CBO 7213-10 - Afiador de cutelaria
Entenda o que fazem os afiadores e polidores de metais no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Afiador de cutelaria e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Afiador de cutelaria
Afia ferramentas de cutelaria - como facas, canivetes, tesouras, roçadeiras, alicates, instrumentos cirúrgicos e outras -, utilizando métodos manuais e automatizados, a fim de prepará-las para posterior utilização. Planeja o trabalho e controla a qualidade do processo. Executa manutenção básica das máquinas e ferramentas de afiação. Cumpre normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de prevenção contra incêndios, de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.Funções Detalhadas
Afia por processo manual ou semiautomático, interpretando instruções de trabalho. Prepara a ferramenta de afiação, executando o dressamento do rebolo, instalando-o na máquina de afiar e fazendo os ajustes necessários. Verifica refrigeração e lubrificação do material a ser afiado e regula a máquina para afiar. Gira as válvulas para direcionar o fluxo de líquido de refrigeração contra os rebolos e as peças de trabalho durante o processo de afiação. Aciona a máquina, manejando os controles de partida e de movimentação manual ou semiautomática, para colocar o rebolo em contato com o gume da ferramenta. Movimenta convenientemente a peça, observando-a para assegurar a obtenção do fio desejado. Elimina as rebarbas do gume, utilizando manualmente pedras abrasivas, para completar a afiação da ferramenta de cutelaria. Controla o processo, avaliando e compensando desgastes da ferramenta de afiação e a substituindo, se necessário, quando desgastada. Pode trabalhar com outras ferramentas manuais. Pode ajustar as articulações de ferramentas de corte manual.
Afia por processo automático, preparando, configurando e programando máquinas de afiar. Coloca as peças a serem afiadas na máquina. Aciona comandos para dar início às operações de afiação. Monitora o processo. Verifica o acabamento final da afiação. Troca rebolos e outras ferramentas de afiação desgastadas, quando atingem condições mínimas de corte.
Retira a peça afiada, detendo a máquina e utilizando ferramentas apropriadas.
Acondiciona as peças afiadas em caixas e as organiza em prateleiras para expedição.
Controla a qualidade, verificando as dimensões das peças ou lotes no início do processo e definindo a quantidade - totalidade ou amostras das peças - a inspecionar. Identifica os pontos a inspecionar. Realiza a inspeção do produto, visualmente ou fazendo uso de equipamentos. Examina e mede as peças para garantir que as superfícies e as dimensões atendam às especificações ao final do processo. Identifica material a ser refugado ou retrabalhado. Realiza teste de desempenho dos produtos de cutelaria afiados, para assegurar o cumprimento de exigências técnicas e de clientes.
Executa manutenção básica - como limpeza e lubrificação de peças - das máquinas e ferramentas de afiação. Remove e substitui peças gastas ou quebradas, usando ferramentas manuais.
Trabalha com segurança, seguindo normas de segurança e de medicina do trabalho. Ajusta as condições ergonômicas. Utiliza equipamentos de proteção individual. Participa do levantamento de riscos ambientais e de ações preventivas contra incêndios e acidentes. Presta primeiros socorros.
Conserva o ambiente de trabalho limpo e organizado.
Destina adequadamente os resíduos gerados, reciclando materiais e realizando descarte de acordo com as normas ambientais.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 3 | 3 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | MECÂNICA | 4 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | QUÍMICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE QUÍMICA (ESPECIFICAR:...) - QUÍMICA DOS MATERIAIS | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | DESENHO TÉCNICO E DE PROJETO | LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE DESENHO TÉCNICO | 3 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 3 | 4 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 3 | 3 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 3 | 4 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 4 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 4 | 4 | 4 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | QUALIDADE E PRODUTIVIDADE | CONTROLE DA QUALIDADE | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ERGONOMIA | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SAÚDE OCUPACIONAL | 3 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO NOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | AUTOMAÇÃO DE MÁQUINAS INDUSTRIAIS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - FERRAMENTAS MANUAIS DE AFIAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - INSTRUMENTOS ABRASIVOS DE AFIAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE INFORMAÇÕES TECNOLÓGICAS REFERENTES A INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS (ESPECIFICAR:...) - MÁQUINAS DE AFIAR FERRAMENTAS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS METÁLICOS FERROSOS | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | MATERIAIS METÁLICOS NÃO FERROSOS | 4 | 4 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS | 3 | 3 | 1 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MATERIAIS | OUTROS CONHECIMENTOS DE MATERIAIS (ESPECIFICAR:...) - MATERIAIS ABRASIVOS - VITRIFICADOS, DIAMANTADOS E RESINOIDES | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | INSPEÇÃO DE MANUTENÇÃO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | LUBRIFICAÇÃO | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | MANUTENÇÃO INDUSTRIAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO INDUSTRIAL (ESPECIFICAR:...) - CONSERVAÇÃO DE MÁQUINAS E FERRAMENTAS PARA AFIAÇÃO | 3 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | AFIAÇÃO | 4 | 5 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | CONTROLE DIMENSIONAL | 3 | 3 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | MECÂNICA DE FLUIDOS | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | METROLOGIA | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - AFIAÇÃO DE FACAS DE ALTO DESEMPENHO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - AFIAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CUTELARIA DE MATERIAL CERÂMICO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - AFIAÇÃO DE INSTRUMENTAÇÃO CIRÚRGICA | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - AFIAÇÃO DE TESOURAS PROFISSIONAIS | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÃO DE MÁQUINAS DE AFIAÇÃO | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE AFIAÇÃO DE FERRAMENTAS DE CUTELARIA | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | METALMECÂNICA - MECÂNICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE METALMECÂNICA - MECÂNICA (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE FIOS DE CORTE | 4 | 5 | 4 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS REGULAMENTADORAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 4 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA A ÁREA INDUSTRIAL | NORMAS TÉCNICAS PARA ÁREA INDUSTRIAL | 3 | 4 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ESCRITA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | TRANSCRIÇÃO DE DADOS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPARAÇÃO DE DADOS | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | EXPRESSÃO NUMÉRICA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TROCA DE INFORMAÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | PRECISÃO DE CONTROLE | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE PULSO-DEDOS | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 5 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 4 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 4 |
Condições de Trabalho
Os profissionais da família podem trabalhar em diversos ramos da indústria de transformação como, por exemplo, a metalúrgia, a mecânica, a química, a movelaria, o plástico e a eletroeletrônica e na construção civil, geralmente como empregados registrados, em turnos diurnos, com supervisão ocasional.Trabalham também de forma autônoma, prestando serviços diretamente a clientes. No desempenho das suas atividades tendem a permanecer em posições desconfortáveis por longos períodos expondo-se, muitas vezes, à fadiga decorrente do trabalho repetitivo.Podem estar sujeitos aos efeitos de materiais tóxicos e ruídos intensos.Exigências do mercado de trabalho
As ocupações da família requerem instrução equivalente ao ensino fundamental completoe experiência prévia de umm a dois anos. A aprendizagem pode se dar por meio de cursos de qualificação profissional de mais de quatrocentas horas de duração. Apenas para polidores de metais, o período de formação na ocupação tende a ser mais curto, com cursos girando entre duzentas e quatrocentas horas- aula.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- planejar trabalho de afiação;
- afiar por processo manual ou semi-automático;
- controlar a qualidade;
- afiar por processo automático;
- trabalhar com segurança;
- demonstrar competências pessoais;
- interpretar instruções de trabalho sobre afiação;
- prestar primeiros socorros;
- utilizar equipamento de proteção individual;
- executar operações de afiação;
- dressar ferramentas de afiação;
- atuar de forma responsável no trabalho;
- substituir ferramenta de afiação desgastada;
- verificar refrigeração e lubrificação do material a ser afiado;
- compensar desgaste da ferramenta de afiação;
- verificar as dimensões no início do processo - peça ou lote;
- dressar ou perfilar ferramenta de afiação;
- avaliar desgaste da ferramenta de afiação;
- inspecionar visualmente o produto;
- verificar acabamento final da afiação;
- adequar as condições ergonômicas do trabalho;
- demonstrar espírito de colaboração;
- colocar ferramenta a ser afiada na máquina;
- definir quantidade a inspecionar - 100% ou amostra;
- selecionar máquinas para afiação;
- demonstrar capacidade de observação;
- consultar normas, instruções e parâmetros de afiação;
- participar de ações preventivas contra incêndio e acidentes;
- demonstrar espírito de liderança;
- selecionar ferramentas a serem afiadas;
- criar alternativas para a solução de problemas;
- cultivar espirito de equipe;
- identificar os pontos a inspecionar;
- zelar pela organização e limpeza;
- verificar resfriamento e lubrificação do material a ser afiado;
- programar máquinas de afiar;
- controlar processo de afiação;
- trocar ferramentas de afiação quando atingir condições mínimas;
- demonstrar zelo com máquinas e equipamentos;
- participar do levantamento de riscos ambientais;
- retirar peça da máquina de afiar;
- regular máquina para afiar;
- seguir normas de segurança e medicina do trabalho;
- inspecionar o produto com equipamentos;
- selecionar ferramenta de afiação;
- cultivar auto-confiança;
- preparar máquinas de afiar;
- escolher angulação de acordo com o material a ser cortado;
- identificar refugo e retrabalho;
- tomar decisões;
- preparar ferramentas de afiação;
Divisões de categorias profissionais do CBO 7213-10
CBO 7213-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de afiador de cutelaria que pertence ao grupo dos afiadores e polidores de metais, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores da produção de bens e serviços industriais
-
- Trabalhadores da transformação de metais e de compósitos
-
-
- Trabalhadores de usinagem de metais e de compósitos
-
-
-
-
- Afiadores e polidores de metais
-
-
CBOs Relacionados
Cargos e salários CBO 7213-10 - Afiadores e polidores de metais
Conheça todos os aspectos da ocupação CBO 721310 como atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para Afiadores e polidores de metais em todos os estados e cidades do Brasil.
CBO | Cargo/Profissão | Localidade | Jornada | Amostragem | |
---|---|---|---|---|---|
7213-10 | Amolador de Cutelaria | Brasil | 43h | 663 | |
7213-10 | Afiador de Tesouras ( Inclusive Ambulante) | Brasil | 43h | 663 | |
7213-10 | Amolador de Tesouras ( Inclusive Ambulante) | Brasil | 43h | 663 | |
7213-10 | Afiador de Facas | Brasil | 43h | 663 | |
7213-10 | Afiador de Cutelaria | Brasil | 43h | 663 | |
7213-10 | Amolador de Facas | Brasil | 43h | 663 | |
7213-10 | Amolador Ambulante | Brasil | 43h | 663 | |
7213-10 | Cuteleiro (na Fabricação) | Brasil | 43h | 663 | |
7213-10 | Afiador de Facas ( Inclusive Ambulante) | Brasil | 43h | 647 | |
7213-10 | Afiador Ambulante | Brasil | 43h | 663 | |
Clique para ver a pesquisa salarial completa. Para outras localidades utilize a Busca Salarial |