Representante de Cobrança - Salário 2025 - Campinas, SP

O que faz um Representante de Cobrança

Profissionais no cargo de Representante de Cobrança efetuam cobrança de valores devidos a empresas e ou instituições, contatando devedores e negociando formas de pagamento, analisam títulos e documentos de cobrança, definem estratégias e elaboram itinerários de cobrança, contatam avalistas e ou fiadores. Notificam débitos, registram informações de negociações com o devedor, elaboram relatórios de prestação de contas e de encerramento de cobrança. Atualizam cadastro e identificam cobranças indevidas.

Condições de trabalho

Cobradores os cobradores atuam em instituições financeiras, bancos e empresas que exerçam atividades de intermediação financeira. O local de trabalho pode ser fechado ou aberto, dependendo da atividade. Trabalham em horários diurnos e, podem atuar como autônomos ou assalariados, com carteira assinada. Atuam de forma individual, sob supervisão ocasional ou permanente, dependendo da experiência. Muitas vezes são expostos a ruídos, pressões ou lesões por esforço repetitivo.

Exigências do mercado de trabalho para Representante de Cobrança

A escolaridade de acesso a essas ocupações é de nível médio. O curso técnico em área administrativa é desejável. Atualmente, o trabalho de cobrança, na maioria das empresas, é terceirizado. Em algumas delas, é quarteirizado por uma empresa de cobrança que já é uma terceira. Vale destacar que as tarefas desempenhadas pelos cobradores externos, atualmente, são realizadas por telefone.

Funções do cargo de Representante de Cobrança

  1. adaptar meios de cobrança a pessoa física ou jurídica;
  2. anexar documentos;
  3. demonstrar disciplina;
  4. analisar razões da inadimplência;
  5. verificar fatos geradores da dívida;
  6. elaborar relatórios de prestação de contas;
  7. negociar formas de pagamento com o devedor;
  8. demonstrar capacidade de persuasão;
  9. consultar informações cartográficas;
  10. informar devedor sobre o débito;
  11. consultar pessoas dadas como referência ou como fiador;
  12. contatar fiador ou avalista;
  13. recuperar mercadorias não pagas;
  14. ordenar as informações para elaboração de prestação de contas;
  15. demonstrar objetividade;
  16. localizar o devedor pessoalmente;
  17. elaborar relatório de encerramento da cobrança;
  18. ver mais...

Quanto ganha um Representante de Cobrança em Campinas, SP

De acordo com o Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, não houveram contratações nem demissões de profissionais no cargo de Representante de Cobrança CBO 421305 em Campinas, SP no período de Maio de 2024 a Abril de 2025.

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