CBO 2349-05 - Professores de artes do ensino superior - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 2349-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de professores de artes do ensino superior que pertence ao grupo dos professores do ensino superior, segundo a tabela CBO divulgada pela Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia (antigo MTE - Ministério do Trabalho).
Nesta página você pode ver as funções desempenhadas pelo cargo, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, piso salarial médio, jornada de trabalho, faixa salarial, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário médio pago para os Professores de artes do ensino superior CBO 2349-05 em todo Brasil ou categorizados por estados e cidades brasileiras.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2349-05
- Profissionais das ciências e das artes.
- Profissionais do ensino.
- Professores do ensino superior.
- Professores de artes do ensino superior.
Descrição dos cargos da categoria Professores de artes do ensino superior
Os Professores de artes do ensino superior CBO 2349-05 atuam no ensino superior, nas áreas de artes, planejam cursos, desenvolvem pesquisas e criações artísticas, coordenam atividades de extensão e divulgam conhecimentos específicos em artes. Exercem e assessoram atividades artísticas, pedagógicas e acadêmico- administrativas.
Condições de trabalho
Professores de artes do ensino superior trabalham em instituições de ensino superior, nos institutos ou escolas dedicadas ao ensino das artes. De forma geral, são contratados com carteira assinada, em tempo integral ou ainda como professor horista. Trabalham de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, nos períodos diurno e noturno. Podem permanecer em posições pouco confortáveis durante longos períodos, estar expostos à ação de materiais tóxicos e ruído intenso e estar sujeitos a estresse devido a trabalho sob pressão.
Exigências do mercado de trabalho
Os requisitos para o exercício dessas ocupações podem variar. Há instituições, de nível superior, que requerem formação acadêmica e pós-graduação na área de atuação. Há universidades, em que o critério é a excelência, ou seja, os professores de artes devem ser artistas de notoriedade na área em que vão lecionar.
Funções dos Professores de artes do ensino superior CBO 2349-05
Professores de artes do ensino superior devem:
Atividades dos cargos CBO 2349-05
Entre as principais atribuições dos Professores de artes do ensino superior CBO 2349-05 estão as de:
- coordenar grupos de pesquisa;
- dimensionar infraestrutura de apoio;
- participar de comissões;
- sistematizar conhecimentos em artes;
- coordenar grupos de estudo;
- definir metodologias de pesquisa em artes;
- definir grades curriculares;
- demonstrar atitude crítica;
- assessorar agências financiadoras de pesquisa;
- participar de comissões julgadoras de concursos artísticos;
- assessorar grupos artísticos;
- participar de conselhos editoriais;
- avaliar currículos, cursos e disciplinas;
- assessorar a mídia;
- organizar exposições;
- avaliar alunos;
- desenvolver novas abordagens de criação artística;
- analisar processos de criação artística;
- programar palestras e conferências;
- coordenar comissões;
- coordenar publicações;
- demonstrar capacidade de condução de pesquisa;
- definir programas de cursos;
- demonstrar capacidade pedagógica;
- definir objetivos de cursos;
- solicitar infraestrutura de apoio;
- trabalhar de forma multidisciplinar;
- elaborar testes de aptidão para técnicos e outros profissionais;
- concretizar, em realizações artísticas, os resultados de pesquisas;
- ministrar oficinas e minicursos;
- orientar alunos em pesquisas e produções artísticas;
- encaminhar pedido de aprovação de novos cursos;
- elaborar ementas;
- assessorar organizações governamentais e não-governamentais;
- apresentar trabalhos em seminários, colóquios e congressos;
- prestar consultoria;
- participar de seminários colóquios e congressos;
- participar da definição de políticas culturais;
- publicar textos teóricos, críticos e de divulgação;
- coordenar cursos;
- elaborar relatórios;
- organizar oficinas e minicursos;
- participar de bancas de defesa de tese e dissertação;
- articular a arte com outras áreas do conhecimento;
- demonstrar capacidade de especulação e experimentação;
- pesquisar a história da arte, a sociologia da arte e a estética;
- constituir equipes de trabalho;
- elaborar testes de aptidão para seleção de alunos;
- organizar festivais e mostras;
- assessorar entidades de ensino;
- dar palestras e conferências;
- demonstrar percepção estética;
- dar entrevistas;
- analisar arte, obra de arte e experiência estética;
- difundir resultados de pesquisa;
- ministrar aulas teóricas e práticas;
- programar espetáculos;
- realizar curadoria;
- trabalhar em equipe;
- assessorar instituições artístico-culturais;
- participar de debates na mídia;
- preparar aulas teóricas e práticas;
- analisar processos de recepção artística;
- supervisionar alunos em estágios;
- demonstrar capacidade de criar soluções novas;
- prestar atendimento a alunos;
- identificar pré-requisitos;
- participar de bancas de concurso;
- supervisionar produções de natureza artística;
- elaborar projetos de pesquisa;
- organizar seminários, colóquios e congressos;
- emitir pareceres;
- assessorar editoras;
- definir carga horária;
- concretizar, em trabalhos acadêmicos, os resultados de pesquisas;