CBO 6323-55 - Trabalhador da exploração de ouricuri - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos

O profissional no cargo de Trabalhador da exploração de ouricuri CBO 6323-55 realiza exploração de ouricuri (ou licuri) - espécie de palmeira típica do semiárido nordestino, com presença também no norte de Minas Gerais -, selecionando área de colheita, coletando cachos nas palmeiras e frutos caídos no solo, retirando amêndoas dos frutos selecionados, fazendo extração de óleo das amêndoas, e comercializando óleo para aplicações na produção de biodiesel e nas indústrias alimentícia, cosmética e farmacêutica Programa colheita e beneficiamento, selecionando instrumental e recursos manuais, semimecanizados ou mecanizados.

Pode realizar plantio de ouricuri Pode colher folhas para beneficiamento Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção de incêndios e de preservação ambiental.

CBO 6323-55 é o Código Brasileiro da Ocupação de extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos que pertence ao grupo dos pescadores e extrativistas florestais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Trabalhador da exploração de ouricuri, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos CBO 6323-55 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6323-55

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos.
      • Pescadores e extrativistas florestais.

O que faz um Trabalhador da exploração de ouricuri

O Trabalhador da exploração de ouricuri CBO 6323-55 programa a colheita dos frutos da palmeira de ouricuri (ou licuri), no período de pico da produção na região onde atua Seleciona instrumental e recursos manuais, semimecanizados ou mecanizados para as etapas de colheita e de beneficiamento.

Localiza aglomerados de palmeiras, principalmente em áreas secas e pedregosas, mas também em áreas com solos férteis.

Seleciona e mapeia a área para colheita, podendo usar o GPS-Sistema de Posicionamento Global (Global Position System) no levantamento das coordenadas geográficas Calcula a capacidade produtiva da área de extração.

Registra os dados Coleta os frutos no alto das palmeiras, utilizando instrumentos auxiliares para a subida, como plataformas, andaimes ou escadas.

Corta a raque dos cachos com foice, facão, gancho de madeira ou outra ferramenta.

Faz a coleta dos frutos caídos no solo Seleciona os frutos.

Pode realizar o cultivo de palmeiras de ouricuri em plantio racional, associado à prática extrativista.

Prepara o terreno, drenando, dessecando e destocando o solo para abertura de covas Aplica fórmulas de adubação, correção e proteção do solo Distribui as sementes em canteiros sombreados e com substrato rico em matéria orgânica.

Irriga as sementes com frequência Constrói os campos de cultivo, transplantando as mudas em áreas ensolaradas Realiza tratos culturais, tais como poda da palmeira e eliminação de plantas daninhas ao seu redor.

Realiza tratamento contra fungos, doenças e pragas da espécie Verifica a maturidade das plantas e dos frutos e define o ponto de colheita.

Programa e executa a colheita dos frutos caídos e dos cachos Lava os frutos selecionados em água corrente, colocando-os para secar, expostos ao sol, sobre um tablado ou lona plástica Após a secagem, armazena os frutos (cocos) em local seco e protegido de animais.

Executa a quebra dos cocos para extração das amêndoas - com martelos, bastões ou outros instrumentos -, em bancadas ou apoiadores Pode utilizar quebradores semimecanizados Realiza a pré-secagem das amêndoas, em campo aberto ou em estufas artesanais ou semimecanizadas.

Realiza processo de beneficiamento das amêndoas, que são torradas e trituradas ou maceradas, e passam por processo de cozimento Durante a cocção, observa o desprendimento do óleo Separa e filtra o óleo.

Leva a massa retida no filtro para o cozimento com mais água, a fim de obter uma maior quantidade de óleo Pode realizar extração de óleo em sistemas semimecanizados ou mecanizados, em cooperativas ou outras formas de organização do trabalho Pode utilizar o óleo para a produção de sabão Pode realizar o aproveitamento do ouricuri para obter outros produtos Utiliza as amêndoas na fabricação de cocadas, licores e do leite de licuri.

Aproveita a torta resultante da extração do óleo da amêndoa na ração animal Pode fazer coleta de folhas do ouricuri, para inúmeras finalidades, tais como produção de objetos utilitários e de artesanato - vassouras, chapéus, cestas, entre outros, cobertura de casas, e extração de cera, utilizada pela indústria para fabricação de graxa de sapato, de cera de automóvel e de outros artigos Comercializa o óleo e os demais produtos, negociando os preços Conserva a limpeza e a organização dos locais de trabalho Mantém ferramentas, utensílios e instrumentos de trabalho limpos, organizados, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Faz a conservação e providencia os serviços periódicos de manutenção de máquinas e equipamentos Executa práticas para mitigar danos ambientais, como deixar um ou dois cachos na palmeira durante a coleta de frutos, já que o ouricuri é importante fonte de recursos alimentares para a fauna da região em épocas de secas severas Trabalha com segurança, usando equipamentos de proteção individual, tais como botas, luvas, óculos de proteção e capacete Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6323-55 deve demonstrar competências pessoais.

Condições de trabalho dessas profissões

Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos trabalham predominantemente em silvicultura, exploração florestal, agricultura, pecuária e serviços relacionados a essas atividades. O trabalho é desenvolvido em equipe, com supervisão ocasional, a céu aberto, no período diurno. No exercício das atividades, os trabalhadores estão sujeitos a ruídos intensos, altas temperaturas e posição desconfortável por longos períodos. Os trabalhadores da exploração de andiroba, piaçava e coco-da-praia desenvolvem suas atividades em alturas elevadas expondo-os a riscos.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6323-55

O acesso ao trabalho é livre, sem exigência de escolaridade ou formação profissional.

Atividades exercidas por um Trabalhador da exploração de ouricuri CBO 6323-55

Um Trabalhador da exploração de ouricuri (ou sinônimo) deve suportar trabalhos em alturas elevadas, apresentar força física para subir em árvores, apresentar resistência física, adaptar-se a ambientes silvestres, demonstrar concentração em manuseio de equipamentos cortantes e máquinas.

Cargos e salários CBO 6323-55 - Extrativistas florestais de espécies produtoras de fibras, ceras e óleos

Salário Cortador de Ouricuri

Cortador de Ouricuri: Brasil

  • 0
  • Brasil
  • 0 - 0
  • 0h
O profissional no cargo de Cortador de Ouricuri CBO 6323-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 0 e 0 para uma jornada de trabalho média de 0h semanais de acordo com dados salariais de 0 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6323-55.
Salário Cortador de Palha de Ouricuri

Cortador de Palha de Ouricuri: Brasil

  • 0
  • Brasil
  • 0 - 0
  • 0h
O profissional no cargo de Cortador de Palha de Ouricuri CBO 6323-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 0 e 0 para uma jornada de trabalho média de 0h semanais de acordo com dados salariais de 0 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6323-55.
Salário Quebrador de Ouricuri

Quebrador de Ouricuri: Brasil

  • 0
  • Brasil
  • 0 - 0
  • 0h
O profissional no cargo de Quebrador de Ouricuri CBO 6323-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 0 e 0 para uma jornada de trabalho média de 0h semanais de acordo com dados salariais de 0 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6323-55.
Salário Trabalhador da Exploração de Butiá

Trabalhador da Exploração de Butiá: Brasil

  • 0
  • Brasil
  • 0 - 0
  • 0h
O profissional no cargo de Trabalhador da Exploração de Butiá CBO 6323-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 0 e 0 para uma jornada de trabalho média de 0h semanais de acordo com dados salariais de 0 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6323-55.
Salário Trabalhador da Exploração de Licuri

Trabalhador da Exploração de Licuri: Brasil

  • 0
  • Brasil
  • 0 - 0
  • 0h
O profissional no cargo de Trabalhador da Exploração de Licuri CBO 6323-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 0 e 0 para uma jornada de trabalho média de 0h semanais de acordo com dados salariais de 0 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6323-55.
Salário Trabalhador da Exploração de Ouricuri

Trabalhador da Exploração de Ouricuri: Brasil

  • 0
  • Brasil
  • 0 - 0
  • 0h
O profissional no cargo de Trabalhador da Exploração de Ouricuri CBO 6323-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 0 e 0 para uma jornada de trabalho média de 0h semanais de acordo com dados salariais de 0 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6323-55.
Salário Ajuntador de Ouricuri

Ajuntador de Ouricuri: Brasil

  • 0
  • Brasil
  • 0 - 0
  • 0h
O profissional no cargo de Ajuntador de Ouricuri CBO 6323-55 trabalhando no Brasil, ganha entre 0 e 0 para uma jornada de trabalho média de 0h semanais de acordo com dados salariais de 0 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6323-55.