CBO 2623-15 - Cenógrafo de eventos - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cenógrafos
O profissional no cargo de Cenógrafo de eventos CBO 2623-15 Elabora o conceito artístico da cenografia de eventos, a partir do tipo e características do evento, pesquisando os objetivos do cliente, temáticas, perfil dos participantes e iconografia relacionada, avaliando as necessidades espaciais da cenografia, visando criar a ambientação adequada para receber as pessoas e contribuir para que a experiência seja positiva Elabora o projeto cenográfico a partir de estudos preliminares do espaço cênico, viabilidade no uso de materiais e tecnologias digitais, fazendo ajustes com as equipes artística, técnica e de produção.
Acompanha a execução do projeto, coordenando e supervisionando equipes de cenotécnica, produção cenográfica e outros envolvidos na montagem Reelabora o projeto cenográfico para adaptação ao local de realização do evento Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental.
CBO 2623-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de cenógrafos que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Cenógrafo de eventos, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cenógrafos CBO 2623-15 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2623-15
- Profissionais das ciências e das artes.
- Cenógrafos.
- Comunicadores, artistas e religiosos.
O que faz um Cenógrafo de eventos
O Cenógrafo de eventos CBO 2623-15 formula o conceito artístico da cenografia de diferentes tipos de eventos, como feiras, conferências, festivais de música, shows, casamentos, formaturas, aniversários e outros, considerando suas características, sugestões fornecidas pela empresa produtora e tendências de cenografia de eventos Pesquisa os objetivos do cliente, temáticas, perfil dos participantes e iconografia relacionada, avaliando as necessidades espaciais da cenografia, visando criar a ambientação adequada para receber as pessoas e possibilitar uma experiência positiva.
Avalia proposta de trabalho, analisando natureza e temática do evento e propostas cênicas da direção de arte, avaliando planos orçamentários e cronogramas da produção, selecionando métodos, tecnologias e processos de trabalho.
Elabora proposta de honorários, estabelecendo cláusulas do contrato de trabalho Elabora estudo preliminar da cenografia, realizando detalhamento das locações, espaços externos, pavilhões, auditórios e outros espaços de eventos, incluindo as dimensões, condições de iluminação natural ou artificial, regras de ocupação do espaço, especificações das instalações elétricas e outras informações relevantes para o planejamento das áreas de ação cênica.
Elabora esboços e perspectivas cênicas e estudo volumétrico Pesquisa características físicas e aplicabilidade de materiais cênicos.
Pesquisa tecnologias digitais para produção de cenários virtuais, realidade aumentada, efeitos visuais e holográficos.
Elabora anteprojeto cenográfico, definindo espaço cênico, objetos de cena, formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico e temática do evento, especificando elementos estruturais da cenografia, materiais para a construção dos elementos estruturais, paisagismo e decoração conforme conceito artístico Elabora o projeto cenográfico, criando desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena, à mão livre ou utilizando recursos digitais.
Detalha o pré-projeto e projeto cenográfico empregando recursos digitais em 2D e 3D, propondo soluções de cenotécnica, executando maquetes da cenografia, especificando materiais para cenotécnica e produção.
Especifica tecnologias necessárias para efeitos visuais, sonoros e sensoriais, quando necessários ao conceito artístico do evento Especifica equipes de produção cenográfica e cenotécnica Orça mão de obra e recursos físicos necessários à execução do projeto.
Elabora o cronograma da construção e montagem da cenografia Apresenta o projeto cenográfico para as equipes artística, técnica e de produção Orienta construção da cenografia, supervisionando o cenotécnico na construção da cenografia, as equipes de decoração e paisagismo, de eletricistas, e de efeitos especiais e sonoros.
Orienta a equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte dos objetos cênicos e cenários para o local do evento Coordena a montagem da cenografia, orientando o trabalho do cenotécnico, da equipe de maquinaria de palco, da equipe de contrarregragem e equipes de montadores em espaços internos e externos.
Realiza ajustes técnicos e artísticos finais da cenografia, a partir de ensaios técnicos, artísticos e geral Adapta a cenografia a novos lugares e espaços, redimensionando o projeto cenográfico, adaptando a construção da cenografia, reelaborando a montagem, supervisionando os ajustes da adaptação cenográfica Mantém-se atualizado em história da arte e tendências em cenografia de eventos.
Pesquisa materiais e tecnologias aplicáveis à cenografia de eventos, sobretudo no uso de recursos digitais e de interatividade e obtenção de efeitos especiais Atualiza-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica e de gestão de projetos cenográficos Pode utilizar recursos de realidade virtual e realidade aumentada para simulação e visualização do projeto cenográfico.
Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental, com cuidado especial ao descarte e ao reaproveitamento de materiais.
Funções do cargo
O funcionário CBO 2623-15 deve afinar cenografia, adaptar cenografia a novos lugares e espaços, elaborar anteprojeto cenográfico, elaborar estudo preliminar da cenografia, supervisionar a construção da cenografia, demonstrar competências pessoais, elaborar projeto cenográfico, analisar proposta de trabalho, coordenar a montagem da cenografia, formular conceito artístico da cenografia.
Condições de trabalho dessas profissões
Cenógrafos essa família ocupacional apresenta, além da especificidade teatral, uma evidente expansão de sua inserção na produção cinematográfica, na programação televisiva, shows musicais, espetáculos de dança, festas populares e escolas de samba, sendo muito comum os profissionais trabalharem em várias dessas áreas. Predomina o trabalho autônomo ou em pequenas empresas. Nas escolas de samba atuam sob contrato de prestação de serviços (autônomo/micro- empresas), nas emissoras de televisão predomina vínculo com carteira assinada. Na execução do trabalho formam equipes, variando o grau de autonomia segundo a ocupação. Trabalham em ambientes fechados e em horários irregulares, podendo estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, além de manter-se em posições desconfortáveis por longos períodos e trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2623-15
O exercício dessas ocupações requer curso superior completo ou experiência equivalente (Cenógrafo carnavalesco e festas populares). O exercício pleno das atividades ocorre após cinco anos (Diretor de arte), três a quatro anos para as demais ocupações (exceto Cenógrafo carnavalesco). Para o Cenógrafo carnavalesco sem formação universitária requer-se curso básico profissionalizante de duzentas horas-aula.
Atividades exercidas por um Cenógrafo de eventos CBO 2623-15
Um Cenógrafo de eventos (ou sinônimo) deve supervisionar equipe de costura, detalhar projeto cenográfico, participar de entidades de classe, executar maquetes da cenografia, definir formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico, definir materiais para a construção dos elementos estruturais, elaborar estudo volumétrico, ajustar cenografia a partir de ensaios técnicos, indicar equipes de cenotécnica, pesquisar iconografia relacionada ao tema, atualizar-se em pesquisa de materiais, analisar perfil da personagem, coordenar equipe de contra-regragem na montagem, orçar mão de obra, realizar levantamento do espaço destinado ao evento - medidas, equipamentos, funções e regras, dominar linguagem de representação gráfica, supervisionar equipe de eletricistas, definir conceitos com diretores, supervisionar equipe de aderecistas e escultores, coodenar equipe de maquinária de palco na montagem, analisar propostas cênicas da direção, participar de reuniões - direção e produção, atualizar-se com publicações técnicas e artísticas, definir ajustes da cenografia com equipe de produção, especificar materiais para cenotécnica e produção, especificar materiais conforme conceito artístico, atualizar-se em dramaturgia, elaborar métodos de trabalho, reelaborar a montagem da cenografia, adaptar a construção da cenografia, orçar materiais, avaliar cronogramas da produção, apresentar projeto cenográfico para as equipes - artística, técnica, produção, definir adereços e objetos de cena, desenvolver percepção visual e espacial, indicar equipes de produção cenográfica, pesquisar resistência e aplicabilidade de materiais cênicos, supervisionar equipe de efeitos especiais, participar de congressos e eventos na área, supervisionar equipe de serralheria, redimensionar projeto cenográfico, estabelecer cláusulas do contrato de trabalho - quando existir, avaliar as necessidades espaciais da encenação, definir processos de trabalho, participar de leituras de textos e roteiros com equipes, ajustar cenografia a partir do ensaio geral, ajustar cenografia a partir de ensaios artísticos, coordenar equipe de montadores de obras em exposições, ajustar técnica e artisticamente a cenografia, supervisionar carpintaria, pesquisar contexto histórico da obra artística, orientar equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte do cenário, elaborar desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena ou quadro a quadro, elaborar proposta de honorários, elaborar soluções de cenotécnica, supervisionar afinação da adaptação cenográfica, orientar a manutenção do funcionamento da cenografia, definir elementos estruturais da cenografia, atualizar-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica, atualizar-se em história da arte e história geral, atualizar-se tecnicamente, supervisionar equipes especiais para projetos específicos, dialogar com as equipes técnica, artística e produção, pesquisar questões correlatas ao tema da obra artística, participar de ensaios, coordenar equipe de palco, estúdio e externas na montagem, analisar dramaturgicamente textos e roteiros, avaliar planos orçamentários da produção, definir espaço cênico, elaborar o cronograma da construção e montagem da cenografia, trabalhar em equipe, definir ajuste da cenografia com equipe técnica, coordenar cenotécnico na montagem, pesquisar o autor e seu contexto, supervisionar o cenotécnico na construção da cenografia, planejar áreas de ação cênica, supervisionar equipe de pintura de arte e de liso, definir ajustes da cenografia com equipe artística - diretor, iluminador, figurinista, aderecistas.