CBO 4110-10 - Agentes, assistentes e auxiliares administrativos - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 4110-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de agentes, assistentes e auxiliares administrativos que pertence ao grupo dos escriturários, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Assistente administrativo executa atividades de apoio aos setores da área administrativa, providenciando compra de materiais e manutenção de equipamentos, intermediando contatos, prestando suporte administrativo para seleção e controle de pessoal e conferindo documentos contábeis e financeiros Mantém sistema de arquivos físico e eletrônico, controla documentação, presta apoio para elaboração de documentos e atende clientes e fornecedores.
Cumpre legislação, normas internas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Agentes, assistentes e auxiliares administrativos CBO 4110-10 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 4110-10
- Trabalhadores de serviços administrativos.
- Agentes, assistentes e auxiliares administrativos.
- Escriturários.
O que faz um Assistente administrativo
O Assistente administrativo (ou similar) executa atividades de apoio aos setores administrativos, providenciando compra e distribuindo recursos materiais, providenciando reparos de equipamentos, intermediando contatos, solicitando recursos para viagens, realizando prestação de contas, controlando execução de serviços gerais - limpeza, transporte e vigilância - e monitorando expedição e recebimentos de malotes Opera sistemas de correio eletrônico e coordena o fluxo de informações, internamente ou com outras organizações.
Mantém agenda e calendário de eventos, preparando materiais como folhetos e convites.
Executa atividades de apoio ao setor de recursos humanos, auxiliando no controle de pessoal - afastamentos, férias e horas extras -, realizando procedimentos de recrutamento e seleção e prestando suporte administrativo à área de treinamento Executa atividades de apoio aos setores contábil e financeiro, coletando informações financeiras e índices econômicos, digitando notas de lançamentos contábeis e conferindo notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos.
Mantém sistemas de arquivos - físico ou eletrônico -, registrando e atualizando informações Controla documentação, triando, distribuindo, classificando, conferindo dados e datas, registrando entrada e saída e identificando irregularidades nos documentos.
Presta apoio na elaboração de documentos, digitando textos e planilhas, preenchendo formulários e cadastros, redigindo atas, prestando apoio operacional para elaboração de manuais técnicos e elaborando minutas de correspondência.
Elabora organogramas, fluxogramas e cronogramas Insere e atualiza informações nos bancos de dados.
Atende os clientes e os fornecedores, identificando seus perfis, fornecendo informações sobre produtos e serviços, esclarecendo dúvidas e registrando reclamações.
.
Funções
O funcionário CBO 4110-10 deve demonstrar competências pessoais, tratar documentos, prospectar clientes/ doadores, atender clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, prestar apoio logístico, preencher documentos, executar rotinas de apoio na Área de recursos humanos, acompanhar processos administrativos, preparar relatórios, formulários e planilhas.
Atividades exercidas por um Assistente administrativo CBO 4110-10
Um Assistente administrativo (ou sinônimo) deve dar apoio operacional para elaboração de manuais técnicos, atualizar dados de planejamento, digitar textos e planilhas, redigir atas, encaminhar protocolos internos, solicitar cópias de documentos, acompanhar organogramas, fluxogramas e cronogramas, mapear área de atuação, localizar documentos, efetuar cálculos, preparar minutas, classificar documentos, realizar prestação de contas, providenciar devolução de material fora de especificação, distribuir documentos, levantar a necessidade de material, conferir dados e datas, acompanhar notificações de não conformidade, intermediar contatos, demonstrar proatividade, triar documentos, organizar o setor, demonstrar capacidade de organização, preencher formulários e/ou cadastros, identificar perfil dos clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, dar suporte administrativo a área de treinamento, atualizar informações, distribuir material de expediente, formatar documentos, fornecer informações sobre produtos e serviços, coletar dados, demonstrar auto-controle, executar procedimentos de recrutamento e seleção, verificar índices econômicos e financeiros, acompanhar andamento dos pedidos, demonstrar capacidade de observação, orientar funcionários sobre direitos e deveres, auxiliar na organização de eventos internos, verificar documentos, demonstrar capacidade de adaptação de linguagem, demonstrar flexibilidade, identificar irregularidades nos documentos, requisitar materiais, controlar material de expediente, registrar reclamações dos clientes, conferir material solicitado, receber documentos, convalidar publicação de atos, colher assinaturas, demonstrar persistência, trabalhar em equipe, receber clientes e/ou fornecedores e/ou doadores, transmitir credibilidade, solicitar documentos, expedir ofícios e memorandos, requisitar pagamentos, localizar processos administrativos, elaborar correspondência, demonstrar facilidade de comunicação, verificar prazos estabelecidos, esclarecer dúvidas, atualizar cadastros, ajustar contratos, auxiliar na avaliação de pessoal, auxiliar no controle de pessoal - afastamentos, férias, horas extras..., solicitar entrega de documentos, demonstrar capacidade de empatia, preencher ficha de movimentação de pessoal, demonstrar iniciativa, identificar natureza das solicitações dos clientes, solicitar informações cadastrais, solicitar compra de materiais, demonstrar capacidade de negociação, elaborar planilhas de cálculos, coletar referências pessoais, demonstrar criatividade, digitar notas de lançamentos contábeis, registrar a entrada e saída de documentos, solicitar recursos de viagens, conferir cálculos, contornar situações adversas, elaborar organogramas, fluxogramas e cronogramas, pesquisar preços, atualizar dados dos funcionários, fornecer informações da empresa, controlar execução de serviços gerais - limpeza, transporte, vigilância, controlar expedição de malotes e recebimentos, conferir notas fiscais, faturas de pagamentos e boletos, submeter pareceres, arquivar documentos.