CBO 6314-15 - Proeiro
Entenda o que fazem os trabalhadores de apoio à pesca no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Proeiro e seus sinônimos da mesma família ocupacional.
- Descrição
- Conhecimento
- Habilidade
- Atitude
- Atuação
- Funções
O Que Faz um Proeiro
O Proeiro realiza atividades de apoio à pesca artesanal, atuando na proa de embarcação de pequeno porte. Durante os deslocamentos da embarcação, alerta sobre possíveis obstruções e obstáculos perigosos na água, sugerindo possíveis formas de superação dos empecilhos. No local da pesca, identifica cardumes em longas distâncias e presta orientação na captura do pescado. Em embarcações à vela, pode ainda responsabilizar-se pela regulagem das velas situadas à proa. Auxilia, como tripulante de embarcação, em atividades de embarque de materiais, de preparação de equipamentos de pesca, e de desembarque de pescado. Executa manutenção básica da embarcação. Cumpre legislação, normas de salvatagem e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho, de prevenção contra incêndios e de preservação ambiental.
Funções Detalhadas do Cargo CBO 6314-15
Auxilia na preparação de equipamentos de pesca, realizando atividades como amarração de redes em cabos, medição de espinhel, e amarração de anzol em cabo de náilon.
Participa no carregamento da embarcação de pequeno porte, fazendo seu abastecimento com alimentos (rancho), com gelo e água, com iscas e equipamentos de captura, e com equipamentos de proteção individual. Auxilia no lançamento da embarcação ao rio ou mar.
Durante os deslocamentos da embarcação, permanece na proa ou próximo a ela, localizando sinalizadores de apoio à navegação - como boias -, identificando possíveis obstruções e obstáculos perigosos – tais como pedras, mourões, estacas, entre outros -, alertando o mestre, e sugerindo possíveis formas de superação dos empecilhos. Em embarcações à vela, pode ainda responsabilizar-se pela regulagem das velas situadas à proa, como a vela de estai e a vela de genoa.
No local de pesca, identifica cardumes em longas distâncias. Presta orientação na localização e na captura de pescado. Auxilia os pescadores em lance de redes.
Na chegada ao porto, ajuda a descarregar a embarcação. Pode ajudar em atividades de beneficiamento do pescado, tais como lavagem e evisceração. Pode classificar o pescado.
Mantém seus equipamentos e instrumentos de trabalho limpos, acondicionados e em plenas condições de uso e funcionamento.
Executa serviços de manutenção básica da embarcação em estaleiros. Raspa, lixa e lava o casco. Pinta a embarcação. Engraxa guincho, cabo de aço e roldana.
Realiza práticas para proteção do meio ambiente, acondicionando lixo e resíduos para descarte, seguindo procedimentos estabelecidos para cumprimento de normas ambientais.
Zela pela segurança, prevenindo acidentes e utilizando equipamentos de proteção individual. Pode prestar primeiros socorros.
Conhecimentos
- Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
- Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
Domínio | Área | Campo | Conhecimento | Freq. | Imp. | Prof. |
---|---|---|---|---|---|---|
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL | CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INFORMÁTICA | 2 | 2 | 2 |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | INTERNET | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO | OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - GPS – SISTEMA DE POSICIONAMENTO GLOBAL | 4 | 4 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | CIÊNCIAS DA TERRA E DO AMBIENTE | METEOROLOGIA E CIÊNCIAS ATMOSFÉRICAS | 2 | 3 | 2 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - FÍSICA APLICADA | 3 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | FÍSICA | OUTROS CONHECIMENTOS DE FÍSICA (ESPECIFICAR:...) - PESOS E MEDIDAS | 2 | 3 | 3 | |
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA | MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA | MATEMÁTICA APLICADA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | BIOLOGIA | BIOLOGIA MARINHA E HIDROBIOLOGIA | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS | ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL | MEIO AMBIENTE | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL | 2 | 2 | 2 | |
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS | DIREITO | NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO | 3 | 3 | 3 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO E EXPRESSÃO | 2 | 2 | 2 | |
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES | LÍNGUAS | PORTUGUÊS INSTRUMENTAL | 3 | 3 | 3 | |
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS | ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) | PLANEJAMENTO DO TRABALHO | 2 | 2 | 3 |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | ESPAÇOS CONFINADOS | 3 | 4 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | PRIMEIROS SOCORROS | 2 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SALVATAGEM | 2 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | SEGURANÇA NO TRABALHO | 2 | 4 | 2 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO | 3 | 3 | 3 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - PROCEDIMENTOS DE EMERGÊNCIAS | 3 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - SEGURANÇA EM OPERAÇÕES DE EMBARCAÇÕES DE PESCA | 4 | 5 | 4 | |
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS | SAÚDE E SEGURANÇA | OUTROS CONHECIMENTOS DE SAÚDE E SEGURANÇA (ESPECIFICAR:...) - TÉCNICAS DE SOBREVIVÊNCIA PESSOAL | 3 | 4 | 3 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL | OUTROS CONHECIMENTOS DE AUTOMAÇÃO EM AGROPECUÁRIA E FLORESTAL (ESPECIFICAR:...) - AUTOMAÇÃO EM PESCA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | NORMAS REGULAMENTADORAS EM PESCA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - CLASSIFICAÇÃO DE PESCADO | 3 | 3 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA | OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS AGROPECUÁRIOS, FLORESTAIS, DA PESCA E DA AQUICULTURA (ESPECIFICAR:...) - PRÁTICAS DE BENEFICIAMENTO DE PESCADO | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM PESCA | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | RECURSOS PESQUEIROS DE ÁGUAS INTERIORES | 2 | 2 | 2 | |
PROCESSOS DE PRODUÇÃO EM AGRICULTURA, PECUÁRIA, PRODUÇÃO FLORESTAL, PESCA E AQUICULTURA | PRODUÇÃO EM PESCA E AQUICULTURA | RECURSOS PESQUEIROS MARINHOS | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS | OPERAÇÃO DE CONVÉS | 2 | 2 | 3 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS | OPERAÇÃO DE MÁQUINAS DE EMBARCAÇÕES | 2 | 2 | 3 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS (ESPECIFICAR:...) - ATUAÇÃO DO PROEIRO EM EMBARCAÇÕES DE PEQUENO PORTE DE PESCA ARTESANAL: PREPARAÇÃO, APOIO À NAVEGAÇÃO, IDENTIFICAÇÃO DE CARDUMES | 5 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS (ESPECIFICAR:...) - AUXÍLIOS À NAVEGAÇÃO (FARÓIS, FAROLETES, BOIAS, PONTOS NOTÁVEIS), CARACTERÍSTICAS DOS FARÓIS E FAROLETES, ALCANCE GEOGRÁFICO E LUMINOSO DAS LUZES DOS FARÓIS E FAROLETES, CARACTERÍSTICAS DAS BOIAS E BALIZAS (FORMATOS, CORES E LUZES) | 2 | 4 | 3 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS (ESPECIFICAR:...) - ESFORÇOS A QUE UMA EMBARCAÇÃO ESTÁ SUJEITA DEVIDO AOS MOVIMENTOS DA EMBARCAÇÃO E A DISTRIBUIÇÃO DE PESOS A BORDO | 3 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS (ESPECIFICAR:...) - OPERAÇÕES DE REGULAÇÃO DE VELAS DE PROA EM EMBARCAÇÕES À VELA | 4 | 5 | 4 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS (ESPECIFICAR:...) - QUALIDADES ESSENCIAIS DE UMA EMBARCAÇÃO: FLUTUABILIDADE E ESTANQUEIDADE, EFEITOS DA MOVIMENTAÇÃO VERTICAL E TRANSVERSAL DE PESOS A BORDO SOBRE A ESTABILIDADE | 2 | 3 | 3 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS (ESPECIFICAR:...) - TERMINOLOGIA: PROA, POPA, BORDOS (BORESTE E BOMBORDO), MEIA-NAU, À VANTE, À RÉ, BOCHECHAS OU AMURAS, ALHETAS, MASTROS, COSTADO, OBRAS-VIVAS, OBRAS-MORTAS, LINHA D’ÁGUA, CALADO, CAVERNAS, HÉLICE, LEME ETC | 3 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS (ESPECIFICAR:...) - TIPOS DE EMBARCAÇÕES: NAVIOS, APOIO MARÍTIMO, FLUVIÁRIAS, PESCA, MIÚDAS E OUTRAS, CARACTERÍSTICAS DE CONSTRUÇÃO DAS EMBARCAÇÕES DE PESCA, PARTES ESTRUTURAIS DAS EMBARCAÇÕES DE PESCA, PRINCIPAIS COMPARTIMENTOS | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS | OUTROS CONHECIMENTOS DE CONDUÇÃO DE VEÍCULOS AQUÁTICOS (ESPECIFICAR:...) - VOZES DE MANOBRA PARA O TIMONEIRO | 3 | 4 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | MANUTENÇÃO VEICULAR | OUTROS CONHECIMENTOS DE MANUTENÇÃO VEICULAR (ESPECIFICAR:...) - MANUTENÇÃO BÁSICA DE EMBARCAÇÕES | 3 | 3 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES | NAVEGAÇÃO FLUVIAL | 2 | 2 | 2 | |
SERVIÇOS DE TRANSPORTES, ARMAZENAGEM E CORREIOS | NAVEGAÇÃO E CONTROLE DE TRÁFEGO DE TRANSPORTES | NAVEGAÇÃO MARÍTIMA | 2 | 2 | 2 |
Habilidades
- Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
- Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
Domínio | Categoria | Habilidade | Freq. | Imp. |
---|---|---|---|---|
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ORAL | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | ESCUTA ATIVA | 2 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | EXPRESSÃO ORAL | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | COMUNICAÇÃO | COMPREENSÃO ESCRITA | 3 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | CLASSIFICAÇÃO DE DADOS | 2 | 2 |
HABILIDADES COGNITIVAS | TRABALHO COM NÚMEROS | COMPREENSÃO NUMÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES | 4 | 4 |
HABILIDADES COGNITIVAS | RACIOCÍNIO | RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS | 3 | 3 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES OPERACIONAIS | APLICAÇÃO DE PRINCÍPIOS TECNOLÓGICOS DE BAIXA COMPLEXIDADE | 2 | 2 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES ORGANIZACIONAIS | ANÁLISE DE RISCOS | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | TRABALHO EM EQUIPE | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | COOPERAÇÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES PRÁTICAS | HABILIDADES INTERPESSOAIS | ASSESSORAMENTO | 3 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FLEXIBILIDADE DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DE TRONCO | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA DINÂMICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA ESTÁTICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | FORÇA EXPLOSIVA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES FÍSICAS | VIGOR (ESTAMINA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | DESTREZA MANUAL | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | COORDENAÇÃO MULTIMEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | TEMPO DE REAÇÃO (OU DE RESPOSTA) | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES PSICOMOTORAS | VELOCIDADE DE MOVIMENTO DOS MEMBROS | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | ATENÇÃO AUDITIVA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | LOCALIZAÇÃO DE SOM | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | RECONHECIMENTO DE FALA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | CLAREZA DE FALA | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO A DISTÂNCIA | 5 | 5 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) | 4 | 4 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO NOTURNA | 2 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | VISÃO PERIFÉRICA | 3 | 3 |
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS | HABILIDADES SENSORIAIS | DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL | 2 | 3 |
Atitudes
- Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
Categoria | Atitude | Imp. |
---|---|---|
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA | TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA | 3 |
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE | AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO | 2 |
Condições de Trabalho
Trabalhadores de apoio à pesca essas ocupações são exercidas por trabalhadores por conta própria ou empregados, com carteira assinada, em indústrias de pesca e em serviços relacionados. O trabalho é realizado em equipe, com supervisão permanente, em horários irregulares, a céu aberto, os geladores industrial e profissional também trabalham em ambiente fechado. Podem permanecer em posições desconfortáveis durante longos períodos e sujeitos a variações climáticas, baixas temperaturas (geladores) e a trabalho confinado.
Exigências do mercado de trabalho
A qualificação para o exercício profissional é adquirida com experiência de pelo menos um ano na área.
Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão
- Demonstrar competências pessoais;
- Confeccionar material de pesca;
- Carregar e descarregar embarcação;
- Preparar equipamentos de pesca;
- Auxiliar tripulação em serviços gerais;
- Realizar serviços de manutenção de embarcações de pesca em estaleiros;
- Conservar pescado;
- Auxiliar em lance de rede de fundo;
- Demarcar redes de malha em bandeiras e sinalizadores luminosos;
- Dar prova de resistência física;
- Orientar mestre em localização e captura de cardumes;
- Retirar organismos aquáticos presos em redes;
- Demonstrar destreza manual;
- Trabalhar em equipe;
- Engraxar guincho;
- Eviscerar pescado;
- Raspar casco;
- Medir espinhel;
- Pesar pescado;
- Abastecer embarcação com gelo e água;
- Manifestar orientação espacial na localização de cardumes;
- Demarcar cabo de aço com espicha;
- Engraxar cabo de aço;
- Armazenar material de pesca;
- Lixar casco;
- Abastecer embarcação com equipamentos de captura;
- Demonstrar agilidade na conservação de pescado;
- Classificar pescado;
- Lavar casco;
- Lavar pescado;
- Auxiliar em lance de traineira ao mar;
- Amarrar anzol em cabo de fibra têxtil sintética - náilon;
- Selecionar material de captura;
- Pintar embarcação;
- Armar redes;
- Abastecer embarcação com equipamentos de proteção individual - epi;
- Auxiliar em lance de rede em caceia;
- Amarrar redes em cabos;
- Trabalhar em confinamento;
- Auxiliar em lance de caíque ao mar;
- Abastecer embarcação com alimentos - rancho;
- Descarregar pescado;
- Recolher redes;
- Adaptar-se a variações de temperatura;
- Abastecer embarcação com iscas;
- Engraxar roldana;
- Identificar cardumes em longas distâncias;
Profissões da Família Ocupacional
- Conservador de Pescado em Barco de Pesca (gelador Profissional)
- Gelador Industrial
- Gelador Profissional
- Proeiro
- Redeiro (Pesca)
- Bodegueiro (gelador Industrial)
- Conservador de Pescado em Barco de Pesca (gelador Industrial)
- Bodegueiro (gelador Profissional)
Divisões de categorias profissionais do CBO 6314-15
CBO 6314-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de proeiro que pertence ao grupo dos trabalhadores de apoio à pesca, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
- Trabalhadores agropecuários, florestais e da pesca
-
- Pescadores e extrativistas florestais
-
-
- Pescadores e caçadores
-
-
-
-
- Trabalhadores de apoio à pesca
-
-