CBO 5134-40 - Barista

Entenda o que fazem os trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Barista e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Barista

Prepara e serve cafés, moendo grãos e aplicando diferentes métodos de preparo. Organiza estrutura de apoio. Recepciona o cliente, fornecendo-lhe a carta de café, com as opções oferecidas. Prepara café com conhaque, licor ou outra bebida, utilizando receitas clássicas ou criando uma nova. Organiza, confere, controla e higieniza equipamentos e utensílios. Controla o estoque. Cumpre legislação, normas de segurança e higiene alimentar e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (2/8)
Habilidade (2/8)
Atitude (2/8)
Perfil Ocupacional (2/8)
Organiza estrutura de apoio, verificando disponibilidade de produtos, controlando prazo e data de validade de alimentos e bebidas e selecionando utensílios de acordo com os métodos de preparo de café. Calibra máquina de café, ajustando temperatura e pressão. Elabora carta de café.

Recepciona o cliente, em cafeteria, casa de cafés, restaurante, bar ou em outro estabelecimento que serve café.

Fornece a carta de café ao cliente, expondo os diferentes métodos de preparo e mostrando as opções de bebidas à base de café. Pode apresentar cada tipo de café ao cliente, descrevendo as características do grão, a região de plantio e os processos de colheita, torra e moagem.

Identifica as preferências do cliente e anota seu pedido, manualmente ou em meio eletrônico.

Mói os grãos de café, usando moinho ou moedor com regulagem precisa. Aplica o método de preparo de café, usando cafeteira francesa, cafeteira aeropress, cafeteira globinho, cafeteira italiana ou outra selecionada. Pode preparar o café espresso, executando a sequência da operação.

Pode finalizar o café com latte art, utilizando leite vaporizado para realizar desenhos na bebida.

Apronta porção de alimento, harmonizando o café com queijos, chocolates, biscoitos ou outra opção.

Serve o café em xícara pré-aquecida.

Prepara café com conhaque, licor ou outra bebida, utilizando receitas clássicas ou criando uma nova, com base na preferência do cliente. Pode preparar cappuccino, mochaccino, café irlandês ou outra bebida.

Faz análises sensoriais do café - com base nos aspectos visuais, olfativos e gustativos -, com o objetivo de diferenciar o café comum do café especial.

Após o término do horário de atendimento, organiza, confere, controla e higieniza equipamentos e utensílios.

Verifica o estoque de cada tipo de café, de bebidas e de alimentos. Pode providenciar compra, para reposição.

Faz o descarte de resíduos.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INFORMÁTICA 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 3 2
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA ARITMÉTICA 3 3 2
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 2
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 4 4 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS OUTROS CONHECIMENTOS DE LÍNGUAS (ESPECIFICAR:...) - VOCABULÁRIO ESPECÍFICO DA ÁREA DA ALIMENTAÇÃO E GASTRONOMIA 4 4 2
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SAÚDE OCUPACIONAL 4 4 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 4 4 2
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA BOAS PRÁTICAS NA MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS 4 5 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR NUTRIÇÃO E DIETÉTICA HIGIENE DOS ALIMENTOS 4 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO CLASSIFICAÇÃO DAS BEBIDAS 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PEDIDOS: ANOTAÇÃO, ABERTURA, FECHAMENTO DE CONTAS 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO PROCEDIMENTOS DE MISE EM PLACE 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SEGURANÇA ALIMENTAR 2 2 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SELEÇÃO DE INGREDIENTES DE ALIMENTAÇÃO 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO SELEÇÃO DE MATERIAIS (UTENSÍLIOS E EQUIPAMENTOS) DE ALIMENTAÇÃO 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO DE ALIMENTOS 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE ARMAZENAMENTO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 4 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO DE ALIMENTOS E BEBIDAS 5 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO TIPOS E PERFIS DE CLIENTES (CARACTERÍSTICAS, DESEJOS, NECESSIDADES) 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - ANÁLISE SENSORIAL DO CAFÉ: ASPECTOS VISUAIS, OLFATIVOS E GUSTATIVOS 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - BENEFICIAMENTO E CLASSIFICAÇÃO DO GRÃO, TIPOS DE TORRA E ARMAZENAMENTO DE CAFÉ 2 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - CARACTERÍSTICAS E TIPOS DE CAFÉ – CAFÉ ESPECIAL, BLENDS E CAFÉ GOURMET 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - IDENTIFICAÇÃO E UTILIZAÇÃO DE MATERIAIS E EQUIPAMENTOS PARA PREPARO E SERVIÇO DE CAFÉ 4 4 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE CULTIVO E MANEJO DO GRÃO: ESPÉCIES, PLANTIO, COLHEITA E PODAS 2 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - NOÇÕES DE HISTÓRIA DO CAFÉ NO BRASIL E NO MUNDO 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - OPERAÇÃO, LIMPEZA E MANUTENÇÃO DA MÁQUINA DE CAFÉ ESPRESSO, REGULAGEM DO MOINHO E VAPORIZAÇÃO DE LEITE 5 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - RECEITAS DE BEBIDAS E DRINKS A BASE DE CAFÉ 5 5 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - REGIÕES PRODUTORAS DE CAFÉ NO BRASIL E NO MUNDO E SUAS CARACTERÍSTICAS 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO (ESPECIFICAR:..) - TEORIA E PRÁTICA DA EXTRAÇÃO DE CAFÉ 4 5 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS PARA GASTRONOMIA E ALIMENTAÇÃO 3 3 1
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER OUTROS CONHECIMENTOS DE TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER (ESPECIFICAR: ...) - TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES NO SERVIÇO DE CAFÉ 3 4 2

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 5 5
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 5 5
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS COORDENAÇÃO CORPORAL BRUTA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS EQUILÍBRIO CORPORAL BRUTO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DINÂMICA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS ESTABILIDADE (FIRMEZA) BRAÇO-MÃO 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS PERCEPÇÃO DE PROFUNDIDADE 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 5 5
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO PERIFÉRICA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS DISCRIMINAÇÃO DE COR VISUAL 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - SENSIBILIDADE OLFATIVA 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS OUTRAS HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS (ESPECIFICAR: ....) OUTRAS - SENSIBILIDADE GUSTATIVA 4 4

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA TRABALHO SOB SUPERVISÃO DIRETA, COM ALGUMA AUTONOMIA 4
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO, COM ALGUMA ORIENTAÇÃO 4

Condições de Trabalho

Os trabalhadores dessas ocupações, normalmente, têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada ou, eventualmente, trabalham como autônomo com comissão. Atuam, predominantemente, no ramo de atividades ligadas a hotelaria, alimentação, saúde, serviços sociais e atividades recreativas, culturais e desportivas. Trabalham em equipe, em ambientes fechados, com revezamento de turnos e supervisão ocasional. Algumas das atividades podem ser exercidas sob pressão, em posições desconfortáveis durante longos períodos e com exposição a ruído intenso, podendo levar à situação de estresse. Eventualmente, em hospitais, podem ser expostos à radiação.

Exigências do mercado de trabalho

Para o acesso ao trabalho nessa família ocupacional é exigido, no mínimo, o ensino fundamental incompleto e até um ano de experiência. A formação profissional ocorre com a prática no local de trabalho ou em cursos profissionalizantes. O trabalhador tem a possibilidade de ascender na carreira, iniciando a mesma como ajudante ou auxiliar, podendo atingir a ocupação de maître (família ocupacional 5101). O garçon de vinho e o Barista, para os quais é requerido o ensino médio, necessitam de especialização e experiência de um a dois anos. O mercado de trabalho tende a aumentar a exigência do nível de qualificação e profissionalização desses trabalhadores.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • organizar o trabalho;
  • servir o cliente;
  • montar praça, carrinho, mesa, balcão, bar;
  • extrair café;
  • demonstrar competências pessoais;
  • higienizar utensílios e equipamentos;
  • atender o cliente;
  • preparar alimentos e bebidas - entradas, saladas, drinques etc;
  • demonstrar criatividade;
  • recepcionar cliente;
  • organizar estrutura de apoio - montar mise-en-place;
  • calibrar máquina de café - ajustar temperatura e pressão;
  • receber contas;
  • aquecer alimentos;
  • montar kits de descartáveis - guardanapos, talheres, sal;
  • trabalhar em equipe;
  • servir bebidas;
  • provar café;
  • organizar degustação de café;
  • trazer conta;
  • dobrar guardanapos;
  • checar pedido antes de servir;
  • destinar o lixo;
  • operar máquina de café;
  • preparar bebidas e drinques a base de café;
  • separar lixo;
  • demonstrar capacidade de distinguir aromas, sabores, odores e cores;
  • montar mesa, bandeja, balcão e bar;
  • escolher louça;
  • questionar as preferências do cliente;
  • contornar situações adversas;
  • selecionar utensílios de acordo com o método de preparo;
  • repor material de apoio;
  • operar moinho;
  • elaborar carta de café;
  • ouvir atentamente - saber ouvir;
  • demonstrar capacidade de comunicação;
  • fazer porções para viagem;
  • lavar utensílios;
  • servir café;
  • fornecer informações ao cliente;
  • limpar mesa;
  • conferir ordem de serviço;
  • controlar sobras e perdas;
  • trabalhar sob pressão;
  • limpar bandejas e carrinho;
  • substituir cinzeiros;
  • dar sugestões;
  • demonstrar cordialidade;
  • demonstrar moderação ao provar bebidas - temperança em quem trabalha com álcool;
  • cumprir normas e procedimentos sanitários;
  • limpar balcão e bancada;
  • regular moinho;
  • verificar estoque de bebidas e/ou alimentos;
  • demonstrar proatividade;
  • atender reclamações do cliente;
  • retirar restos de comida;
  • selecionar produtos - limpeza e outros;
  • demonstrar dinamismo;
  • checar conta;
  • elaborar blend de café;
  • preparar sorvetes, milk shakes e chantilly;
  • demonstrar habilidade e memória sensorial - olfativa, paladar;
  • repor bebidas;
  • pôr louça e/ou prataria na máquina de lavar;
  • selecionar utensílios;
  • criar bebidas e drinques com café;
  • tirar pedido;
  • descrever bebidas e drinques com café;
  • demonstrar acuidade sensorial;
  • preparar degustação de café;
  • montar vitrine e prateleira;
  • selecionar alimentos e bebidas;
  • controlar prazo e data de validade de alimentos e bebidas;
  • verificar quantidade e disponibilidade de produtos;
  • descrever tipos de grãos de café - região de cultivo, características de sabor, torra e paladar;
  • selecionar enxoval de copos;
  • forrar bandeja;
  • limpar equipamentos;
  • limpar o chão;
  • compactar café;
  • vaporizar leite;
  • compatibilizar café com alimentos;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • finalizar bebida - latte arte e grafismo;
  • demonstrar equilíbrio emocional;
  • verificar material de trabalho - utensílios e equipamentos;
  • demonstrar atenção focada;
  • retirar louça e prataria da máquina de lavar;
  • dosar café;
  • demonstrar discreção;
  • providenciar gelo;
  • explicar métodos de preparo do café;
  • torrar café;
  • descrever pratos e produtos oferecidos;
  • entregar cardápio;
  • requisitar utensílios, equipamentos e/ou produtos de limpeza;

Divisões de categorias profissionais do CBO 5134-40

CBO 5134-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de barista que pertence ao grupo dos trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Trabalhadores dos serviços, vendedores do comércio em lojas e mercados
    • Trabalhadores dos serviços
      • Trabalhadores dos serviços de hotelaria e alimentação
        • Trabalhadores no atendimento em estabelecimentos de serviços de alimentação, bebidas e hotelaria