CBO 2394-05 - Programadores, avaliadores e orientadores de ensino - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
Funções
avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional, promover a formação contínua dos profissionais, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, viabilizar trabalho coletivo, demonstrar competências pessoais, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional.
Atividades
divulgar deliberações, avaliar desempenho das classes/turmas, intervir na aplicação de medidas disciplinares, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, planejar reuniões com equipes de trabalho, promover trocas de experiências, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, estimular participação dos diferentes sujeitos, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, criar mecanismos de participação/interação, traçar objetivos educacionais, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, construir instrumentos de avaliação, atuar em conselhos de classe e de escola, administrar tempo, articular ação da escola com outras instituições, elaborar textos de orientação, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, avaliar instituição escolar, avaliar desempenho profissional dos educadores, buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, selecionar referencial teórico-científico, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, participar das avaliações externas, selecionar bibliografia, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, emitir pareceres, divulgar resultados de avaliação, participar de cursos, seminários e congressos, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, formar equipes de trabalho, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, fornecer subsídios teóricos, construir sistema de avaliação, produzir material de apoio pedagógico, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, demonstrar criatividade, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, elaborar relatórios, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, compreender o contexto, publicar experiências pedagógicas, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, organizar reuniões com equipes de trabalho, propor mudanças no projeto pedagógico, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, observar desempenho das classes, saber ouvir, acompanhar produção dos alunos, administrar conflitos, analisar desempenho das classes, demonstrar capacidade de observação, propor soluções para problemas educacionais detectados, levantar necessidades educacionais e sociais, detectar problemas educacionais, demonstrar pró-atividade, traçar metas educacionais, realizar entrevistas, dimensionar os problemas, equalizar informações, observar processo de trabalho no contexto escolar, administrar recursos de trabalho, divulgar experiências pedagógicas, demonstrar flexibilidade, criar espaços de participação/interação, contextualizar historicamente a escola, participar da avaliação proposta pela instituição, verificar cumprimento das metas, avaliar implementação de projetos educacionais, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, organizar grupos de estudos, acompanhar trajetória escolar do aluno, saber integrar as informações, planejar ações de operacionalização, trabalhar em equipe, promover cursos, oficinas e orientação técnica, organizar encontros, congressos e seminários, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, caracterizar perfil dos alunos, administrar demanda por vagas, estruturar os tempos pedagógicos, assessorar trabalho docente, organizar encontro de educandos, pesquisar práticas educativas, respeitar as diversidades.