CBO 7253-10 - Montador de máquinas agrícolas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos montadores de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas

O profissional no cargo de Montador de máquinas agrícolas CBO 7253-10 monta máquinas agrícolas – tais como colheitadeiras, graneleiros, semeadoras e outros equipamentos e implementos -, executando procedimentos de montagem mecânica, instalando motores, sistemas e dispositivos nas máquinas, instalando sensores inteligentes e outros artefatos de tecnologia digital, e realizando ajustes em peças e componentes mecânicos, hidráulicos e pneumáticos Planeja atividades, interpretando esquemas, modelos, desenhos técnicos, projetos e folhas de processo.

Realiza testes e outros procedimentos para comprovar o correto funcionamento dos diversos sistemas que compõem as máquinas Pode conduzir máquinas agrícolas em situação de teste Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.

CBO 7253-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de montadores de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Montador de máquinas agrícolas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Montadores de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas CBO 7253-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7253-10

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Montadores de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Montador de máquinas agrícolas

O Montador de máquinas agrícolas CBO 7253-10 planeja as atividades de montagem, consultando catálogos e manuais, impressos ou por meio informatizado Interpreta esquemas, modelos, desenhos técnicos, projetos e folhas de processo.

Interpreta cronogramas.

Requisita ferramentas, insumos e equipamentos de proteção individual Organiza o ambiente de trabalho, de acordo com boas práticas produtivas, levando em conta as máquinas agrícolas de diversos tipos a serem montadas, a fim de atender requisitos de flexibilidade na produção.

Inspeciona peças e componentes de máquinas agrícolas, verificando suas dimensões e estado - por meio de calibres, paquímetros, micrômetros e outros instrumentos de medição -, para detectar possíveis defeitos e comprovar a exatidão de seus ajustes ou reduzir a necessidade de operações de ajuste no processo de montagem Dispõe, alinha, encaixa e fixa peças e componentes, seguindo o eixo de montagem, utilizando ferramentas, dispositivos de fixação, gabaritos e outros instrumentos.

Monta máquinas agrícolas, fixando conjuntos mecânicos, montando bases e estruturas, montando cabines das máquinas, montando motores a explosão, e montando eixos de transmissão, conversores de torque, redutores, rolamentos, sistema de embreagem, sistema de freios, reservatórios de fluidos e sistema de direção dos equipamentos.

Instala motores elétricos, hidráulicos e pneumáticos, bombas hidráulicas, válvulas pneumáticas e hidráulicas, e sistemas elétricos e eletromecânicos Instala conversores de torque, compressores, conjuntos hidráulicos de descarga de grãos, sistemas de aquecimento e resfriamento, e equipamentos de ar-condicionado.

Instala dispositivos eletrônicos de comando e controle, para automação elétrica, hidráulica e pneumática.

Instala sensores inteligentes, interfaces de rede e outros artefatos de tecnologia digital, a fim de completar a tarefa de montagem de máquinas agrícolas Abastece sistemas hidráulicos de arrefecimento e de lubrificação Executa a lubrificação das máquinas montadas.

Ajusta peças e componentes mecânicos, hidráulicos e pneumáticos, utilizando instrumentos e ferramentas apropriadas Executa regulagem de pressão, temperatura, vazão e velocidade, de alinhamento de polias e engrenagens, de fim de curso de equipamentos hidráulicos e pneumáticos, de tensão de esteiras, correias e correntes, de alinhamento de caixas e sobre caixas em graneleiros, e de funcionamento de transmissões eletromecânicas Regula emissor e receptor, a laser, de máquinas e implementos agrícolas.

Regula separador e côncavo de colheitadeiras Comprova o funcionamento correto dos diversos sistemas que compõem as máquinas agrícolas, por meio de testes e outros procedimentos.

Testa sistemas mecânicos, hidráulicos, pneumáticos e eletroeletrônicos Testa sistemas de arrefecimento de motores Mede amplitude de ondas mecânicas em caixas vibratórias.

Controla nível de contaminação dos fluidos hidráulicos e do lubrificante Controla nível de emissão de ruídos Controla emissão de poluentes e testa vedação de cabines.

Repara erros ou danos de montagem Pode conduzir máquinas agrícolas em situação de teste Pode realizar o comissionamento de máquinas agrícolas.

Preenche “checklist” (lista de verificação) de montagem e testes de componentes Preenche relatórios de não conformidade de componentes Pode operar equipamentos de levantamento e transporte durante o processo de montagem, para a movimentação de peças pesadas Mantém o local de trabalho limpo e organizado Atua de acordo com normas e procedimentos de gestão ambiental.

Trabalha com segurança, utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e relatando atos e condições inseguras Elimina condições inseguras.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7253-10 deve trabalhar com segurança, montar máquinas agrícolas, de terraplanagem e perfuratrizes, comprovar o funcionamento correto dos diversos sistemas, montar equipamentos de levantamento, movimentação e descarga, montar equipamentos de extração e beneficiamento de minérios e rochas, demonstrar competências pessoais, ajustar componentes mecânicos, hidráulicos e pneumáticos, instalar equipamentos hidráulicos, pneumáticos, eletroeletrônicos, mecânicos e de ar condicionado, preparar a montagem de máquinas pesadas.

Condições de trabalho dessas profissões

Montadores de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas esses profissionais podem atuar em locais fechados, abertos ou em veículos nos horários irregulares. São absorvidos, no trabalho, pelas indústrias de fabricação de máquinas e ou equipamentos, extrativas minerais e outras atividades empresariais. Trabalham como assalariados com registro em carteira e normalmente estão organizados em equipes de duas ou mais pessoas, sob supervisão ocasional. As atividades são freqüentemente executadas em posições desconfortáveis, locais subterrâneos, confinados ou em grandes alturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7253-10

O exercício dos cargos de Montadores de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas ocorre após formação do ensino médio,a acrescido de um curso profissionalizante superior a quatrocentas horas-aula, preferencialmente voltado à montagem de máquinas pesadas e ou equipamentos agrícolas oferecidos em centros de treinamento da própria empresa ou em escolas especializadas. Somente após quatro anos de prática profissional é que o trabalhador atinge o desempenho total das atividades.

Atividades exercidas por um Montador de máquinas agrícolas CBO 7253-10

Um Montador de máquinas agrícolas (ou sinônimo) deve instalar válvulas pneumáticas e hidráulicas, montar sistema de direção, testar sistema hidráulico, montar cabines, montar eixos e transmissão, testar vedação de cabines, regular funcionamento de transmissões eletromecânicas, preencher check-list de montagem e testes de componentes, montar bases e estruturas, montar alimentadores, demonstrar rapidez de percepção, testar sistemas pneumáticos, demonstrar iniciativa, demonstrar relacionamento adequado com clientes e com colegas de trabalho, montar conversores de torque, instalar motores elétricos, testar sistema de ar condicionado, demonstrar controle emocional, interpretar cronograma e folha de processo, montar reservatórios de fluidos, montar motores a explosão, instalar sistemas elétricos e eletrômecânicos, utilizar equipamentos de proteção individual, regular separador e côncavo de colheitadeiras, abastecer sistemas hidráulicos de arrefecimento e de lubrificação, controlar nível de contaminação dos fluidos hidráulicos e do lubrificante, manter-se atualizado profissionalmente, testar sistemas de arrefecimento de motores, fixar peças e conjuntos mecânicos, demonstrar orientação espacial, conduzir máquinas em situação de teste, trabalhar em equipe, eliminar condições inseguras, testar sistema eletroeletrônico, montar redutores, demonstrar liderança, reparar erros ou danos de montagem, medir amplitude de ondas mecânicas em caixas vibratórias, regular pressão, temperatura, vazão e velocidade, requisitar ferramentas, insumos e equipamentos de proteção individual, instalar sistemas de aquecimento e resfriamento, regular fim de curso de equipamentos hidráulicos-pnemáticos e hidráulicos, consultar catálogos, esquemas e manuais por meio informatizado e impresso, instalar conjuntos hidráulicos de descarga de grãos, alinhar componentes, instalar compressores, demonstrar capacidade de atenção seletiva, desenvolver criatividade, lubrificar equipamentos, relatar atos e condições inseguras, controlar emissão de poluentes, interpretar desenhos e projetos, demonstrar capacidade de adaptação, demonstrar capacidade de resolver problemas, regular alinhamento de polias e engrenagens, montar peneiras, demonstrar zelo por ferramentas e equipamentos, operar equipamentos de levantamento e transporte na movimentação de peças, preencher relátorios de não conformidade de componentes, controlar nível de emissão de ruídos, testar sistema mecânico, instalar conversores de torque, instalar bombas hidráulicas, instalar motores hidráulicos e pneumáticos, regular emissor e receptor a laser de máquinas e implementos agrícolas, montar rolamentos, demonstrar destreza manual, demonstrar capacidade de visualização, inspecionar peças, manter organizado o local de trabalho, regular alinhamento de caixas e sobre-caixas em graneleiros, montar sistema de embreagem, interpretar normas iso 14001, regular tensão de esteiras, correias e correntes, interpretar esquemas de montagem, montar sistema de freios, instalar equipamentos de ar condicionado.

Cargos e salários CBO 7253-10 - Montadores de máquinas pesadas e equipamentos agrícolas

Salário Montador Multifuncional em Máquinas Agrícolas

Montador Multifuncional em Máquinas Agrícolas: Brasil

  • 4.494
  • Brasil
  • 2.257 - 3.957
  • 43h
O profissional no cargo de Montador Multifuncional em Máquinas Agrícolas CBO 7253-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.257 e 3.957 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.494 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7253-10.
Salário Montador de Maquinas Agrícolas

Montador de Maquinas Agrícolas: Brasil

  • 4.494
  • Brasil
  • 2.257 - 3.957
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Agrícolas CBO 7253-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.257 e 3.957 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.494 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7253-10.
Salário Montador Mecânico de Máquinas Agrícolas

Montador Mecânico de Máquinas Agrícolas: Brasil

  • 4.494
  • Brasil
  • 2.257 - 3.957
  • 43h
O profissional no cargo de Montador Mecânico de Máquinas Agrícolas CBO 7253-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.257 e 3.957 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 4.494 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7253-10.
Salário Montador de Maquinas Agrícolas Sorocaba

Montador de Maquinas Agrícolas: Sorocaba, SP

  • 15
  • Sorocaba, SP
  • 3.623 - 5.844
  • 44h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Agrícolas CBO 7253-10 trabalhando em Sorocaba - SP, ganha entre 3.623 e 5.844 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 15 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7253-10.
Salário Montador de Maquinas Agrícolas

Montador de Maquinas Agrícolas: Rio Grande do Sul

  • 1.581
  • Rio Grande do Sul
  • 2.332 - 3.670
  • 44h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Agrícolas CBO 7253-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.332 e 3.670 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.581 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7253-10.
Salário Montador de Maquinas Agrícolas São Paulo

Montador de Maquinas Agrícolas: São Paulo, SP

  • 844
  • São Paulo, SP
  • 2.085 - 2.884
  • 42h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Agrícolas CBO 7253-10 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 2.085 e 2.884 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 844 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7253-10.
Salário Montador de Maquinas Agrícolas

Montador de Maquinas Agrícolas: São Paulo

  • 1.666
  • São Paulo
  • 2.330 - 3.771
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Agrícolas CBO 7253-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.330 e 3.771 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.666 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7253-10.
Salário Montador Mecânico de Máquinas Agrícolas

Montador Mecânico de Máquinas Agrícolas: Rio Grande do Sul

  • 1.581
  • Rio Grande do Sul
  • 2.332 - 3.670
  • 44h
O profissional no cargo de Montador Mecânico de Máquinas Agrícolas CBO 7253-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.332 e 3.670 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.581 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7253-10.
Salário Montador Multifuncional em Máquinas Agrícolas Cariacica

Montador Multifuncional em Máquinas Agrícolas: Cariacica, ES

  • 119
  • Cariacica, ES
  • 2.160 - 3.001
  • 44h
O profissional no cargo de Montador Multifuncional em Máquinas Agrícolas CBO 7253-10 trabalhando em Cariacica - ES, ganha entre 2.160 e 3.001 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 119 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7253-10.
Salário Montador Multifuncional em Máquinas Agrícolas

Montador Multifuncional em Máquinas Agrícolas: São Paulo

  • 1.666
  • São Paulo
  • 2.330 - 3.771
  • 43h
O profissional no cargo de Montador Multifuncional em Máquinas Agrícolas CBO 7253-10 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.330 e 3.771 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.666 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7253-10.
Salário Montador Multifuncional em Máquinas Agrícolas

Montador Multifuncional em Máquinas Agrícolas: Rio Grande do Sul

  • 1.581
  • Rio Grande do Sul
  • 2.332 - 3.670
  • 44h
O profissional no cargo de Montador Multifuncional em Máquinas Agrícolas CBO 7253-10 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.332 e 3.670 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 1.581 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7253-10.