CBO 4132-05 - Atendente de agência - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos escriturários de serviços bancários

O profissional no cargo de Atendente de agência CBO 4132-05 presta atendimento a clientes e usuários de serviços bancários, identificando suas necessidades, oferecendo produtos e serviços, abrindo contas, emitindo documentos e providenciando aplicações e resgates financeiros Apoia as atividades da agência bancária, administrando fluxo de malotes, analisando dados cadastrais de clientes e executando atividades de cobrança.

Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos Cumpre legislação, normas do Banco Central do Brasil e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 4132-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de escriturários de serviços bancários que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Atendente de agência, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Escriturários de serviços bancários CBO 4132-05 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 4132-05

  • Trabalhadores de serviços administrativos.
    • Escriturários de serviços bancários.
      • Escriturários.

O que faz um Atendente de agência

O Atendente de agência CBO 4132-05 atende clientes e usuários, identificando suas necessidades, sugerindo autoatendimento e oferecendo produtos e serviços Cadastra clientes, confere assinaturas e avalia documentação para abertura de conta.

Abre conta corrente e conta poupança, providenciando cartões de débito e crédito.

Cadastra e libera ordem de pagamento Providencia aplicações e resgates financeiros.

Emite extratos bancários, demonstrativos financeiros, cheques administrativos, carta de idoneidade financeira e carta de anuência Susta cheques e encerra contas.

Apoia as atividades das agências bancárias, executando cobranças, liquidando contratos e calculando juros, multas, descontos e abatimentos.

Confere relatórios de serviços Analisa dados cadastrais de clientes, podendo consultar serviços de proteção ao crédito para levantar informações complementares.

Administra fluxo de malotes, averiguando roteiro e quantidade recebida, protocolando e distribuindo os documentos para as áreas destinatárias.

Lacra e expede malotes Recebe, classifica, protocola, arquiva e digitaliza documentos, atualizando os cadastros em arquivo Estabelece comunicação com os usuários e clientes, prestando informações e orientações sobre os serviços bancários e acessando sistemas eletrônicos para troca de informações.

.

Funções do cargo

O funcionário CBO 4132-05 deve demonstrar competências pessoais, administrar fluxo de malotes, apoiar agências e demais setores do banco, compensar documentos, comunicar-se, executar atividades de cobrança, atender usuários, controlar arquivos, realizar operações de caixa, fornecer documentos ao cliente.

Condições de trabalho dessas profissões

Escriturários de serviços bancários trabalham como empregados assalariados, com carteira assinada, em instituições financeiras. Organizam-se em equipe, sob supervisão constante. O trabalho é exercido em ambiente fechado, no período diurno, exceto o compensador de banco que trabalha em horários irregulares. Eventualmente, estão sujeitos a estresse.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 4132-05

O exercício dessas ocupações requer, no mínimo, ensino médio completo. Operadores de crédito e cobrança e caixas de banco recebem treinamento de cerca de duzentas horas-aula. Exercem atividades diferenciadas e trabalham em vários setores dos bancos. O pleno desempenho das atividades é atingido após um a dois anos de atuação na área.

Atividades exercidas por um Atendente de agência CBO 4132-05

Um Atendente de agência (ou sinônimo) deve demonstrar dedicação, descrever benefícios do produto, organizar usuários em filas, montar dossiê de clientes, imprimir relatórios, agir com discrição, digitalizar assinaturas de clientes, lacrar malote, providenciar aplicações e resgates financeiros, contatar clientes, comunicar-se, demonstrar versatilidade, encerrar contas, demonstrar raciocínio lógico, verificar número do lacre, atualizar-se profissionalmente, liberar ordem de pagamento, classificar documentos, fornecer extratos de contas, encaminhar documentos expurgados para almoxarifado, demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal, exigir documentação para abertura de conta, pesquisar documentos no dossiê do cliente, enviar documento de operação de crédito - doc, expurgar documentos do arquivo, orientar usuários, criar pastas, habilitar cartão magnético, providenciar cópia de documentos do cliente, expedir malotes, ler mural, ordenar documentos, solicitar cartão magnético, acessar sistemas eletrônicos para troca de informações, calcular juros, multas, descontos e abatimentos, atualizar documentos em arquivo, emitir carta de idoneidade financeira, demonstrar senso de organização, abrir conta poupança, sugerir auto-atendimento, trabalhar em equipe, cadastrar clientes, protocolar recebimento de malotes, evidenciar atenção, providenciar regularização no ccf - cadastro de cheques sem fundos, identificar necessidades do usuário, sustar cheques, distinguir conteúdo do malote, demonstrar dinamismo, emitir ordem de pagamento, fornecer cópias de títulos e cheques, oferecer produtos e serviços, cadastrar ordem de pagamento, trabalhar com ética, preparar cheques administrativos, examinar documentos, fornecer quitação de financiamentos, averiguar roteiro e quantidade de malotes recebidos, receber malotes, entregar talões de cheques e cartão magnético, executar instruções de clientes referentes a seus títulos em cobrança, entregar cheques devolvidos, emitir carta de anuência, liquidar contratos, contratar produtos e serviços, conferir assinaturas, endossar cheques, consultar spc e serasa, ler jornal interno, distribuir documentos para áreas específicas, desbloquear talões de cheques, conferir relatórios de serviços.

Cargos e salários CBO 4132-05 - Escriturários de serviços bancários

Salário Atendente de Agencia Fortaleza

Atendente de Agencia: Fortaleza, CE

  • 176
  • Fortaleza, CE
  • 1.967 - 3.531
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Fortaleza - CE, ganha entre 1.967 e 3.531 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 176 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia

Atendente de Agencia: Santa Catarina

  • 2.205
  • Santa Catarina
  • 2.240 - 3.615
  • 41h
O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.240 e 3.615 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 2.205 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia Uberlândia

Atendente de Agencia: Uberlândia, MG

  • 216
  • Uberlândia, MG
  • 1.805 - 3.237
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Uberlândia - MG, ganha entre 1.805 e 3.237 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 216 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia Salvador

Atendente de Agencia: Salvador, BA

  • 152
  • Salvador, BA
  • 2.142 - 4.169
  • 40h
O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Salvador - BA, ganha entre 2.142 e 4.169 para uma jornada de trabalho média de 40h semanais de acordo com dados salariais de 152 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia

Atendente de Agencia: Rio de Janeiro

  • 1.078
  • Rio de Janeiro
  • 2.264 - 4.319
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.264 e 4.319 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.078 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia Recife

Atendente de Agencia: Recife, PE

  • 156
  • Recife, PE
  • 2.197 - 3.927
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Recife - PE, ganha entre 2.197 e 3.927 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 156 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia São Luís

Atendente de Agencia: São Luís, MA

  • 67
  • São Luís, MA
  • 1.987 - 3.144
  • 42h
O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em São Luís - MA, ganha entre 1.987 e 3.144 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 67 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia

Atendente de Agencia: Rio Grande do Sul

  • 1.956
  • Rio Grande do Sul
  • 2.283 - 3.513
  • 41h
O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Rio Grande do Sul, ganha entre 2.283 e 3.513 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 1.956 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia Natal

Atendente de Agencia: Natal, RN

  • 63
  • Natal, RN
  • 2.343 - 4.135
  • 41h
O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Natal - RN, ganha entre 2.343 e 4.135 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 63 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.
Salário Atendente de Agencia Campinas

Atendente de Agencia: Campinas, SP

  • 161
  • Campinas, SP
  • 2.580 - 3.951
  • 39h
O profissional no cargo de Atendente de Agencia CBO 4132-05 trabalhando em Campinas - SP, ganha entre 2.580 e 3.951 para uma jornada de trabalho média de 39h semanais de acordo com dados salariais de 161 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 4132-05.