CBO 7233-25 - Pintor por imersão - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos

O profissional no cargo de Pintor por imersão CBO 7233-25 realiza a pintura de superfícies de objetos industrializados de metal, madeira, plástico e outros compósitos, por imersão em banhos Prepara as superfícies.

Calcula a quantidade dos materiais para executar o banho Inspeciona e retoca a superfície após o banho, conforme padrões de qualidade Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção de incêndios, de biossegurança, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

CBO 7233-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos que pertence ao grupo dos trabalhadores da transformação de metais e de compósitos, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Pintor por imersão, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos CBO 7233-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 7233-25

  • Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais.
    • Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos.
      • Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos.

O que faz um Pintor por imersão

O Pintor por imersão CBO 7233-25 prepara o serviço de pintura de superfícies de objetos industrializados de metal, madeira, plástico e outros compósitos - por meio de imersão em banhos de tinta, esmalte ou produto similar -, selecionando recipientes, utensílios e materiais Prepara as superfícies de objetos a serem pintados, executando sua limpeza, identificando e corrigindo pequenas imperfeições.

Aplica tinta específica para preparação – fundo ou primer - para melhorar o acabamento na superfície.

Prepara o banho, iniciando pela medição ou estimativa da área das superfícies a serem pintadas e espessura da camada de tinta, para realizar o cálculo das quantidades de materiais Identifica o tipo de tinta e as cores, por meio de consulta a catálogos de fabricantes.

Define as proporções dos componentes da tinta, conforme especificações Realiza a mistura dos componentes para obter as cores e viscosidades desejadas.

Pode alterar componentes da tinta para o ajuste de cor.

Coloca as peças em recipiente – cesto de arame, realizando o banho manualmente ou com uso de mecanismos de auxílio na imersão e na emersão do cesto, para propiciar a aderência da tinta à superfície dos objetos em processo de pintura Pode realizar banho por imersão em esmalte ou produto similar.

Retira excessos de tinta após o banho, preparando para a secagem.

Inspeciona e retoca a superfície, conforme padrões de qualidade Realiza a conservação de recipientes e utensílios utilizados no processo de pintura por imersão, fazendo limpeza e pequenos reparos Organiza e providencia a limpeza do local de trabalho.

Mantém recipientes, utensílios e materiais organizados e acondicionados Assegura a iluminação e, principalmente, a ventilação do ambiente de trabalho Zela pelas condições seguras do trabalho.

Controla desperdícios de material Separa, identifica e classifica resíduos – sólidos e líquidos -, para descarte, reúso e reciclagem.

Realiza o descarte de acordo com as normas ambientais Segue procedimentos, ações e métodos de redução dos riscos e impactos para o meio ambiente.

Funções do cargo

O funcionário CBO 7233-25 deve demonstrar competências pessoais, pintar superfícies, preparar a tinta, reparar equipamentos de pintura, preparar a superfície a ser pintada, organizar o ambiente de trabalho, calcular quantidade dos materiais para executar a pintura.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos atuam principalmente nas indústrias metalmecânica e da construção civil. Trabalham em equipes de manutenção mecânica, produção, funilaria e outras, em rodízio de turnos, com supervisão ocasional. O ambiente de trabalho pode ser fechado, a céu aberto ou em veículos. Estão sujeitos a trabalhar em grandes alturas, sob pressão e em posições desconfortáveis. Freqüentemente são expostos a ruído intenso e material tóxico.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 7233-25

Para o exercício dessas ocupações requer-se ensino fundamental concluído e curso básico de qualificação profissional com até duzentas horas-aula. O exercício pleno das atividades ocorre entre um e dois anos de experiência profissional.

Atividades exercidas por um Pintor por imersão CBO 7233-25

Um Pintor por imersão (ou sinônimo) deve aplicar tinta na superfície conforme recomendação do fabricante, selecionar materiais de consumo para pintura, mostrar boa apresentação pessoal, medir a superfície a ser pintada - área, demonstrar interesse no trabalho, dar provas de pontualidade, limpar superfície - automotivo, manter-se atualizado tecnologicamente, isolar a parte da superfície que não será pintada, inspecionar a superfície conforme padrões de qualidades, demonstrar disciplina, trabalhar com responsabilidade, limpar os materiais e utensílios utilizados para pintura, cumprir normas de qualidade, calcular as quantidades de materiais conforme o tipo de superfície, abastecer o equipamento com tinta, demonstrar raciocínio lógico, acatar determinações superiores, verificar prazo de validade da tinta, medir a espessura da camada de tinta, definir as proporções dos componentes da tinta conforme especificações do fabricante, corrigir pequenas imperfeições da superfície, selecionar materiais - lixas, seladores, primer de acordo com o tipo de superfície, avaliar umidade das superfícies, identificar cores, consultando catálogos de fabricantes, secar a superfície, estimar o rendimento dos materiais utilizados na pintura, definir o equipamento para um melhor aproveitamento na pintura, fazer a regulagem do filtro de ar, limpar a superfície, identificar imperfeições na superfície, alterar componentes da tinta para ajuste da cor, retocar a superfície pintada, comparar a cor padrão com a cor da superfície, verificar a viscosidade de aplicação da tinta, registrar a quantidade de material usado em cada peça, aplicar o primer - fundo para melhorar o acabamento na superfície.

Cargos e salários CBO 7233-25 - Trabalhadores da pintura de equipamentos, veículos, estruturas metálicas e de compósitos

Salário Pintor por Imersão

Pintor por Imersão: Brasil

  • 393
  • Brasil
  • 1.931 - 3.445
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor por Imersão CBO 7233-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.931 e 3.445 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 393 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-25.
Salário Pintor Especializado em Pintura Acrílica

Pintor Especializado em Pintura Acrílica: Brasil

  • 393
  • Brasil
  • 1.931 - 3.445
  • 43h
O profissional no cargo de Pintor Especializado em Pintura Acrílica CBO 7233-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.931 e 3.445 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 393 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 7233-25.