CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nivel médio em operações comerciais.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve concretizar vendas, divulgar produtos e serviços, planejar visitas e contatos, contatar Áreas internas da empresa, demonstrar competências pessoais, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, participar de eventos, sugerir políticas de vendas.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve analisar potencial de clientes, demonstrar capacidade de negociação, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, explicar objetivos da visita, trabalhar sob pressão, tomar decisões, demonstrar flexibilidade, demonstrar características e benefícios do produto, atender solicitação de clientes, comunicar as transações realizadas, explicar formas de pagamento, cumprir cotas de venda do produto, treinar novos funcionários, verificar prazo de entrega dos produtos, auxiliar na escolha dos produtos, obter informações de pré-venda, enviar brindes ao cliente, preparar cadastro de novos clientes, demonstrar capacidade de liderança, expor produtos em locais definidos pela empresa, convidar clientes para lançamento de produtos, contatar clientes, demonstrar senso de organização, definir estratégia de marketing, elaborar relatórios e estatísticas, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, agendar horário, participar de cursos de aperfeiçoamento, participar de treinamento de técnica de venda, encaminhar documentação do cliente, verificar opiniões do cliente, dar retorno das sugestões ao cliente, trabalhar em equipe, sugerir novos mercados consumidores, requisitar troca de produtos, enviar mala direta aos clientes, filtrar informações para melhorar serviços, demonstrar confiança, demonstrar capacidade de persuasão, checar irregularidades na entrega dos produtos, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, verificar clientes inadimplentes, definir autonomia para negociação, demonstrar senso ético, requisitar material de consumo, encaminhar cliente para cadastro, demonstrar resiliência, contornar situações adversas, participar de reuniões, integrar novos funcionários, esclarecer dúvidas do pedido, participar de palestras relacionadas a área, convocar clientes para assembléia extraordinária, apresentar proposta ao cliente, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, consultar publicações técnicas, discutir estratégias com o superior, convidar clientes para visitar empresa, definir participação no mercado, calcular custo do produto, fornecer amostras, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, requisitar material de divulgação, classificar clientes por faturamento, apresentar tabelas de preços, receber indicação de futuros clientes, verificar ficha cadastral do cliente, visitar área industrial da empresa, demonstrar criatividade, participar de lançamento de novos produtos, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, identificar necessidades do cliente, tirar pedidos de produtos, estabelecer prazos de entrega dos produtos, informar ao superior resultados de vendas, prever vendas, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, participar de feiras relacionadas a área, controlar vendas efetuadas, fazer itinerário de visitas, pesquisar ações dos concorrentes, discriminar tipos de produtos.