CBO 2238-15 - Fonoaudiólogo educacional

Entenda o que fazem os fonoaudiólogos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Fonoaudiólogo educacional e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Fonoaudiólogo educacional

Presta atendimento em fonoaudiologia educacional, contribuindo para melhoria do processo de ensino-aprendizagem, atuando na criação de ambientes físicos adequados à comunicação e à educação, integrando equipe para diagnóstico fonoaudiológico de alunos, promovendo saúde auditiva e vocal de educadores, e contribuindo para inclusão escolar e social de alunos. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Pode realizar pesquisas. Pode atuar em gestão na área educacional. Pode supervisionar equipes. Pode prestar consultoria e assessoria fonoaudiológica no âmbito educacional. Participa em debates interprofissionais para construção de programas e projetos de saúde e qualidade de vida. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre legislação educacional, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (6/8)
Habilidade (6/8)
Atitude (6/8)
Perfil Ocupacional (6/8)
Presta atendimento em fonoaudiologia educacional, atuando em programas e ações de educação dirigidas à população escolar nos diferentes ciclos de vida.

Participa no planejamento educacional, colaborando na realização do diagnóstico institucional para identificar e caracterizar os problemas de aprendizagem.

Participa na elaboração, na execução e no acompanhamento de projetos e propostas educacionais, contribuindo para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem por meio da aplicação de conhecimentos do campo fonoaudiológico. Atua de modo integrado à equipe escolar a fim de criar ambientes físicos adequados à comunicação e ao processo de ensino-aprendizagem.

Desenvolve ações institucionais, decorrentes do planejamento educacional, a fim de criar condições favoráveis para desenvolvimento do ensino e consecução de efetivo processo de aprendizagem. Atua em parceria com educadores, contribuindo para identificação de situações que possam facilitar o sucesso escolar de alunos.

Colabora com a equipe pedagógica na identificação e na condução das demandas relativas a problemas fonoaudiológicos apresentados pela comunidade escolar.

Integra equipe de diagnóstico fonoaudiológico de alunos, aplicando testes e provas, analisando exames e resultados de avaliações e clínicas, e avaliando audição, fluência, fala, linguagem oral, leitura e escrita, deglutição, postura corporal, entre outros itens. Executa rastreio auditivo, para identificação de escolares com suspeita de alterações auditivas que não foram identificadas no nascimento ou com perda auditiva desenvolvida posteriormente. Informa aos educadores dos problemas detectados, com o intuito de orientá-los acerca de estratégias auxiliares no ambiente escolar.

Identifica situações de risco para a saúde auditiva e vocal de educadores, promovendo ações que minimizam (e, se possível, eliminam) essas situações e seus efeitos. Auxilia os professores a lidar com problemas de fala.

Contribui para a inclusão efetiva de alunos. Participa nas ações do Atendimento Educacional Especializado (AEE), identificando, elaborando e organizando recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas.

Sensibiliza e capacita educandos, educadores e familiares para utilização de estratégias comunicativas que possam favorecer a universalização do acesso ao ambiente escolar, à inclusão escolar e social e ao aprendizado. No caso de alunos com dificuldades graves de comunicação (expressão e compreensão), sensibiliza e capacita para utilização de Comunicação Alternativa (CAA-Comunicação Ampliada e Alternativa ou CSA-Comunicação Suplementar e Alternativa), com recursos - gestos, sons, expressões faciais e corporais, pranchas alfabéticas e de palavras, computador com “software” específico, entre outros - para manifestação de necessidades, opiniões, posicionamentos e de outros conteúdos. No caso de alunos surdos, sensibiliza e capacita para utilização de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e recursos tecnológicos necessários.

Mantém-se atualizado na sua área de atuação, testando e incorporando inovações tecnológicas em suas atividades.

Desenvolve ações educativas e informativas sobre a interface entre comunicação e aprendizagem, para os diferentes atores envolvidos no processo educacional, tais como gestores, equipes técnicas, professores e educandos.

Pode atuar em gestão na área educacional.

Pode supervisionar equipes, avaliando desempenho e promovendo programas de treinamento.

Pode desenvolver ações voltadas à consultoria e à assessoria fonoaudiológica no âmbito educacional.

Pode realizar e divulgar pesquisas que contribuam para a consolidação da atuação fonoaudiológica no âmbito educacional.

Participa em debates interprofissionais para construção de programas e projetos de saúde e qualidade de vida, voltados à comunidade escolar, às famílias de alunos e aos grupos sociais que moram nas cercanias da instituição de ensino.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA MATEMÁTICA OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA ESTATÍSTICA 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) ESTATÍSTICA PARA FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 3 4 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA GEOCIÊNCIAS OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) ECOLOGIA, MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO) USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC) PARA ATENDIMENTO NÃO PRESENCIAL EM FONOAUDIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS BIOLOGIA GERAL BIOLOGIA GERAL 3 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA ANATOMIA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS MORFOLOGIA ANATOMIA HUMANA 4 4 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 2 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA CINESIOLOGIA 2 3 3
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 3 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA NEUROFISIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA DO SISTEMA AUDITIVO 4 5 4
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS 3 3 2
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FISIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA 3 3 2
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FARMACOLOGIA NEUROPSICOFARMACOLOGIA 2 3 2
  CIÊNCIAS BIOLÓGICAS FARMACOLOGIA NEUROPSICOFARMACOLOGIA 2 3 2
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO SUPRIMENTOS 4 5 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO GERÊNCIA DE PRODUÇÃO 4 4 4
  ENGENHARIAS ENGENHARIA DE PRODUÇÃO OUTROS ELEMENTOS (GERÊNCIA DE PRODUÇÃO) BIOSSEGURANÇA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA CLÍNICA MÉDICA 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA FISIATRIA 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE MEDICINA ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA SAÚDE PÚBLICA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE SAÚDE COLETIVA OUTROS ELEMENTOS (SAÚDE PÚBLICA) PROGRAMAS DE PREVENÇÃO, PROMOÇÃO DE SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA DA COMUNIDADE ESCOLAR 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) AUDIOLOGIA CLÍNICA 3 4 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS DE LEITURA E DE ESCRITA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) DISTÚRBIOS FONOAUDIOLÓGICOS: FONOLÓGICO, DA FONAÇÃO, DA FLUÊNCIA, DA MOTRICIDADE OROFACIAL, OUTROS 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 3 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) EQUIPAMENTOS, INSTRUMENTOS E MATERIAIS PARA ATENDIMENTO EM FONOAUDIOLOGIA 3 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONOAUDIOLOGIA APLICADA AOS PROCESSOS E MÉTODOS DE APRENDIZAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONOAUDIOLOGIA CLÍNICA 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FONOAUDIOLOGIA EDUCACIONAL 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) FUNÇÕES E HABILIDADES NOS CICLOS DA VIDA: DA AUDIÇÃO, DA FALA, DA FLUÊNCIA, DA LINGUAGEM (ORAL E ESCRITA), DA VOZ, DOS SISTEMAS MIOFUNCIONAL, OROFACIAL E CERVICAL 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) MÉTODOS E PROCEDIMENTOS EM FONOAUDIOLOGIA: AVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO, HABILITAÇÃO, REABILITAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) NORMAS TÉCNICAS APLICADAS À FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 3 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PATOLOGIAS AUDIOLÓGICAS 3 4 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCESSOS BIOLÓGICOS NORMAIS E ALTERADOS, ESTRUTURAS E FUNÇÕES DE ÓRGÃOS E SISTEMAS, RELACIONADOS À FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) PROCESSOS PSICOSSOCIOCULTURAIS, LINGUÍSTICOS E EDUCACIONAIS QUE AUXILIAM A COMPREENSÃO DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO HUMANA E DAS ALTERAÇÕES FONOAUDIOLÓGICAS 4 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 3 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) RECURSOS TECNOLÓGICOS DE AMPLIFICAÇÃO SONORA 3 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A ALTERAÇÕES DA FALA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A COMUNICAÇÃO 5 5 5
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A DISTÚRBIOS DA VOZ 5 5 4
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FONOAUDIOLOGIA 3 3 3
  CIÊNCIAS DA SAÚDE FONOAUDIOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (FONOAUDIOLOGIA) TRATAMENTO FONOAUDIOLÓGICO VOLTADO A MOTRICIDADE OROFACIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO DIREITOS ESPECIAIS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO OUTROS ELEMENTOS (DIREITOS ESPECIAIS) DIREITO DA ÁREA DE SAÚDE 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ADMINISTRAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO EM FONOAUDIOLOGIA 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS ECONOMIA ECONOMIA DOS PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIAL 3 3 3
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS ELEMENTOS (COMUNICAÇÃO) COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA-CAA 4 5 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL APLICADO 4 4 4
  CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SERVIÇO SOCIAL SERVIÇO SOCIAL DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS FILOSOFIA ÉTICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA HISTÓRIA DO BRASIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO DA FONOAUDIOLOGIA NO BRASIL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA EXPERIMENTAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS PERCEPTUAIS E MOTORES 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA FISIOLÓGICA 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS PSICO-FISIOLÓGICOS 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA FISIOLÓGICA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOBIOLOGIA 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PAPÉIS E ESTRUTURAS SOCIAIS, INDIVÍDUO 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PROCESSOS GRUPAIS E DE COMUNICAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA SOCIAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA RELAÇÕES INTERPESSOAIS 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DA PERSONALIDADE 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA COMUNICAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TREINAMENTO DE PESSOAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA FATORES HUMANOS NO TRABALHO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TREINAMENTO E AVALIAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PSICOLOGIA NA ÁREA EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) INTERVENÇÃO TERAPÊUTICA PARA DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM EM ESCOLARES 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS PSICOLOGIA OUTROS ELEMENTOS (TRATAMENTO E PREVENÇÃO PSICOLÓGICA) TREINAMENTO E REABILITAÇÃO DE ESCOLARES COM DISTÚRBIOS DA LINGUAGEM 5 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PSICOLOGIA EDUCACIONAL 4 5 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO 4 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO PLANEJAMENTO EDUCACIONAL 4 5 5
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM 3 4 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO CURRÍCULOS ESPECÍFICOS PARA NÍVEIS E TIPOS DE EDUCAÇÃO 3 3 3
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO TÓPICOS ESPECÍFICOS DE EDUCAÇÃO 3 4 4
  CIÊNCIAS HUMANAS EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL 3 4 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA FISIOLOGIA DA LINGUAGEM 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA FISIOLOGIA DA LINGUAGEM 4 5 5
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA PSICOLINGUÍSTICA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LINGUÍSTICA PSICOLINGUÍSTICA 3 4 3
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DE SAÚDE 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) E SISTEMA BRAÏLLE 4 5 4
  LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LETRAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 4 5 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA CIENTÍFICA 4 5 5
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) 4 4 4
  TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS METODOLOGIA DE PESQUISA 4 4 4

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO APRENDIZADO ATIVO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ENSINAR 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS CLASSIFICAÇÃO DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS ANÁLISE DE DADOS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS SINTETIZAÇÃO DE DADOS 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CRÍTICO 4 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍONIO CIENTÍFICO 3 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE SISTÊMICA 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS SUPERVISÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COORDENAÇÃO 3 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA DINÂMICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FORÇA ESTÁTICA 2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) 3 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS??​   2 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS LOCALIZAÇÃO DE SOM 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 4 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS SENSIBILIDADE AUDITIVA 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO A DISTÂNCIA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 2 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 4
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES 3

Condições de Trabalho

Trabalham nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, em caráter liberal e/ou com vínculo empregatício ou ainda na prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais. Atuam em consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades, escolas e indústrias, em ambientes fechados, em horários diurnos.

Exigências do mercado de trabalho

Para o exercício da ocupação Fonoaudiólogo Geral é exigido curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente. Para as demais ocupações de Fonoaudiólogo, além do curso superior na área de fonoaudiologia, com registro no conselho profissional pertinente, é exigido curso de qualificação profissional na área de mais de 400 horas.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • orientar pacientes, clientes, familiares, cuidadores e responsáveis;
  • exercer atividades técnico-científicas e administrativas;
  • realizar diagnóstico fonoaudiológico;
  • realizar tratamento fonoaudiológico;
  • comunicar-se;
  • atuar em programas de prevenção, promoção de saúde e qualidade de vida;
  • avaliar pacientes e clientes;
  • demonstrar competências pessoais;
  • aplicar procedimentos fonoaudiológicos;
  • demonstrar procedimentos e técnicas;
  • demonstrar iniciativa;
  • elaborar manuais técnico-administrativos;
  • ministrar cursos e palestras;
  • eleger instrumentos para avaliação;
  • elaborar laudos;
  • demonstrar dinamismo;
  • realizar pesquisas;
  • avaliar desenvolvimento neuropsicomotor;
  • registrar dados em prontuário;
  • avaliar aspectos socioculturais e ambientais;
  • aplicar testes e provas;
  • gerenciar recursos humanos, materiais e financeiros;
  • analisar resultados da avaliação fonoaudiológica;
  • supervisionar profissionais;
  • introduzir formas alternativas de comunicação;
  • solicitar laudos, relatórios, pareceres;
  • demonstrar capacidade de análise e síntese;
  • participar de diagnóstico interdisciplinar;
  • avaliar condições para o desempenho socio-ocupacional;
  • demonstrar capacidade de comunicação não verbal;
  • prestar consultoria ou assessoria;
  • demonstrar capacidade de adaptação;
  • esclarecer dúvidas;
  • demonstrar organização;
  • visitar domicílios, instituições e locais de trabalho;
  • discutir casos com outros profissionais;
  • coordenar atividades de ensino, pesquisa e extensão;
  • dar devolutiva da avaliação;
  • orientar pesquisas;
  • elaborar relatórios;
  • divulgar trabalhos;
  • aplicar procedimentos para aperfeiçoamento da linguagem oral, leitura e escrita;
  • organizar eventos técnico-científicos;
  • levantar hipóteses diagnósticas;
  • trabalhar com biossegurança;
  • indicar tecnologia assistiva;
  • participar de programas institucionais;
  • analisar avaliações clínicas de outros profissionais;
  • adaptar tecnologia assistiva;
  • demonstrar criatividade;
  • analisar exames;
  • auditorar programas e serviços;
  • avaliar postura corporal;
  • participar do desenvolvimento de projetos pedagógicos;
  • explicar procedimentos e rotinas;
  • emitir atestados;
  • transmitir segurança;
  • avaliar fluência;
  • demonstrar objetividade;
  • apreciar trabalhos técnico-científicos;
  • desenvolver metodologias e recursos tecnológicos;
  • avaliar impacto da disfunção na qualidade de vida;
  • estimular adesão e continuidade do tratamento;
  • supervisionar estágios;
  • avaliar linguagem oral, leitura e escrita;
  • organizar publicações;
  • analisar viabilidade dos procedimentos junto a população-alvo;
  • detectar expectativas de pacientes e clientes;
  • participar de comissões técnico-científicas;
  • aplicar procedimentos para aperfeiçoamento das habilidades comunicativas;
  • contornar situações adversas;
  • capacitar profissionais;
  • avaliar fala;
  • verificar a compreensão da orientação;
  • trabalhar em equipe;
  • redigir artigos, capítulos e livros;
  • encaminhar pacientes e clientes a outros profissionais;
  • elaborar material educativo e informativo;
  • demonstrar capacidade de observação;
  • orientar hábitos de saúde;
  • tomar decisões;
  • avaliar habilidades cognitivas;
  • caracterizar população-alvo;
  • desenvolver habilidades cognitivas;
  • solicitar exames complementares;

Divisões de categorias profissionais do CBO 2238-15

CBO 2238-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de fonoaudiólogo educacional que pertence ao grupo dos fonoaudiólogos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Profissionais das ciências e das artes
    • Profissionais das ciências biológicas, da saúde
      • Profissionais da medicina, saúde
        • Fonoaudiólogos

Cargos e salários CBO 2238-15 - Fonoaudiólogos

Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 223815 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Fonoaudiólogos em todos os estados e cidades do Brasil.

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial

CBO Cargo/Profissão Localidade Jornada Amostragem
2238-15 Fonoaudiólogo Educacional Brasil 26h 203

Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial