CBO 1415-10 - Gerente de restaurante - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação
O profissional no cargo de Gerente de restaurante CBO 1415-10 Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia as atividades operacionais de restaurantes e assemelhados, ou de unidade rede de franquia, sob a direção de um diretor ou gerente geral Gerencia e promove serviços, supervisionando as reservas, a recepção aos clientes, a produção na cozinha e bar, arrumação do salão e serviço aos clientes.
Controla a qualidade dos produtos e serviços, medindo a satisfação do cliente, tratando sugestões e reclamações Coordena áreas operacionais da cozinha, bar e salão em restaurantes e outros serviços de alimentação Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando sua execução.
Administra recursos humanos e financeiros, gerencia compras, executa rotinas administrativas e presta assessoria Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
CBO 1415-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação que pertence ao grupo dos gerentes, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Gerente de restaurante, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação CBO 1415-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1415-10
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes.
- Gerentes de produção e operações.
- Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação.
O que faz um Gerente de restaurante
O Gerente de restaurante CBO 1415-10 planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de produção e operação em restaurantes e assemelhados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Gerencia serviços em restaurantes e outros estabelecimentos de alimentação, definindo políticas de atendimento aos clientes, supervisionando serviços de reservas, de recepção, de eventos, de apoio (manutenção, segurança e informática).
Controla a qualidade dos serviços, medindo a satisfação dos clientes, tratando sugestões e reclamações Inspeciona a apresentação pessoal dos funcionários e controla desperdícios.
Promove vendas de produtos e serviços, analisando previsões de mercado, definindo produtos, serviços e preços, acompanhando as tendências do setor Define políticas de divulgação e vendas de serviços, estabelecendo parcerias com outras empresas.
Representa a empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e comerciais, relacionando-se com a mídia.
Coordena as áreas operacionais de restaurantes, definindo padrões de serviços e as prioridades de execução Programa serviços de manutenção de equipamentos e instalações, coordenando a execução das obras.
Define a programação de eventos.
Administra a área de alimentos e bebidas, orientando o cardápio e a carta de bebidas, pesquisando novas receitas, supervisionando a preparação de receitas, degustando alimentos e bebidas Supervisiona o estoque, as condições do armazenamento e a qualidade de alimentos e bebidas, controlando seus prazos de validade Verifica a arrumação de salões.
Administra pessoas, fornecendo meios para a garantia da segurança no trabalho, da saúde dos trabalhadores e da preservação ambiental Define equipes de trabalho, os critérios de seleção de pessoal, decidindo sobre admissão, demissão e promoção de funcionários Define benefícios e planos de incentivo.
Avalia a necessidade, viabiliza, e monitora treinamentos Aprova escalas de serviços, férias e folgas.
Promove reuniões da equipe Administra o andamento de questões trabalhistas Gerencia o processo de compras, selecionando e atendendo fornecedores, elaborando cadastro, negociando qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, autorizando compras.
Coordena a logística para recebimento de produtos e avalia produtos e serviços adquiridos Administra recursos financeiros, elaborando orçamentos, acompanhando fluxo de caixa, alocando recursos, avaliando relatórios de atividades financeiras, acompanhando aplicações financeiras e gerenciando contratos Presta assessoria à diretoria da empresa, participando da elaboração do plano estratégico, da definição da política financeira da empresa, da elaboração de políticas de cargos e salários, da elaboração de normas e procedimentos, da avaliação da política de marketing e da elaboração de planos de emergência.
Propõe reformas das instalações Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações visando ao incremento da produtividade.
Funções do cargo
O funcionário CBO 1415-10 deve coordenar Áreas operacionais de hotéis e restaurantes, promover vendas de produtos e serviços, administrar Área de alimentos e bebidas, demonstrar competências pessoais, administrar pessoal, gerenciar compras, prestar assessoria, gerenciar serviços em agências de turismo, hotéis e restaurantes, administrar recursos financeiros, executar rotinas administrativas.
Condições de trabalho dessas profissões
Gerentes de operações de serviços em empresa de turismo, de alojamento e alimentação esses trabalhadores atuam nas áreas ligadas a alimentação e alojamento, turismo,transportes e viagens, atividades recreativas, culturais e desportivas. São empregados com carteira assinada que trabalham com supervisão permanente, em ambientes fechados ou a céu aberto, em horários diurnos ou noturnos, e se organizam em equipe. Eventualmente, trabalham sob pressão, levando à situação de estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 1415-10
Os requisitos de acesso a essas ocupações variam conforme o porte e tipo de estabelecimento. Como requisito mínimo tem-se o ensino médio, mais experiência de um a dois anos na área. Há empresas que demandam profissionais formados em escolas técnicas profissionalizantes ou em curso superior na área de hotelaria e turismo. Devido ao grande crescimento do setor e para atender à demanda há atualmente no mercado de trabalho profissionais formados em cursos superiores de tecnologia.
Atividades exercidas por um Gerente de restaurante CBO 1415-10
Um Gerente de restaurante (ou sinônimo) deve controlar padrões de alimentos e bebidas, representar empresa em atividades e eventos sociais, comunitários e o, propor investimentos, coordenar atividade de armazenamento de alimentos e bebidas, avaliar relatórios de desempenho, assumir responsabilidade, analisar previsões de mercado, elaborar relatórios gerenciais, participar da promoção de ações sociais, controlar reposição de uniformes, administrar conflitos, degustar alimentos e bebidas, supervisionar serviços de apoio - manutenção, segurança, informática, demonstrar senso de organização, acompanhar aplicações financeiras, fomentar parcerias com órgãos públicos e privados, tomar decisões, participar na elaboração de planos de emergência, alocar recursos, avaliar relatórios de atividades financeiras, participar na definição da política financeira da empresa, definir políticas de atendimento a clientes, propor reformas de instalações, definir produtos, serviços e preços, monitorar treinamento de funcionários, medir satisfação do cliente, supervisionar qualidade de alimentos e bebidas, autorizar compras, participar na avaliação da política de marketing, montar cadastro de fornecedores, atender fornecedores, participar na elaboração do plano estratégico, definir padrões de produtos e serviços em restaurantes, liderar equipes, participar da elaboração de políticas de cargos e salários, motivar equipes, elaborar carta de bebidas, demonstrar fluência verbal, montar pacotes - turísticos, lazer, gastronômicos, feiras e eventos, atender auditorias, elaborar orçamento, supervisionar preparação de receitas, avaliar produtos e serviços adquiridos, controlar inventários, supervisionar serviços de reservas, controlar documentação, avaliar necessidade treinamento, definir prioridades de execução dos serviços, decidir sobre admissão, demissão e promoção de funcionários, elaborar cardápio, definir parcerias com outras empresas, supervisionar serviços de recepção, definir políticas de divulgação e vendas de produtos e serviços, pesquisar novas receitas, controlar estoque do almoxarifado, viabilizar treinamento, participar na elaboração de roteiros turísticos e gastronômicos, criar planos de incentivo, coordenar logística para recebimento de produtos, promover reuniões da equipe, administrar andamento de questões trabalhistas, definir critérios de seleção de pessoal, definir programação de atividades de lazer, recreação e eventos, supervisionar controle de validade de alimentos e bebidas, aprovar escalas de serviços, férias e treinamento, supervisionar estoque de alimentos e bebidas, demonstrar dinamismo, definir critérios de avaliação dos serviços, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, coordenar execução de obras, avaliar destinos, produtos e serviços prestados, controlar qualidade dos serviços, inspecionar apresentação pessoal dos funcionários, relacionar-se com a mídia, supervisionar serviços de eventos, programar serviços de manutenção de equipamentos e instalações, definir equipes de trabalho, definir fornecedores, definir benefícios aos funcionários, verificar arrumação de salões, atender fiscalizações, controlar desperdícios, acompanhar fluxo de caixa, tratar sugestões e reclamações de clientes, negociar com fornecedores - qualidade, preços, prazos de entrega e de pagamento, participar da elaboração de normas e procedimentos, demonstrar capacidade de negociação, supervisionar atividades de recreação e lazer.