CBO 7233-05 - Operador de equipamento de secagem de pintura - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos

O profissional no cargo de Operador de equipamento de secagem de pintura CBO 7233-05 opera equipamento de secagem de pintura de peças, conjuntos e produtos industrializados de metal, madeira, plástico e outros compósitos Pode executar ações de conservação do equipamento.

Pode detectar falhas no funcionamento do equipamento Atua cumprindo normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 7233-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Operador de equipamento de secagem de pintura, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos CBO 7233-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7233-05

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Operador de equipamento de secagem de pintura

O Operador de equipamento de secagem de pintura CBO 7233-05 seleciona o tipo de equipamento a ser utilizado Insere, no equipamento, os objetos a passarem pelo processo de secagem.

Define temperatura e tempo de secagem no painel de controle, de acordo com especificações que levam em conta superfície e material utilizado na pintura.

Faz a regulagem dos filtros dos sistemas de insuflamento e exaustão Confere as vedações das portas da estufa.

Aciona o equipamento e monitora o processo Retira os objetos, após a secagem.

Pode trabalhar com equipamento automatizado de secagem.

Pode executar ações de conservação do equipamento Pode detectar falhas no funcionamento do equipamento e indicar, à supervisão, necessidade de manutenção corretiva.

Mantém o local de trabalho limpo e organizado.

Segue procedimentos, ações e métodos de redução dos riscos e impactos para o meio ambiente Zela pela segurança, prevenindo acidentes e usando equipamentos de proteção individual.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7233-05 deve operar equipamentos de secagem, pintar superfícies, demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos atuam principalmente nas indústrias metalmecânica e da construção civil. Trabalham em equipes de manutenção mecânica, produção, funilaria e outras, em rodízio de turnos, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho pode ser fechado, a céu aberto ou em veículos. Estão sujeitos a trabalhar em grandes alturas, sob pressão e em posições desconfortáveis. Freqüentemente são expostos a ruído intenso e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7233-05

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Operador de equipamento de secagem de pintura CBO 7233-05

Um Operador de equipamento de secagem de pintura (ou sinônimo) deve definir temperatura de secagem, selecionar o tipo de equipamento de secagem, demonstrar disciplina, trabalhar com responsabilidade, demonstrar interesse no trabalho, fazer a regulagem do filtro de ar, manter-se atualizado tecnologicamente, definir tempo de secagem, mostrar boa apresentação pessoal, dar provas de pontualidade, demonstrar raciocínio lógico, acatar determinações superiores, cumprir normas de qualidade, verificar condições dos filtros da estufa.

Cargos e salários CBO 7233-05 - Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos

Salário Operador de Equipamento de Secagem de Pintura

Operador de Equipamento de Secagem de Pintura: Brasil

  • 542
  • Brasil
  • 2.017 - 3.691
  • 43h
O profissional no cargo de Operador de Equipamento de Secagem de Pintura CBO 7233-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.017 e 3.691 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 542 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-05.
Salário Cabineiro

Cabineiro: Brasil

  • 542
  • Brasil
  • 2.017 - 3.691
  • 43h
O profissional no cargo de Cabineiro CBO 7233-05 trabalhando no Brasil, ganha entre 2.017 e 3.691 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 542 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-05.