CBO 6313-10 - Criador de jacarés - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos criadores de animais aquáticos

O profissional no cargo de Criador de jacarés CBO 6313-10 realiza criação de jacarés em cativeiro para fins comerciais, definindo sistema de criação, controlando as condições do ambiente, orientando atividades do manejo de jacarés, monitorando alimentação, cuidando da saúde e do bem-estar, organizando processo de reprodução, providenciando o transporte dos jacarés para abate, e controlando a qualidade de processos e produtos Planeja as atividades, providenciando elaboração de projeto técnico.

Supervisiona equipes de trabalho, avaliando desempenho e promovendo treinamentos Realiza comercialização da produção Toma medidas de emergência em caso de fuga de animais.

Providencia documentações legais Cumpre legislação, normas técnicas, normas de qualidade e normas regulamentadoras de higiene, saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 6313-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de criadores de animais aquáticos que pertence ao grupo dos pescadores e extrativistas florestais, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Criador de jacarés, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Criadores de animais aquáticos CBO 6313-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 6313-10

  • Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca.
    • Criadores de animais aquáticos.
      • Pescadores e extrativistas florestais.

O que faz um Criador de jacarés

O Criador de jacarés CBO 6313-10 planeja atividades de criação de jacarés em cativeiro, providenciando elaboração de projeto técnico, definindo local e dimensão da área de criação, selecionando espécies de jacarés, estabelecendo plantel pretendido, e definindo sistema de criação Detalha instalações, especificando piso, barreira física, abrigos e sistemas contra as fugas.

Seleciona máquinas e equipamentos.

Define equipe de trabalho Pesquisa mercado consumidor e mercado fornecedor de insumos.

Providencia estudo de impactos ambientais Utiliza sistemas informatizados para planejamento e controle da produção.

Estabelece metas e estima custos.

Controla ambiente de criação, mantendo lago - com laterais inclinadas para facilitar o acesso dos animais - e região seca, com arbustos e capim, para a confecção dos ninhos e para que os animais possam se proteger do sol forte Pode montar um criadouro, com açude e barracão de engorda.

Providencia cercamento da área de criação, para evitar o ataque de predadores e impedir a fuga de jacarés.

Controla temperatura da água e monitora temperatura e umidade do ar Controla a qualidade da água Orienta atividades do manejo, acompanhando contagem, pesagem, identificação de sexo, medição e classificação de jacarés.

Estabelece os procedimentos de manejo e contenção Providencia a alimentação dos jacarés, oferecendo dieta de acordo com seu hábito alimentar Monitora a preparação dos alimentos, normalmente composta de carne moída misturada com composto de vitaminas e sais minerais.

Cuida da saúde e do bem-estar dos jacarés, tomando medidas higiênico-sanitárias e observando diariamente o comportamento dos animais Identifica indício da presença de alguma doença, com base em modificação de comportamento.

Passa as informações sobre possível doença ao médico veterinário Acompanha a evolução do tratamento veterinário, monitorando a aplicação de medicamentos por via oral ou por via tópica Pode encaminhar jacarés para realizar tratamento em água com temperatura controlada.

Organiza reprodução de jacarés, podendo adotar sistema de ciclo fechado - com reprodução de animais em cativeiro, ou sistema a partir da coleta de ovos ou filhotes na natureza e recria dos jovens em cativeiro No caso de coleta na natureza, orienta a colocação dos ovos e dos filhotes em incubadoras artificiais climatizadas, até que atinjam a idade de um mês Providencia jejum e anestesia jacarés por choque térmico, preparando-os para o processo de abate.

Organiza o transporte dos animais vivos até o abatedouro, conforme estabelecido no projeto técnico aprovado e em legislação vigente Controla a qualidade dos processos de produção e dos produtos, avaliando sua adequação aos padrões de referência Afere perdas de animais, por doença ou motivo similar.

Realiza comercialização da produção, pesquisando mercado consumidor Divulga produtos em meios de comunicação Mantém-se atualizado em relação às novas tecnologias aplicadas à criação de jacarés Consulta assistência técnica, para introdução de melhorias nos processos de criação Providencia documentações legais referentes às atividades desenvolvidas.

Submete projeto técnico à aprovação, conforme legislação vigente Supervisiona atividades das equipes de trabalho, distribuindo tarefas e avaliando o desempenho dos trabalhadores Proporciona programas de treinamento às equipes Coordena a montagem da infraestrutura da propriedade e a manutenção – ou reforma - de instalações Monitora limpeza, higienização e organização nas instalações Providencia manutenção de veículos, máquinas e equipamentos Atua na proteção do meio ambiente, já que a criação de jacarés - para produção de peles curtidas e de carne - é importante estratégia para a preservação da fauna na natureza Zela pela segurança no trabalho, usando e monitorando o uso, pela equipe, de equipamentos de proteção individual, estabelecendo medidas de emergência para casos de fuga de animais, e prevenindo acidentes.

Funções do cargo

O funcionário CBO 6313-10 deve cuidar da sanidade de animais aquáticos, demonstrar competências pessoais, controlar ambiente aquático, manejar animais aquáticos, beneficiar animais aquáticos, comercializar animais aquáticos, planejar criação de animais aquáticos, alimentar animais aquáticos, organizar reprodução de animais aquáticos, monitorar instalações aquáticas, construir instalações aquáticas.

Condições de trabalho dessas profissões

Criadores de animais aquáticos essas ocupações são exercidas por trabalhadores com carteira assinada, empregados em viveiros. Somente o criador de mexilhões trabalha por conta própria. O trabalho é em equipe, com supervisão permanente. Os criadores de mexilhões e quelônios estão sujeitos à supervisão ocasional. O trabalho é realizado a céu aberto, no período diurno. Os criadores de camarões, jacarés, mexilhões, ostras e peixes estão sujeitos à variação climática. Os criadores de camarões, mexilhões, ostras e peixes permanecem longos períodos na água para desempenharem suas funções.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 6313-10

A escolaridade para todas as ocupações é de nível fundamental. Para os criadores de jacarés, mexilhões e quelônios, o acesso é livre, sem exigências de experiência prévia. Para os criadores de camarões, ostras, peixes e rãs, o exercício pleno das atividades requer um ano de experiência. Não é exigida qualificação profissional, exceto para os criadores de mexilhões e peixes, que cursam até duzentas horas de formação profissional básica.

Atividades exercidas por um Criador de jacarés CBO 6313-10

Um Criador de jacarés (ou sinônimo) deve negociar preços, monitorar visitas em instalações aquáticas, controlar ph de água, curtir pele de peixes, rãs e jacarés, auxiliar seleção de reprodutores e matrizes, providenciar estudo de impactos ambientais, examinar comportamento de animais aquáticos, abater jacarés, vender produtos em feiras, exposições e estabelecimentos comerciais, definir sistema de criação, controlar temperatura de água, trabalhar em equipe, esterilizar viveiros, tanques e baias, controlar nível de oxigênio de água, possuir destreza manual, definir espécie aquática, verificar quantidade de ração em estoques e silos, construir viveiros, distribuir ração em comedouros, calear viveiros e tanques, identificar animais doentes, pesar jacarés, pesquisar mercado consumidor de animais aquáticos, providenciar jejum de peixes, rãs, camarões e jacarés, controlar turbidez de água, contar animais, pesar animais, divulgar produtos em meios de comunicação, transferir animais entre tanques, viveiros e redes, renovar água de viveiros, tanques e baias, definir local de cultivo, retirar predadores, competidores e animais mortos, incubar ovos, contactar produtores para parcerias, dimensionar área de cultivo, medir animais, aplicar medicamentos por via tópica, identificar sexo de jacarés e quelônios, controlar temperatura e umidade de ar, supervisionar horário de alimentação, instalar sistema elétrico, comprar ração, isolar animais para tratamento e quarentena, classificar animais, definir máquinas e equipamentos, instalar sistema hidráulico, preparar ração, calcular consumo diário de ração, reparar canais, desinfetar comedouros e redes, improvisar em situações adversas, manifestar sensibilidade com animais aquáticos, reparar comportas, instalar telas de proteção, lançar ração em viveiros, limpar tanques, viveiros e baias, pesquisar mercado fornecedor de insumos, instalar sistema de proteção contra roubos, possuir força física para reparo de instalações aquáticas, anestesiar rãs e jacarés por choque térmico, construir tanques, aplicar medicamentos por via oral, embalar jacarés, calcular custo e benefício do projeto, supervisionar pontos de venda, transportar animais aquáticos para comercialização, construir baias, determinar padrão de produção, identificar recursos naturais, instalar filtros, providenciar elaboração de projetos, definir equipe de trabalho, reparar diques, diluir medicamentos em água, construir comedouros, coletar ovos de jacarés.

Cargos e salários CBO 6313-10 - Criadores de animais aquáticos

Salário Criador de Jacarés

Criador de Jacarés: Brasil

  • 21
  • Brasil
  • 1.669 - 2.308
  • 44h
O profissional no cargo de Criador de Jacarés CBO 6313-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.669 e 2.308 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6313-10.
Salário Jacarecultor

Jacarecultor: Brasil

  • 21
  • Brasil
  • 1.669 - 2.308
  • 44h
O profissional no cargo de Jacarecultor CBO 6313-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.669 e 2.308 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6313-10.
Salário Trabalhador na Jacarecultura

Trabalhador na Jacarecultura: Brasil

  • 21
  • Brasil
  • 1.669 - 2.308
  • 44h
O profissional no cargo de Trabalhador na Jacarecultura CBO 6313-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.669 e 2.308 para uma jornada de trabalho média de 44h semanais de acordo com dados salariais de 21 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 6313-10.