CBO 4231-05 - Despachantes documentalistas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4231-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de despachantes documentalistas que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Despachantes documentalistas CBO 4231-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4231-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Despachantes documentalistas.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
Funções
regularizar débitos e créditos, executar serviços para clientes junto a Órgãos e entidades competentes, comunicar-se, instruir processos, demonstrar competências pessoais, providenciar documentação do processo, gerir o negócio, gerenciar serviços e atividades para clientes.
Atividades
apurar créditos, solicitar certificações de procedência e qualidade, implementar métodos de trabalho, coordenar equipe de trabalho, controlar custos, pleitear a regularização de documentos, requerer suspensão de impostos, taxas e contribuições, protocolizar requerimento, estabelecer procedimentos de trabalho, gerenciar arquivo de dados e documentos do cliente, requerer indenizações, seguros, pecúlios e pensões, demonstrar capacidade de cordialidade, adotar padrões de controle de qualidade, requerer substituição dos meios de pagamento do débito, demonstrar capacidade de observação, conferir a exatidão dos documentos, classificar documentos, requerer certidão negativa de débitos, solicitar homologações de atos, firmar parcerias no mercado externo, apurar impostos, taxas e emolumentos, direcionar cliente e/ou processo ao órgão competente, divulgar serviços em mídias e redes sociais, demonstrar atenção a detalhes, pagar impostos, taxas e emolumentos, analisar informações, requerer restituição de indébitos, demonstrar capacidade de trabalhar em equipe, requerer parcelamento de débitos, requerer reconhecimento de imunidades, interpor defesas e recursos, planejar trabalho, demonstrar credibilidade, atualizar documentação legal da empresa e dos funcionários, preparar documentos, requerer isenção de impostos, taxas e emolumentos, fidelizar cliente, montar processo, firmar parcerias no mercado interno, requerer cancelamento de débitos e dívidas, defender verbalmente o cliente, solicitar documentos pessoais, legalizar documentos de estrangeiros, demonstrar capacidade de guardar sigilo profissional, registrar produtos, demonstrar capacidade de negociação, solicitar documentos de veículos, registrar marcas, patentes e desenho industrial, efetuar inscrições, alterações e baixas em registros e cadastros, entregar documentos ao cliente, redigir requerimentos, formalizar processo, solicitar documentos de bens móveis - embarcações e aeronaves, demonstrar capacidade de saber ouvir, acompanhar tramitação de processo, preencher guias e formulários, desentranhar processos, enviar comunicação registrada, pedir baixa dos débitos, providenciar expedição de documentos, desenvolver projetos de atuação profissional, fixar honorários, negociar implantação de serviços, documentar processo, demonstrar flexibilidade, relatar processo, elaborar documentos, recorrer de decisões administrativas, atualizar documentação legal da empresa, demonstrar capacidade de iniciativa, retirar documentos, consolidar informações, solicitar documentos de pessoas jurídicas, produzir boletins informativos, visitar clientes, demonstrar capacidade destreza manual, solicitar laudos diversos - perícias, vistorias e avaliações, monitorar datas de vencimento de documentos dos clientes, identificar possíveis serviços, desembaraçar processos, demonstrar proatividade, controlar qualidade de procedimentos-padrão, pesquisar informações, solicitar documentos de bens imóveis - certidões, registros e averbações, solicitar alvarás e licenças para diversos fins, contatar clientes, assessorar cliente em assuntos específicos, com embasamento legal, dialogar com órgãos públicos sobre o aperfeiçoamento de serviços, demonstrar capacidade de administrar conflitos.