CBO 2349-05 - Professor de artes do espetáculo no ensino superior - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos professores de artes do ensino superior
O profissional no cargo de Professor de artes do espetáculo no ensino superior CBO 2349-05 Planeja e realiza atividades de formação, supervisão, orientação, assessoria e consultoria acadêmico-científicas relativas aos processos de criação e recepção cênica e dramatúrgica, seus fundamentos e configurações histórico-conceituais, bem como tecnologias aplicadas às artes do espetáculo, em diferentes linguagens e plataformas, no âmbito do ensino superior Ministra aulas expositivas, aulas magistrais, aulas individuais e coletivas, utilizando estratégias presenciais ou a distância, mobilizando aspectos técnicos, didático-pedagógicos, metodologias de ensino e aprendizagem e estratégias avaliativas.
Concebe, implementa e coordena projetos pedagógicos de cursos e programas tecnocientíficos na área de conhecimento de artes cênicas, contribuindo para a divulgação de novos conceitos, de análises setoriais e estudos sobre o desenvolvimento da Arte e da Cultura e da própria atuação profissional
CBO 2349-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de artes do ensino superior que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor de artes do espetáculo no ensino superior, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Professores de artes do ensino superior CBO 2349-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2349-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Professores de artes do ensino superior.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor de artes do espetáculo no ensino superior
O Professor de artes do espetáculo no ensino superior CBO 2349-05 prepara e ministra aulas expositivas, aulas magistrais (masterclasses), oficinas e cursos de curta e longa duração, teóricos e práticos, para alunos do ensino superior das artes do espetáculo, abordando aspectos relativos à produção artística e cultural em diferentes linguagens, como teatro, dança, circo, entre outros tipos de expressões e eventos culturais Mobiliza aspectos técnicos e didático-pedagógicos, considerando conteúdos, metodologias de ensino e aprendizagem e estratégias avaliativas contidas nos projetos pedagógicos ou planos de cursos.
Orienta e supervisiona alunos em estágios, práticas profissionais, pesquisas e produções no âmbito das artes do espetáculo, acolhendo e prestando atendimento aos estudantes, contribuindo para a formação integral do profissional.
Planeja cursos de ensino superior, elaborando e justificando a própria existência do curso e sua inserção no mercado de trabalho, estabelecendo objetivos de ensino, perfil profissional do egresso e seu campo de atuação Define a concepção epistemológica e metodológica do curso, sistematizando estrutura curricular e produzindo o ementário, estabelecendo pré-requisitos e infraestrutura específica, assim como a metodologia de avaliação de aprendizagem, considerando o aparato regulatório para o ensino superior (governamental e decorrentes de associações representativas de classe) e os objetivos institucionais de formação.
Coordena cursos superiores de graduação e pós-graduação, implementando e avaliando currículos, bem como a infraestrutura necessária para desenvolvimento dos cursos Elabora testes de aptidão para seleção de alunos, docentes, técnicos e outros profissionais envolvidos na operação de cursos superiores, participando de bancas e comissões de processos seletivos e concursos, e emitindo relatórios e pareceres de avaliação.
Participa e coordena bancas de defesa de trabalhos de conclusão de curso, monografias, dissertações e teses acadêmicas, avaliando qualidade em termos de objetivos, justificativas, embasamento teórico-conceitual, métodos e técnicas e resultados obtidos.
Coordena grupos de estudo e desenvolve pesquisa na área de conhecimento de artes do espetáculo, sob diferentes aspectos técnicos, metodológicos, políticos, culturais e econômicos, em articulação com outras áreas do conhecimento, como sociologia, antropologia, filosofia, artes, entre outras Elabora e define metodologias e projetos de pesquisa, desenvolvendo análises e sistematizações de conhecimento sobre processos de criação e recepção cênica e dramatúrgica, seus fundamentos e configurações histórico-conceituais, bem como tecnologias aplicadas às artes do espetáculo.
Coordena publicações, participa de conselhos editoriais artístico-científicos, produz e divulga conhecimentos por meio de textos e eventos científicos de diferentes tipos, presenciais ou mediados por plataformas tecnológicas, contribuindo para o fortalecimento do campo do conhecimento.
Programa e organiza atividades de extensão no âmbito das artes do espetáculo, como seminários, colóquios e congressos, exposições, festivais, mostras, concertos, recitais, espetáculos, oficinas e cursos de curta duração, realizando curadorias e participando de comissões julgadoras de concursos artístico-culturais Realiza atividades de assessoria, supervisão e consultoria a instituições e grupos artístico-culturais e científicos, organizações governamentais e não governamentais, instituições de ensino e pesquisa, agências financiadoras, editoriais e midiáticas, contribuindo e articulando a definição de políticas culturais Atua considerando ética profissional e normas técnicas e legais que regem o setor, como legislações que regulam direitos autorais, classificação indicativa, direitos humanos, direitos da infância e da adolescência, entre outros, assim como normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2349-05 deve atuar no ensino da arte, planejar cursos, coordenar atividades de extensão em artes, exercer atividades acadêmico-administrativas, divulgar conhecimentos específicos em artes, desenvolver pesquisa em artes, demonstrar competências pessoais, assessorar atividades acadêmico-administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2349-05
Os requisitos para o exercício dessas ocupações podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Atividades exercidas por um Professor de artes do espetáculo no ensino superior CBO 2349-05
Um Professor de artes do espetáculo no ensino superior (ou sinônimo) deve participar de comissões, demonstrar capacidade pedagógica, elaborar testes de aptidão para seleção de alunos, organizar exposições, constituir equipes de trabalho, supervisionar produções de natureza artística, demonstrar capacidade de condução de pesquisa, participar de bancas de concurso, supervisionar alunos em estágios, preparar aulas teóricas e práticas, participar de debates na mídia, assessorar grupos artísticos, organizar oficinas e mini-cursos, assessorar entidades de ensino, organizar seminários, colóquios e congressos, assessorar organizações governamentais e não-governamentais, coordenar publicações, participar de bancas de defesa de tese e dissertação, assessorar editoras, programar espetáculos, assessorar a mídia, elaborar relatórios, ministrar aulas teóricas e práticas, avaliar currículos, cursos e disciplinas, elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais, ministrar oficinas e mini-cursos, trabalhar em equipe, concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas, prestar consultoria, assessorar agências financiadoras de pesquisa, solicitar infra-estrutura de apoio, definir metodologias de pesquisa em artes, coordenar grupos de estudo, avaliar alunos, elaborar projetos de pesquisa, coordenar cursos, participar de comissões julgadoras de concursos artísticos, demonstrar capacidade de criar soluções novas, demonstrar percepção estética, dimensionar infra-estrutura de apoio, definir programas de cursos, participar de seminários colóquios e congressos, participar de conselhos editoriais, prestar atendimento a alunos, definir grades curriculares, trabalhar de forma multidisciplinar, assessorar instituições artístico-culturais, emitir pareceres, dar palestras e conferências, desenvolver novas abordagens de criação artística, identificar pré-requisitos, programar palestras e conferências, participar da definição de políticas culturais, organizar festivais e mostras, difundir resultados de pesquisa, demonstrar capacidade de especulação e experimentação, analisar arte, obra de arte e experiência estética, apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos, definir carga horária, analisar processos de criação artística, encaminhar pedido de aprovação de novos cursos, analisar processos de recepção artística, definir objetivos de cursos, elaborar ementas, sistematizar conhecimentos em artes, dar entrevistas, coordenar comissões, articular a arte com outras áreas do conhecimento, demonstrar atitude crítica, publicar textos teóricos, críticos e de divulgação, coordenar grupos de pesquisa, concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas, pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética, orientar alunos em pesquisas e produções artísticas, realizar curadoria.