CBO 2349-10 - Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
Entenda o que fazem os professores de artes do ensino superior no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia)
Planeja e executa processo de ensino de artes visuais em curso de nível superior. Elabora plano de ensino. Ministra aulas sobre conhecimentos em teoria da arte, história da arte e crítica de arte. Promove atividades de ensino para formação de profissionais em artes visuais, como pintor, escultor, artista multimídia, fotógrafo, entre outros. Incentiva aluno a exercitar sua percepção crítica. Transmite noções básicas sobre curadoria, gestão de projetos e negócios em arte. Supervisiona a elaboração, por alunos, de projeto de pesquisa. Faz avaliação de aprendizagem de alunos. Supervisiona estágios. Promove educação inclusiva, atendendo às necessidades individuais de alunos. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Desenvolve projetos de pesquisa. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Ministra aulas sobre conhecimentos em teoria da arte, história da arte e crítica de arte. Usa recursos variados – tais como livros, vídeos e imagens digitais -, para ampliar o repertório da linguagem artística de aluno. Articula teoria da arte com outras áreas do saber, tais como antropologia cultural, filosofia e sociologia.
Atua para que aluno aperfeiçoe sua capacidade de pensamento visual e se torne apto a materializar seus projetos artísticos em qualquer meio. Coordena atividades práticas de desenho, a partir da observação de objetos e figuras, articulando aspectos perceptivos, formais e expressivos. Promove atividades de observação e de representação dos elementos cromáticos, no campo da pintura. Propõe, ao aluno, ações sobre a matéria - dobrar, cortar, escavar, deformar, montar, entre outras - na criação de formas. Propicia conhecimento básico de xilogravura, orientando gravação e impressão.
Promove atividades de ensino para formação de profissionais em artes visuais, tais como pintor, gravador, escultor, artista multimídia, videoartista, fotógrafo e ilustrador. Incentiva o aluno a exercitar sua percepção crítica, em relação ao próprio trabalho e ao trabalho dos demais colegas.
Transmite noções básicas sobre curadoria, gestão de projetos e negócios em arte.
Coordena estudo sobre perspectiva histórica e análise teórica de multimídia e intermídia. Orienta exercícios práticos sobre o uso de hipertexto, interatividade, interface, entre outros elementos. Conduz análise sobre panorama da arte e tecnologia.
Supervisiona a realização, por grupos de alunos, de projeto de pesquisa em arte, como configurações das exposições em museus ao longo do tempo. Acompanha a execução do projeto de cada grupo, avaliando objetivos, coleta, processamento e interpretação de dados, e resultados da análise. Estimula o desenvolvimento de atitude colaborativa, criatividade, atitude crítica, e conduta ética, durante o trabalho em equipe.
Atua como mediador da aprendizagem, criando desafios e propondo questões para reflexão. Ressalta a importância do aprendizado contínuo e autônomo em artes visuais.
Promove educação inclusiva, adotando estratégias e utilizando recursos adicionais adaptados aos vários estilos e ritmos de aprendizagem, para atender às necessidades individuais de alunos.
Realiza avaliação de alunos com base no rendimento escolar e em outros parâmetros educacionais. Faz avaliações periódicas do progresso de alunos e ajusta as estratégias de ensino para melhoria do processo de aprendizagem.
Supervisiona estágios curriculares. Pode atuar em programas para vivências de alunos em outras instituições de ensino.
Trabalha em equipe com os demais professores, compartilhando experiências de ensino.
Pode colaborar em atividades institucionais, atuando na definição de políticas acadêmicas, participando da elaboração do Projeto Pedagógico Institucional (PPI), e integrando comissões e órgãos colegiados.
Mantém-se atualizado em relação aos avanços tecnológicos em recursos didáticos.
Pode participar de comissões julgadoras de concursos artísticos.
Pode conceber e coordenar cursos de curta duração.
Planeja e desenvolve estudos sobre diferentes temas, como análise de políticas públicas na área artística. Divulga conhecimentos em publicações e em eventos artístico-científicos.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA ÀS ARTES VISUAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) ESTATÍSTICA APLICADA ÀS ARTES VISUAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FÍSICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | FÍSICA | OUTROS ELEMENTOS (FÍSICA) FÍSICA APLICADA ÀS ARTES VISUAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INFORMÁTICA) INFORMÁTICA APLICADA ÀS ARTES VISUAIS E À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE ARTES VISUAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (INTERNET) INTERNET APLICADA ÀS ARTES VISUAIS E À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE ARTES VISUAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | SOFTWARE ESPECÍFICO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (SOFTWARE ESPECÍFICO) SOFTWARES APLICADOS ÀS ARTES VISUAIS E À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE ARTES | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | VIDEOJOGO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (VIDEOJOGO) ARTES VISUAIS APLICADAS À PRODUÇÃO DE VIDEOJOGOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO APLICADAS ÀS ARTES VISUAIS E À DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE ARTES VISUAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ECOLOGIA) EDUCAÇÃO, MEIO AMBIENTE E SOCIEDADE | 3 | 3 | 3 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA | OUTROS ELEMENTOS (ENGENHARIA DE MATERIAIS E METALÚRGICA) OPERAÇÕES BÁSICAS SOBRE MATERIAIS UTILIZADOS NA PRODUÇÃO DE OBRAS DE ARTES VISUAIS: DOBRA, CORTE, ESCAVAÇÃO, CONFORMAÇÃO, DEFORMAÇÃO, MONTAGEM, OUTRAS | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS AUTORAIS E DE PROPRIEDADE INTELECTUAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) DIREITOS HUMANOS, DA INFÂNCIA E CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) REGULAMENTAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO DIREITO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | OUTROS ELEMENTOS (DIREITO) SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ADMINISTRAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO) GESTÃO DE PROJETOS DE ARTES VISUAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ECONOMIA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | OUTROS ELEMENTOS (ECONOMIA) ECONOMIA DA CULTURA E DA CRIATIVIDADE | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | MUSEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO MUSEOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | MUSEOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (MUSEOLOGIA) CONSERVAÇÃO, RESTAURO E CURADORIA DE OBRAS EM AMBIENTES MUSEOLÓGICOS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | TEORIA DA COMUNICAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TEORIA DA COMUNICAÇÃO) TEORIAS DA COMUNICAÇÃO E DAS ARTES VISUAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | JORNALISMO E EDITORAÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (JORNALISMO E EDITORAÇÃO) ARTES VISUAIS APLICADAS AO JORNALISMO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | RÁDIO E TELEVISÃO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (RÁDIO E TELEVISÃO) ARTES VISUAIS PARA PLATAFORMAS AUDIOVISUAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | COMUNICAÇÃO VISUAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO VISUAL) COMUNICAÇÃO VISUAL: CONCEITOS, TÉCNICAS E PROCESSOS DE TRANSMISSÃO E RECEPÇÃO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) MULTIMÍDIA, INTERMÍDIA, HIPERMÍDIA, TRANSMÍDIA E CROSSMÍDIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) POÉTICAS, TECNOLOGIAS E MULTIMÍDIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) SEMIÓTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | COMUNICAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) VEÍCULOS, MÍDIAS, PLATAFORMAS E LINGUAGENS DA COMUNICAÇÃO APLICADOS ÀS ARTES VISUAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) ESTÉTICA E NOÇÃO DE BELO NAS ARTES VISUAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FILOSOFIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (FILOSOFIA) FILOSOFIA APLICADA ÀS ARTES VISUAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ARTES VISUAIS COMO VEÍCULO DE SENTIDO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) ARTES VISUAIS E O MERCADO DE TRABALHO CONTEMPORÂNEO | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) INDÚSTRIA CULTURAL E REPRODUTIBILIDADE TÉCNICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DAS ARTES VISUAIS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO SOCIOLOGIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | SOCIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (SOCIOLOGIA) SOCIOLOGIA DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) ANTROPOLOGIA DAS ARTES VISUAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ANTROPOLOGIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | ANTROPOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ANTROPOLOGIA) MEMÓRIA, ESPAÇOS DE SOCIABILIDADE E TRAJETÓRIAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO HISTÓRIA | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA) HISTÓRIA DAS ARTES VISUAIS E DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS | 4 | 4 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DE SISTEMAS, INSTITUIÇÕES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO EDUCACIONAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL) ELABORAÇÃO DE PLANOS DE ENSINO E PLANOS DE AULA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TECNOLOGIA EDUCACIONAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | ENSINO-APRENDIZAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ENSINO-APRENDIZAGEM) DIDÁTICA APLICADA AO ENSINO SUPERIOR | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 2 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO | 2 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TEORIA GERAL DE PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR | 3 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | CURRÍCULO | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (CURRÍCULO) CURRÍCULO NO ENSINO SUPERIOR DE ARTES VISUAIS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO INCLUSIVA | 4 | 5 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) EDUCAÇÃO PARA ARTES VISUAIS E ENSINO DAS ARTES VISUAIS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO) ENSINO A DISTÂNCIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) EXTENSIONISMO EM ARTES VISUAIS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO EDUCAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | EDUCAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (EDUCAÇÃO) INTERNACIONALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | POLÍTICAS PÚBLICAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (POLÍTICAS PÚBLICAS) POLÍTICAS CULTURAIS NO ÂMBITO DAS ARTES VISUAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO CIÊNCIA POLÍTICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | CIÊNCIA POLÍTICA | OUTROS ELEMENTOS (CIÊNCIA POLÍTICA) USOS POLÍTICOS DAS EXPRESSÕES ARTÍSTICO-CULTURAIS | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | 4 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CRÍTICA DA ARTE | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | HISTÓRIA DA ARTE | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEORIA DA ARTE | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FUNDAMENTOS E CRÍTICA DAS ARTES) FUNDAMENTOS E CRÍTICA ÀS ARTES VISUAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CERÂMICA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DESENHO | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ESCULTURA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | GRAVURA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | PINTURA | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TECELAGEM | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES PLÁSTICAS | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES PLÁSTICAS) XILOGRAVURA | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | MÚSICA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (MÚSICA) MÚSICA APLICADA ÀS ARTES VISUAIS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | DANÇA | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (DANÇA) DANÇA APLICADA ÀS ARTES VISUAIS | 3 | 4 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | TEATRO | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (TEATRO) ARTES VISUAIS APLICADAS AO TEATRO | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | FOTOGRAFIA | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (FOTOGRAFIA) FOTOGRAFIA APLICADA ÀS ARTES VISUAIS | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | CINEMA | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (CINEMA) ARTES VISUAIS APLICADAS AO CINEMA | 3 | 4 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | ARTES DO VÍDEO | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES DO VÍDEO) ARTES DO VÍDEO APLICADAS ÀS ARTES VISUAIS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ANÁLISE E CRIAÇÃO EM ARTES VISUAIS, PLÁSTICAS E MIDIÁTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ATELIÊS, LABORATÓRIOS E OUTROS CENÁRIOS DE ATIVIDADES PRÁTICAS DE ENSINO E PESQUISA DE ARTES VISUAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) COMPOSIÇÃO E COMUNICAÇÃO VISUAL | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) CRIAÇÃO E PROCESSO CRIATIVO NA PRODUÇÃO EM ARTES VISUAIS, PLÁSTICAS E MIDIÁTICAS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) CURADORIA DE ARTES VISUAIS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) DESENHO, ILUSTRAÇÃO, ANIMAÇÃO E MODELAGEM DIGITAL: CONCEITOS, TÉCNICAS E LINGUAGENS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) DESENHO, ILUSTRAÇÃO, ANIMAÇÃO E MODELAGEM: CONCEITOS, TÉCNICAS, MATERIAIS E LINGUAGENS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO VISUAL | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) DIREÇÃO DE ARTES VISUAIS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATIVIDADES DE ENSINO E PESQUISA DE ARTES VISUAIS | 5 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) ESTILOS, EXPRESSÕES E MOVIMENTOS ARTÍSTICO-CULTURAIS NACIONAIS E INTERNACIONAIS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) MODELAGEM E IMPRESSÃO 3D | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) NARRATIVAS E POÉTICAS VISUAIS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS ÀS ARTES VISUAIS | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) RESTAURAÇÃO E CONSERVAÇÃO DE OBRAS DE ARTES VISUAIS | 4 | 5 | 5 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ARTES | 4 | 5 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | ARTES | OUTROS ELEMENTOS (ARTES) TEORIAS DA CULTURA E DA CRIATIVIDADE | 4 | 5 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ESTRATÉGIAS DE PESQUISA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | INSTRUMENTOS E APARELHOS DE PESQUISA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 3 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | TÉCNICAS DE PESQUISA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | AVALIAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 4 | 4 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 4 | 4 | 5 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | NEGOCIAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | OUTRAS HABILIDADES DE COGNITIVAS (ESPECIFICAR...) | OUTRAS - VISÃO ESPACIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE HABILIDADES ARTÍSTICAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AO BRILHO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 5 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 5 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COMPLEXOS, QUE PODEM EXIGIR NOVAS ABORDAGENS ESTRATÉGICAS. | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES, GERENCIANDO O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DELES | 3 |
Condições de Trabalho
Trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.Exigências do mercado de trabalho
Os requisitos para o exercício dessas ocupações podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- atuar no ensino da arte;
- exercer atividades acadêmico-administrativas;
- assessorar atividades acadêmico-administrativas;
- divulgar conhecimentos específicos em artes;
- coordenar atividades de extensão em artes;
- planejar cursos;
- demonstrar competências pessoais;
- desenvolver pesquisa em artes;
- solicitar infra-estrutura de apoio;
- participar de conselhos editoriais;
- organizar exposições;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- organizar festivais e mostras;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- dar palestras e conferências;
- coordenar publicações;
- analisar processos de criação artística;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- emitir pareceres;
- elaborar ementas;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- realizar curadoria;
- participar da definição de políticas culturais;
- elaborar relatórios;
- programar palestras e conferências;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- demonstrar atitude crítica;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- definir programas de cursos;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- organizar oficinas e mini-cursos;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- assessorar editoras;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- programar espetáculos;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- constituir equipes de trabalho;
- elaborar projetos de pesquisa;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- supervisionar produções de natureza artística;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- participar de debates na mídia;
- definir grades curriculares;
- assessorar entidades de ensino;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- assessorar a mídia;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- difundir resultados de pesquisa;
- prestar consultoria;
- ministrar oficinas e mini-cursos;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- avaliar alunos;
- definir carga horária;
- participar de bancas de concurso;
- dimensionar infra-estrutura de apoio;
- demonstrar percepção estética;
- trabalhar em equipe;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;
- coordenar grupos de pesquisa;
- definir objetivos de cursos;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- participar de comissões;
- supervisionar alunos em estágios;
- identificar pré-requisitos;
- coordenar comissões;
- assessorar grupos artísticos;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- coordenar cursos;
- coordenar grupos de estudo;
- dar entrevistas;
- prestar atendimento a alunos;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- analisar processos de recepção artística;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2349-10
CBO 2349-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de professor de artes visuais no ensino superior (artes plásticas e multimídia) que pertence ao grupo dos professores de artes do ensino superior, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais do ensino
-
-
- Professores do ensino superior
-
-
-
-
- Professores de artes do ensino superior
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2349-10 - Professores de artes do ensino superior
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 234910 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para o cargo CBO 234910 em todos os estados e cidades do Brasil.