CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nivel médio em operações comerciais.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve concretizar vendas, participar de eventos, planejar visitas e contatos, sugerir políticas de vendas, contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais, divulgar produtos e serviços, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve pesquisar ações dos concorrentes, participar de cursos de aperfeiçoamento, trabalhar sob pressão, demonstrar capacidade de persuasão, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, explicar objetivos da visita, calcular custo do produto, receber indicação de futuros clientes, consultar publicações técnicas, demonstrar resiliência, verificar clientes inadimplentes, requisitar material de divulgação, participar de reuniões, apresentar tabelas de preços, encaminhar documentação do cliente, convidar clientes para lançamento de produtos, demonstrar senso de organização, requisitar troca de produtos, tomar decisões, demonstrar criatividade, enviar mala direta aos clientes, checar irregularidades na entrega dos produtos, prever vendas, demonstrar confiança, contornar situações adversas, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, demonstrar capacidade de negociação, definir autonomia para negociação, definir estratégia de marketing, trabalhar em equipe, explicar formas de pagamento, participar de palestras relacionadas a área, apresentar proposta ao cliente, controlar vendas efetuadas, fornecer amostras, participar de lançamento de novos produtos, visitar área industrial da empresa, sugerir novos mercados consumidores, discriminar tipos de produtos, verificar ficha cadastral do cliente, demonstrar flexibilidade, participar de treinamento de técnica de venda, demonstrar capacidade de liderança, demonstrar habilidade de comunicação verbal, estabelecer prazos de entrega dos produtos, encaminhar cliente para cadastro, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, enviar brindes ao cliente, verificar prazo de entrega dos produtos, demonstrar senso ético, identificar necessidades do cliente, discutir estratégias com o superior, agendar horário, atender solicitação de clientes, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, fazer itinerário de visitas, preparar cadastro de novos clientes, definir participação no mercado, analisar potencial de clientes, convidar clientes para visitar empresa, convocar clientes para assembléia extraordinária, informar ao superior resultados de vendas, elaborar relatórios e estatísticas, auxiliar na escolha dos produtos, classificar clientes por faturamento, expor produtos em locais definidos pela empresa, obter informações de pré-venda, verificar opiniões do cliente, requisitar material de consumo, cumprir cotas de venda do produto, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar características e benefícios do produto, esclarecer dúvidas do pedido, contatar clientes, dar retorno das sugestões ao cliente, treinar novos funcionários, integrar novos funcionários, filtrar informações para melhorar serviços, comunicar as transações realizadas, tirar pedidos de produtos.