Pretensão Salarial – Saiba o que colocar ou não no seu currículo

Como anda o seu currículo? Pois saiba que ele pode ajudar e muito a você conseguir aquela vaga que tanto deseja! E sabe por quê? Porque é através dele que o empregador terá o seu primeiro contato com você e com a experiência e habilidades que você pode oferecer ao cargo.

Mas e quando se trata de colocar a pretensão salarial no currículo, será positivo ou negativo para você que procura um emprego?

Hummm que dúvida, não é mesmo?

Dúvida que hoje você conseguirá sanar e ainda de brinde saberá de dicas preciosas para deixar seu currículo mais atraente e prontinho para agradar até os recrutadores mais exigentes.

Vamos lá?

Fique conosco e acerte no alvo na hora de formatar o seu currículo!

Pretensão salarial no currículo

Pretensão salarial, devo ou não colocar no meu currículo?

Para especialistas em R.H essa é uma informação que deve ser tratada apenas em entrevistas, contudo, existem algumas instituições que exigem a informação já no currículo.

E aí, vem a questão o que colocar?

Olha, precisamos fazer um alerta a você, é muito importante prestar muita atenção na hora de colocar a pretensão salarial em seu currículo e sabe por que falamos isso?

Porque as chances de você acertar o valor que a empresa dispõe a pagar é mínima e se você colocar um salário maior, por exemplo, pode de cara perder qualquer possibilidade de seletiva e até mesmo de negociação.

O contrário também não é bom, se colocar um salário muito abaixo da média pode expressar ao contratante que falta autoconfiança ou até mesmo habilidades mínimas necessárias.

Portanto, o ideal é não colocar logo de cara o tanto que deseja ganhar.

Mas e se a empresa exigir, o que fazer?

Bem, é claro que você não pode deixar de se candidatar apenas por não saber o que colocar, por isso, nós vamos te mostrar como fazer isso de forma adequada.

Acerte no alvo da pretensão salarial

Antes de qualquer coisa precisamos te contar que não existe uma fórmula mágica para acertar exatamente a pretensão salarial e o quanto o empregador pensa em pagar.

Contudo, existem dicas que deixarão você dentro da média salarial e isso te deixará competitivo diante dos outros candidatos, são elas:

  • Faça uma pesquisa de mercado para entender as médias salariais praticadas na atualidade (aqui mesmo no Salario.com.br você tem uma base sólida e confiável para pesquisar cargos e salários no Brasil).
  • O ideal é colocar cerca de 20% acima do seu salário atual.
  • Se possível busque a informação com um profissional que desempenhe a mesma função ao qual você está concorrendo.

Isso junto a outras informações que vamos te contar logo adiante farão com que você seja aprovado para próxima fase.

Na hora certa, fale sem medo sobre a sua pretensão salarial

O seu salário deve demonstrar toda a sua competência e experiência profissional e deve ser discutido com clareza e objetividade na hora certa.

Lembre-se, em hipótese alguma coloque um valor no seu currículo e depois fique mudando durante a entrevista, isso fará com que acordos fiquem mais difíceis.

Coloque uma pretensão salarial de acordo com a média e acrescida de 20% e durante o processo seletivo exponha seus diferenciais que justifiquem aquilo que deseja receber.

Como deixar meu currículo mais atraente?

Currículo mais atraente
Saber o que colocar na pretensão salarial mostra ao entrevistador quer você pesquisou e se preparou para a entrevista.

Independente de colocar a pretensão salarial ou não no seu currículo, aqui vão algumas dicas das quais falamos ainda a pouco.

Confira:

  • Mantenha os dados pessoais atualizados, e disponha de forma simples e direta, de maneira a facilitar a visualização por parte do recrutador.
  • Lembre-se de colocar o seu objetivo, isso demonstra determinação e foco.
  • Coloque em evidência suas habilidades e qualificações, afinal de contas, seu currículo é à sua maneira de fazer seu marketing profissional, portanto, precisa demonstrar o seu diferencial.
  • Além disso, não esqueça de suas experiências anteriores, trajetória acadêmica e cursos extras.

Mas lembre-se, tudo de forma simples, clara e objetiva, nada de folhas e folhas de descrição!

Depois é só se preparar para entrevista!

Boa sorte e sucesso!

Comente sobre Pretensão Salarial – Saiba o que colocar ou não no seu currículo

Regras para os comentários

  • Todos os comentários são moderados antes de publicados.
  • Respondemos todas as dúvidas no prazo máximo de 2 dias úteis.
  • Se postou uma pergunta, volte a essa página para ver a resposta. Não enviamos respostas por email devido ao problema com SPAM.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário
Please enter your name here