CBO 2235-55 - Enfermeiro puericultor e pediátrico
Entenda o que fazem os enfermeiros e afins no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Enfermeiro puericultor e pediátrico e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Enfermeiro puericultor e pediátrico
Presta assistência de enfermagem a crianças, analisando integralmente sua saúde e avaliando seu crescimento e seu desenvolvimento. Providencia a aplicação das vacinas necessárias. Identifica sinais ou suspeita de violência contra a criança. Presta orientações à família para a estimulação do desenvolvimento integral e saudável da criança. Utiliza brinquedo terapêutico em atividade estruturada, visando promover o bem-estar físico e emocional da criança. Planeja e realiza ações de educação em saúde. Mantém-se atualizado em sua área de atuação. Supervisiona o trabalho de equipe de enfermagem. Atua com base em princípios de ética profissional. Cumpre legislação, normas técnicas, normas higiênico-sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de biossegurança e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Programa atendimentos em Unidade Básica de Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), para acompanhamento regular e sistemático do crescimento e do desenvolvimento de crianças.
Estabelece canais de comunicação com a família e a criança, para criar uma relação de confiança durante o atendimento.
Nas consultas de enfermagem, avalia integralmente a saúde da criança, observando estado nutricional, identificando sintomas das doenças prevalentes na infância – tais como parasitoses intestinais, pneumonia, asma, alergias, dermatoses, entre outras -, fazendo a aferição dos dados antropométricos de peso e altura, avaliando o índice de massa corporal (IMC) das crianças, e verificando pressão arterial (a partir dos 3 anos). Providencia exames laboratoriais - como hemograma completo, protoparasitológico de fezes, glicemia, entre outros -, e interpreta os resultados. Realiza teste de acuidade visual.
Avalia o crescimento e o desenvolvimento da criança de acordo com o protocolo de puericultura.
Encaminha as crianças com problemas constatados na avaliação da saúde e que apresentem atraso no desenvolvimento para médico, nutricionista, psicólogo, odontólogo ou outro profissional da equipe de saúde, conforme o caso.
Providencia a aplicação das vacinas necessárias, de acordo com calendário básico de imunização.
Identifica sinais ou suspeita de violência - física, emocional, sexual ou de outro tipo - contra a criança e discute a situação com equipe de saúde, técnicos e agentes comunitários de saúde, para que todos se envolvam no plano de cuidado da família exposta à violência. Realiza os encaminhamentos e as notificações necessárias.
Presta orientações à mãe, ao pai ou a outro responsável para a estimulação do desenvolvimento integral e saudável da criança, de acordo com sua faixa etária. Estimula o aleitamento materno até o 6º mês de vida, se não houver contraindicação. Avalia as preferências alimentares da criança, antes de dar orientações sobre alimentação saudável. Instrui sobre a realização de higiene corporal.
Pode realizar visita domiciliar, nos casos necessários.
Pode executar, em comunidade, busca ativa das crianças em situação de risco, priorizando-as para o atendimento em saúde.
Faz notificações de doenças, agravos e eventos de saúde, de acordo com normas vigentes.
Ao atuar em unidade de saúde – pública ou privada - que ofereça atendimento pediátrico em regime de internação, promove recreação para as crianças internadas, em brinquedoteca. Reconhece a importância terapêutica do brincar - que pode facilitar a comunicação, estimular a criatividade, alegria e afetividade, promover diversão e relaxamento, entre outros benefícios -, incorporando essa atividade de forma sistemática na assistência de enfermagem e propiciando meios para sua realização.
Supervisiona as ações de equipe de técnicos e auxiliares de enfermagem, avaliando seu desempenho. Desenvolve ações de formação continuada, de modo a garantir capacitação e atualização da equipe de enfermagem. Orienta a equipe para prevenção e controle sistemático da infecção hospitalar.
Insere o diagnóstico realizado e as informações sobre os cuidados prestados – inclusive as atividades com brinquedo terapêutico – em prontuário eletrônico da criança, com registros claros, legíveis e concisos.
Pode planejar e realizar ações de educação em saúde, atuando na prevenção de doenças e na proteção da saúde, conforme contexto e demandas da população.
Mantém-se atualizado em relação a novas tecnologias e novas propostas de melhoria do cuidado.
Pode participar em projetos de pesquisa sobre melhores práticas nas ações de saúde.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | MATEMÁTICA | OUTROS ELEMENTOS (MATEMÁTICA APLICADA) MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) ESTATÍSTICA PARA ENFERMAGEM EM PEDIATRIA E PUERICULTURA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | OUTROS ELEMENTOS (ESTATÍSTICA) ESTATÍSTICA VITAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE APLICADA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA | ESTATÍSTICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | BANCO DE DADOS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | METODOLOGIA E TÉCNICAS DA COMPUTAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO | SISTEMAS DE INFORMAÇÃO | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO GEOCIÊNCIAS | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | GEOCIÊNCIAS | OUTROS ELEMENTOS (GEOCIÊNCIAS) MEIO AMBIENTE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA GERAL | BIOLOGIA GERAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | GENÉTICA HUMANA E MÉDICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | GENÉTICA | OUTROS ELEMENTOS (GENÉTICA HUMANA E MÉDICA) GENÉTICA E EVOLUÇÃO HUMANA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MORFOLOGIA | ANATOMIA HUMANA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DA RESPIRAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FISIOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FISIOLOGIA DOS ÓRGÃOS E SISTEMAS) FISIOLOGIA HUMANA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | BIOLOGIA MOLECULAR | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | ENZIMOLOGIA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOQUÍMICA | OUTROS ELEMENTOS (ENZIMOLOGIA) BIOQUÍMICA APLICADA À ENFERMAGEM EM PEDIATRIA E PUERICULTURA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA GERAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | BIODISPONIBILIDADE | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA CLÍNICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | FARMACOLOGIA CLÍNICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO FARMACOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | FARMACOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (FARMACOLOGIA) FUNDAMENTOS DE FARMACOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | IMUNOLOGIA | IMUNOLOGIA APLICADA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | MICROBIOLOGIA | MICROBIOLOGIA MÉDICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | ENTOMOLOGIA E MALACOLOGIA DE PARASITOS E VETORES | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ENTOMOLOGIA E MALACOLOGIA DE PARASITOS E VETORES) CONTROLE ENTOMOLÓGICO PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | ENTOMOLOGIA E MALACOLOGIA DE PARASITOS E VETORES | 3 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | PARASITOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (ENTOMOLOGIA E MALACOLOGIA DE PARASITOS E VETORES) PARASITOLOGIA APLICADA À ENFERMAGEM | 3 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA QUÍMICA | TECNOLOGIA QUÍMICA | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA QUÍMICA | MEDICAMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA SANITÁRIA | SANEAMENTO AMBIENTAL | 3 | 4 | 2 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA SANITÁRIA | OUTROS ELEMENTOS (SANEAMENTO AMBIENTAL) CONTROLE DO SANEAMENTO AMBIENTAL PARA PREVENÇÃO DE DOENÇAS E PROMOÇÃO DA SAÚDE PÚBLICA | 3 | 4 | 2 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GARANTIA DE CONTROLE DE QUALIDADE | 4 | 4 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | HIGIENE E SEGURANÇA DO TRABALHO | 4 | 5 | 5 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | GERÊNCIA DE PRODUÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
ENGENHARIAS | ENGENHARIA DE PRODUÇÃO | SUPRIMENTOS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CLÍNICA MÉDICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | PEDIATRIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CIRURGIA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | CIRURGIA PEDIÁTRICA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | SAÚDE MATERNO-INFANTIL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | SAÚDE MATERNO-INFANTIL | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | ANATOMIA PATOLÓGICA E PATOLOGIA CLÍNICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | RADIOLOGIA MÉDICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | MEDICINA | RADIOLOGIA MÉDICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | ANÁLISE E CONTROLE DE MEDICAMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | ANÁLISE DE MEDICAMENTOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | ANÁLISE E CONTROLE DE MEDICAMENTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | FARMÁCIA | CONTROLE DE MEDICAMENTOS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM MÉDICO-CIRÚRGICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM OBSTÉTRICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM OBSTÉTRICA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM PEDIÁTRICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM PEDIÁTRICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM PEDIÁTRICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM PEDIÁTRICA) COLETA DE SANGUE DO CORDÃO UMBILICAL E PLACENTÁRIO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM PEDIÁTRICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM PEDIÁTRICA) CUIDADOS ESPECIAIS COM CRIANÇAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM PEDIÁTRICA | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM PEDIÁTRICA) CUIDADOS PALIATIVOS COM CRIANÇAS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM PEDIÁTRICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM PEDIÁTRICA) ENFERMAGEM EM PUERICULTURA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM PEDIÁTRICA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM PEDIÁTRICA) POLÍTICA NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA CRIANÇA (PNAISC) | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM PEDIÁTRICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM PEDIÁTRICA) UTILIZAÇÃO DA TÉCNICA BRINQUEDO/BRINQUEDO TERAPÊUTICO PARA ASSISTÊNCIA À CRIANÇA E À FAMÍLIA HOSPITALIZADAS | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM DE DOENÇAS CONTAGIOSAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM DE DOENÇAS CONTAGIOSAS | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | ENFERMAGEM DE SAÚDE PÚBLICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) AÇÕES EDUCATIVAS EM ENFERMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) CUIDADOS ESPECIAIS COM PACIENTES OSTOMIZADOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM COMO PRÁTICA SOCIAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM E BIOSSEGURANÇA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ENFERMAGEM PREVENTIVA | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) EQUIPAMENTOS E DISPOSITIVOS EMPREGADOS NOS SERVIÇOS DE ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM: TIPOS, FUNCIONAMENTO, CUIDADOS ESPECIAIS, OPERAÇÃO E MONITORAMENTO | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) ERGONOMIA PARA ENFERMAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) NORMAS TÉCNICAS DA ÁREA DE ENFERMAGEM | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) PROCESSOS E SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) REGISTROS DE ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) SEMIOTÉCNICA APLICADA À ENFERMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) SINAIS DE REAÇÕES ADVERSAS PARA ENFERMAGEM | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS DO CAMPO ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | ENFERMAGEM | OUTROS ELEMENTOS (ENFERMAGEM) TEORIA E ÉTICA DA ENFERMAGEM | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | ANÁLISE NUTRICIONAL DE POPULAÇÃO | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | NUTRIÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ANÁLISE NUTRICIONAL DE POPULAÇÃO) NUTRIÇÃO MATERNOINFANTIL E EM SAÚDE PÚBLICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | EPIDEMIOLOGIA | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS DA SAÚDE | SAÚDE COLETIVA | SAÚDE PÚBLICA | 4 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | DIREITOS ESPECIAIS | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ADMINISTRAÇÃO | OUTROS ELEMENTOS (ADMINISTRAÇÃO DE SETORES ESPECÍFICOS) ADMINISTRAÇÃO EM ENFERMAGEM | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA DO BEM-ESTAR SOCIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | ECONOMIA | ECONOMIA DOS PROGRAMAS DE BEM-ESTAR SOCIAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | ÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | FILOSOFIA | OUTROS ELEMENTOS (ÉTICA) BIOÉTICA | 5 | 5 | 5 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | HISTÓRIA DO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | HISTÓRIA | OUTROS ELEMENTOS (HISTÓRIA DO BRASIL) HISTÓRIA E LEGISLAÇÃO DA ENFERMAGEM NO BRASIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA SOCIAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | RELAÇÕES INTERPESSOAIS | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANO) PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | TREINAMENTO DE PESSOAL | 3 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | FATORES HUMANOS NO TRABALHO | 4 | 4 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL | 4 | 5 | 4 | |
CIÊNCIAS HUMANAS | PSICOLOGIA | OUTROS ELEMENTOS (PSICOLOGIA DO TRABALHO E ORGANIZACIONAL) PSICOLOGIA NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | LÍNGUA PORTUGUESA | 4 | 5 | 4 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LETRAS | OUTROS ELEMENTOS (LÍNGUA PORTUGUESA) TERMINOLOGIAS UTILIZADAS NA ÁREA DE SAÚDE | 4 | 5 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | ANÁLISE DE RISCOS | 5 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | BIOTECNOLOGIA | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA CIENTÍFICA | 4 | 5 | 5 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | OUTROS ELEMENTOS (MÉTODOS E PROCEDIMENTOS DE PESQUISA) | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PESQUISA | 4 | 4 | 4 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | METODOLOGIA DE PROJETOS | 3 | 3 | 3 | |
TECNOLOGIAS ESTRATÉGICAS | MÉTODOS E PROCEDIMENTOS CIENTÍFICOS | ELABORAÇÃO DE PROJETO | 3 | 3 | 3 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | APRENDIZADO ATIVO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | PERSUASÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | HABILIDADE DE ENSINAR | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 4 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | ANÁLISE DE DADOS | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | SINTETIZAÇÃO DE DADOS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ANALÍTICO | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CRÍTICO | 5 | 5 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍONIO CIENTÍFICO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM MUITAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS CIENTÍFICOS OU TECNOLÓGICOS PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO DE UM CAMPO DE ESTUDO CIENTÍFICO | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE CONHECIMENTO CIENTÍFICO DE ALTA COMPLEXIDADE | 2 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE SISTÊMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS MATERIAIS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | GERENCIAMENTO DE RECURSOS HUMANOS | 3 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERSUASÃO DE PESSOAS EM FAVOR DE IDEIAS, PRODUTOS E/OU SERVIÇOS | 4 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ORIENTAÇÃO DE PESSOAS | 5 | 5 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | FACILITAÇÃO E MEDIAÇÃO DE APRENDIZAGEM | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | SUPERVISÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COORDENAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | PERCEPÇÃO DA REALIDADE SOCIAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | SENSIBILIDADE AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 4 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 4 | 4 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO | AUTONOMIA EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
SUPERVISÃO DO TRABALHO DE OUTROS | SUPERVISÃO DE PROFISSIONAIS EM CONTEXTOS DE TRABALHO COM PREVISÃO DE MUDANÇAS | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, ASSUMINDO AUTODESENVOLVIMENTO | 5 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS OUTROS TRABALHADORES | 4 |
Condições de Trabalho
Atuam nas áreas de saúde e serviços sociais. Exercem atividades em empresas públicas e privadas. A grande maioria dos enfermeiros possui registro em carteira, ao passo que os perfusionistas podem também atuar como autônomos e empregadores. Ambos trabalham em equipe, em ambientes fechados. Os enfermeiros se revezam por turnos (diurno/noturno), exceto os profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família, que trabalham somente em horário diurno e com carga determinada em portaria específica. Os perfusionistas trabalham em horários irregulares. Os profissionais de enfermagem são predominantemente do sexo feminino, porém o número de profissionais do sexo masculino tem aumentado nos anos recentes. São expostos a riscos biológicos e - com exceção dos Enfermeiros Sanitaristas e do Trabalho - a materiais tóxicos, radiações, contaminação por materiais pérfuro-cortantes e estresse decorrente de lidar com vida humana. Os perfusionistas trabalham em posições desconfortáveis durante longos períodos e sob supervisão constante.Exigências do mercado de trabalho
A formação requerida para os enfermeiros é a de bacharelado e registro no Corem já para os perfusionistas requer-se formação em curso superior nas áreas de ciências biológicas ou da saúde e curso de especialização de 1400 horas. O exercício pleno das atividades, para os enfermeiros, ocorre após um a dois anos de experiência profissional, exceção feita àqueles que atuam na Estratégia de Saúde da Família, onde não há exigência de experiência anterior. Para ser um especialista na área, é recomendável que o profissional passe primeiramente por diferentes áreas de trabalho e posteriormente se especialize em uma delas. No caso dos perfusionistas, o exercício pleno das atividades ocorre após três a quatro anos de experiência profissional.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- planejar ações de enfermagem e/ou perfusão e/ou obstetrícia;
- coordenar serviços de enfermagem e/ou perfusão e/ou obstetrícia;
- prestar assistência ao paciente/cliente;
- realizar pesquisas em enfermagem e/ou perfusão e/ou obstetrícia;
- implementar ações para promoção da saúde;
- demonstrar competências pessoais;
- auditorar serviços de enfermagem e/ou perfusão e/ou obstetrícia;
- selecionar materiais e equipamentos;
- prestar assistência direta a pacientes graves;
- demonstrar flexibilidade;
- demonstrar capacidade de atentar a detalhes;
- demonstrar capacidade de administrar o tempo;
- demonstrar rapidez de raciocínio;
- padronizar normas e procedimentos de enfermagem e/ou perfusão e/ou obstetrícia;
- aplicar métodos para avaliação de qualidade;
- averiguar coerência do registro de enfermagem com patologia;
- acompanhar processo seletivo de profissionais de enfermagem e/ou perfusão e/ou obstetrícia;
- demonstrar capacidade de percepção sensorial;
- avaliar desempenho de pessoal subordinado e de pares;
- monitorar processo de trabalho;
- participar de trabalhos de equipes multidisciplinares;
- monitorar evolução clínica de pacientes;
- prescrever ações de enfermagem e/ou obstetrícia;
- demonstrar capacidade de atenção;
- participar de campanhas de combate aos agravos da saúde;
- confrontar situação com as informações da legislação e normas;
- demonstrar capacidade de escuta qualificada;
- orientar equipe para controle de infecção nas unidades de saúde;
- elaborar material educativo;
- atender pacientes/clientes em domicílio;
- demonstrar sensibilidade;
- organizar grupos de estudos;
- analisar prontuários;
- diagnosticar situação;
- demonstrar capacidade de liderança;
- submeter resultados de pesquisa para publicação;
- estabelecer prioridades;
- demonstrar capacidade de adaptar-se às situações adversas;
- levantar necessidades e problemas;
- demonstrar organização;
- realizar procedimentos de maior complexidade;
- demonstrar capacidade de negociação;
- orientar participação da comunidade em ações educativas;
- definir estratégias de promoção da saúde para situações e grupos específicos;
- realizar consultas de enfermagem e/ou obstetrícia;
- elaborar projetos de ação;
- elaborar trabalhos técnicos e científicos;
- identificar áreas de risco;
- participar da elaboração de projetos e políticas de saúde;
- prescrever medicamentos e/ou curativos;
- demonstrar destreza manual;
- acionar equipe multiprofissional de saúde;
- demonstrar capacidade de avaliação;
- demonstrar capacidade de trabalhar em equipe;
- captar recursos para pesquisas;
- definir métodos de avaliação de qualidade;
- estabelecer metas;
- demonstrar auto-controle;
- demonstrar capacidade de criar vínculo e empatia;
- colaborar com entidades de ensino e pesquisa;
- coletar dados e amostras;
- desenvolver programas de educação continuada/permanente;
- averiguar irregularidades relativas a assistência prestada;
- participar de programas e campanhas de saúde do trabalhador;
- avaliar resultados;
- analisar a assistência prestada pela equipe de enfermagem;
- analisar dados;
- registrar observações, cuidados e procedimentos prestados;
- demonstrar capacidade de imparcialidade;
- solicitar exames;
- demonstrar capacidade de efetuar atendimento humanizado;
- demonstrar capacidade de comunicação;
Divisões de categorias profissionais do CBO 2235-55
CBO 2235-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de enfermeiro puericultor e pediátrico que pertence ao grupo dos enfermeiros e afins, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Profissionais das ciências e das artes
-
- Profissionais das ciências biológicas, da saúde
-
-
- Profissionais da medicina, saúde
-
-
-
-
- Enfermeiros e afins
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 2235-55 - Enfermeiros e afins
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 223555 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Enfermeiros e afins em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
2235-55 | Enfermeiro Puericultor e Pediátrico | Brasil | 37h | 159 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |