CBO 2349-10 - Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de artes do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) CBO 2349-10 Planeja e realiza atividades de formação, supervisão, orientação, assessoria e consultoria acadêmico-científicas no ensino superior de artes visuais (plásticas e multimidiáticas), abordando aspectos de produção e curadoria artística e cultural com diferentes técnicas, linguagens, plataformas, tecnologias, objetivos e intencionalidades Ministra aulas expositivas, magistrais, individuais e coletivas, utilizando estratégias presenciais ou a distância, mobilizando aspectos técnicos, didático-pedagógicos, metodologias de ensino e aprendizagem e estratégias avaliativas.
Concebe, implementa e coordena projetos pedagógicos de cursos e programas tecnocientíficos em artes visuais, contribuindo para a divulgação de novos processos de criação, restauração e curadoria de obras de artes plásticas e midiáticas, projetos de design em diferentes contextos, técnicas, plataformas e materiais
CBO 2349-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de artes do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de artes do ensino superior CBO 2349-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2349-10
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de artes do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
O Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) CBO 2349-10 prepara e ministra aulas expositivas, aulas magistrais (masterclasses), oficinas e cursos de curta e longa duração, teóricos e práticos, para alunos do ensino superior das artes visuais, plásticas e multimidiáticas, abordando aspectos relativos à produção e curadoria artística e cultural em diferentes técnicas, linguagens, plataformas, tecnologias, objetivos e intencionalidades Mobiliza aspectos técnicos e didático-pedagógicos, considerando conteúdos, metodologias de ensino e aprendizagem e estratégias avaliativas contidas nos projetos pedagógicos ou planos de cursos.
Orienta e supervisiona alunos em estágios, práticas profissionais, pesquisas e produções no âmbito das artes plásticas e multimidiáticas, acolhendo e prestando atendimento aos estudantes, contribuindo para a formação integral do profissional.
Planeja cursos de ensino superior, elaborando e justificando a própria existência do curso e sua inserção no mercado de trabalho, estabelecendo objetivos de ensino, perfil profissional do egresso e seu campo de atuação Define a concepção epistemológica e metodológica do curso, sistematizando estrutura curricular e produzindo o ementário, estabelecendo pré-requisitos e infraestrutura específica, assim como a metodologia de avaliação de aprendizagem, considerando o aparato regulatório para o ensino superior (governamental e decorrentes de associações representativas de classe) e os objetivos institucionais de formação.
Coordena cursos superiores de graduação e pós-graduação, implementando e avaliando currículos, bem como a infraestrutura necessária para desenvolvimento dos cursos Elabora testes de aptidão para seleção de alunos, docentes, técnicos e outros profissionais envolvidos na operação de cursos superiores, participando de bancas e comissões de processos seletivos e concursos, e emitindo relatórios e pareceres de avaliação.
Participa e coordena bancas de defesa de trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses acadêmicas, avaliando qualidade em termos de objetivos, justificativas, embasamento teórico-conceitual, métodos e técnicas e resultados obtidos.
Coordena grupos de estudo e desenvolve pesquisa em artes visuais, sob diferentes aspectos técnicos, metodológicos, políticos, culturais e econômicos, em articulação com outras áreas do conhecimento, como sociologia, antropologia, filosofia, artes, entre outras Elabora e define metodologias e projetos de pesquisa, desenvolvendo análises e sistematizações de conhecimento sobre processos de criação, restauração e curadoria de obras de arte plásticas e midiáticas, projetos de design em diferentes contextos, técnicas, plataformas e materiais, como tinta, argila, madeira, metais, papel, entre outros.
Coordena publicações e curadorias, participa de conselhos editoriais artístico-científicos, produz e divulga conhecimentos por meio de textos e eventos científicos de diferentes tipos, presenciais ou mediados por plataformas tecnológicas, contribuindo para o fortalecimento do campo do conhecimento.
Programa e organiza atividades de extensão no âmbito das artes visuais, como seminários, colóquios e congressos, exposições, festivais, mostras, espetáculos, oficinas e cursos de curta duração, realizando curadorias e participando de comissões julgadoras de concursos artístico-culturais Realiza atividades de assessoria, supervisão e consultoria a instituições e grupos artístico-culturais e científicos, organizações governamentais e não-governamentais, instituições de ensino e pesquisa, agências financiadoras, editoriais e midiáticas, contribuindo e articulando a definição de políticas culturais Atua considerando ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2349-10 deve planejar cursos, assessorar atividades acadêmico-administrativas, atuar no ensino da arte, desenvolver pesquisa em artes, coordenar atividades de extensão em artes, demonstrar competências pessoais, divulgar conhecimentos específicos em artes, exercer atividades acadêmico-administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2349-10
Os requisitos para o exercício dessas ocupações podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Atividades exercidas por um Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) CBO 2349-10
Um Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) (ou sinônimo) deve definir grades curriculares, coordenar comissões, demonstrar capacidade pedagógica, realizar curadoria, pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética, difundir resultados de pesquisa, solicitar infra-estrutura de apoio, trabalhar de forma multidisciplinar, assessorar organizações governamentais e não-governamentais, encaminhar pedido de aprovação de novos cursos, trabalhar em equipe, dar palestras e conferências, definir metodologias de pesquisa em artes, programar espetáculos, participar de debates na mídia, elaborar ementas, programar palestras e conferências, demonstrar capacidade de especulação e experimentação, concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas, assessorar a mídia, demonstrar atitude crítica, participar de seminários colóquios e congressos, identificar pré-requisitos, assessorar entidades de ensino, coordenar cursos, desenvolver novas abordagens de criação artística, apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos, avaliar alunos, demonstrar percepção estética, assessorar instituições artístico-culturais, analisar processos de criação artística, elaborar testes de aptidão para seleção de alunos, organizar seminários, colóquios e congressos, preparar aulas teóricas e práticas, coordenar publicações, analisar processos de recepção artística, constituir equipes de trabalho, elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais, participar de bancas de concurso, orientar alunos em pesquisas e produções artísticas, publicar textos teóricos, críticos e de divulgação, participar de comissões, assessorar agências financiadoras de pesquisa, definir carga horária, definir objetivos de cursos, supervisionar produções de natureza artística, definir programas de cursos, assessorar editoras, organizar oficinas e mini-cursos, participar de conselhos editoriais, demonstrar capacidade de condução de pesquisa, supervisionar alunos em estágios, participar de comissões julgadoras de concursos artísticos, concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas, coordenar grupos de pesquisa, dimensionar infra-estrutura de apoio, demonstrar capacidade de criar soluções novas, participar da definição de políticas culturais, prestar consultoria, organizar festivais e mostras, avaliar currículos, cursos e disciplinas, dar entrevistas, participar de bancas de defesa de tese e dissertação, emitir pareceres, elaborar projetos de pesquisa, prestar atendimento a alunos, ministrar oficinas e mini-cursos, elaborar relatórios, assessorar grupos artísticos, coordenar grupos de estudo, sistematizar conhecimentos em artes, organizar exposições, ministrar aulas teóricas e práticas, analisar arte, obra de arte e experiência estética, articular a arte com outras áreas do conhecimento.