CBO 3548-15 - Agente de viagem

Entenda o que fazem os técnicos em serviços de turismo e organização de eventos no mercado de trabalho, veja a descrição do cargo, funções, habilidades, competências, níveis de coonhecimento e atividades exercidas pelo Agente de viagem e seus sinônimos da mesma família ocupacional.

  • Descrição
  • Conhecimento
  • Habilidade
  • Atitude
  • Atuação
  • Funções

O Que Faz um Agente de viagem

Realiza agenciamento de viagens, montando pacotes turísticos ou vendendo serviços - tais como emissão de passagens e de voucher para hospedagem – aos clientes, para fomentar o turismo e facilitar o deslocamento de profissionais que viajam a negócio. Contrata fornecedores de serviços. Presta aos clientes atendimento personalizado, orientando-os e solucionando problemas ocorridos durante a viagem. Analisa satisfação dos clientes. Cumpre legislação e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental.

Funções Detalhadas

Conhecimento (3/8)
Habilidade (3/8)
Atitude (3/8)
Perfil Ocupacional (3/8)
Identifica necessidade do cliente – inclusive autoridades e profissionais que realizam viagens a negócios -, para atendimento com montagem de pacotes de turismo ou com prestação de serviços de viagem.

Monta pacotes de turismo, realizando pesquisa para identificar atrativos turísticos. Elabora roteiros personalizados e para grupos. Contata prestadores de serviços turísticos e de apoio, podendo realizar visitas prévias de avaliação do atendimento. Define cronogramas e atividades de pacotes turísticos. Calcula custo e elabora orçamento para aprovação do cliente.

Presta serviços de viagem, vendendo e emitindo passagens aéreas, hidroviárias ou terrestres, vendendo hospedagem e emitindo vouchers, alugando carros, e vendendo seguro de viagem e assistência. Vende excursões nacionais e internacionais, roteiros opcionais e pacotes turísticos, oferecidos por agências.

Para montagem de pacotes de turismo ou serviços de viagem, contrata fornecedores de transporte, de hospedagem e de apoio a eventos. Contrata guias de turismo e atrações artísticas e culturais. Prepara documentos para formalização de contratos. Encaminha relação de clientes aos prestadores de serviços contratados. No final da prestação de serviços, libera ordem de pagamento.

Presta aos clientes atendimento personalizado, orientando-os sobre documentação de viagem – inclusive visto e comprovante de vacinação -, conferindo emissão de bilhetes e ocorrências de alterações, providenciando reserva de serviços, controlando prazos de reservas, programando o pré-pagamento para datas especiais, solucionando problemas surgidos durante a viagem, e prestando assistência no embarque ou no desembarque da viagem.

Verifica a satisfação dos clientes, analisando as informações coletadas.

Utiliza recursos tecnológicos para divulgação dos destinos, roteiros e itinerários turísticos. Pode utilizar software de Gerenciamento da Relação com o Cliente (Customer Relationships Management-CRM) para comunicação com usuários.

Empreende registro de informações sobre emissão de documentos e reservas em sistemas internos de agência de viagem, informatizados ou não. Elabora relatórios sobre montagem de pacotes turísticos e venda de serviços.

Conhecimentos

  • Prof. - Nível de Profundidade do Conhecimento (1 a 5)
  • Freq. - Grau de Frequência de Uso do Conhecimento (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância do Conhecimento (1 a 5)
DomínioÁreaCampo ConhecimentoFreq.Imp.Prof.
DOMÍNIOS DE FORMAÇÃO GERAL E/OU TRANSVERSAL CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO INTERNET 3 4 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - INFORMÁTICA APLICADA A AGÊNCIA DE VIAGENS 3 3 3
CIÊNCIAS EXATAS E INFORMÁTICA MATEMÁTICA E ESTATÍSTICA MATEMÁTICA APLICADA 3 3 3
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS ECOLOGIA E GESTÃO AMBIENTAL MEIO AMBIENTE 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS COMUNICAÇÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE COMUNICAÇÃO (ESPECIFICAR:...) - RELACIONAMENTO COM CLIENTE EM AGÊNCIA DE VIAGENS 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO LEGISLAÇÃO APLICADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS DIREITO NORMAS REGULAMENTADORAS RELATIVAS À SAÚDE, SEGURANÇA E HIGIENE NO TRABALHO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS ESTUDOS SOCIAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE ESTUDOS SOCIAIS (ESPECIFICAR:...) - ESTUDOS DE USOS E COSTUMES REGIONAIS 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA GEOGRAFIA RELACIONADA À ÁREA OCUPACIONAL 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA (ESPECIFICAR:...) - GEOGRAFIA APLICADA AO TURISMO 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS GEOGRAFIA OUTROS CONHECIMENTOS DE GEOGRAFIA (ESPECIFICAR:...) - POLOS TURÍSTICOS 3 3 3
CIÊNCIAS HUMANAS HISTÓRIA OUTROS CONHECIMENTOS DE HISTÓRIA (ESPECIFICAR:...) - HISTÓRIA DE MONUMENTOS E PATRIMÔNIOS HISTÓRICOS 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS: COMUNICAÇÃO ORAL E ESCRITA 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS PORTUGUÊS INSTRUMENTAL 3 3 3
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS ESPANHOL INSTRUMENTAL 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS FRANCÊS INSTRUMENTAL 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS INGLÊS INSTRUMENTAL 2 2 2
LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES LÍNGUAS LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) 3 3 3
DOMÍNIOS TÉCNICO-PROFISSIONAIS DA PRODUÇÃO DE BENS E SERVIÇOS ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO OUTROS CONHECIMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO (ESPECIFICAR:...) - GESTÃO DE CONTRATOS DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS 3 4 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS LOGÍSTICA OUTROS CONHECIMENTOS DE LOGÍSTICA (ESPECIFICAR:...) - LOGÍSTICA APLICADA ÀS OPERAÇÕES DE TURISMO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PLANEJAMENTO E CONTROLE DA PRODUÇÃO (PCP) PLANEJAMENTO DO TRABALHO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS OUTROS CONHECIMENTOS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS E ORGANIZACIONAIS (ESPECIFICAR:...) - NOÇÕES DE ROTINAS ADMINISTRATIVAS APLICADAS ÀS OPERAÇÕES DE TURISMO 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS PROCESSOS CONTÁBEIS E FINANCEIROS CUSTO 3 3 2
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS QUALIDADE E PRODUTIVIDADE GESTÃO DA QUALIDADE 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA ERGONOMIA 3 3 3
ADMINISTRAÇÃO, GESTÃO E NEGÓCIOS SAÚDE E SEGURANÇA SEGURANÇA NO TRABALHO 3 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO ATENDIMENTO AO CLIENTE OUTROS CONHECIMENTOS DE ATENDIMENTO AO CLIENTE (ESPECIFICAR:...) - ATENDIMENTO AO CLIENTE APLICADO ÀS OPERAÇÕES DE TURISMO 3 3 4
PROCESSOS DE COMÉRCIO AUTOMAÇÃO NO COMÉRCIO GESTÃO DE RELACIONAMENTO COM O CLIENTE (CRM) 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO COMERCIALIZAÇÃO PROCESSO DE VENDA 4 4 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO CÂMBIO 2 2 2
PROCESSOS DE COMÉRCIO MARKETING PESQUISA MERCADOLÓGICA 3 3 3
PROCESSOS DE COMÉRCIO PLANEJAMENTO DE OPERAÇÕES COMERCIAIS TRANSPORTES E SEGURO 3 3 3
SERVIÇOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR SAÚDE COLETIVA SERVIÇOS DE VACINAÇÃO 3 4 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER AUTOMAÇÃO EM HOSPEDAGEM 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER AUTOMAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER AUTOMAÇÃO EM TURISMO 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER HOSPEDAGEM OUTROS CONHECIMENTOS DE HOSPEDAGEM (ESPECIFICAR:..) - PROCESSOS E SISTEMAS DE RESERVA E CANCELAMENTO DE HOSPEDAGENS 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS E REGULAMENTADORAS PARA TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER NORMAS TÉCNICAS PARA TURISMO 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TECNOLOGIA EM TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TECNOLOGIA NA ÁREA DE HOSPEDAGEM 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TECNOLOGIA EM TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TECNOLOGIA NA ÁREA DE TURISMO 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS E INOVAÇÃO NA ÁREA DE TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TENDÊNCIAS DA ÁREA DE TURISMO 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO ACESSIBILIDADE EM ESPAÇOS TURÍSTICOS 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO ECOTURISMO 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO ORIENTAÇÃO E CONDUÇÃO DE PESSOAS 3 3 2
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO TURISMO CULTURAL 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO TURISMO DE AVENTURA 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO TURISMO PEDAGÓGICO 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO TURISMO RECEPTIVO 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO TURISMO RURAL 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - DIVULGAÇÃO DE ROTEIROS, ATRATIVOS E ITINERÁRIOS TURÍSTICOS 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - PRECIFICAÇÃO DE PACOTES TURÍSTICOS E SERVIÇOS DE VIAGEM 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - PROCESSOS E SISTEMAS DE RESERVA DE PASSAGENS TERRESTRES, AÉREAS, FLUVIAIS E MARÍTIMAS 4 4 4
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - TURISMO DE EVENTOS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - TURISMO DE NEGÓCIOS 3 3 3
TURISMO, HOSPEDAGEM, ALIMENTAÇÃO, EVENTOS, ESPORTE E LAZER TURISMO OUTROS CONHECIMENTOS DE TURISMO (ESPECIFICAR:..) - TURISMO RELIGIOSO 3 3 3

Habilidades

  • Freq. - Grau de Frequência de Uso da Habilidade (1 a 5)
  • Imp. - Grau de Importância da Habilidade (1 a 5)
DomínioCategoriaHabilidade Freq.Imp.
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ORAL 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO ESCUTA ATIVA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ORAL 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO COMPREENSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO EXPRESSÃO ESCRITA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO PERSUASÃO 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO NEGOCIAÇÃO 3 4
HABILIDADES COGNITIVAS COMUNICAÇÃO HABILIDADE DE ORIENTAR SERVIÇOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS TRANSCRIÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPARAÇÃO DE DADOS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS COMPREENSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS TRABALHO COM NÚMEROS EXPRESSÃO NUMÉRICA 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO CONCRETO PARA SEGUIR INSTRUÇÕES 4 4
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ABSTRATO PARA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS 3 3
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO ANALÍTICO 2 2
HABILIDADES COGNITIVAS RACIOCÍNIO RACIOCÍNIO SINTÉTICO (CAPACIDADE DE DIAGNÓSTICO DE PROBLEMAS OU TROUBLESHOOTING) 2 2
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE INSTRUÇÕES SIMPLES E ROTINEIRAS 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES OPERACIONAIS APLICAÇÃO DE TÉCNICAS QUE ENVOLVEM ALGUMAS VARIÁVEIS CONCRETAS E ESPECÍFICAS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE GARANTIA DE QUALIDADE 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES ORGANIZACIONAIS ANÁLISE DE RISCOS 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TRABALHO EM EQUIPE 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ATENDIMENTO A SOLICITAÇÕES E PEDIDOS DAS PESSOAS... 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS TROCA DE INFORMAÇÕES 3 3
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS FORNECIMENTO DE INFORMAÇÕES 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS COOPERAÇÃO 4 4
HABILIDADES PRÁTICAS HABILIDADES INTERPESSOAIS ORIENTAÇÃO DE PESSOAS 4 4
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES FÍSICAS FLEXIBILIDADE DE EXTENSÃO 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA DOS DEDOS (OU DIGITAL) 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES PSICOMOTORAS DESTREZA MANUAL 2 2
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS ATENÇÃO AUDITIVA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS RECONHECIMENTO DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS CLAREZA DE FALA 3 3
HABILIDADES FÍSICAS, PSICOMOTORAS E SENSORIAIS HABILIDADES SENSORIAIS VISÃO DE PERTO (OU A CURTA DISTÂNCIA) 3 3

Atitudes

  • Imp. - Grau de Importância da Atitude (1 a 5)
CategoriaAtitudeImp.
AUTONOMIA (AUSÊNCIA DE SUPERVISÃO DIRETA) NO PRÓPRIO TRABALHO AUTONOMIA NA EXECUÇÃO DAS TAREFAS QUE LHE FORAM ATRIBUÍDAS 3
AVALIAÇÃO DE TRABALHO OU ATIVIDADE AVALIAÇÃO DO PRÓPRIO DESEMPENHO 3

Condições de Trabalho

Atuam em empresas de turismo, agências de viagens, serviços de hospedagem, serviços culturais, organizadoras de eventos, dentre outras, como assalariados, com carteira assinada ou como trabalhadores autônomos e até mesmo como empregadores. Organizam-se em equipe de trabalho, trabalham sob supervisão, em ambiente fechado.

Exigências do mercado de trabalho

O exercício dessas ocupações requer no mínimo ensino médio completo acrescido de cursos de qualificação profissional de curta duração. Atualmente no mercado de trabalho há um grande número de profissionais de nível superior, com graduação tecnológica, no exercício dessas ocupações. É desejável fluência em idiomas estrangeiros. O pleno desempenho das atividades ocorre após um ou dois anos de experiência.

Funções Mais Executadas no Exercício da Profissão

  • contratar fornecedores de serviços;
  • organizar eventos;
  • demonstrar competências pessoais;
  • planejar eventos;
  • comunicar-se;
  • promover serviços turísticos;
  • montar pacotes de turismo;
  • reservar serviços turísticos;
  • vender serviços turísticos;
  • elaborar relatórios;
  • providenciar reserva de serviços;
  • contatar prestadores de serviços turísticos e de apoio;
  • vender pacotes turísticos e excursões;
  • contratar fornecedores de serviços receptivos;
  • contratar guias de turismo;
  • elaborar roteiros personalizados e para grupos;
  • contratar atrações artísticas e culturais;
  • acompanhar planos de metas;
  • contratar hospedagem;
  • prestar assistência no embarque ou desembarque;
  • vender hospedagem;
  • realizar pesquisas;
  • alugar carros;
  • encaminhar relação de clientes aos prestadores de serviços contratados;
  • controlar prazos de reservas;
  • demonstrar capacidade de atuação - physique de role;
  • montar tarifários;
  • preparar documentos para formalização de contratos;
  • realizar visitas prévias de avaliação dos serviços turísticos;
  • vender opcionais;
  • transmitir segurança e confiança;
  • elaborar orçamento;
  • programar o pré-pagamento para datas especiais;
  • demonstrar iniciativa;
  • demonstrar fluência verbal;
  • vender passagens aéreas, hidroviárias e terrestres;
  • verificar satisfação do cliente - pós venda;
  • contratar serviços de apoio de eventos;
  • orientar cliente e/ou autoridade sobre documentação de viagem;
  • calcular custo de pacotes;
  • demonstrar capacidade de resolver situações imprevistas;
  • vender seguro de viagem e assistência;
  • elaborar material promocional;
  • demonstrar persuasão;
  • divulgar produtos e serviços;
  • participar de workshop e encontros técnicos;
  • contratar serviços de transporte;
  • emitir passagens;
  • demonstrar capacidade de liderança;
  • demonstrar capacidade de organização;
  • montar planos de metas;
  • participar de treinamentos para venda de pacotes turísticos;
  • vender roteiros personalizados;
  • identificar atrativos turísticos para desenvolvimento de pacotes turísticos;
  • intermediar interesses;
  • verificar qualidade do serviço prestado;
  • identificar necessidades do cliente/autoridade;
  • emitir vouchers;
  • definir cronogramas e atividades de pacotes turísticos;
  • liberar ordem de pagamento do serviço prestado;
  • participar de viagens de familiarização de produtos turísticos;

Divisões de categorias profissionais do CBO 3548-15

CBO 3548-15 é o Código Brasileiro da Ocupação de agente de viagem que pertence ao grupo dos técnicos em serviços de turismo e organização de eventos, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.

  • Técnicos de nível médio
    • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas
      • Técnicos de nivel médio em operações comerciais
        • Técnicos em serviços de turismo e organização de eventos