CBO 3541-40 - Especialistas em promoção de produtos e vendas - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo

CBO 3541-40 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Um Técnico em atendimento e vendas atende clientes e presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços Analisa o comportamento do mercado consumidor, estuda o cliente potencial da empresa e avalia a adequação das estratégias de marketing a cada tipo de cliente.

Divulga produtos e serviços, concretiza vendas e faz acompanhamento pós-venda, levantando expectativas, opiniões e sugestões dos clientes Presta assistência à equipe de vendedores, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias nos processos.

Cumpre normas de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental

Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-40 em todos os estados e cidades do Brasil.

Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-40

  • Técnicos de nível médio.
    • Especialistas em promoção de produtos e vendas.
      • Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.

O que faz um Técnico em atendimento e vendas

O Técnico em atendimento e vendas (ou similar) analisa o comportamento do mercado consumidor, participando do desenvolvimento de estudos mercadológicos Estuda o cliente potencial da empresa, analisando seu perfil e suas expectativas, visando ao estabelecimento de possíveis estratégias de fidelização.

Avalia qual estratégia de marketing é mais adequada para cada tipo de cliente.

Analisa vantagens e desvantagens no uso de comércio eletrônico (e-commerce), dependendo do tipo de cliente Pesquisa ações dos concorrentes, para analisar o que é oferecido aos clientes.

Providencia o cadastramento de clientes potenciais e efetivos, atualizando os dados sempre que necessário Pode usar cadastro de clientes centralizado da plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM).

Contata clientes, usando estratégias digitais (e-mail, redes sociais ou outras) e/ou realizando visitas.

Comunica-se com os clientes, identificando suas necessidades e expectativas e analisando seu potencial de compras Divulga produtos e serviços aos clientes, apresentando características e benefícios do produto ou serviço, esclarecendo dados técnicos, informando preços e detalhando formas de pagamento.

Pode fornecer amostras e convidar clientes para visitar a empresa.

Concretiza vendas presencialmente, por telefone ou por meios digitais, de acordo com as características dos clientes Acompanha o cliente após a venda – inclusive por meio de visita – para sanar suas dúvidas, providenciar apoio técnico e verificar suas opiniões e suas sugestões Analisa reclamações e insatisfações, para propor melhorias no processo de vendas.

Elabora relatórios e estatísticas sobre atendimento ao cliente e sobre o processo de vendas Presta assistência à equipe de vendedores de produtos e serviços, com relação aos procedimentos adequados a cada tipo de cliente nas etapas de pré-venda, venda e pós-venda Participa da elaboração de planos e estratégias de vendas, sugerindo melhorias no atendimento ao cliente e no processo de vendas.

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Funções

O funcionário CBO 3541-40 deve sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, demonstrar competências pessoais, divulgar produtos e serviços, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, concretizar vendas, participar de eventos, contatar Áreas internas da empresa.

Atividades exercidas por um Técnico em atendimento e vendas CBO 3541-40

Um Técnico em atendimento e vendas (ou sinônimo) deve contornar situações adversas, apresentar proposta ao cliente, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, sugerir novos mercados consumidores, encaminhar cliente para cadastro, estabelecer prazos de entrega dos produtos, emitir recibo de venda, participar de palestras relacionadas a área, atender solicitação de clientes, renovar contratos, enviar mala direta aos clientes, dar retorno das sugestões ao cliente, entrevistar novos candidatos, encaminhar documentação do cliente, receber pagamento do produto, demonstrar resiliência, trabalhar em equipe, participar de reuniões, participar de cursos de aperfeiçoamento, obter informações de pré-venda, consultar publicações técnicas, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, cumprir cotas de venda do produto, visitar cliente pós-venda, implantar contratos de serviços, explicar objetivos da visita, visitar área industrial da empresa, treinar novos funcionários, elaborar relatórios e estatísticas, pesquisar ações dos concorrentes, demonstrar senso de organização, participar de lançamento de novos produtos, fazer itinerário de visitas, demonstrar senso ético, demonstrar capacidade de liderança, discutir estratégias com o superior, apresentar tabelas de preços, verificar opiniões do cliente, demonstrar flexibilidade, integrar novos funcionários, receber indicação de futuros clientes, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, classificar clientes por faturamento, demonstrar criatividade, definir estratégia de marketing, tomar decisões, contatar clientes, requisitar material de consumo, explicar formas de pagamento, demonstrar habilidade de comunicação verbal, verificar ficha cadastral do cliente, preencher contrato, requisitar material de divulgação, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, verificar prazo de entrega dos produtos, informar ao superior resultados de vendas, fornecer amostras, demonstrar capacidade de negociação, esclarecer dúvidas do pedido, comunicar as transações realizadas, controlar vendas efetuadas, filtrar informações para melhorar serviços, discriminar tipos de serviços, expor produtos em locais definidos pela empresa, definir participação no mercado, participar de treinamento de técnica de venda, agendar horário, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar características e benefícios do produto, prever vendas, demonstrar confiança, calcular custo do produto, participar de feiras relacionadas a área, discriminar tipos de produtos, definir autonomia para negociação, identificar necessidades do cliente, trabalhar sob pressão, transmitir pedido de venda ao escritório central, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, alterar contratos de clientes, tirar pedidos de produtos, preparar cadastro de novos clientes, esclarecer dúvidas do contrato, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, demonstrar capacidade de persuasão, analisar potencial de clientes.

Cargos e salários CBO 3541-40 - Especialistas em promoção de produtos e vendas

Salário Técnico em Atendimento e Vendas Florianópolis

Técnico em Atendimento e Vendas: Florianópolis, SC

  • 212
  • Florianópolis, SC
  • 2.963 - 6.018
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Florianópolis - SC, ganha entre 2.963 e 6.018 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 212 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas Pinhais

Técnico em Atendimento e Vendas: Pinhais, PR

  • 45
  • Pinhais, PR
  • 1.828 - 2.913
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Pinhais - PR, ganha entre 1.828 e 2.913 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 45 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas

Técnico em Atendimento e Vendas: São Paulo

  • 15.124
  • São Paulo
  • 2.569 - 5.279
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em São Paulo, ganha entre 2.569 e 5.279 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 15.124 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas Anápolis

Técnico em Atendimento e Vendas: Anápolis, GO

  • 34
  • Anápolis, GO
  • 1.790 - 3.394
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Anápolis - GO, ganha entre 1.790 e 3.394 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 34 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas

Técnico em Atendimento e Vendas: Minas Gerais

  • 2.016
  • Minas Gerais
  • 2.365 - 5.026
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Minas Gerais, ganha entre 2.365 e 5.026 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 2.016 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas Brasília

Técnico em Atendimento e Vendas: Brasília, DF

  • 222
  • Brasília, DF
  • 2.015 - 3.856
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Brasília - DF, ganha entre 2.015 e 3.856 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 222 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas

Técnico em Atendimento e Vendas: Santa Catarina

  • 1.179
  • Santa Catarina
  • 2.951 - 5.973
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Santa Catarina, ganha entre 2.951 e 5.973 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 1.179 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas Contagem

Técnico em Atendimento e Vendas: Contagem, MG

  • 219
  • Contagem, MG
  • 1.992 - 3.777
  • 43h
O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Contagem - MG, ganha entre 1.992 e 3.777 para uma jornada de trabalho média de 43h semanais de acordo com dados salariais de 219 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.
Salário Técnico em Atendimento e Vendas

Técnico em Atendimento e Vendas: Rio de Janeiro

  • 1.074
  • Rio de Janeiro
  • 2.268 - 4.700
  • 42h
O profissional no cargo de Técnico em Atendimento e Vendas CBO 3541-40 trabalhando em Rio de Janeiro, ganha entre 2.268 e 4.700 para uma jornada de trabalho média de 42h semanais de acordo com dados salariais de 1.074 colaboradores registrados em regime CLT. Clique e confira a pesquisa salarial completa do cargo CBO 3541-40.