CBO 2239-05 - Terapeuta ocupacional - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas

O profissional no cargo de Terapeuta ocupacional CBO 2239-05 realiza assistência terapêutica ocupacional em unidades de saúde, consultórios e clínicas, levantando dificuldades temporárias ou permanentes de pacientes para realização de atividades da vida diária – como autocuidado, lazer, entre outras, analisando condições físicas ou mentais (saúde) e restrições criadas pelo ambiente (físico, social, atitudinal e cultural) para estabelecer causas das limitações, elaborando diagnóstico, executando tratamento, e avaliando resultados Presta assistência terapêutica ocupacional no contexto de atenção domiciliar, no contexto escolar e no contexto do trabalho.

Realiza programas educacionais Supervisiona equipe Mantém-se atualizado em sua área de atuação.

Atua com base em princípios de ética profissional Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental

CBO 2239-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas que pertence ao grupo dos profissionais das ciências biológicas, da saúde, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

Confira funções, descrição do cargo de Terapeuta ocupacional, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas CBO 2239-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 2239-05

  • Profissionais das ciências e das artes.
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde.
      • Profissionais da medicina, saúde.
        • Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas.

O que faz um Terapeuta ocupacional

O Terapeuta ocupacional CBO 2239-05 planeja o atendimento de pessoas, de todas as faixas etárias, com alguma limitação ou incapacidade para realizar Atividades Básicas da Vida Diária (ABVD) – como autocuidado (higiene, alimentação e vestuário) - e Atividades Instrumentais da Vida Diária (AIVD) - tais como preparo de refeições, gerenciamento de finanças e criação de filhos – que exigem interações mais complexas Organiza o ambiente em instituição – como hospital, ambulatório, consultório, clínica de reabilitação, centro de geriatria, ou outra – para efetuar o atendimento.

Realiza o acolhimento de paciente em consulta, estabelecendo vínculo mediante escuta qualificada.

Efetua anamnese, obtendo histórico das limitações que necessitam de intervenção Verifica se as limitações são causadas por distúrbios genéticos, traumáticos ou doenças adquiridas.

Observa pontos fortes no desempenho de paciente que possam ser estimulados para compensar os pontos fracos Faz diagnóstico, definindo o tratamento de indivíduos portadores de alterações cognitivas, motoras, afetivas, perceptivas ou psicossociais.

Pode receber de médico, que lhe encaminhou paciente, uma síntese do problema detectado - como tipo e duração da doença ou lesão – e os resultados esperados da terapia ocupacional.

Pode solicitar e realizar interconsulta, para discutir o diagnóstico e o plano de tratamento com outros profissionais da área de saúde Executa o tratamento de acordo com a limitação identificada.

Pode estimular brincadeiras que desenvolvem habilidades motoras, sensoriais e neurológicas da criança, de acordo com sua idade.

Pode desenvolver dinâmicas com o objetivo de despertar a autoestima de paciente jovem Pode criar ou selecionar equipamentos, dispositivos ou outros recursos para pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, visando a sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social Prepara familiares e cuidadores para atendimento às necessidades de paciente durante e após o tratamento.

Avalia a evolução de paciente Registra os procedimentos adotados e os resultados alcançados Atua no contexto escolar em todas as modalidades, etapas e níveis de ensino, identificando demandas e intervindo para que estudantes tenham capacidade de realizar suas atividades nos espaços de aprendizagem e de interação escolar.

Colabora para a redução da evasão escolar Participa em equipe do serviço de Atendimento Educacional Especializado (AEE), para implantação de recursos de tecnologia assistiva e comunicação alternativa e discussões sobre adaptações necessárias no processo de inclusão.

Contribui para a redução do “bullying” Participa dos processos de formação continuada de toda comunidade educativa Presta assistência terapêutica ocupacional em contextos de atenção domiciliar, visitando pacientes, familiares e outras pessoas que necessitam de atendimento, a fim de propor alterações em rotinas e em leiaute, mobiliários e equipamentos, para facilitar a realização das Atividades da Vida Diária e Atividades Instrumentais da Vida Diária.

Atua no contexto de trabalho, para realizar ações em benefício da saúde do trabalhador Promove ações de prevenção, tratamento e reabilitação de doenças e acidentes de trabalho Realiza ou solicita a confecção de recursos de tecnologia assistiva e desenvolve treinamento para uso de equipamentos e dispositivos, para promover a acessibilidade do trabalhador.

Efetua análise de local de trabalho, avaliação ergonômica e levantamento de fatores de risco ocupacional Propõe modificações e adaptações do ambiente de trabalho, para aumentar a segurança na execução das atividades Supervisiona o trabalho de equipe, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.

Desenvolve pesquisas em terapia ocupacional e organiza eventos técnico-científicos Participa de programas educacionais para promoção da saúde Mantém-se atualizado na sua área de atuação, analisando novos processos de cuidado e novas tecnologias na terapia ocupacional.

Funções do cargo

O funcionário CBO 2239-05 deve demonstrar competências pessoais, realizar diagnósticos, executar atividades técnico-científicas e administrativas, avaliar funções e atividades, analisar condições dos pacientes,clientes, ambientes e comunidades, comunicar-se, orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis, realizar intervenções/tratamento.

Condições de trabalho dessas profissões

Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas trabalham nas áreas de saúde, educação e serviços sociais, predominantemente em caráter liberal, no caso dos ortoptistas, e com vínculo empregatício, no caso dos terapeutas ocupacionais, na maior parte do tempo, em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas, indústrias, dentre outros, em horários

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 2239-05

Para o exercício dessas ocupações é exigido curso superior em uma das áreas: terapia ocupacional ou ortóptica, com registros nos conselhos profissionais pertinentes.

Atividades exercidas por um Terapeuta ocupacional CBO 2239-05

Um Terapeuta ocupacional (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de escuta e interlocução, encaminhar cliente a profissionais e entidades, participar do desenvolvimento de equipamentos de engenharia de reabilitação, ensinar procedimentos de orientação/mobilidade - dependente/semi-independente/independente, elaborar relatórios, organizar eventos técnico-científicos, avaliar impacto do adoecimento e da institucionalização, supervisionar profissionais, estagiários e equipes de apoio, administrar recursos humanos, materiais e financeiros, ensinar técnicas de autonomia em atividade de vida diária - a.v.d. e atividades instrumentais de vida diária - a.i.v.d., aplicar tecnologias de medição sócio-ocupacional, verificar compreensão da orientação, acompanhar clientes em atividades do cotidiano, demonstrar dinamismo, estabelecer plano terapêutico ocupacional, avaliar percepção espacial, temporal e psicomotora, demonstrar capacidade motora fina, prescrever atividades, analisar avaliações de profissionais, eleger procedimentos de intervenções/tratamento, avaliar funções manuais, demonstrar capacidade de comunicação não verbal, prescrever órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, avaliar atividades instrumentais de vida diária - a.i.v.d., adaptar próteses, adaptações e produtos assistivos, realizar perícia, mediar reuniões, divulgar trabalhos, coordenar serviços de saúde e educação, transmitir segurança, avaliar funções psíquicas, avaliar distúrbios/transtornos/dificuldades de aprendizagem, estimular desenvolvimento neuro-sensorio-motor e percepto-cognitivo, aplicar estratégias para reabilitação psicossocial, avaliar funções psicossociais, realizar consultoria e assessoria, analisar laudos e pareceres, ensinar técnicas de independência em a.v.d. e a.i.v.d., ministrar cursos e palestras, organizar cotidiano de clientes, demonstrar capacidade de análise e síntese, promover campanhas educativas, estimular habilidades sociais, avaliar funções neuro-musculo-esqueléticas, mapear território, coordenar serviços de cultura, de assistência social e de direitos humanos, desenvolver órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, interagir com outros profissionais, realizar escuta qualificada - acolhimento, avaliar sensibilidade, contornar situações adversas, avaliar desenvolvimento neuropsicomotor, avaliar atividades de vida diária - a.v.d., realizar procedimentos de habilitação e de reabilitação, adaptar órteses, demonstrar objetividade, avaliar funções sensório-motoras e percepto-cognitivas, participar de programas de prevenção, promoção de saúde/qualidade vida, registrar procedimentos e evolução de clientes e pacientes, lidar com estresse, demonstrar empatia, demonstrar liderança, avaliar funções do corpo, demonstrar capacidade de diálogo tônico com o outro, orientar técnicas ergonômicas, avaliar habilidades e padrões motores, elaborar trabalhos científicos, dar devolutiva da avaliação e conduta terapêutica, transmitir instruções a equipe multidisciplinar, avaliar motricidade geral - postura, marcha, equilíbrio, capacitar profissionais, avaliar integração sensorial, lidar com enlutamento, avaliar aspectos afetivos, emocionais e sociais, elaborar protocolo de avaliação de tratamento, acompanhar evolução terapêutica, realizar diagnóstico sócio-ocupacional, demonstrar acuidade auditiva, lidar com público, reeducar postura, demonstrar capacidade de observação, esclarecer dúvidas, participar de diagnósticos interdisciplinares diferenciais, explicar procedimentos e rotinas, avaliar atividades sócio-ocupacionais, analisar critérios de elegibilidade, trabalhar em equipe, realizar avaliação ergonômica, coordenar atividades terapêuticas ocupacionais em grupo, demonstrar criatividade, ensinar formas alternativas de comunicação, tomar decisões, demonstrar procedimentos e técnicas, aplicar terapias assistidas por animais, avaliar condições dolorosas, elaborar laudos e pareceres, avaliar condições para o desempenho ocupacional- trabalho, laser, brincar, escola e ócio, avaliar funcionalidade da visão residual, elaborar processo de alta, adaptar atividades, auditorar programas e serviços, estimular percepção táctil-cinestésica e músculo-esquelético, confeccionar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, demonstrar perseverança, estabelecer capacidade de atendimento, demonstrar capacidade de consciência corporal, preparar ambiente terapêutico, analisar condicões socioeconômicas, etno-culturais e educacionais, demonstrar acuidade visual e estereoscópica, sugerir exames complementares, estabelecer critérios de elegibilidade, analisar exames complementares, analisar resultados das avaliações, avaliar aspectos cinésiofuncionais, treinar paciente na utilização de órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, adaptar postura, avaliar coordenação óculo manual e pedal, efetuar anamnese, estimular adesão e continuidade do tratamento, estabelecer metodologia de trabalho, implementar ações para prevenção e promoção da saúde, realizar pesquisas, avaliar ambientes físicos e/ou educacionais e terapêuticos, elaborar manuais técnico-administrativos e projetos, identificar redes de suporte social, estimular percepção espacial e viso-motora, analisar atividades humanas, demonstrar iniciativa, visitar domicílios, escolas, postos de trabalho, instituições e comunidades, estabelecer parâmetros de alta, avaliar órteses, próteses, adaptações e produtos assistivos, criar métodos de trabalho.

Cargos e salários CBO 2239-05 - Terapeutas ocupacionais, ortoptistas e psicomotricistas

Salário Terapeuta Ocupacional Brasília

Terapeuta Ocupacional: Brasília, DF

O profissional no cargo de Terapeuta Ocupacional CBO 2239-05 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 4.314 e 7.095 para uma jornada de trabalho média de 29h semanais de acordo com dados salariais de 191 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2239-05.
Salário Terapeuta Ocupacional São Paulo

Terapeuta Ocupacional: São Paulo, SP

O profissional no cargo de Terapeuta Ocupacional CBO 2239-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 5.850 e 9.905 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 698 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2239-05.
Salário Terapeuta Ocupacional Salvador

Terapeuta Ocupacional: Salvador, BA

O profissional no cargo de Terapeuta Ocupacional CBO 2239-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 3.522 e 6.206 para uma jornada de trabalho média de 30h semanais de acordo com dados salariais de 51 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 2239-05.