CBO 4231-10 - Despachante de trânsito - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos despachantes documentalistas

O profissional no cargo de Despachante de trânsito CBO 4231-10 realiza a mediação e a representação dos clientes junto aos órgãos de trânsito, para solicitação, emissão, alteração e registro de informações e documentos de veículos Realiza a gestão de escritório credenciado junto a Departamento Estadual de Trânsito ou Departamento de Trânsito do Distrito Federal.

Atua de acordo com princípios de ética e cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4231-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de despachantes documentalistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Despachante de trânsito, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Despachantes documentalistas CBO 4231-10 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4231-10

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Despachantes documentalistas.
      • Trabalhadores de atendimento ao público.

O que faz um Despachante de trânsito

O Despachante de trânsito CBO 4231-10 planeja as atividades, organizando as solicitações dos clientes e priorizando-as pela urgência Faz leitura de diários oficiais e outras publicações similares relacionadas ao seu trabalho - em meio físico ou digital -, para examinar inclusões, alterações e exclusões na legislação de trânsito.

Executa serviços para clientes – pessoas físicas e jurídicas - representando-os junto ao DETRAN-Departamento Estadual de Trânsito ou Departamento de Trânsito do Distrito Federal, para solicitar documentação de veículos automotores rodoviários.

Efetua inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros, tais como alteração de endereço residencial do responsável pelo veículo, troca de município ou estado no registro e alteração de características do veículo Solicita laudos diversos, como perícias, vistorias e avaliações.

Requer segunda via de CRV-Certificado de Registro do Veículo e do CRLV-Certificado de Registro de Licenciamento do Veículo Comunica venda do veículo e providencia documentação de transferência.

Viabiliza a baixa definitiva do veículo como sucata.

Pode fazer diligências junto a cartórios Gerencia serviços e atividades para pessoas físicas e jurídicas, assessorando-as em assuntos específicos de legislação de trânsito.

Monitora as datas de vencimento dos documentos dos veículos dos clientes.

Pleiteia a regularização de documentos Providencia a solicitação de documentos de veículos, preparando a documentação requerida e direcionando os processos ao órgão competente Retira e confere a exatidão dos documentos, para entregá-los ao contratante do serviço.

Regulariza débitos, tais como pagamento de multas, de licenciamento e de IPVA-Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores Pode providenciar financiamento de débitos e requerer certidão negativa de débitos Solicita restituição de indébitos e encaminha requerimento de suspensão de imposto.

Gerencia escritório credenciado junto ao DETRAN, controlando custos e coordenando equipe de trabalho Estabelece procedimentos de trabalho e controla a qualidade da prestação de serviços.

Mantém comunicação com os clientes por diferentes meios, tais como visitas, contato online ou telefônico, envio de boletins informativos, entre outros Divulga os serviços em mídias diversas, para torná-los conhecidos e captar novos clientes Monitora a organização e a limpeza do ambiente de trabalho.

Controla desperdícios, verificando o reaproveitamento do material Orienta o descarte de resíduos de acordo com as normas ambientais.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4231-10 deve demonstrar competências pessoais, gerenciar serviços e atividades para clientes, regularizar débitos e créditos, comunicar-se, providenciar documentação do processo, instruir processos, executar serviços para clientes junto a Órgãos e entidades competentes, gerir o negócio.

Condições de trabalho dessas profissões

Despachantes documentalistas profissionais nessa família CBO, exercem o cargo junto aos órgãos executivos de trânsito. A maior ou menor familiaridade com guias e formulários específicos gera as seguintes especializações: documentação para taxistas, para veículos de transporte escolar, para veículos de carga, documentação para o ibama, prefeituras, receita federal, incra, associações de classe, dentre outras. Trabalham como autônomos, ou sociedade empresárias.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4231-10

O exercício dessas ocupações requer formação de nível médio e credenciamento junto a órgãos estaduais, nas unidades da federação onde haja legislação específica para o exercício da função. Alguns conselhos regionais oferecem cursos específicos sobre legislação e preenchimento de documentação para os diversos campos de atuação.

Atividades exercidas por um Despachante de trânsito CBO 4231-10

Um Despachante de trânsito (ou sinônimo) deve planejar trabalho, gerenciar arquivo de dados e documentos do cliente, demonstrar capacidade de negociação, demonstrar capacidade destreza manual, apurar créditos, dialogar com órgãos públicos sobre o aperfeiçoamento de serviços, demonstrar capacidade de guardar sigilo profissional, demonstrar capacidade de iniciativa, comunicar venda de veículo, defender verbalmente o cliente, formalizar processo, fidelizar cliente, desenvolver projetos de atuação profissional, analisar informações, entregar documentos ao cliente, controlar custos, solicitar documentos de veículos, pagar impostos, taxas e emolumentos, negociar implantação de serviços, pedir baixa dos débitos, consolidar informações, protocolizar requerimento, identificar possíveis serviços, coordenar equipe de trabalho, firmar parcerias no mercado externo, atualizar documentação legal da empresa e dos funcionários, preencher guias e formulários, direcionar cliente e/ou processo ao órgão competente, protocolizar documento de apresentação de condutor infrator, solicitar documentos de pessoas jurídicas, conferir a exatidão dos documentos, visitar clientes, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, requerer certidão negativa de débitos, demonstrar credibilidade, redigir requerimentos, classificar documentos, implementar métodos de trabalho, firmar parcerias no mercado interno, preparar documentos, estabelecer procedimentos de trabalho, pesquisar informações, retirar documentos, contatar clientes, efetuar inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros, elaborar documentos, desembaraçar processos, demonstrar capacidade de cordialidade, pleitear a regularização de documentos, demonstrar flexibilidade, enviar comunicação registrada, controlar qualidade de procedimentos-padrão, requerer restituição de indébitos, fixar honorários, desentranhar processos, requerer reconhecimento de imunidades, adotar padrões de controle de qualidade, divulgar serviços em mídias e redes sociais, montar processo, apurar impostos, taxas e emolumentos, demonstrar atenção a detalhes, demonstrar proatividade, requerer cancelamento de débitos e dívidas, requerer suspensão de impostos, taxas e contribuições, diligenciar junto a cartórios, demonstrar capacidade de saber ouvir, requerer parcelamento de débitos, assessorar cliente em assuntos específicos, com embasamento legal, acompanhar tramitação de processo, demonstrar capacidade de observação, solicitar laudos diversos - perícias, vistorias e avaliações, demonstrar capacidade de administrar conflitos, requerer isenção de impostos, taxas e emolumentos, monitorar datas de vencimento de documentos dos clientes, solicitar certidão de veículo, produzir boletins informativos.

Cargos e salários CBO 4231-10 - Despachantes documentalistas

Salário Despachante de Trânsito

Despachante de Trânsito: Brasil

  • 461
  • Brasil
  • 1.805 - 3.218
  • 43h
O profissional no cargo de Despachante de Trânsito CBO 4231-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.805 e 3.218 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 461 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4231-10.
Salário Despachante de Veículos

Despachante de Veículos: Brasil

  • 461
  • Brasil
  • 1.805 - 3.218
  • 43h
O profissional no cargo de Despachante de Veículos CBO 4231-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.805 e 3.218 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 461 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4231-10.
Salário Despachante Emplacador

Despachante Emplacador: Brasil

  • 461
  • Brasil
  • 1.805 - 3.218
  • 43h
O profissional no cargo de Despachante Emplacador CBO 4231-10 trabalhando no Brasil, ganha entre 1.805 e 3.218 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 461 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4231-10.