CBO 6314-20 - Redeiro (pesca) - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos trabalhadores de apoio à pesca

O profissional no cargo de Redeiro (pesca) CBO 6314-20 realiza atividades de apoio à pesca artesanal, atuando na confecção e no reparo de materiais e aparelhos de captura de pescado Efetua preparo de materiais e aparelhos, executando a montagem (entralhe) de rede de pesca, colocando (encastoando) anzol em linha para pesca com carretilha, e fazendo a montagem de espinhel.

Abastece a embarcação com iscas, materiais e equipamentos de pesca Examina as condições das redes e de outros materiais e aparelhos usados pelos pescadores, identificando danos - causados principalmente por animais aquáticos - e fazendo os consertos necessários Na chegada ao porto, ajuda a descarregar a embarcação.

Executa manutenção básica da embarcação Cumpre legislação, normas de salvatagem e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental

CBO 6314-20 é o Código Brasileiro da Ocupação de trabalhadores de apoio à pesca que pertence ao grupo dos pescadores e extrativistas florestais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Redeiro (pesca), atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Trabalhadores de apoio à pesca CBO 6314-20 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6314-20

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Trabalhadores de apoio à pesca.
      • Pescadores e extrativistas florestais.

O que faz um Redeiro (pesca)

O Redeiro (pesca) CBO 6314-20 levanta informações para atuar no preparo de materiais e aparelhos – tais como rede, anzóis para linha de carretilha e espinhel - para a pesca artesanal, verificando os tipos de pescado encontrados na região e a espécie-alvo da pesca Prepara rede de pesca, composta por pano pré-fabricado em fibra sintética.

Faz a montagem (entralhe) da rede, colocando corda com boias (tralha de boia) na parte superior do pano e corda com fragmentos de chumbo (tralha de chumbo) na parte inferior.

Pode confeccionar o pano para rede, tecendo fio (fibra sintética) Prepara carretilha para pesca, colocando (encastoando) anzol na ponta de uma linha de multifilamento, amarrada à linha principal de náilon.

Faz a montagem de espinhel - aparelho de pesca que funciona com a utilização de iscas para a atração de peixes -, armando linha principal (linha madre), linhas secundárias (alças) e anzóis Coloca, nas duas extremidades do aparelho, boias luminosas para facilitar sua localização, uma vez que o aparelho fica à deriva durante a realização de pesca, sujeito a correntes marítimas e ventos.

Participa no carregamento da embarcação, fazendo seu abastecimento com iscas, materiais e equipamentos de pesca.

Armazena os materiais de pesca Acompanha e presta apoio às atividades de pesca, ajudando no recolhimento de espinhel – executado com guincho para puxar a linha principal – e de redes de pesca.

Ajuda na retirada de organismos aquáticos presos nas redes.

Examina as condições das redes recolhidas, identificando danos, causados principalmente por animais aquáticos Realiza o conserto das redes danificadas, podendo refazer os nós da malha (em pequenos furos) ou cortar e emendar a rede (em rasgos maiores) Pode repor anzóis em espinhel e em linha de carretilha.

Na chegada ao porto, ajuda a descarregar a embarcação Executa serviços de manutenção básica da embarcação em estaleiros Raspa, lixa e lava o casco.

Pinta a embarcação Engraxa guincho, cabo de aço e roldana.

Mantém seus instrumentos de trabalho limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento Realiza práticas para proteção do meio ambiente, acondicionando lixo e resíduos para descarte, seguindo procedimentos estabelecidos para cumprimento de normas ambientais Zela pela segurança, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual.

Pode prestar primeiros socorros.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6314-20 deve auxiliar tripulação em serviços gerais, preparar equipamentos de pesca, conservar pescado, demonstrar competências pessoais, confeccionar material de pesca, realizar serviços de manutenção de embarcações de pesca em estaleiros, carregar e descarregar embarcação.

Condições de trabalho dessas profissões

Trabalhadores de apoio à pesca essas ocupações são exercidas por trabalhadores por conta própria ou empregados, com carteira assinada, em indústrias de pesca e em serviços relacionados. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão permanente, em horários irregulares, a céu aberto, os geladores industrial e profissional também trabalham em ambiente fechado. Podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e sujeitos a variações climáticas, baixas temperaturas (geladores) e a trabalho confinado.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6314-20

A qualificação para o exercício profissional é adquirida com experiência de pelo menos um ano na área.

Atividades exercidas por um Redeiro (pesca) CBO 6314-20

Um Redeiro (pesca) (ou sinônimo) deve eviscerar pescado, demarcar redes de malha em bandeiras e sinalizadores luminosos, demarcar cabo de aço com espicha, raspar casco, classificar pescado, selecionar material de captura, introduzir chumbo em cabo de fibra têxtil sintética - náilon, demonstrar destreza manual, pintar embarcação, amarrar anzol em cabo de fibra têxtil sintética - náilon, abastecer embarcação com equipamentos de captura, engraxar roldana, auxiliar em lance de rede em caceia, amarrar redes em cabos, auxiliar em lance de rede de fundo, pesar pescado, verificar condições de uso de redes, recolher redes, entralhar redes de traineira, lavar pescado, armazenar material de pesca, abastecer embarcação com equipamentos de proteção individual - epi, abastecer embarcação com iscas, armar redes, medir espinhel, manifestar orientação espacial na localização de cardumes, engraxar cabo de aço, remendar redes, engraxar guincho, adaptar-se a variações de temperatura, dar prova de resistência física, abastecer embarcação com gelo e água, tecer redes, trabalhar em confinamento, abastecer embarcação com alimentos - rancho, trabalhar em equipe, lixar casco, demonstrar agilidade na conservação de pescado, descarregar pescado, retirar organismos aquáticos presos em redes, lavar casco.

Cargos e salários CBO 6314-20 - Trabalhadores de apoio à pesca

Salário Redeiro (Pesca)

Redeiro (Pesca): Brasil

  • 131
  • Brasil
  • 1.679 - 2.734
  • 43h
O profissional no cargo de Redeiro (Pesca) CBO 6314-20 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.679 e 2.734 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 131 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6314-20.