CBO 2332-25 - Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos instrutores de ensino profissional
O profissional no cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.
Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.
CBO 2332-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-25
- Profissionais das ciências e das artes.
- Instrutores de ensino profissional.
- Profissionais do ensino.
O que faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços
O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25 planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.
Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.
Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.
Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.
Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.
Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.
Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.
Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.
Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.
Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.
Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.
Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.
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Funções do cargo
O funcionário CBO 2332-25 deve planejar metas e estratégias de ações educacionais, elaborar material pedagógico, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, comunicar-se, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, prestar serviços a comunidade, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, demonstrar competências pessoais.
Condições de trabalho dessas profissões
Instrutores de ensino profissional trabalham, em escolas e instituições de formação profissional de caráter privado e público, bem como em sindicatos, ong etc. , Como estatutário ou assalariado com carteira assinada. Atuam no ensino das áreas comercial, industrial, agroflorestal e de serviços, junto a alunos de diversas faixas etárias, facilitando o aprendizado e fornecendo os meios para o exercício das atividades práticas de uma dada profissão em locais variados, como salas de aulas, oficinas, no campo etc. Desenvolvem suas atividades em equipe, com supervisão permanente, em rodízios de turnos ou em horários irregulares.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2332-25
O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, curso técnico profissionalizante na área de atuação mais curso de complementação pedagógica de nível superior.
Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25
Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços (ou sinônimo) deve prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, revisar material pedagógico, programar calendário de atividades para estágios de alunos, dialogar com os meios de comunicação de massa, organizar exposições de produtos, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, comprovar experiência na área específica, dialogar com membros e instituições da comunidade, participar de campanhas educativas, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, promover a exposição e venda de produtos do curso, criar situações operacionais de atividades, comprovar certificação das competências, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, demonstrar flexibilidade, executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, controlar o estoque de peças de reposição, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, elaborar os planos de aula, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, participar da captação de recursos financeiros e físicos, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, promover intercâmbios institucionais, dialogar com os alunos, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, expressar-se com clareza, sistematizar as normas técnicas, executar a manutenção preventiva, divulgar idéias através de projetos de ensino, criar relacionamentos de confiabilidade, participar de atividades de elaboração do plano de curso, demonstrar tolerância e paciência, sistematizar a produção científica da área, sistematizar a legislação na sua área, preparar recursos audio-visuais, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, demonstrar capacidade de aprendizagem, encaminhar alunos para atendimentos específicos, verificar o estado dos equipamentos de segurança, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, criar situações de trabalho em equipe, demonstrar perseverança, conferir a execução da manutenção, propor cronograma de atividades pedagógicas, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, orientar os alunos, preparar material didático, registrar as tarefas executadas pelos alunos, revisar as metodologias e técnicas de ensino, preencher diários de classe ou similares, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, analisar as avaliações, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, selecionar recursos didáticos, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, estimular os alunos na busca de conhecimento, sistematizar as mudanças tecnológicas, demonstrar criatividade, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, programar a utilização de material didático-pedagógico, fixar critérios de avaliação dos alunos, dialogar com outros setores ou unidades da escola, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, prestar assessoria técnica a comunidade, corrigir trabalhos, provas, exercícios, negociar projetos e cursos, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, dialogar com os outros professores, agir eticamente na profissão, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, integrar-se em eventos da área, consultar manual do equipamento para manutenção, processar materiais para a utilização em ensino, tomar parte na organização do currículo escolar, demonstrar capacidade de organização, demonstrar liderança, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, utilizar refernciais de avaliação normatizados, autoavaliar-se, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, avaliar competências adquiridas anteriormente, especificar equipamentos para manutenção e reposição, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, confeccionar apostilas para apoio às aulas, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, identificar características e interesses pessoais dos alunos, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, preencher planilhas de custo, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, sistematizar os termos técnicos da área, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, tomar providências em casos de emergência, comprovar qualificação profissional na área de atuação, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, identificar novas fontes para atualização, investigar diferentes recursos didáticos, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, demonstar capacidade de avaliação, participar de ações institucionais com objetivo social, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, adequar material pedagógico, registrar controles de estoque, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, definir metodologias e técnicas de ensino, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, tomar parte na elaboração do calendário escolar, estabelecer referenciais de avaliação, criar situações interativas com o mercado de trabalho, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, simular situações atuais de trabalho, limpar os equipamentos, selecionar material pedagógico, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade, fixar metas educacionais para a escola, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, ministrar palestras para públicos de fora da escola.