CBO 3542-10 - Supervisor de compras - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos compradores
O profissional no cargo de Supervisor de compras CBO 3542-10 supervisiona a equipe responsável pelos processos de compra Administra pessoal, avalia resultados da equipe e propõe medidas para a melhoria contínua dos processos.
Supervisiona os processos de compra, analisando as informações levantadas pela equipe, acompanhando os processos de cotação e os processos licitatórios e controlando o fluxo de entrega Supervisiona a base de fornecedores Colabora no planejamento orçamentário da empresa ou instituição.
Elabora relatórios gerenciais Cumpre a legislação, as normas técnicas e as normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3542-10 é o Código Brasileiro da Ocupação de compradores que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Supervisor de compras, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Compradores CBO 3542-10 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3542-10
- Técnicos de nível médio.
- Compradores.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Supervisor de compras
O Supervisor de compras CBO 3542-10 colabora no planejamento orçamentário da empresa ou instituição, participando na definição de metas - e de recursos necessários para atingi-las – para a área de compras Administra a equipe de compras, participando na seleção de novos componentes, avaliando o desempenho e promovendo cursos ou treinamentos para aperfeiçoamento e atualização.
Realiza reuniões para avaliação dos trabalhos, analisando motivação da equipe e avaliando compromisso com as metas.
Verifica o cumprimento, pela equipe, dos procedimentos da área de compras e das normas internas da empresa ou instituição Apresenta, à equipe, medidas para a melhoria contínua dos processos.
Avalia tais medidas constantemente, para verificar se estão atingindo o resultado esperado Supervisiona os processos de compra, controlando a aquisição de materiais ou serviços.
Confere o cumprimento de prazos.
Analisa as informações levantadas pela equipe em relação às requisições recebidas Pode sugerir, ao solicitante, a substituição por outras opções de materiais ou serviços, disponíveis em estoque.
Acompanha os processos de cotação e os processos licitatórios, examinando a lisura, verificando a correção dos procedimentos e garantindo os melhores resultados em relação a preços e prazos de entrega.
Autoriza ou envia pedidos de compras para autorização, conforme limite estabelecido pelas normas da empresa ou instituição Intermedeia o contato da equipe com a área jurídica, na elaboração e na celebração de contratos com fornecedores Acompanha o fluxo de entrega, negociando com o fornecedor a substituição dos materiais rejeitados e/ou a reparação dos prejuízos.
Analisa índice de devoluções ou rejeições, identificando causas e propondo melhorias no processo de compras para minimizar os problemas Identifica itens mais solicitados, estudando formas de antecipar e agrupar pedidos, para alcançar melhores preços na aquisição de lotes maiores de materiais Supervisiona a base de fornecedores locais e internacionais, examinando a competência técnica, avaliando a competitividade comercial e verificando a solidez financeira.
Homologa ou participa da homologação de fornecedores, conforme normas da empresa ou instituição Propõe aos fornecedores o desenvolvimento de materiais novos ou alternativos.
Visita feiras e exposições para conhecer novas opções de materiais e serviços Acompanha o mercado, pesquisando a oferta de novos materiais e de novos insumos vitais para a empresa Analisa, junto a outras áreas da empresa ou instituição, vantagens e desvantagens no uso de novos sistemas, aplicativos e plataformas, para encaminhar proposta de aquisição ou adoção à gerência ou à diretoria.
Elabora relatórios gerenciais referentes ao desempenho da equipe e aos processos de compra Elabora comunicados e correspondências.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3542-10 deve acompanhar fluxo de entregas - follow up, demonstrar competências pessoais, supervisionar equipe e processos de compra, receber requisições de compras de materiais ou serviços, executar processo de cotação, concretizar a compra de materiais ou serviços, comunicar-se, desenvolver fornecedores de materiais e serviços.
Condições de trabalho dessas profissões
Compradores trabalham na agroindústria, no comércio atacadista e varejista, nas indústrias e no setor de serviços. São assalariados, com carteira assinada, trabalham de forma individual, sob supervisão, em ambientes fechados, no período diurno. É comum passarem muito tempo sentados, em posições desconfortáveis, ao telefone e sujeitos a pressões que podem causar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3542-10
O exercício dessas ocupações requer ensino médio até ensino superior incompleto, dependendo da natureza dos produtos comprados. O pleno desempenho das atividades ocorre após três a quatro anos (comprador) e mais cinco anos (supervisor de venda) de experiência na área.
Atividades exercidas por um Supervisor de compras CBO 3542-10
Um Supervisor de compras (ou sinônimo) deve visitar feiras e exposições, realizar reuniões para avaliação dos trabalhos e motivação de funcionários, demonstrar habilidade em cálculos financeiros, identificar famílias - ramos de materiais ou serviços, sugerir ao solicitante opções de materiais ou serviços, montar planilhas de cotações, consultar fontes de informações sobre fornecedores, manter-se versátil e dinâmico, propor o desenvolvimento de materiais novos ou alternativos, solicitar cotações, entrevistar fornecedores, avisar usuários e fornecedores sobre materiais rejeitados, demonstrar desenvoltura para comunicar-se, acompanhar a nova entrega de materiais, verificar quantidades de materiais ou serviços solicitados, organizar processos de concorrência, negociar com fornecedores preços, prazos e condições de pagamentos, preparar relatórios de acompanhamento dos processos de compra, demonstrar pró-atividade, emitir pedido de compra, lidar com pressões internas e externas, verificar a existência de verbas, propor cursos ou treinamentos para funcionários, agir com equilíbrio emocional, cumprir normas de segurança, saúde e meio ambiente, avaliar desempenho de funcionários, enviar pedido de compra ou contrato para aprovação, controlar os processos de aquisição de materiais ou serviços, confirmar pedido de compra, indicar funcionários para promoção, providenciar a reposição de materiais ou serviços em garantia, preparar relatórios de não conformidade de materiais, definir o fornecedor, requisitar amostras ou catálogos de materiais ou serviços, aprovar pedidos de compras, verificar estoques, verificar especificações dos materiais ou serviços, colaborar no planejamento orçamentário, agendar visita técnica ao fornecedor, demonstrar iniciativa, abrir concorrências, trabalhar com ética, interpretar textos, demonstrar objetividade, selecionar fornecedores, preparar relatórios de variação de preços, firmar contrato de compra de materiais ou serviços, participar na seleção de funcionários, negociar reparação dos prejuízos decorrentes de materiais rejeitados, obter informações sobre local de entrega, agrupar requisições por ramo ou segmento de materiais ou serviços, zelar pelo cumprimento de normas internas, encaminhar materiais ou serviços para testes, escolher as melhores condições comerciais, pesquisar referências dos fornecedores, preparar relatórios de visitas a fornecedores, identificar itens de maior consumo, determinar data para apresentação de cotações, racionalizar o fluxo de procedimentos, analisar cotações, comunicar aos setores sobre compras efetuadas, participar da homologação de fornecedores, materiais e serviços, demonstrar senso de observação - ser observador, preparar relatórios de desempenho de funcionários, atualizar-se com o mercado e com mudanças tecnológicas, avaliar o desempenho de fornecedores, redigir comunicados e correspondências, verificar o prazo de entrega dos materiais ou serviços, estipular termos do contrato de compras, instruir sobre procedimentos para a área de compras.