CBO 1414-15 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1414-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Gerente de loja e supermercado Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de loja e supermercado
O Gerente de loja e supermercado (ou similar) planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.
Funções
O funcionário CBO 1414-15 deve gerir recursos materiais e financeiros, assessorar diretoria e setores da empresa, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, demonstrar competências pessoais, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, atender aos clientes, promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, estruturar equipes de trabalho, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo.
Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15
Um Gerente de loja e supermercado (ou sinônimo) deve providenciar integração de funcionários, medir resultados de treinamento, cooperar na definição de projetos, designar equipe para projeto, representar a empresa, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, autorizar pagamentos e recebimentos, instruir subordinados, atender agentes de fiscalização, implantar técnicas de vendas, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, demonstrar motivação, sugerir inovações, monitorar o andamento de projetos, exercer liderança, elaborar plano de investimentos, administrar horas trabalhadas, horas extras, implementar reciclagem de funcionários, examinar currículos, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, determinar perfis profissionais, fazer orçamentos, acompanhar a execução orçamentária, supervisionar os serviços de reparação e consertos, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, estimular a motivação das equipes, averiguar comportamento dos concorrentes, inspecionar as condições das mercadorias expostas, redigir comunicados e normas, promover programas prevencionistas, otimizar o espaço físico da loja - modulação, definir estratégias de terceirização, agir com dinamismo, evidenciar equilíbrio emocional, resolver reclamações de clientes, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, revisar manuais de procedimentos, cobrar resultados, avaliar nível de satisfação das equipes, gerir estoques, propor compra de novos itens, delegar atribuições, expressar-se gestualmente, coordenar inventário de mercadorias para balanço, captar recursos, entrevistar candidatos, remanejar leiaute, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, providenciar contratação e desligamento de funcionários, formular incentivos de produtividade, exercitar a autonomia, planejar compras e locações, opinar sobre condições e prioridades de projetos, participar de reuniões, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., mediar relação entre funcionário e empresa, qualificar fornecedores, realizar reuniões com a equipe, elaborar normas e instruções, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, gerir compras, acompanhar auditoria interna e externa, identificar necessidade de contratação de pessoal, planejar racionalização do uso de recursos, contratar serviços, estabelecer escala de férias e de folgas, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, orientar clientes, manter apresentação pessoal, zelar pela organização do local de trabalho, argumentar com convicção - persuasão, administrar conflitos entre funcionários, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, gerenciar contratos de serviços, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, controlar o cumprimento de normas, expressar-se oralmente, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, definir perfil do consumidor final, liberar mercadorias para entrega, acompanhar rotinas adminstrativas, negociar preços e condições de pagamento, recepcionar mercadorias, pesquisar a satisfação dos clientes, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, analisar tendências do mercado, colaborar na definição de epi e epc, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, divulgar mercadorias e serviços, informar funcionários sobre seus desempenhos, preparar relatórios para a diretoria, apreciar inovações organizacionais, operar equipamentos de informática, sugerir melhoria em mercadorias, administrar remanejamentos, prover ações de preservação ambiental, gerir custos, avaliar desempenho, recomendar promoção de funcionários, sugerir investimentos, buscar atualização profissional, transferir numerário para o banco, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão.