CBO 4222-05 - Telefonista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos operadores de telefonia
O profissional no cargo de Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia em empresa ou instituição Realiza, transfere e atende chamadas locais, interurbanas e internacionais.
Presta informações sobre ramais, números de telefone e códigos de áreas nacionais e internacionais Recebe, anota e transmite mensagens Organiza e atualiza cadastros.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia Pode tarifar ligações Atua de acordo com manuais e protocolos internos e cumpre normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.
CBO 4222-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de operadores de telefonia que pertence ao grupo dos trabalhadores de atendimento ao público, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Telefonista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Operadores de telefonia CBO 4222-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4222-05
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Operadores de telefonia.
- Trabalhadores de atendimento ao público.
O que faz um Telefonista
O Telefonista CBO 4222-05 opera equipamentos e sistemas de telefonia, tais como sistemas PABX analógicos, sistemas de integração entre computador e telefonia (centrais telefônicas digitais e telefonia digital) e sistemas híbridos (combinações entre as tecnologias analógicas e digitais) Realiza, bloqueia-desbloqueia e transfere chamadas, atendendo solicitações internas e externas e seguindo normas, manuais e protocolos.
Distribui ligações locais, interurbanas e internacionais para as áreas internas e externas da empresa ou instituição.
Prepara chamadas de conferência por telefone Direciona chamadas de emergência para o local apropriado.
Presta informações sobre ramais, alteração de número telefônico, códigos de áreas nacionais e internacionais, entre outras Esclarece dúvidas de diferentes públicos sobre a empresa ou instituição, tais como endereço e horário de atendimento.
Anota e transmite mensagens, localizando o destinatário dentro da empresa ou instituição.
Organiza e atualiza cadastros de informações – inclusive números de telefones – de funcionários, de prestadores de serviços e de contatos externos Organiza e atualiza listas de ramais.
Orienta funcionários sobre normas e sistemas de telefonia, contribuindo em atividades de atualização de procedimentos.
Pode tarifar ligações, informando o valor de ligações concluídas Pode comunicar-se oralmente e por escrito em língua estrangeira.
Funções do cargo
O funcionário CBO 4222-05 deve treinar funcionários, cadastrar informações, prestar serviços, fornecer informações, demonstrar competências pessoais, operar equipamentos, atender o cliente, monitorar atendimentos, elaborar escalas de trabalho, comunicar-se.
Condições de trabalho dessas profissões
Operadores de telefonia os trabalhadores dessas ocupações têm vínculo de trabalho assalariado, com carteira assinada. Atuam, predominantemente, em empresas de saúde, serviços sociais, correios e telecomunicações. Trabalham com supervisão, em ambientes fechados, revezamento de turnos, com compromisso de manter sigilo. O trabalho é exercido sob pressão e exposto a ruído intenso, levando a situação de estresse. Os trabalhadores estão sujeitos a lesões buco-maxilar-auditivas e por esforços repetitivos. A transferência de funções de telefonistas para sistemas automatizados de mensagens, bem como a migração para outras ocupações, como telemarketing, tendem a diminuir o emprego nessa ocupação.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4222-05
Essas ocupações são exercidas por trabalhadores com escolaridade de nível médio, exceto a telefonista para a qual é requerido, no mínimo, o ensino fundamental. A formação profissional ocorre com a prática de um a dois anos, no local de trabalho.
Atividades exercidas por um Telefonista CBO 4222-05
Um Telefonista (ou sinônimo) deve higienizar equipamentos de trabalho, demonstrar agilidade, demonstrar paciência, demonstrar capacidade de assimilação, informar fuso-horário, anotar recados, identificar necessidades do cliente, redigir ordens de serviço, orientar funcionários sobre mudanças de procedimento, saudar o cliente, comunicar-se em outros idiomas, dominar o idioma inglês, demonstrar pontualidade, demonstrar imparcialidade, atualizar cadastro, demonstrar entusiasmo, propor medidas corretivas, cadastrar telefone e ramal de funcionários, registrar pendências de informações, solicitar auxílio de operadoras internacionais, demonstrar respeito com o cliente, informar sobre eventos e cursos, demonstrar cordialidade, operar pabx, lançar ligações manualmente, localizar pessoas, demonstrar objetividade, orientar novos funcionários sobre normas internas da empresa, informar valor de ligações concluídas via operador, cadastrar telefone e ramais de empresas, acionar despertador automático, participar de cursos específicos, interpretar mensagem do cliente, identificar origem da chamada, manter sigilo, adeqüar o tom de voz, informar horário de atendimento, atualizar painel de informações de eventos, ouvir o cliente, acompanhar ligação, sondar tipo de solicitação de serviço, informar alteração de número telefônico, fazer monitoria ativa, gravar informações, verificar cumprimento das normas de atendimento, escutar atentamente - saber ouvir, informar procedimentos de chamadas ddd e ddi, conservar equipamentos de trabalho, transmitir recados, identificar pontos de melhoria, cadastrar números de telefones, interceptar ligações, identificar-se - nome do atendente, informar ramais, operar plataforma de atendimento telefônico, transmitir informações corretamente, registrar reclamações de trote, despertar hóspedes pelo telefone, consultar terminal de informações, demonstrar auto-controle, informar tarifas, responder a questionários de avaliação interna, identificar código de serviço na tela do computador, completar chamadas nacionais e internacionais, direcionar cliente a outros serviços, demonstrar prontidão, identificar tipo de chamada, consultar banco de dados de procedimentos via internet, instruir funcionários sobre sistemas operacionais, preencher boleto de tarifa, transferir chamadas internas e externas, digitar teclados, retornar contato com cliente, reorientar práticas de trabalho - reciclagem, programar pabx, transmitir normas de atendimento padrão, sugerir agenda de folgas, informar códigos de área nacionais e internacionais, falar formalmente, demonstrar segurança, pesquisar banco de dados telefônico, informar endereços da empresa e filiais, preencher livros de ocorrências diárias, informar números de telefones internos, encaminhar reclamações ao supervisor, pronunciar-se claramente, bloquear ligações.