CBO 3548-25 - Cerimonialista - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em serviços de turismo e organização de eventos

O profissional no cargo de Cerimonialista CBO 3548-25 planeja, organiza e coordena o processo de realização de festas e eventos formais, tais como atos e sessões solenes, cerimônias, simpósios e congressos Contrata fornecedores de serviços.

Elabora o roteiro do evento Seleciona os protocolos adequados às diferentes cerimônias Atua em conformidade com normas do cerimonial público, em solenidades oficiais.

Cumpre legislação, normas sanitárias e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

CBO 3548-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em serviços de turismo e organização de eventos que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Confira funções, descrição do cargo de Cerimonialista, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos CBO 3548-25 em todo Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3548-25

  • Técnicos de nível médio.
    • Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Cerimonialista

O Cerimonialista CBO 3548-25 planeja o trabalho, identificando as preferências e a necessidade do cliente ou autoridade e analisando as características do evento Elabora orçamento.

Verifica local, data e horário do evento.

Pode colaborar na escolha de um local para a realização do evento Pode utilizar plataformas digitais, capazes de abrigar eventos e cerimônias on-line.

Contrata serviços, como decoração, fotografia, músicos, segurança, limpeza, entre outros Seleciona os prestadores de serviços de apoio a eventos.

Participa da preparação do cerimonial.

Elabora o roteiro do evento, respeitando as formalidades Valida aspectos protocolares de comunicação.

Organiza solenidades e cerimônias, aplicando leis, normas e princípios protocolares.

Elabora lista de convidados e prepara os convites Elabora o plano de mesas Orienta os participantes sobre as vestimentas adequadas.

Define o mestre de cerimônia Seleciona os protocolos adequados às diferentes cerimônias em que atua, estando à frente do controle e da segurança dos convidados Prospecta agenda de autoridade para confirmar a possibilidade de participação em evento formal.

Reúne-se com a missão precursora, realizada após confirmação da presença de autoridades, para verificar o local onde será realizada a cerimônia e levantar todos os detalhes do acontecimento Aplica normas de cerimonial público e ordem geral de precedência, regras de composição de mesas de autoridades, assim como as formas de tratamento e etiqueta.

Pode elaborar roteiro de viagens para autoridade e sua comitiva, prestando assistência no embarque e no desembarque de aeronaves e alugando carros para deslocamento até o local da cerimônia Durante o evento, supervisiona o cumprimento do roteiro Inspeciona a conformidade da prestação dos serviços contratados.

Orienta garçons, recepcionistas e outros profissionais envolvidos no evento, utilizando equipamentos de comunicação interpessoal Em solenidades e cerimônias, recepciona as autoridades Pode disponibilizar equipamentos multimídias e softwares para apresentação de audiovisual.

Após a cerimônia, providencia o pagamento dos serviços contratados e realiza a prestação de contas para o cliente ou autoridade .

Funções do cargo

O funcionário CBO 3548-25 deve organizar eventos, vender serviços turísticos, demonstrar competências pessoais, planejar eventos, organizar atos e sessões solenes, solenidade e cerimônias, comunicar-se, coordenar realização de eventos, contratar fornecedores de serviços.

Condições de trabalho dessas profissões

Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos atuam em empresas de turismo, agências de viagens, serviços de hospedagem, serviços culturais, organizadoras de eventos, dentre outras, como assalariados, com carteira assinada ou como trabalhadores autônomos e até mesmo como empregadores. Organizam-se em equipe de trabalho, trabalham sob supervisão, em ambiente fechado.

Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3548-25

O exercício dessas ocupações requer no mínimo ensino médio completo acrescido de cursos de qualificação profissional de curta duração. Atualmente no mercado de trabalho há um grande número de profissionais de nível superior, com graduação tecnológica, no exercício dessas ocupações. É desejável fluência em idiomas estrangeiros. O pleno desempenho das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Atividades exercidas por um Cerimonialista CBO 3548-25

Um Cerimonialista (ou sinônimo) deve coordenar equipes executivas - equipes de recepção, alugar carros, elaborar orçamento, participar de missão precursora, realizar visita técnica, registrar participante, zelar pelo cumprimento das normas protocolares, aplicar leis, normas e princípios protocolares, supervisionar cumprimento do roteiro, elaborar material promocional, contratar atrações artísticas e culturais, auxiliar na preparação do cerimonial e /ou roteiros, contratar serviços de transporte, preparar roteiro do evento, elaborar lista de convidados, validar aspectos protocolares de comunicação, prestar assessoria, analisar características do evento, selecionar empresas prestadoras de serviços de apoio a eventos, selecionar prestadores de serviços de apoio a eventos, verificar qualidade do serviço prestado, realizar pesquisas, demonstrar capacidade de organização, contratar fornecedores de serviços receptivos, administrar correspondências, atender participantes, convidados, imprensa, autoridades e expositores, demonstrar capacidade de liderança, elaborar o plano de mesas, demonstrar persuasão, demonstrar fluência verbal, intermediar interesses, demonstrar capacidade de resolver situações imprevistas, preparar cerimonial e/ou roteiro, prestar orientação técnica, realizar prestação de contas, elaborar roteiro de viagens para autoridade e comitiva, prospectar agenda de autoridade, contratar mestre de cerimônias, captar cadastro de público alvo, levantar necessidades de recursos humanos, materiais e financeiros, prestar consultoria, definir local, data e horário do evento, coordenar desmontagem do evento, redigir documentos, organizar atividades sociais para os participantes do evento e seus acompanhantes, coordenar montagem da infra-estrutura do evento, elaborar nominatas, prestar assistência no embarque ou desembarque, identificar necessidades do cliente/autoridade, encaminhar relação de autoridades e membros da comitiva aos serviços contratados, demonstrar iniciativa, definir mestre de cerimônia, orientar sobre vestimenta adequadas, elaborar convites, contratar serviços de apoio de eventos, orientar cliente e/ou autoridade sobre documentação de viagem, contratar guias de turismo, controlar orçamento, elaborar cronograma, recepcionar autoridades, coordenar fornecedores, elaborar relatórios, demonstrar capacidade de atuação - physique de role, transmitir segurança e confiança, preparar documentos para formalização de contratos, contratar hospedagem, divulgar produtos e serviços, dimensionar lay-out do evento.

Cargos e salários CBO 3548-25 - Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos

Salário Cerimonialista

Cerimonialista: Brasil

  • 209
  • Brasil
  • 3.054 - 6.542
  • 41h
O profissional no cargo de Cerimonialista CBO 3548-25 trabalhando no Brasil, ganha entre 3.054 e 6.542 para uma jornada de trabalho média de 41h semanais de acordo com dados salariais de 209 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3548-25.