CBO 2394-05 - Coordenador pedagógico - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos programadores, avaliadores e orientadores de ensino
O profissional no cargo de Coordenador pedagógico CBO 2394-05 Planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes Orienta e acompanha as práticas de ensino, a didática e a aplicação de metodologias de ensino e aprendizagem.
Orienta a equipe pedagógica, implementa projetos pedagógicos e instrucionais nas modalidades de ensino presencial e a distância Articula as ações didático-pedagógicas dos docentes e da equipe de apoio ao ensino, considerando o desenvolvimento do processo educacional no ambiente escolar Elabora, implementa e avalia o projeto pedagógico, o planejamento, o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem, viabilizando o trabalho coletivo e institucional.
Organiza e elabora documentos administrativos e pedagógicos Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 2394-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de programadores, avaliadores e orientadores de ensino que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Coordenador pedagógico, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Programadores, avaliadores e orientadores de ensino CBO 2394-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2394-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Programadores, avaliadores e orientadores de ensino.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Coordenador pedagógico
O Coordenador pedagógico CBO 2394-05 planeja, coordena e avalia os processos de ensino e aprendizagem e o desempenho de alunos e docentes, definindo cronograma e estratégias para acompanhamento da ação docente, instrumentos de avaliação para verificação do desempenho e da progressão dos alunos, dos resultados avaliativos, das estratégias para recuperação da aprendizagem, da qualidade dos processos e dos níveis de satisfação de educandos e familiares Implementa, coordena e acompanha o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem, assessorando as atividades de docentes e alunos, por meio de concepções metodológicas e didático-pedagógicas, produzindo material de apoio, inclusive por meio de tecnologias da informação e comunicação, orientando o docente, analisando os processos de trabalho no contexto escolar e os resultados de desempenho dos alunos.
Promove estudos e discussões sobre a proposta e o projeto pedagógicos definidos pela escola, o currículo, as metodologias de ensino aplicáveis no planejamento, desenvolvimento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem, considerando sequência dos conteúdos, integração entre as áreas do conhecimento, interdisciplinaridade, contextualização, elaboração de projetos, proposição de situações-problema, tendo em vista o conceito de aprendizagem significativa.
Define e implementa estratégias para observar, acompanhar e analisar o desempenho dos alunos Orienta, analisa e avalia a elaboração de planos de ensino e planos de aula dos docentes, e verifica o desenvolvimento e a avaliação do processo de ensino e aprendizagem realizado.
Propõe ações para e recuperação da aprendizagem e participa da elaboração de projetos, propondo ações, atividades e estratégias para essa etapa do processo Faz a gestão das ações e atividades pedagógicas no âmbito escolar, verificando o cumprimento da legislação educacional e do projeto pedagógico.
Administra recursos de trabalho, zelando pela preservação e condições de utilização.
Prospecta, identifica, seleciona, elabora e especifica materiais e recursos pedagógicos Administra conflitos disciplinares entre docentes e alunos, intercede e aplica medidas disciplinadoras de acordo com o regimento escolar.
Identifica fatores intervenientes no processo de ensino e aprendizagem e propõe soluções para problemas educacionais detectados.
Avalia o desenvolvimento do projeto pedagógico e do processo de ensino e aprendizagem, o desempenho profissional dos educadores, das classes, da instituição escolar, da implementação de projetos educacionais, construindo sistema e instrumentos de avaliação para detectar problemas educacionais e propor soluções Implementa medidas para viabilizar o trabalho coletivo, criando mecanismos e espaços de participação e interação da equipe, organizando e coordenando reuniões pedagógicas Coordena a construção e a revisão do projeto pedagógico, em parceria com docentes e equipe de educacional, definindo princípios norteadores do projeto, levantando dados educacionais, fornecendo subsídios teóricos metodológicos e didático-pedagógicos, considerando o contexto social, político, tecnológico e cultural.
Traça metas e objetivos educacionais, planeja ações de operacionalização, podendo articular ação conjunta com outras instituições Promove a formação contínua dos profissionais, organizando grupos de estudos, pesquisando metodologias, práticas educativas e avanços científicos em diferentes áreas, selecionando fontes de consulta, dados e informações Comunica-se com objetividade e assertividade, elabora e sistematiza textos e documentação educacional e administrativa, como relatórios, pareceres, resultados de avaliações, regimento escolar, registros de experiências pedagógicas e de atividades educacionais.
Pode publicar livros, artigos e notas técnicas e realizar entrevistas Atua de acordo com a legislação vigente, com princípios de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2394-05 deve promover a formação contínua dos profissionais, viabilizar trabalho coletivo, coordenar a - re construção do projeto pedagógico/instrucional, implementar execução do projeto pedagógico/instrucional, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, avaliar desenvolvimento do projeto pedagógico/instrucional.
Condições de trabalho dessas profissões
Programadores, avaliadores e orientadores de ensino atuam em atividades de ensino nas esferas públicas e privadas. São estatutários ou empregados com carteira assinada, trabalham tanto individualmente como em equipe interdisciplinar, com supervisão ocasional, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno. Em algumas atividades podem trabalhar sob pressão, levando-os à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2394-05
O exercício dessas ocupações requer curso superior na área de educação ou áreas correlatas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de exercício profissional.
Atividades exercidas por um Coordenador pedagógico CBO 2394-05
Um Coordenador pedagógico (ou sinônimo) deve buscar assessoria para viabilizar o projeto pedagógico/instrucional, promover cursos, oficinas e orientação técnica, administrar tempo, administrar recursos de trabalho, assessorar trabalho docente, organizar encontros, congressos e seminários, estruturar os tempos pedagógicos, intervir na aplicação de medidas disciplinares, criar/recriar normas de convivência e procedimentos de trabalho coletivo, organizar encontro de educandos, propor mudanças no projeto pedagógico, emitir pareceres, construir sistema de avaliação, avaliar processo de ensino e/ou de aprendizagem, levantar necessidades educacionais e sociais, elaborar relatórios, administrar conflitos, propor soluções para problemas educacionais detectados, organizar reuniões com equipes de trabalho, acompanhar desenvolvimento do trabalho docente/autor/tutor, selecionar referencial teórico-científico, participar da avaliação proposta pela instituição, registrar a produção do conhecimento sobre a prática educacional, contribuir para que as decisões expressem o coletivo da equipe pedagógica e multiprofissional, publicar experiências pedagógicas, acompanhar produção dos alunos, demonstrar capacidade de comunicação verbal e escrita, observar desempenho das classes, acompanhar trajetória escolar do aluno, traçar objetivos educacionais, compreender o contexto, equalizar informações, avaliar implementação de projetos educacionais, coordenar projetos e atividades de recuperação de aprendizagem, construir instrumentos de avaliação, participar de fóruns acadêmicos, políticos e culturais, formar equipes de trabalho, sistematizar registros administrativos e pedagógicos, averiguar consonância da concepção de avaliação com os princípios do projeto pedagógico, saber ouvir, detectar problemas educacionais, aplicar sanções disciplinares em consonância com o regimento escolar, fornecer subsídios para reflexão das mudanças sociais, políticas, tecnológicas e culturais, participar da elaboração e reelaboração de regimentos escolares, estimular participação dos diferentes sujeitos, trabalhar em equipe, analisar desempenho das classes, coletar propostas de coordenação, supervisão e orientação, fiscalizar cumprimento da legislação e do projeto pedagógico, articular ação conjunta da escola com as instituições de proteção a criança e ao adolescente, divulgar resultados de avaliação, organizar grupos de estudos, pesquisar avanços de conhecimentos científicos em diferentes áreas, realizar entrevistas, caracterizar perfil dos alunos, atuar em conselhos de classe e de escola, avaliar desempenho profissional dos educadores, organizar os espaços e os mecanismos de participação/interação, selecionar bibliografia, produzir material de apoio pedagógico, administrar conflitos disciplinares entre professores e alunos, verificar cumprimento das metas, observar processo de trabalho no contexto escolar, divulgar deliberações, avaliar desempenho das classes/turmas, contextualizar historicamente a escola, saber integrar as informações, orientar atividades interdisciplinares/transdisciplinares, analisar execução do plano de ensino e outros regimes escolares, planejar ações de operacionalização, pesquisar práticas educativas, criar mecanismos de participação/interação, demonstrar pró-atividade, demonstrar criatividade, elaborar textos de orientação, demonstrar capacidade de observação, administrar demanda por vagas, demonstrar flexibilidade, avaliar instituição escolar, fornecer subsídios teóricos, dimensionar os problemas, promover trocas de experiências, participar de cursos, seminários e congressos, traçar metas educacionais, planejar reuniões com equipes de trabalho, articular ação da escola com outras instituições, respeitar as diversidades, participar das avaliações externas, divulgar experiências pedagógicas, estabelecer sintonia entre a política educacional do país e o projeto pedagógico da escola, criar espaços de participação/interação.