CBO 2623-30 - Diretor de arte
Entenda o que fazem os cenógrafos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Diretor de arte e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Diretor de arte
O Diretor de Arte elabora a concepção visual da produção artística (filme, espetáculo teatral, programa de TV, evento ou outro), orientando o trabalho da equipe de arte, produtores de arte, cenografia, figurino, caracterização, efeitos especiais e pós-produção, visando atender ao conceito formal, plástico e estético estabelecido em conjunto com os autores e diretores. Pesquisa a obra artística, seu contexto histórico, perfil das personagens e iconografia relacionada, avaliando as necessidades artísticas da produção. Elabora o projeto artístico a partir de estudos preliminares do espaço cênico, viabilidade no uso de materiais e tecnologias digitais, fazendo ajustes com as equipes artística, técnica e de produção. Acompanha a execução do projeto artístico, coordenando e supervisionando equipes envolvidas. Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 2623-30
Avalia proposta de trabalho, analisando sinopses, roteiros e propostas cênicas da direção de arte, avaliando planos orçamentários e cronogramas da produção, selecionando métodos, tecnologias e processos de trabalho. Elabora proposta de honorários, estabelecendo cláusulas do contrato de trabalho. Participa de leituras de textos e roteiros, ensaios e reuniões com equipes de direção e produção.
Elabora estudo preliminar da produção cenográfica, realizando detalhamento dos estúdios, sets de gravação externa e locações, incluindo as dimensões, condições de iluminação, regras de ocupação do espaço, dimensões e espaço destinado aos equipamentos de gravação e outras informações relevantes para o planejamento das áreas de ação cênica. Elabora esboços e perspectivas cena a cena, leiaute de arte e estudo volumétrico. Pesquisa alternativas, características físicas e aplicabilidade de materiais cênicos. Pesquisa tecnologias digitais para produção de cenários virtuais.
Elabora anteprojeto cenográfico, definindo espaço cênico, objetos de cena, formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico da obra, especificando elementos estruturais da cenografia e materiais para sua construção conforme conceito artístico. Define ajustes da cenografia com as equipes técnica, de produção e artística.
Elabora o projeto cenográfico, criando desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena, à mão livre ou utilizando recursos digitais. Detalha o pré-projeto e projeto cenográfico empregando recursos digitais em 2D e 3D, propondo soluções de cenotécnica, executando maquetes da cenografia, especificando materiais para cenotécnica e produção. Especifica equipes de produção cenográfica e cenotécnica. Orça mão de obra e recursos físicos necessários à execução do projeto. Elabora o cronograma da construção e montagem da cenografia. Apresenta o projeto cenográfico para as equipes artística, técnica e de produção.
Orienta construção da cenografia, supervisionando o cenotécnico, as equipes de carpintaria, de pintura de arte, de costura, de serralharia, de eletricistas, de efeitos especiais e de aderecistas e escultores.
Coordena a montagem da cenografia, orientando o trabalho do cenotécnico, da equipe de maquinaria de palco, da equipe de contrarregragem e equipes de montagem externa.
Realiza ajustes técnicos e artísticos finais da cenografia, a partir de ensaios técnicos, artísticos e geral, levando em conta movimento de atores em cena e tecnologias e equipamentos de gravação.
Mantém-se atualizado em história da arte, história geral e do Brasil e em dramaturgia.
Pesquisa materiais e tecnologias aplicáveis à produção artística de diferentes gêneros, sobretudo na construção de espaços virtuais e obtenção de efeitos especiais. Atualiza-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica, a edição de imagens e vídeos e de gestão de projetos cenográficos. Pode utilizar recursos de realidade virtual e realidade aumentada para simulação do projeto artístico.
Atua conforme normas técnicas de segurança no trabalho, saúde e de conservação ambiental, com cuidado especial ao descarte e ao reaproveitamento de materiais.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | GEOMETRIA E TOPOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (GEOMETRIA E TOPOLOGIA) GEOMETRIA DESCRITIVA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES DE EDIÇÃO DE IMAGENS E VÍDEOS: ADOBE PHOTOSHOP, ADOBE ILLUSTRATOR, ADOBE INDESIGN, ADOBE PREMIERE, DAVINCI RESOLVE, FINAL CUT | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES DE MODELAGEM 3D PARA CRIAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA CENOGRÁFICA (SKETCHUP) | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES PARA CRIAÇÃO DE CENÁRIOS VIRTUAIS: 3D STUDIO MAX, LARUS, IBIS, OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES PARA GESTÃO DE PROJETOS ARTÍSTICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) COMPUTAÇÃO GRÁFICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) ESTRATÉGIAS DIGITAIS PARA DIVULGAÇÃO DO PORTFÓLIO DO PROFISSIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) RECURSOS DE REALIDADE VIRTUAL E REALIDADE AUMENTADA PARA SIMULAÇÃO DO PROJETO CENOGRÁFICO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) RECURSOS DIGITAIS PARA CRIAÇÃO ARTÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) GESTÃO DE RESÍDUOS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) SUSTENTABILIDADE: USO, REUSO E RECICLAGEM DE MATERIAIS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS | 4 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS DE MADEIRAS | 4 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS | 4 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS METÁLICAS | 4 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | ESTRUTURAS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA CIVIL | OUTROS ELEMENTOS (ESTRUTURAS) TÉCNICAS CONSTRUTIVAS E MATERIAIS CÊNICOS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | 4 | 4 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA ELÉTRICA E ELETRÔNICA) LUMINOTÉCNICA: PROJETO DE ILUMINAÇÃO, ASPECTOS FÍSICOS E PERCEPTIVOS DA LUZ, VARIÁVEIS DE CONFORTO E DESEMPENHO NOS AMBIENTES, ESTUDO DOS EFEITOS LUMINOSOS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITO AUTORAL, DIREITO ARTÍSTICO, TIPOS DE CONTRATOS DO DIREITO ARTÍSTICO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS) FUNDAMENTOS DE GESTÃO: GESTÃO DE PROJETOS, CAPTAÇÃO DE RECURSOS, GESTÃO DE RECURSOS, OUTROS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ARQUITETURA CENOGRÁFICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ELEMENTOS DE ARQUITETURA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO) ESTILOS ARQUITETÔNICOS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DE ARQUITETURA E URBANISMO E ADEQUAÇÃO AMBIENTAL) ERGONOMIA E CONFORTO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | PAISAGISMO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (PAISAGISMO) COMPOSIÇÃO PAISAGÍSTICA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ARQUITETURA E URBANISMO | OUTROS ELEMENTOS (DESIGN DE INTERIORES E DECORAÇÃO) FUNDAMENTOS DE DECORAÇÃO APLICADOS À CENOGRAFIA | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) ASPECTOS CONTEMPORÂNEOS DA COMUNICAÇÃO NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) ICONOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) SEMIÓTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA CULTURAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA DA ARTE E DA LINGUAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ARTE BRASILEIRA E CULTURA CONTEMPORANEA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA DO BRASIL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) FUNDAMENTOS DE HISTÓRIA GERAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS) LÍNGUA INGLESA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO LETRAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LETRAS) LITERATURA DRAMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRÍTICA DA ARTE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | HISTÓRIA DA ARTE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEORIA DA ARTE | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) CONSTRUÇÃO DA NARRATIVA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) ESTÉTICAS VISUAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) HISTÓRIA DA DIREÇÃO DE ARTE | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) PESQUISA DE REFERÊNCIAS, DEFINIÇÃO E APRESENTAÇÃO DO CONCEITO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) PROCESSOS DE CRIAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DESENHO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | PINTURA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) DESENHO ARTÍSTICO E ARQUITETÔNICO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CENOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DRAMATURGIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ADEREÇOS CÊNICOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ATOR, ESPAÇO E IMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) CENÁRIO E MOVIMENTOS DE CENA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) COMPOSIÇÃO CENOGRÁFICA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ELEMENTOS CENOGRÁFICOS ESTRUTURAIS, COMPLEMENTARES E DECORATIVOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ELEMENTOS VISUAIS QUE COMPÕEM UM CENÁRIO: MASSA, PROFUNDIDADE, LINHAS, TONALIDADE, FORMA, TEXTURA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ESPAÇOS CONSTRUÍDOS, USO DE LOCAÇÕES E ESPAÇOS VIRTUAIS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ESTÉTICA APLICADA EM ARTES CÊNICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ESTUDO DO ESPAÇO CÊNICO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) HISTÓRIA DO TEATRO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ILUMINAÇÃO CÊNICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) PLANTA CENOGRÁFICA: LOCALIZAÇÃO DOS ELEMENTOS DO CENÁRIO, EQUIPAMENTOS DE PRODUÇÃO (CÂMERAS, MICROFONES BOOM E GRID DE ILUMINAÇÃO), ESCALA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) PROCESSOS CRIATIVOS EM CENOGRAFIA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) TÉCNICA DE MONTAGEM CÊNICA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) TIPOS DE CENÁRIOS: NEUTRO, REPRODUÇÃO, REPRESENTATIVO, SIMBÓLICO, ABSTRATO, FANTASIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) FUNDAMENTOS DE FOTOGRAFIA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ADMINISTRAÇÃO E PRODUÇÃO DE FILMES | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ROTEIRO E DIREÇÃO CINEMATOGRÁFICOS | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TÉCNICAS DE REGISTRO E PROCESSAMENTO DE FILMES | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) EFEITOS DE CÂMERAS, COMPOSIÇÃO E ENQUADRAMENTO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) HISTÓRIA DO CINEMA NO BRASIL E NO MUNDO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) HISTÓRICO DA DIREÇÃO DE ARTE NO CINEMA | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) ILUMINAÇÃO E CAPTAÇÃO DE IMAGENS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) MOVIMENTOS DE CÂMERA: PAN, ZOOM E TRAVELLING | 4 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) PROCESSO DE DESPRODUÇÃO DO SET DE FILMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) PROCESSO DE PREPARAÇÃO DO SET DE FILMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) RELAÇÃO COM A DIREÇÃO E COM A PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES DO VÍDEO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES DO VÍDEO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES DO VÍDEO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) FUNDAMENTOS DE PRODUÇÃO DO AUDIOVISUAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES DO VÍDEO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) FUNDOS FOTOGRÁFICOS, PLOTADOS OU INSERIDOS EM CHROMA KEY | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES DO VÍDEO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) HISTÓRIA DO AUDIOVISUAL BRASILEIRO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) CENOGRAFIA VIRTUAL | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) COLABORAÇÃO ENTRE ARTE, FIGURINOS E OUTROS DEPARTAMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) DESENHO TECNOLÓGICO PARA CENOGRAFIA | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) DIREÇÃO DE ARTE: DECUPAGEM E CHECK LISTS | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) EQUIPE DE DIREÇÃO DE ARTE E SUAS FUNÇÕES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ESTUDO DE VIABILIDADE TÉCNICA DO PROJETO ARTÍSTICO | 5 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) FIGURINOS: PESQUISA E CONCEITO | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) NARRATIVAS SONORAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) VISAGISMO, FIGURINO E MAQUIAGEM | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - CRIATIVIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 3 |
Condições de Trabalho
Cenógrafos essa família ocupacional apresenta, além da especificidade teatral, uma evidente expansão de sua inserção na produção cinematográfica, na programação televisiva, shows musicais, espetáculos de dança, festas populares e escolas de samba, sendo muito comum os profissionais trabalharem em várias dessas áreas. Predomina o trabalho autônomo ou em pequenas empresas. Nas escolas de samba atuam sob contrato de prestação de serviços (autônomo/micro- empresas), nas emissoras de televisão predomina vínculo com carteira assinada. Na execução do trabalho formam equipes, variando o grau de autonomia segundo a ocupação. Trabalham em ambientes fechados e em horários irregulares, podendo estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, altas temperaturas, além de manter-se em posições desconfortáveis por longos períodos e trabalhar sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho
O exercício dessas ocupações requer curso superior completo ou experiência equivalente (Cenógrafo carnavalesco e festas populares). O exercício pleno das atividades ocorre após cinco anos (Diretor de arte), três a quatro anos para as demais ocupações (exceto Cenógrafo carnavalesco). Para o Cenógrafo carnavalesco sem formação universitária requer-se curso básico profissionalizante de duzentas horas-aula.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Supervisionar a construção da cenografia;
- Afinar cenografia;
- Elaborar estudo preliminar da cenografia;
- Analisar proposta de trabalho;
- Demonstrar competências pessoais;
- Elaborar anteprojeto cenográfico;
- Formular conceito artístico da cenografia;
- Elaborar projeto cenográfico;
- Coordenar a montagem da cenografia;
- Elaborar desenhos, ilustrações e perspectivas cena a cena ou quadro a quadro;
- Especificar materiais para cenotécnica e produção;
- Coordenar equipe de produção cenográfica em estúdio e externa - tv e cinema na montagem;
- Participar de ensaios;
- Definir processos de trabalho;
- Participar de congressos e eventos na área;
- Elaborar o cronograma da construção e montagem da cenografia;
- Definir adereços e objetos de cena;
- Atualizar-se tecnicamente;
- Especificar materiais conforme conceito artístico;
- Estabelecer cláusulas do contrato de trabalho - quando existir;
- Ajustar cenografia a partir de ensaios técnicos;
- Atualizar-se em pesquisa de materiais;
- Supervisionar equipe de eletricistas;
- Analisar perfil da personagem;
- Dialogar com as equipes técnica, artística e produção;
- Elaborar proposta de honorários;
- Definir materiais para a construção dos elementos estruturais;
- Definir ajustes da cenografia com equipe artística - diretor, iluminador, figurinista, aderecistas;
- Coodenar equipe de maquinária de palco na montagem;
- Participar de entidades de classe;
- Ajustar cenografia a partir de ensaios artísticos;
- Detalhar projeto cenográfico;
- Ajustar técnica e artisticamente a cenografia;
- Pesquisar questões correlatas ao tema da obra artística;
- Orçar mão de obra;
- Definir elementos estruturais da cenografia;
- Elaborar métodos de trabalho;
- Coordenar cenotécnico na montagem;
- Definir formas, texturas e cores de acordo com conceito artístico;
- Atualizar-se no uso de softwares aplicados a representação gráfica;
- Pesquisar contexto histórico da obra artística;
- Supervisionar equipe de costura;
- Executar maquetes da cenografia;
- Indicar equipes de produção cenográfica;
- Pesquisar iconografia relacionada ao tema;
- Orçar materiais;
- Planejar áreas de ação cênica;
- Definir conceitos com diretores;
- Definir espaço cênico;
- Analisar propostas cênicas da direção;
- Indicar equipes de cenotécnica;
- Orientar a manutenção do funcionamento da cenografia;
- Avaliar as necessidades espaciais da encenação;
- Atualizar-se em dramaturgia;
- Supervisionar equipe de efeitos especiais;
- Participar de reuniões - direção e produção;
- Supervisionar equipe de aderecistas e escultores;
- Elaborar soluções de cenotécnica;
- Avaliar planos orçamentários da produção;
- Desenvolver percepção visual e espacial;
- Dominar linguagem de representação gráfica;
- Apresentar projeto cenográfico para as equipes - artística, técnica, produção;
- Definir ajuste da cenografia com equipe técnica;
- Supervisionar o cenotécnico na construção da cenografia;
- Pesquisar resistência e aplicabilidade de materiais cênicos;
- Coordenar equipe de contra-regragem na montagem;
- Orientar equipe de produção nos cuidados requeridos para embalagem e transporte do cenário;
- Atualizar-se com publicações técnicas e artísticas;
- Elaborar estudo volumétrico;
- Realizar levantamento do espaço destinado ao evento - medidas, equipamentos, funções e regras;
- Analisar dramaturgicamente textos e roteiros;
- Atualizar-se em história da arte e história geral;
- Avaliar cronogramas da produção;
- Coordenar equipe de palco, estúdio e externas na montagem;
- Supervisionar equipe de pintura de arte e de liso;
- Pesquisar o autor e seu contexto;
- Supervisionar equipes especiais para projetos específicos;
- Supervisionar equipe de serralheria;
- Ajustar cenografia a partir do ensaio geral;
- Participar de leituras de textos e roteiros com equipes;
- Trabalhar em equipe;
- Supervisionar carpintaria;
- Definir ajustes da cenografia com equipe de produção;
Profissões da Família Ocupacional
- Cenógrafo de Tv
- Cenógrafo de Teatro
- Diretor de Arte
- Cenógrafo Carnavalesco e Festas Populares
- Cenógrafo de Cinema
- Cenógrafo de Eventos
Divisões de categorias profissionais do CBO 2623-30
CBO 2623-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de diretor de arte que pertence ao grupo dos cenógrafos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Comunicadores, artistas e religiosos
-
-
- Profissionais de espetáculos e das artes
-
-
-
-
- Cenógrafos
-
-