CBO 2523-05 - Secretária(o) executiva(o) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos secretárias(os) executivas(os)

O profissional no cargo de Secretária(o) executiva(o) CBO 2523-05 Assessora executivos de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, administrando e atualizando agendas de compromissos, atendendo pessoas, organizando e disponibilizando informações qualitativas e quantitativas, elaborando correspondências, documentos, apresentações, relatórios, cronogramas, arquivos e portfólios Planeja, organiza e dirige serviços de secretaria e desempenha funções secretariais como elaboração e transcrição de atas, controle de correspondência física e eletrônica, redação técnica e comercial.

Cria e atualiza banco de dados Mantém organizado arquivo de contatos Organiza reuniões, eventos e viagens, gere atividades, prazos e recursos físicos, financeiros e humanos.

Pode administrar eventos protocolares Mantém-se atualizado quanto a inovações, promovendo a integração do desenvolvimento tecnológico, produtivo, gerencial, social, humano

CBO 2523-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de secretárias(os) executivas(os) que pertence ao grupo dos profissionais das ciências sociais e humanas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Secretária(o) executiva(o), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Secretárias(os) executivas(os) CBO 2523-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2523-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Secretárias(os) executivas(os).
      • Profissionais das ciências sociais e humanas.

O que faz um Secretária(o) executiva(o)

O Secretária(o) executiva(o) CBO 2523-05 assiste executivos e gestores de organizações empresariais, governamentais e não governamentais, organizando e gerenciando compromissos e atendimentos e atuando no desenvolvimento e manutenção de processos Pode atuar como trabalhador assalariado, prestador de serviços ou consultor autônomo, observando e cumprindo normas legais e técnicas.

Desenvolve e administra agendas, estabelece horários, programa, organiza e acompanha atividades, conforme prioridades, preferências e disponibilidade de participantes.

Verifica necessidades e aloca recursos físicos, financeiros e humanos para a realização de encontros presenciais, virtuais e híbridos Encaminha credenciais e acessos, verificando necessidades ou falhas de comunicação.

Recebe, recepciona e atende pessoas, presencialmente, por telefone e por diversos meios, como aplicativos de celular, redes sociais, correio eletrônico, “chats”, intranet e internet, aplicando protocolos pertinentes Fornece informações sobre encontros e eventos, autoriza a entrada de pessoas e encaminha participantes para locais presenciais ou realiza “ensalamento” em ambientes virtuais.

Orienta e indica facilidades e serviços, relativos a localizações, deslocamento, alimentação, hospedagem.

Pode administrar eventos protocolares como reuniões de conselhos administrativos Tria ligações e atendimentos, faz encaminhamentos e retornos, registra e transmite recados.

Realiza contatos solicitados pelos executivos, buscando convergência de agendas e otimização do trabalho.

Cria, gerencia, controla e divulga dados e informações relacionados a processos, produtos e serviços Auxilia e instrumentaliza a gestão estratégica, o desenvolvimento de soluções, negociações e tomada de decisão Participa da curadoria e da padronização de comunicações, conforme a identidade visual, missão, visão e valores da organização.

Elabora clipping e conteúdo para sítios e plataformas digitais, aplicativos, redes sociais, meios de comunicação impressos, como revistas e informativos Pesquisa, interpreta e sistematiza informações, dados técnicos, administrativos e de mercado, avalia e disponibiliza arquivos digitais e físicos, conforme fluxo documental Desenvolve e mantém banco de dados e arquivos.

Controla prazos para respostas de encaminhamentos, administra pendências, solicita respostas e encaminha lembretes na iminência do envio de pareceres, relatórios, informes e atendimentos de demandas Redige, elabora e formata documentação técnica e comercial, conforme a natureza da organização, como pautas, registros de reuniões, convites, convocações, planilhas, gráficos, apresentações eletrônicas, “briefings”, roteiros, transcrições, manuais e materiais de divulgação.

Envia, recebe, protocola e classifica correspondência física e eletrônica, realizando triagem por tipo, prioridade, assunto e destinação Registra, envia, arquiva e procede à guarda de documentos, malotes, mercadorias, encomendas, suprimentos Planeja, organiza e dirige serviços e as atividades secretariais.

Auxilia na seleção, contratação, treinamento da equipe Supervisiona atividades, organiza e controla cronogramas, metas e processos secretariais Faz aquisição de materiais e serviços, solicita, aplica e presta contas de verbas.

Organiza viagens e deslocamentos, providencia documentação, como passaportes, vistos, passagens e “vouchers”, reservas de hospedagem, “checkin” e “checkout”, locais e logística para eventos (“hardware”, “software”, internet, contratos de expositores, palestrantes, equipe receptiva, assistência técnica), convites, cardápios, serviços de bufê, cerimonial Pesquisa, elabora e instrumentaliza executivos com roteiros, itinerários de atividades profissionais, sociais e culturais Acompanha e assiste executivos em viagens e eventos.

Recebe clientes e visitantes, comunicando-se oralmente e por escrito .

Funções do cargo

O funcionário CBO 2523-05 deve demonstrar competências pessoais, controlar correspondência física e eletrônica, organizar eventos e viagens, arquivar documentos físicos e eletrônicos, assessorar executivo- s / Área- s, gerir suprimentos, atender pessoas - cliente externo e interno, supervisionar equipes de trabalho, elaborar documentos, gerenciar informações.

Condições de trabalho dessas profissões

Secretárias(os) executivas(os) trabalham nas mais variadas atividades econômicas da indústria, comércio e serviços, além da administração pública, como assalariados com carteira assinada, estatutários, ou autônomos, sob supervisão ocasional. Atuam de forma individual ou em equipe, em ambientes fechados e em horários diurnos. Podem permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos. Assessoram chefias, atendendo mais de um diretor ou uma área. As secretárias bilíngüe-trilíngües realizam as mesmas atividades que as secretárias executivas e se diferenciam nas atividades que requerem fluência em língua estrangeira.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2523-05

O exercício dessas ocupações requer curso superior em secretariado em nivel de bacharelado ou tecnologia. O registro funcional no MTE é obrigatório. Para as secretárias bilíngües e trilíngües a fluência em dois ou três idiomas estrangeiros é fundamental. O pleno desenvolvimento das atividades ocorre após dois ou três anos de experiência.

Atividades exercidas por um Secretária(o) executiva(o) CBO 2523-05

Um Secretária(o) executiva(o) (ou sinônimo) deve selecionar pessoal, elaborar ficha de avaliação, formatar documentos, tomar ditados, trabalhar sob pressão, cobrar respostas, contornar situações adversas, priorizar compromissos e ligações telefônicas, demonstrar iniciativa, divulgar informações, controlar prazos, programar as atividades da equipe, direcionar informações, controlar cronogramas, capacitar equipe, secretariar reuniões, encaminhar pessoas, contratar serviços de terceiros, levantar necessidades de material, identificar o assunto, filtrar ligações telefônicas, confirmar presença, demonstrar dinamismo, ler documentos, consultar profissionais de outras áreas, reproduzir documentos, acompanhar processos, atender pedidos e solicitações, anotar recados, controlar malote, protocolar correspondência, requisitar material, elaborar planilhas e gráficos, demonstrar espírito de liderança, determinar a forma de arquivo - disquete, microfilmagem, elaborar atas, classificar documentos, redigir documentos, preparar apresentações, demonstrar capacidade de comunicação, manter atualizado o banco de dados, atualizar arquivos, administrar agenda do- s executivo- s, demonstrar sensibilidade, cadastrar documentos, identificar a natureza do documento, adaptar espaço para armazenagem, demonstrar pró-atividade, comprar material, equipamento e mobiliário, administrar arquivos, orientar pessoas, cotar preços, elaborar base de dados, solicitar verbas, adaptar-se a mudanças, reservar sala/local, receber correspondência, cobrar ações, confeccionar clippings, contratar expositores e palestrantes, marcar compromissos, elaborar lista de presença, formular pedidos de compra, escolher cardápio, providenciar documentação legal do executivo - passaporte, vistos, elaborar prestação de contas, administrar conflitos, enviar convite ou convocação, elaborar relatórios, estabelecer atribuições da equipe, transmitir fax, pesquisar local, pesquisar informações e dados, dar suporte em reuniões, dar suporte durante o evento, recepcionar pessoas, transmitir recados, ordenar documentos, datilografar documentos, trabalhar em equipe, autorizar entrada/permanência de visitantes e terceiros, cancelar compromissos, fazer ligações telefônicas, encaminhar certificados, demonstrar discrição, encaminhar documentos, anotar informações, acompanhar executivo- s em evento- s e viagens, demonstrar paciência, digitar documentos, atender ligações telefônicas, demonstrar senso de organização, colher assinatura, fornecer informações, fazer check-list, conferir material, providenciar equipamentos, materiais e serviços de apoio, prestar atendimento especial a autoridades e clientes diferenciados, monitorar o trabalho da equipe, demonstrar capacidade de retórica, cobrar relatórios, administrar estresse, encaminhar ligações telefônicas, providenciar passagens, hospedagem e transporte local, registrar correspondência, acompanhar contratos e garantias, assinar documentação escolar, arquivar correspondência, estabelecer cronograma de atividades, administrar pendências, avaliar a equipe, definir horários, monitorar horários de entrada e saída, enviar correspondência, elaborar convites e convocações, triar correspondência, despachar com o- s executivo- s, preparar sala/local, transcrever textos.

Cargos e salários CBO 2523-05 - Secretárias(os) executivas(os)

Salário Assistente de Presidência Rio de Janeiro

Assistente de Presidência: Rio de Janeiro, RJ

  • 1.576
  • Rio de Janeiro, RJ
  • 5.265 - 13.974
  • 41h
O profissional no cargo de Assistente de Presidência CBO 2523-05 trabalhando em Rio de Janeiro - RJ, ganha entre 5.265 e 13.974 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.576 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Assistente de Presidência Santos

Assistente de Presidência: Santos, SP

  • 205
  • Santos, SP
  • 5.085 - 13.583
  • 42h
O profissional no cargo de Assistente de Presidência CBO 2523-05 trabalhando em Santos - SP, ganha entre 5.085 e 13.583 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 205 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Assistente de Presidência Florianópolis

Assistente de Presidência: Florianópolis, SC

  • 404
  • Florianópolis, SC
  • 3.319 - 8.357
  • 41h
O profissional no cargo de Assistente de Presidência CBO 2523-05 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 3.319 e 8.357 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 404 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Assistente de Presidência São Paulo

Assistente de Presidência: São Paulo, SP

  • 4.196
  • São Paulo, SP
  • 5.482 - 13.308
  • 42h
O profissional no cargo de Assistente de Presidência CBO 2523-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.482 e 13.308 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 4.196 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Juiz de Fora

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Juiz de Fora, MG

  • 329
  • Juiz de Fora, MG
  • 1.733 - 3.097
  • 42h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Juiz de Fora - MG, ganha entre 1.733 e 3.097 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 329 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Natal

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Natal, RN

  • 292
  • Natal, RN
  • 2.572 - 6.237
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 2.572 e 6.237 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 292 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Barueri

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Barueri, SP

  • 253
  • Barueri, SP
  • 4.133 - 8.835
  • 42h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Barueri - SP, ganha entre 4.133 e 8.835 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 253 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Goiânia

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Goiânia, GO

  • 2.444
  • Goiânia, GO
  • 2.479 - 5.409
  • 42h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Goiânia - GO, ganha entre 2.479 e 5.409 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 2.444 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Campo Grande

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Campo Grande, MS

  • 687
  • Campo Grande, MS
  • 1.874 - 3.487
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Campo Grande - MS, ganha entre 1.874 e 3.487 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 687 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Pelotas

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Pelotas, RS

  • 114
  • Pelotas, RS
  • 1.626 - 2.525
  • 42h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Pelotas - RS, ganha entre 1.626 e 2.525 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 114 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Campinas

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Campinas, SP

  • 261
  • Campinas, SP
  • 5.392 - 14.416
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 5.392 e 14.416 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 261 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Manaus

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Manaus, AM

  • 938
  • Manaus, AM
  • 3.031 - 6.968
  • 39h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Manaus - AM, ganha entre 3.031 e 6.968 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 938 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Palmas

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Palmas, TO

  • 508
  • Palmas, TO
  • 1.640 - 2.795
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Palmas - TO, ganha entre 1.640 e 2.795 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 508 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Rio de Janeiro

  • 2.968
  • Rio de Janeiro
  • 3.981 - 10.582
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 3.981 e 10.582 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.968 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Rio Branco

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Rio Branco, AC

  • 286
  • Rio Branco, AC
  • 1.816 - 3.392
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Rio Branco - AC, ganha entre 1.816 e 3.392 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 286 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Santa Catarina

  • 3.582
  • Santa Catarina
  • 2.140 - 3.958
  • 43h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.140 e 3.958 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 3.582 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria São Luís

Auxiliar Administrativo de Diretoria: São Luís, MA

  • 430
  • São Luís, MA
  • 3.606 - 8.670
  • 42h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 3.606 e 8.670 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 430 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.
Salário Auxiliar Administrativo de Diretoria Belo Horizonte

Auxiliar Administrativo de Diretoria: Belo Horizonte, MG

  • 1.634
  • Belo Horizonte, MG
  • 3.893 - 9.338
  • 41h
O profissional no cargo de Auxiliar Administrativo de Diretoria CBO 2523-05 trabalhando em Belo Horizonte - MG, ganha entre 3.893 e 9.338 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.634 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2523-05.