CBO 4110-10 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4110-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores da área administrativa, providenciando compra de materiais e manutenção de equipamentos, intermediando contatos, prestando suporte administrativo para seleção e controle de pessoal e conferindo documentos contábeis e financeiros Mantém sistema de arquivos físico e eletrônico, controla documentação, presta apoio para elaboração de documentos e atende clientes e fornecedores.
Cumpre legislação, normas internas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Assistente administrativo
O Assistente administrativo (ou similar) executa atividades de apoio aos setores administrativos, providenciando compra e distribuindo recursos materiais, providenciando reparos de equipamentos, intermediando contatos, solicitando recursos para viagens, realizando prestação de contas, controlando execução de serviços gerais - limpeza, transporte e vigilância - e monitorando expedição e recebimentos de malotes Opera sistemas de correio eletrônico e coordena o fluxo de informações, internamente ou com outras organizações.
Mantém agenda e calendário de eventos, preparando materiais como folhetos e convites.
Executa atividades de apoio ao setor de recursos humanos, auxiliando no controle de pessoal - afastamentos, férias e horas extras -, realizando procedimentos de recrutamento e seleção e prestando suporte administrativo à área de treinamento Executa atividades de apoio aos setores contábil e financeiro, coletando informações financeiras e índices econômicos, digitando notas de lançamentos contábeis e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Mantém sistemas de arquivos - físico ou eletrônico -, registrando e atualizando informações Controla documentação, triando, distribuindo, classificando, conferindo dados e datas, registrando entrada e saída e identificando irregularidades nos documentos.
Presta apoio na elaboração de documentos, digitando textos e planilhas, preenchendo formulários e cadastros, redigindo atas, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos e elaborando minutas de correspondência.
Elabora organogramas, fluxogramas e cronogramas Insere e atualiza informações nos bancos de dados.
Atende os clientes e os fornecedores, identificando seus perfis, fornecendo informações sobre produtos e serviços, esclarecendo dúvidas e registrando reclamações.
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Funções
O funcionário CBO 4110-10 deve prestar apoio logístico, preencher documentos, demonstrar competências pessoais, preparar relatórios, formulários e planilhas, tratar documentos, prospectar clientes/ doadores, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, acompanhar processos administrativos, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores.
Atividades exercidas por um Assistente administrativo CBO 4110-10
Um Assistente administrativo (ou sinônimo) deve auxiliar na avaliação de pessoal, dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, organizar o setor, demonstrar facilidade de comunicação, atualizar dados de planejamento, intermediar contatos, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, solicitar cópias de documentos, identificar natureza das solicitações dos clientes, controlar expedição de malotes e recebimentos, formatar documentos, expedir ofícios e memorandos, fornecer informações da empresa, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, levantar a necessidade de material, verificar prazos estabelecidos, demonstrar persistência, identificar irregularidades nos documentos, encaminhar protocolos internos, requisitar pagamentos, executar procedimentos de recrutamento e seleção, demonstrar capacidade de negociação, conferir dados e datas, auxiliar no controle de pessoal - afastamentos, férias, horas extras..., receber documentos, digitar textos e planilhas, registrar reclamações dos clientes, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de observação, pesquisar preços, convalidar publicação de atos, controlar material de expediente, atualizar informações, redigir atas, conferir cálculos, realizar prestação de contas, fornecer informações sobre produtos e serviços, solicitar informações cadastrais, solicitar entrega de documentos, solicitar recursos de viagens, distribuir documentos, arquivar documentos, conferir material solicitado, acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas, atualizar dados dos funcionários, digitar notas de lançamentos contábeis, trabalhar em equipe, mapear área de atuação, acompanhar andamento dos pedidos, transmitir credibilidade, registrar a entrada e saída de documentos, preparar minutas, localizar documentos, solicitar documentos, classificar documentos, requisitar materiais, localizar processos administrativos, verificar índices econômicos e financeiros, demonstrar auto-controle, controlar execução de serviços gerais - limpeza, transporte, vigilância, dar suporte administrativo a área de treinamento, submeter pareceres, colher assinaturas, triar documentos, verificar documentos, demonstrar capacidade de organização, demonstrar capacidade de empatia, elaborar planilhas de cálculos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, auxiliar na organização de eventos internos, esclarecer dúvidas, acompanhar notificações de não conformidade, coletar referências pessoais, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, elaborar correspondência, demonstrar iniciativa, coletar dados, ajustar contratos, preencher formulários e/ou cadastros, demonstrar criatividade, providenciar devolução de material fora de especificação, atualizar cadastros, solicitar compra de materiais, preencher ficha de movimentação de pessoal, efetuar cálculos, demonstrar proatividade, contornar situações adversas, orientar funcionários sobre direitos e deveres, distribuir material de expediente.