CBO 2332-25 - Instrutores de ensino profissional - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 2332-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de instrutores de ensino profissional que pertence ao grupo dos profissionais do ensino, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços Ministra aulas para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, de acordo com as especificidades do setor de prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, transportes, administrativos, financeiros, imobiliários, de saúde, entre outros Promove atividades de ensino, em situações de trabalho, por meio de teorias e práticas de planejamento, organização, otimização e realização de processos.

Planeja ações educacionais, situações de ensino e aprendizagem, avalia as atividades e o desenvolvimento do educando Prepara planos de aula, material e recursos didático-pedagógicos e elabora documentação técnica e educacional Realiza o trabalho segundo a legislação da educação profissional e tecnológica e de órgãos relacionados ao exercício profissional, seguindo normas e procedimentos de saúde e segurança no trabalho, ambientais e de qualidade.

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Instrutores de ensino profissional CBO 2332-25 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2332-25

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Instrutores de ensino profissional.
      • Profissionais do ensino.

O que faz um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços

O Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços (ou similar) planeja ações educacionais para aprendizagem em serviços, no ensino profissional, preparando atividades, delimitando a extensão e profundidade do conteúdo, de acordo com os processos técnicos e administrativos, as esferas de atuação e as necessidades do mercado de trabalho Prepara atividades teóricas e práticas, materiais e recursos didáticos, considerando o perfil definido e a atuação dos alunos no exercício profissional.

Desenvolve situações de ensino que promovem a aprendizagem de serviços, no ensino profissional, considerando as especificidades e heterogeneidade do setor, de acordo com a legislação.

Ministra aulas, aplica metodologias de ensino, define situações desafiadoras de aprendizagem e de avaliação, conjugando teoria e prática Propõe temas e atividades interdisciplinares e contextualizadas com princípios de gestão, de negócios e com o contexto social, político e econômico.

Ensina métodos e técnicas de trabalho de planejamento, organização, otimização e realização de serviços, por meio de conhecimentos, habilidades e atitudes para prestação de serviços de alojamento, alimentação, recreação e cultura, informação e comunicação, administrativos, financeiros, imobiliários, securitários, de saúde, serviços às pessoas, entre outros Orienta os alunos na observação das normas técnicas e regulamentares de saúde, segurança no trabalho e preservação ambiental.

Prepara atividades educacionais com demais docentes do curso, expõe conceitos e define práticas de prestação de serviços, orienta e acompanha atividades de resolução de situações-problema, estudos de caso e projetos interdisciplinares, tendo em vista aprendizagens significativas.

Propõe atividades teóricas e práticas que possibilitam compreender e aplicar processos referentes à prestação de serviços, considerando organização técnica e administrativa, documentação do setor, controle de processos, entrada e saída de produtos, de materiais e de informações, princípios de contabilidade e logística Promove a educação integral dos alunos responsabilizando-se pelo processo de construção de conhecimentos e habilidades na prestação de serviços.

Desenvolve atividades para reflexão sobre cidadania, valores éticos e morais, temáticas coletivas e a relevância da tecnologia no desenvolvimento e inovação de processos, produtos e serviços.

Propõe estudos e estratégias de autodesenvolvimento, incentivando a autonomia para pesquisas Orienta os alunos para atitudes de convívio social e de atendimento a normas Cria atividades de reforço e revisa conteúdos.

Avalia o processo de ensino e aprendizagem, definindo critérios, aplicando estratégias e instrumentos de avaliação e de autoavaliação, por meio de relação dialógica, observação individual e coletiva, projetos e situações-problema Analisa o resultado das avaliações e define ações para recuperação da aprendizagem Assegura a aplicação de princípios de segurança, higiene e proteção do meio ambiente, orientando os alunos quanto ao uso de equipamentos de proteção, ao manuseio e às condições dos recursos de trabalho, ao acondicionamento de resíduos, divulgando normas e garantindo seu cumprimento.

Participa de reuniões técnicas, administrativas e pedagógicas Contribui na elaboração de planos de curso, realiza pesquisas didático-pedagógicas e técnicas.

Participa de eventos profissionais, campanhas socioeducativas, cursos, palestras, aplica tecnologias educacionais e da informação, analisa e cria recursos didáticos Pode prestar assessoria e coordenar equipe de instrutores de sua área Aplica técnicas de comunicação, elabora documentação, como planos de ensino e de aula, diários de classe, fichas de alunos, relatórios, solicitação de compra e reposição de materiais, controle de estoques, glossário técnico.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado Zela pelo acondicionamento e integridade dos recursos de trabalho Separa sobras de materiais para reaproveitamento e identifica resíduos para descarte.

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Funções

O funcionário CBO 2332-25 deve planejar metas e estratégias de ações educacionais, comunicar-se, prestar serviços a comunidade, avaliar o processo de ensino-aprendizagem, demonstrar competências pessoais, zelar pela manutenção dos equipamentos e ambientes de trabalho, garantir segurança, higiene e proteção ambiental nas situações de ensino e aprendizagem, sistematizar estudos, informações e experiências sobre a Área ensinada, fazer registros de documentação escolar, de oficinas e laboratórios, elaborar material pedagógico, desenvolver situações de ensino que promovam a aprendizagem profissional.

Atividades exercidas por um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços CBO 2332-25

Um Professor instrutor de ensino e aprendizagem em serviços (ou sinônimo) deve executar manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, realizar parcerias com a sociedade no desenvolvimento de atividades de prestação de serviço, preencher lista de aquisição de matérias-primas e equipamentos, programar calendário de atividades para estágios de alunos, participar de ações institucionais com objetivo social, dialogar com os outros professores, verificar o estado dos equipamentos de segurança, confeccionar apostilas para apoio às aulas, demonstrar criatividade, propor cronograma de atividades pedagógicas, preencher planilhas de custo, autoavaliar-se, mapear riscos e danos a comunidade e ao meio ambiente, sistematizar as mudanças dos processos de trabalho, criar situações operacionais de atividades, coletar informações especializadas na área através de pesquisa e experimentação, comprovar qualificação profissional na área de atuação, negociar projetos e cursos, demonstrar capacidade de coordenação de tarefas com os alunos, avaliar havilidades e interesses profissionais dos alunos dentro de sua área, programar a utilização de material didático-pedagógico, preencher fichas de solicitação de recuperação de alunos, preparar ferramental para o ensino e para a aprendizagem, cuidar das condições de segurança e higiene do aluno, projetar experiências e exercícios para aprendizagem e ensino, sistematizar as mudanças tecnológicas, executar a manutenção preventiva, dialogar com os alunos, preencher diários de classe ou similares, desenvolver demonstrações de atividades práticas nas aulas, divulgar idéias através de projetos de ensino, analisar relatórios de avaliação de estágios elaborados pelos alunos e pelas instituições, selecionar recursos didáticos, tomar parte na elaboração do calendário escolar, desenvolver práticas quanto às normas de segurança e a higiene, demonstrar capacidade de organização, coletar informações sobre as características sociais, culturais e educacionais dos alunos, especificar equipamentos para manutenção e reposição, investigar diferentes recursos didáticos, avaliar alunos por meio de instrumentos e referenciais de avaliação, orientar os alunos no uso de epi, pelo exemplo, sistematizar a produção científica da área, definir metodologias e técnicas de ensino, demonstrar capacidade de aprendizagem, criar situações para revisão e incorporação de valores éticos, criar situações interativas com o mercado de trabalho, ministrar cursos para a comunidade, para a população de baixa renda, agir eticamente na profissão, registrar as tarefas executadas pelos alunos, promover intercâmbios institucionais, avaliar competências adquiridas anteriormente, utilizar comunicação verbal, escrita e corporal, integrar-se em eventos da área, prestar assessoria técnica a comunidade, dialogar com os meios de comunicação de massa, demonstrar perseverança, ministrar palestras para públicos de fora da escola, sistematizar os termos técnicos da área, processar materiais para a utilização em ensino, desenvolver atividades de ensino em situações práticas de trabalho, prever a participação em feiras exposições, eventos de divulgação e seminários, preencher solicitação de compra de reposição de material de consumo, peças e estoques, preparar as formas e instrumentos de avaliação e recuperação dos alunos, consultar manual do equipamento para manutenção, registrar controles de estoque, comprovar experiência na área específica, demonstrar respeito pelas diferenças sócio-culturais, direcionar o conhecimento acumulado para o exercício de uma profissão, simular situações atuais de trabalho, prospectar informações sobre o perfil profissional requerido pelo mercado de trabalho, propor novos cursos e produtos de acordo com as necessidades da instituição e do mercado, participar de campanhas educativas, demonstrar tolerância e paciência, conferir a execução da manutenção, programar a utilização de materiais de consumo, equipamentos e instrumentos, identificar características e interesses pessoais dos alunos, tomar providências em casos de emergência, dialogar com outros setores ou unidades da escola, pesquisar sobre os mercados na sua área de trabalho, comprovar certificação das competências, demonstrar capacidade de atenção para situações de risco, estabelecer referenciais de avaliação, corrigir trabalhos, provas, exercícios, promover a exposição e venda de produtos do curso, fixar critérios de avaliação dos alunos, efetuar a assepsia dos equipamentos, segundo as normas técnicas, preparar recursos audio-visuais, demonstar capacidade de avaliação, orientar os alunos, orientar-se sobre resoluções de problemas emergentes, registrar ocorrências de manutenção de equipamentos, desenvolver atividades para troca de experiências profissionais, expressar-se com clareza, selecionar material pedagógico, dialogar com membros e instituições da comunidade, demonstrar capacidade de trabalho em equipe, solicitar a manutenção corretiva de equipamentos e máquinas, manusear materiais normatizados ou não-normatizados, estimular os alunos na busca de conhecimento, demandar manutenção preventiva de equipamentos e máquinas, auxiliar no processo seletivo dos alunos para o ingresso no curso, elaborar cronogramas de manutenção preventiva dos equipamentos e máquinas, criar relacionamentos de confiabilidade, fixar metas educacionais para a escola, identificar novas fontes para atualização, participar da captação de recursos financeiros e físicos, testar experiências no processo de ensino e de aprendizagem, comprovar capacidade de aplicação do conhecimento, ensinar procedimentos e técnicas de trabalho, demonstrar liderança, tomar parte na organização do currículo escolar, auxiliar no processo seletivo de novos instrutores, preparar material didático, dialogar com os pais sobre a aprendizagem dos alunos, organizar exposições de produtos, participar de atividades de elaboração do plano de ensino da escola, participar de atividades de elaboração do plano de curso, criar relações de sociabilidade em diferentes situações de trabalho, tratar dos resíduos - sólidos, gasosos e efluentes, sistematizar a legislação na sua área, analisar as avaliações, sistematizar as normas técnicas, confraternizar-se com alunos, pais e colegas em atividades coletivas, desenvolver projetos de trabalho e seminários com os alunos, revisar as metodologias e técnicas de ensino, revisar material pedagógico, garantir o emprego dos acessórios de segurança em situações de ensino e aprendizagem, limpar os equipamentos, criar situações de trabalho em equipe, encaminhar alunos para atendimentos específicos, preencher relatórios de participação em atividades externas e internas, empregar recursos didáticos de acordo com as situações de ensino-aprendizagem, avaliar o desempenho dos alunos para indicação ao mercado de trabalho, organizar exposições dos produtos elaborados na escola, controlar o estoque de peças de reposição, demonstrar flexibilidade, preparar modelos para o ensino e a aprendizagem, sistematizar informações sobre as demandas do mercado de trabalho, expor idéias e opiniões em reuniões da escola, elaborar os planos de aula, adequar material pedagógico, utilizar refernciais de avaliação normatizados, desenvolver estratégias que promovam interdisciplinaridade.

Cargos e salários CBO 2332-25 - Instrutores de ensino profissional

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