CBO 1414-15 - Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 1414-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de gerentes de operações comerciais e de assistência técnica que pertence ao grupo dos gerentes, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Gerente de loja e supermercado Planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades operacionais de lojas varejistas e supermercados de pequeno, médio e grande portes, atuando em pequenas, médias e grandes redes, sob a direção de um diretor ou gerente geral Coordena equipes no desenvolvimento das operações e garante o atendimento adequado aos clientes.
Realiza análise financeira e de indicadores de desempenho para gestão das finanças, controle de custos e maximização dos lucros Pode utilizar novas tecnologias, como sistemas de gestão, automação de processos e análise de dados para otimizar as operações da loja ou supermercado Pesquisa o funcionamento do setor varejista, em suas dinâmicas de mercado, tendências de consumo, concorrência e regulamentações específicas do setor.
Atua conforme normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de qualidade e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica CBO 1414-15 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 1414-15
- Membros superiores do poder público, dirigentes de organizações de interesse público e de empresas, gerentes.
- Gerentes de operações comerciais e de assistência técnica.
- Gerentes.
O que faz um Gerente de loja e supermercado
O Gerente de loja e supermercado (ou similar) planeja, organiza, dirige, coordena, controla e avalia atividades das equipes de operação em lojas varejistas e supermercados, garantindo que todas as tarefas, operações e processos sigam os procedimentos estabelecidos, com o objetivo de maximizar os resultados estabelecidos em metas Gerencia o estoque, regula o fornecimento da cadeia de suprimentos, realiza a gestão de inventário, de merchandising, de precificação e coordena a gestão de promoções.
Presta assistência à direção da empresa ou aos seus departamentos, durante a elaboração de plano estratégico e da negociação de metas de produção do planejamento tático.
Conduz reuniões de trabalho e acompanha auditorias Estabelece interface com setores internos e com clientes e fornecedores externos.
Administra pessoas, realizando a gestão de equipes, promovendo motivação, atuando na resolução de conflitos e no treinamento e desenvolvimento de funcionários Administra finanças, realizando a gestão da contabilidade, da orçamentação, da análise financeira e de indicadores de desempenho, tais como o valor do tíquete médio por cliente, de modo a atingir metas e objetivos da empresa, mantendo a saúde financeira de loja e supermercado, controlando custos e potencializando os lucros.
Administra suprimentos e operações de produção, garantindo o funcionamento varejista e comercial da loja ou supermercado, alinhando-se às dinâmicas de mercado, às tendências de consumo, atuando estratégica e taticamente com competitividade em relação à concorrência e às regulamentações específicas do setor e em conformidade com o projeto, objetivos e metas estabelecidos pela diretoria.
Administra as melhores práticas de atendimento ao cliente, estratégias para criar uma experiência positiva de compra, gerenciamento de reclamações e resolução de problemas relacionados ao atendimento ao cliente e fornece meios para a garantia de segurança no trabalho, de saúde dos trabalhadores e de preservação ambiental Gerencia contratos e projetos de compra e venda, reposição e devolução, operação e manutenção, observando conformidade de especificações e de prazos.
Gerencia projetos de marketing, analisando e captando dados e informações de segmentação de mercado, de identificação de público-alvo, de eficiência e eficácia das estratégias de promoção, da marca e da comunicação de marketing, auxiliando na elaboração de estratégias eficazes para aumentar a visibilidade e atrair clientes para a loja ou supermercado.
Promove o desenvolvimento tecnológico e as inovações para o incremento da produtividade, implementando projetos de utilização de novas tecnologias do setor varejista, como sistemas de ponto de venda, sistemas de gestão de estoque, análise de dados, comércio eletrônico e tendências tecnológicas relevantes para o varejo Produz relatórios e apresentações para a diretoria, apresentando resultados, análises de desempenho, problemas enfrentados, possíveis soluções, bases e indicadores para tomada de decisão da alta gestão da loja varejista ou do supermercado.
Funções
O funcionário CBO 1414-15 deve promover condições de segurança, saúde, meio ambiente e qualidade, gerenciar contratos e projetos - comercialização e serviços, planejar atividades nos comércios varejista, atacadista e de assistência técnica, demonstrar competências pessoais, assessorar diretoria e setores da empresa, estruturar equipes de trabalho, atender aos clientes, administrar equipe de vendas, de compras, de reparos, de caixas e de apoio administrativo, gerir recursos materiais e financeiros.
Atividades exercidas por um Gerente de loja e supermercado CBO 1414-15
Um Gerente de loja e supermercado (ou sinônimo) deve examinar currículos, buscar atualização profissional, demonstrar capacidade de expressão escrita - redação, gerenciar contratos de serviços, transferir numerário para o banco, promover ações para o plano de saúde e segurança no trabalho, definir estratégias de terceirização, organizar a documentação do estabelecimento e dos funcionários, pesquisar a satisfação dos clientes, instruir subordinados, recomendar promoção de funcionários, revisar planos - vendas, promoções, investimentos, expansão, representar a empresa, captar recursos, formular incentivos de produtividade, medir resultados de treinamento, planejar o envio de mercadorias para assistência técnica, promover programas prevencionistas, definir planos operacionais - funcionamento do estabelecimento, sugerir melhoria em mercadorias, operar equipamentos de informática, colaborar na definição de epi e epc, contratar serviços, administrar remanejamentos, manter apresentação pessoal, participar de reuniões, detectar necessidades de treinamento e desenvolvimento, gerir compras, avaliar desempenho, orientar clientes, providenciar integração de funcionários, argumentar com convicção - persuasão, expressar-se oralmente, negociar preços e condições de pagamento, exercitar a autonomia, remanejar leiaute, otimizar o espaço físico da loja - modulação, ordenar o descarte de resíduos, sucatas e materiais recicláveis, qualificar fornecedores, recepcionar mercadorias, propor compra de novos itens, averiguar comportamento dos concorrentes, estabelecer normas e critérios de aceitação de serviços, estimular a motivação das equipes, prover ações de preservação ambiental, estabelecer escala de férias e de folgas, elaborar plano de investimentos, determinar perfis profissionais, sugerir inovações, gerir custos, evidenciar equilíbrio emocional, providenciar contratação e desligamento de funcionários, gerir estoques, opinar sobre condições e prioridades de projetos, zelar pela organização do local de trabalho, definir perfil do consumidor final, sugerir desenvolvimento de novas mercadorias, informar funcionários sobre seus desempenhos, administrar absenteísmo - faltas, licenças, afastamentos, definir metas e indicadores - volume de vendas, inadimplência, custos, qualidade, delegar atribuições, programar treinamento e desenvolvimento profissionais, designar equipe para projeto, autorizar pagamentos e recebimentos, apreciar inovações organizacionais, supervisionar os serviços de reparação e consertos, sugerir investimentos, cobrar resultados, expressar-se gestualmente, acompanhar a execução orçamentária, realizar reuniões com a equipe, planejar compras e locações, supervisionar divulgação de promoções - colocação de faixas, cartazes etc., atender agentes de fiscalização, fazer orçamentos, acompanhar auditoria interna e externa, cooperar na definição de projetos, implementar reciclagem de funcionários, entrevistar candidatos, demonstrar motivação, encaminhar mercadorias para conserto, reparo e troca, inspecionar as condições das mercadorias expostas, acompanhar rotinas adminstrativas, controlar o cumprimento de normas, identificar necessidade de contratação de pessoal, divulgar mercadorias e serviços, agir com dinamismo, liberar mercadorias para entrega, redigir comunicados e normas, resolver reclamações de clientes, preparar relatórios para a diretoria, monitorar o andamento de projetos, administrar horas trabalhadas, horas extras, analisar tendências do mercado, transmitir características das mercadorias a equipe de vendas, exercer liderança, administrar conflitos entre funcionários, implantar técnicas de vendas, planejar racionalização do uso de recursos, planejar promoção de venda de mercadorias e serviços, avaliar nível de satisfação das equipes, revisar manuais de procedimentos, acompanhar indicadores de eficiência e eficácia, elaborar normas e instruções, coordenar inventário de mercadorias para balanço, mediar relação entre funcionário e empresa.