CBO 7251-05 - Montador de máquinas, motores e acessórios (montagem em serie) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos montadores de máquinas, aparelhos e acessórios em linhas de montagem

O profissional no cargo de Montador de máquinas, motores e acessórios (montagem em serie) CBO 7251-05 executa a montagem, em série, de peças, acessórios, máquinas, aparelhos e equipamentos eletrônicos e de informática Confecciona peças a serem utilizadas nos processos de montagem.

Faz a manutenção preventiva dos recursos de trabalho Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção contra incêndios e de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7251-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de montadores de máquinas, aparelhos e acessórios em linhas de montagem que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Montador de máquinas, motores e acessórios (montagem em serie), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Montadores de máquinas, aparelhos e acessórios em linhas de montagem CBO 7251-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7251-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Montadores de máquinas, aparelhos e acessórios em linhas de montagem.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Montador de máquinas, motores e acessórios (montagem em serie)

O Montador de máquinas, motores e acessórios (montagem em serie) CBO 7251-05 organiza o local de trabalho, verificando o equipamento antiestático e conferindo a quantidade disponível de peças e de materiais Coloca as ferramentas nos locais apropriados.

Lê e interpreta a instrução de trabalho.

Examina os desenhos de auxílio visual Prepara as chapas para a operação de prensagem, removendo sujeira e oxidação, quando necessário.

Separa as chapas amassadas, para retrabalho Identifica o corte padrão a ser executado em cada tipo de chapa.

Efetua a prensagem das chapas, para confeccionar peças a serem utilizadas nos processos de montagem.

Confere a peça produzida com o modelo padrão, para garantir a conformidade do trabalho Examina o processo de montagem e segue os procedimentos previstos, para assegurar a qualidade da operação.

Avalia as características do conjunto de peças - verificando código, material, cor, tamanho, pré-forma e injeção plástica -, para certificar-se da integridade de cada uma delas, antes de sua utilização nas operações de montagem.

Monta partes eletroeletrônicas de máquinas, aparelhos e equipamentos, inserindo fios, cabos flexíveis e componentes em placas de circuitos impressos (PCI) e soldando-os, com o uso de ferramentas manuais Pode inserir componentes em placa de circuitos impressos, para posterior soldagem em máquinas automáticas Pode complementar a montagem e a soldagem de componentes em placa de circuitos impressos, após sua passagem por máquinas automáticas de soldagem.

Pode inserir microchips em placa de circuitos impressos previamente montada, utilizando ferramentas especiais Testa o funcionamento das placas, utilizando instrumentos e equipamentos de teste Acopla placas e motores em chapas metálicas.

Conecta a fiação do motor nas placas Revisa a montagem de peças e acessórios antes de enviá-los à linha de montagem de máquinas, aparelhos e equipamentos.

Monta máquinas, aparelhos e equipamentos eletrônicos e de informática, fixando placas nos gabinetes, parafusando fonte de alimentação, conectando cabo de força e encaixando acessórios Utiliza ferramentas e dispositivos apropriados e observa a técnica requerida, para efetivar a montagem Envia os produtos montados para revisão.

Preenche formulários relacionados às atividades de montagem, tais como requisição de material de consumo, relatório diário das operações, laudo técnico de defeito de ferramentas, nota de rastreabilidade de peças defeituosas, relatório de anomalia de máquina e nota de material rejeitado Faz a manutenção preventiva dos recursos de trabalho, limpando e lubrificando as máquinas e as ferramentas de trabalho Aplica produto antiferrugem nas ferramentas.

Verifica a pressão das máquinas e das ferramentas automáticas que funcionam com ar comprimido Confere a calibragem das ferramentas Conserva o local de trabalho limpo.

Faz reaproveitamento de material e descarte de resíduos de acordo com as normas da empresa Zela pela segurança, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7251-05 deve revisar a instrução de trabalho, montar máquinas e aparelhos eletrônicos, organizar local de trabalho, demonstrar competências pessoais, especificar peças de montagem, redigir documentos, montar peças para máquinas e aparelhos eletrônicos, fazer manutenção preventiva nas ferramentas, confeccionar peças.

Condições de trabalho dessas profissões

Montadores de máquinas, aparelhos e acessórios em linhas de montagem atuam em setores ligados à fabricação de máquinas, equipamentos e materiais elétricos e de máquinas para escritório e equipamentos de informática. Trabalham com carteira assinada e se organizam em equipes nos postos de trabalhos supervisionados permanentemente. Têm como local de trabalho ambientes fechados e trabalham por rodízio de turnos. Em algumas atividades podem estar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso e altas temperaturas.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7251-05

A escolaridade mínima de acesso é ensino médio incompleto, seguido de curso básico de qualificação profissional de até duzentas horas- aula. O desenvolvimento pleno das atividades requer experiência de um a dois anos na área.

Atividades exercidas por um Montador de máquinas, motores e acessórios (montagem em serie) CBO 7251-05

Um Montador de máquinas, motores e acessórios (montagem em serie) (ou sinônimo) deve enviar peça para próxima operação, demonstrar destreza manual, verificar se o posto está alimentado de peças, verificar falhas de injeção plástica, dar provas de agilidade e atenção, verificar a nitidez do auxílio visual com a operação, seguir o procedimento para qualificar a operação, seguir check-list de inspeção, verificar se a instrução está de acordo com a operação, verificar código da peça, verificar tamanho e pré-forma da peça, verificar a coerência do auxílio visual com a operação, verificar existência de sujeira, encaixar acessórios, ler instrução de trabalho, preencher laudo técnico de defeito de ferramentas, soldar fios e componentes, conferir o padrão da peça, conectar fiação do motor na placa, limpar máquinas e ou ferramentas, limpar posto de trabalho, dispor ferramentas nos locais apropriados, utilizar equipamentos de proteção individual, verificar corte padrão da chapa, conectar cabo de força da máquina e ou aparelho, verificar se a chapa está amassada, verificar pressão das máquinas e ferramentas, revisar montagem das peças e acessórios, testar o funcionamento das placas, preencher nota de material rejeitado, preencher nota de rastreabilidade de peças defeituosas, preencher requisição de material de consumo, enviar para linha de montagem, fixar placas nos gabinetes, enviar para revisão de montagem, verificar código das peças, conferir calibragem das ferramentas, demonstrar organização e disciplina, prensar a peça, verificar material de trabalho no posto, lubrificar máquinas e ferramentas, estudar o processo de montagem dos aparelhos, parafusar fonte de alimentação da máquina e ou aparelho, preencher relatório de anomalia da máquina, verificar tipo de material utilizado em sua confecção, verificar se a chapa está oxidada, inserir fios e componentes na pci/pcb, preencher relatório operacional diário, verificar equipamento antiestático, demonstrar higiene pessoal, passar antiferrugem nas ferramentas, conferir cor da peça, acoplar placa e motor na chapa de ferro.

Cargos e salários CBO 7251-05 - Montadores de máquinas, aparelhos e acessórios em linhas de montagem

Salário Montador de Acessórios

Montador de Acessórios: Brasil

  • 34.510
  • Brasil
  • 1.983 - 3.451
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Acessórios CBO 7251-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.983 e 3.451 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 34.510 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Equipamento de Escritório

Montador de Equipamento de Escritório: Brasil

  • 34.510
  • Brasil
  • 1.983 - 3.451
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Equipamento de Escritório CBO 7251-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.983 e 3.451 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 34.510 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Máquina de Escrever

Montador de Máquina de Escrever: Brasil

  • 34.510
  • Brasil
  • 1.983 - 3.451
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Máquina de Escrever CBO 7251-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.983 e 3.451 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 34.510 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Máquinas (montagem em Série)

Montador de Máquinas (montagem em Série): Brasil

  • 33.523
  • Brasil
  • 1.978 - 3.451
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Máquinas (montagem em Série) CBO 7251-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.978 e 3.451 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 33.523 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador Instalador de Acessórios

Montador Instalador de Acessórios: Brasil

  • 34.510
  • Brasil
  • 1.983 - 3.451
  • 43h
O profissional no cargo de Montador Instalador de Acessórios CBO 7251-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.983 e 3.451 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 34.510 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie)

Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie): Brasil

  • 34.510
  • Brasil
  • 1.983 - 3.451
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) CBO 7251-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.983 e 3.451 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 34.510 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie)

Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie): Santa Catarina

  • 3.055
  • Santa Catarina
  • 1.966 - 2.944
  • 44h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) CBO 7251-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 1.966 e 2.944 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 3.055 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) Caxias do Sul

Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie): Caxias do Sul, RS

  • 1.663
  • Caxias do Sul, RS
  • 1.996 - 2.988
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) CBO 7251-05 trabalhando em Caxias do Sul - RS, ganha entre 1.996 e 2.988 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.663 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) Cascavel

Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie): Cascavel, PR

  • 54
  • Cascavel, PR
  • 2.183 - 3.451
  • 44h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) CBO 7251-05 trabalhando em Cascavel - PR, ganha entre 2.183 e 3.451 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 54 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) Fortaleza

Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie): Fortaleza, CE

  • 246
  • Fortaleza, CE
  • 1.717 - 2.740
  • 41h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) CBO 7251-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.717 e 2.740 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 246 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie)

Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie): Rio Grande do Sul

  • 4.657
  • Rio Grande do Sul
  • 2.005 - 3.115
  • 44h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) CBO 7251-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.005 e 3.115 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 4.657 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie)

Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie): Minas Gerais

  • 2.492
  • Minas Gerais
  • 1.833 - 3.032
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) CBO 7251-05 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 1.833 e 3.032 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.492 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) São Bernardo do Campo

Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie): São Bernardo do Campo, SP

  • 1.392
  • São Bernardo do Campo, SP
  • 2.814 - 4.422
  • 41h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) CBO 7251-05 trabalhando em São Bernardo do Campo - SP, ganha entre 2.814 e 4.422 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.392 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) Curitiba

Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie): Curitiba, PR

  • 653
  • Curitiba, PR
  • 2.074 - 3.069
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) CBO 7251-05 trabalhando em Curitiba - PR, ganha entre 2.074 e 3.069 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 653 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie)

Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie): Paraná

  • 2.983
  • Paraná
  • 1.984 - 2.981
  • 44h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) CBO 7251-05 trabalhando em Paraná, ganha entre 1.984 e 2.981 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 2.983 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) Campinas

Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie): Campinas, SP

  • 909
  • Campinas, SP
  • 1.638 - 2.643
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) CBO 7251-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 1.638 e 2.643 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 909 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) Cabreúva

Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie): Cabreúva, SP

  • 131
  • Cabreúva, SP
  • 2.141 - 3.166
  • 44h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) CBO 7251-05 trabalhando em Cabreúva - SP, ganha entre 2.141 e 3.166 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 131 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.
Salário Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) São Paulo

Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie): São Paulo, SP

  • 2.010
  • São Paulo, SP
  • 1.988 - 3.085
  • 43h
O profissional no cargo de Montador de Maquinas Motores e Acessórios (Montagem em Serie) CBO 7251-05 trabalhando em São Paulo - SP, ganha entre 1.988 e 3.085 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.010 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7251-05.