CBO 7232-30 - Operador de máquina recobridora de arame - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos (termoquímicos)

O profissional no cargo de Operador de máquina recobridora de arame CBO 7232-30 opera máquina automatizada, recobrindo arames com metais não ferrosos por meio de processo contínuo de galvanização, para proteger o material contra a corrosão Pode operar máquina de recobrimento de arames com recursos de automação e controle.

Realiza a manutenção dos banhos Executa a manutenção básica dos recursos de trabalho Colabora na redução de riscos e impactos socioambientais.

Cumpre normas técnicas e normas regulamentadoras de prevenção contra incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7232-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos (termoquímicos) que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de máquina recobridora de arame, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos (termoquímicos) CBO 7232-30 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7232-30

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos (termoquímicos).
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Operador de máquina recobridora de arame

O Operador de máquina recobridora de arame CBO 7232-30 prepara a máquina, interpretando cronograma de produção, para determinar a configuração Realiza testes, para garantir que a máquina esteja funcionando corretamente.

Posiciona e alimenta o material - manualmente ou usando equipamentos automatizados -, fazendo a montagem, na máquina, de uma bobina de arame, ligando a extremidade a outra bobina.

Puxa e fixa devidamente o arame, para dar início à operação Configura e opera a máquina, pondo-a em movimento e ajustando os escorredouros existentes entre os recipientes, para limpar o arame e processar seu recobrimento.

Faz o arame passar pelos banhos sucessivos de decapagem, de mordente e de metal fundido Regula a velocidade de avanço do arame e a temperatura dos banhos, atuando nos comandos da máquina e no controle térmico, para assegurar a qualidade do recobrimento.

Monitora os medidores de temperatura, para assegurar que a máquina esteja funcionando corretamente durante todo o processo.

Realiza ajustes ou interrompe o funcionamento da máquina quando ocorrerem problemas, para garantir a qualidade do processo de galvanização do arame Registra parâmetros do processo de recobrimento do arame.

Pode operar máquina de recobrimento de arames com recursos de automação e controle.

Realiza a manutenção dos banhos, adicionando os produtos químicos necessários para manter a concentração da solução Regula o nível dos líquidos e controla a temperatura do banho Realiza conservação e manutenção básica dos recursos de trabalho.

Executa a limpeza de equipamentos e apetrechos utilizados nas atividades de recobrimento de arame Substitui peças gastas e ajusta componentes da máquina, utilizando ferramentas manuais Colabora na redução de riscos e impactos socioambientais, desenvolvendo os trabalhos conforme procedimentos para tratamento de efluentes, para economia de metais, água e energia elétrica, e para redução da geração de resíduos sólidos.

Segue procedimentos e normas dos sistemas da qualidade, meio ambiente e outras convenções adotadas pela empresa, incluindo os sistemas relacionados à qualificação e à certificação na área de corrosão e técnicas anticorrosivas Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Realiza trabalho segundo normas de segurança, utilizando equipamentos de proteção individual e operando equipamentos de proteção coletiva, tais como extintores e exaustores Pode prestar ou providenciar primeiros socorros, quando necessário.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7232-30 deve fosfatizar superfícies metálicas, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos (termoquímicos) atuam principalmente nas indústrias metalmecânica, eletroeletrônica e da construção civil como empregados com carteira assinada. Atualmente, tem sido mais comum desenvolverem suas atividades em células de produção em conjunto com outros profissionais, exercendo multifunções, sob supervisão permanente. Podem trabalhar em posições desconfortáveis por longos períodos bem como ficar expostos a materiais tóxicos, ruído intenso, umidade e pó.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7232-30

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre entre três e quatro anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Operador de máquina recobridora de arame CBO 7232-30

Um Operador de máquina recobridora de arame (ou sinônimo) deve atuar com responsabilidade, enfrentar situações de emergência, comprometer-se com a qualidade dos produtos, agir com senso crítico, ter senso tátil e visual, trabalhar em equipe, agir com empatia, cumprir cronograma de trabalho, difundir conhecimentos, assumir liderança no trabalho em equipe, concentrar-se nos trabalhos, ativar superfícies das peças.

Cargos e salários CBO 7232-30 - Trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos (termoquímicos)

Salário Operador de Máquina Recobridora de Arame

Operador de Máquina Recobridora de Arame: Brasil

  • 141
  • Brasil
  • 2.139 - 3.651
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Máquina Recobridora de Arame CBO 7232-30 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.139 e 3.651 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 141 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7232-30.