propostas cênicas da direção;
- Atualizar-se em pesquisa de materiais;
- Coodenar equipe de maquinária de palco na montagem;
- Participar de reuniões - direção e produção;
- Dialogar com as equipes técnica, artística e produção;
- Definir ajustes da cenografia com equipe artística - diretor, iluminador, figurinista, aderecistas;
- Pesquisar o autor e seu contexto;
- Atualizar-se em história da arte e história geral;
- Pesquisar iconografia relacionada ao tema;
- Avaliar as necessidades espaciais da encenação;
- Trabalhar em equipe;
- Orientar equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte do cenário;
Profissões da Família Ocupacional
- Cenógrafo de Tv
- Diretor de Arte
- Cenógrafo de Teatro
- Cenógrafo Carnavalesco e Festas Populares
- Cenógrafo de Cinema
- Cenógrafo de Eventos
Divisões de categorias profissionais do CBO 2623-10
CBO 2623-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de cenógrafo de cinema que pertence ao grupo dos cenógrafos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Comunicadores, artistas e religiosos
-
-
- Profissionais de espetáculos e das artes
-
-
-
-
- Cenógrafos
-
-