CBO 2623-30 - Diretor de arte - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos cenógrafos

O profissional no cargo de Diretor de arte CBO 2623-30 Elabora a concepção visual da produção artística (filme, espetáculo teatral, programa de TV, evento ou outro), orientando o trabalho da equipe de arte, produtores de arte, cenografia, figurino, caracterização, efeitos especiais e pós-produção, visando atender ao conceito formal, plástico e estético estabelecido em conjunto com os autores e diretores Pesquisa a obra artística, seu contexto histórico, perfil das personagens e iconografia relacionada, avaliando as necessidades artísticas da produção.

Elabora o projeto artístico a partir de estudos preliminares do espaço cênico, viabilidade no uso de materiais e tecnologias digitais, fazendo ajustes com as equipes artística, técnica e de produção Acompanha a execução do projeto artístico, coordenando e supervisionando equipes envolvidas Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental.

CBO 2623-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de cenógrafos que pertence ao grupo dos comunicadores, artistas e religiosos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Diretor de arte, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Cenógrafos CBO 2623-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2623-30

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Cenógrafos.
      • Comunicadores, artistas e religiosos.

O que faz um Diretor de arte

O Diretor de arte CBO 2623-30 formula o conceito visual de um projeto artístico para cinema, teatro, televisão, eventos ou outros, a partir do roteiro, natureza da obra e sugestões fornecidas pelo diretor, fotógrafo e equipe de produção Pesquisa a obra artística, seu contexto histórico, visual arquitetônico, perfil das personagens, iconografia relacionada, tecnologias a serem utilizadas para filmagem ou gravação, avaliando as necessidades espaciais e de movimentos da encenação, visando criar a ambientação correta para a produção e garantir a estética dos elementos visuais.

Avalia proposta de trabalho, analisando sinopses, roteiros e propostas cênicas da direção de arte, avaliando planos orçamentários e cronogramas da produção, selecionando métodos, tecnologias e processos de trabalho.

Elabora proposta de honorários, estabelecendo cláusulas do contrato de trabalho Participa de leituras de textos e roteiros, ensaios e reuniões com equipes de direção e produção.

Elabora estudo preliminar da produção cenográfica, realizando detalhamento dos estúdios, sets de gravação externa e locações, incluindo as dimensões, condições de iluminação, regras de ocupação do espaço, dimensões e espaço destinado aos equipamentos de gravação e outras informações relevantes para o planejamento das áreas de ação cênica Elabora esboços e perspectivas cena a cena, leiaute de arte e estudo volumétrico.

Pesquisa alternativas, características físicas e aplicabilidade de materiais cênicos.

Pesquisa tecnologias digitais para produção de cenários virtuais Elabora anteprojeto cenográfico, definindo espaço cênico, objetos de cena, formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico da obra, especificando elementos estruturais da cenografia e materiais para sua construção conforme conceito artístico.

Define ajustes da cenografia com as equipes técnica, de produção e artística.

Elabora o projeto cenográfico, criando desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena, à mão livre ou utilizando recursos digitais Detalha o pré-projeto e projeto cenográfico empregando recursos digitais em 2D e 3D, propondo soluções de cenotécnica, executando maquetes da cenografia, especificando materiais para cenotécnica e produção Especifica equipes de produção cenográfica e cenotécnica.

Orça mão de obra e recursos físicos necessários à execução do projeto Elabora o cronograma da construção e montagem da cenografia Apresenta o projeto cenográfico para as equipes artística, técnica e de produção.

Orienta construção da cenografia, supervisionando o cenotécnico, as equipes de carpintaria, de pintura de arte, de costura, de serralharia, de eletricistas, de efeitos especiais e de aderecistas e escultores Coordena a montagem da cenografia, orientando o trabalho do cenotécnico, da equipe de maquinaria de palco, da equipe de contrarregragem e equipes de montagem externa.

Realiza ajustes técnicos e artísticos finais da cenografia, a partir de ensaios técnicos, artísticos e geral, levando em conta movimento de atores em cena e tecnologias e equipamentos de gravação Mantém-se atualizado em história da arte, história geral e do Brasil e em dramaturgia Pesquisa materiais e tecnologias aplicáveis à produção artística de diferentes gêneros, sobretudo na construção de espaços virtuais e obtenção de efeitos especiais.

Atualiza-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica, a edição de imagens e vídeos e de gestão de projetos cenográficos Pode utilizar recursos de realidade virtual e realidade aumentada para simulação do projeto artístico Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental, com cuidado especial ao descarte e ao reaproveitamento de materiais.

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Funções do cargo

O funcionário CBO 2623-30 deve formular conceito artístico da cenografia, afinar cenografia, analisar proposta de trabalho, demonstrar competências pessoais, elaborar anteprojeto cenográfico, elaborar estudo preliminar da cenografia, elaborar projeto cenográfico, supervisionar a construção da cenografia, coordenar a montagem da cenografia.

Condições de trabalho dessas profissões

Cenógrafos essa família ocupacional apresenta, além da especificidade teatral, uma evidente expansão de sua inserção na produção cinematográfica, na programação televisiva, shows musicais, espetáculos de dança, festas populares e escolas de samba, sendo muito comum os profissionais trabalharem em várias dessas áreas. Predomina o trabalho autônomo ou em pequenas empresas. Nas escolas de samba atuam sob contrato de prestação de serviços (autônomo/micro- empresas), nas emissoras de televisão predomina vínculo com carteira assinada. Na execução do trabalho formam equipes, variando o grau de autonomia segundo a ocupação. Trabalham em ambientes fechados e em horários irregulares, podendo estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, além de manter-se em posições desconfortáveis por longos períodos e trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2623-30

O exercício dessas ocupações requer curso superior completo ou experiência equivalente (Cenógrafo carnavalesco e festas populares). O exercício pleno das atividades ocorre após cinco anos (Diretor de arte), três a quatro anos para as demais ocupações (exceto Cenógrafo carnavalesco). Para o Cenógrafo carnavalesco sem formação universitária requer-se curso básico profissionalizante de duzentas horas-aula.

Atividades exercidas por um Diretor de arte CBO 2623-30

Um Diretor de arte (ou sinônimo) deve supervisionar equipe de efeitos especiais, pesquisar iconografia relacionada ao tema, especificar materiais conforme conceito artístico, ajustar técnica e artisticamente a cenografia, atualizar-se em pesquisa de materiais, pesquisar o autor e seu contexto, definir adereços e objetos de cena, detalhar projeto cenográfico, avaliar planos orçamentários da produção, supervisionar equipe de costura, indicar equipes de produção cenográfica, executar maquetes da cenografia, elaborar desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena ou quadro a quadro, estabelecer cláusulas do contrato de trabalho - quando existir, supervisionar equipe de pintura de arte e de liso, definir processos de trabalho, definir conceitos com diretores, definir espaço cênico, ajustar cenografia a partir do ensaio geral, orçar materiais, trabalhar em equipe, analisar perfil da personagem, orientar equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte do cenário, especificar materiais para cenotécnica e produção, avaliar as necessidades espaciais da encenação, elaborar proposta de honorários, analisar propostas cênicas da direção, definir ajustes da cenografia com equipe artística - diretor, iluminador, figurinista, aderecistas, dominar linguagem de representação gráfica, planejar áreas de ação cênica, desenvolver percepção visual e espacial, supervisionar o cenotécnico na construção da cenografia, coordenar cenotécnico na montagem, avaliar cronogramas da produção, supervisionar equipes especiais para projetos específicos, elaborar soluções de cenotécnica, dialogar com as equipes técnica, artística e produção, atualizar-se em dramaturgia, orçar mão de obra, definir elementos estruturais da cenografia, coordenar equipe de palco, estúdio e externas na montagem, atualizar-se em história da arte e história geral, ajustar cenografia a partir de ensaios artísticos, coordenar equipe de produção cenográfica em estúdio e externa - tv e cinema na montagem, analisar dramaturgicamente textos e roteiros, definir ajuste da cenografia com equipe técnica, definir formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico, atualizar-se com publicações técnicas e artísticas, participar de entidades de classe, pesquisar questões correlatas ao tema da obra artística, atualizar-se tecnicamente, elaborar estudo volumétrico, supervisionar carpintaria, apresentar projeto cenográfico para as equipes - artística, técnica, produção, definir materiais para a construção dos elementos estruturais, indicar equipes de cenotécnica, ajustar cenografia a partir de ensaios técnicos, coordenar equipe de contra-regragem na montagem, atualizar-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica, elaborar o cronograma da construção e montagem da cenografia, orientar a manutenção do funcionamento da cenografia, coodenar equipe de maquinária de palco na montagem, participar de ensaios, pesquisar resistência e aplicabilidade de materiais cênicos, supervisionar equipe de serralheria, definir ajustes da cenografia com equipe de produção, participar de congressos e eventos na área, participar de leituras de textos e roteiros com equipes, participar de reuniões - direção e produção, elaborar métodos de trabalho, supervisionar equipe de eletricistas, pesquisar contexto histórico da obra artística, supervisionar equipe de aderecistas e escultores, realizar levantamento do espaço destinado ao evento - medidas, equipamentos, funções e regras.

Cargos e salários CBO 2623-30 - Cenógrafos

Salário Diretor de Arte

Diretor de Arte: Brasil

  • 1.066
  • Brasil
  • 5.454 - 13.561
  • 42h
O profissional no cargo de Diretor de Arte CBO 2623-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 5.454 e 13.561 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.066 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2623-30.
Salário Diretor de Arte São Paulo

Diretor de Arte: São Paulo, SP

  • 450
  • São Paulo, SP
  • 7.105 - 14.556
  • 41h
O profissional no cargo de Diretor de Arte CBO 2623-30 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 7.105 e 14.556 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 450 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2623-30.
Salário Diretor de Arte

Diretor de Arte: São Paulo

  • 542
  • São Paulo
  • 6.685 - 14.214
  • 42h
O profissional no cargo de Diretor de Arte CBO 2623-30 trabalhando em São Paulo, ganha entre 6.685 e 14.214 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 542 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2623-30.