CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo a Tabela CBO divulgada pelo MTE - Ministério do Trabalho e Emprego.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
- Técnicos de nivel médio em operações comerciais.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve participar de eventos, demonstrar competências pessoais, contatar Áreas internas da empresa, sugerir políticas de vendas, concretizar vendas, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, divulgar produtos e serviços, planejar visitas e contatos.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, analisar potencial de clientes, discriminar tipos de produtos, verificar clientes inadimplentes, participar de reuniões, classificar clientes por faturamento, participar de palestras relacionadas a área, demonstrar resiliência, demonstrar capacidade de negociação, encaminhar cliente para cadastro, tirar pedidos de produtos, receber indicação de futuros clientes, apresentar proposta ao cliente, comunicar as transações realizadas, trabalhar sob pressão, prever vendas, filtrar informações para melhorar serviços, atender solicitação de clientes, sugerir novos mercados consumidores, visitar área industrial da empresa, definir participação no mercado, demonstrar senso ético, requisitar troca de produtos, obter informações de pré-venda, trabalhar em equipe, consultar publicações técnicas, estabelecer prazos de entrega dos produtos, demonstrar confiança, agendar horário, cumprir cotas de venda do produto, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, discutir estratégias com o superior, dar retorno das sugestões ao cliente, calcular custo do produto, tomar decisões, demonstrar características e benefícios do produto, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, contornar situações adversas, pesquisar ações dos concorrentes, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, requisitar material de consumo, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, controlar vendas efetuadas, verificar prazo de entrega dos produtos, fornecer amostras, convidar clientes para lançamento de produtos, auxiliar na escolha dos produtos, participar de feiras relacionadas a área, checar irregularidades na entrega dos produtos, participar de lançamento de novos produtos, demonstrar capacidade de persuasão, treinar novos funcionários, demonstrar habilidade de comunicação verbal, esclarecer dúvidas do pedido, definir estratégia de marketing, convocar clientes para assembléia extraordinária, participar de cursos de aperfeiçoamento, fazer itinerário de visitas, identificar necessidades do cliente, demonstrar capacidade de liderança, encaminhar documentação do cliente, verificar opiniões do cliente, enviar mala direta aos clientes, contatar clientes, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, verificar ficha cadastral do cliente, informar ao superior resultados de vendas, preparar cadastro de novos clientes, explicar objetivos da visita, demonstrar flexibilidade, participar de treinamento de técnica de venda, elaborar relatórios e estatísticas, requisitar material de divulgação, demonstrar senso de organização, expor produtos em locais definidos pela empresa, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, integrar novos funcionários, enviar brindes ao cliente, demonstrar criatividade, convidar clientes para visitar empresa, definir autonomia para negociação, explicar formas de pagamento, apresentar tabelas de preços.