CBO 3541-25 - Assistente de vendas - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos especialistas em promoção de produtos e vendas
O profissional no cargo de Assistente de vendas CBO 3541-25 assiste os responsáveis pelo setor comercial e os vendedores, apoiando o planejamento de ações para o processo de vendas, fazendo pesquisas sobre cliente potencial, cadastrando os clientes – inclusive na plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente – e consultando a disponibilidade em estoque de produtos para venda Auxilia na concretização da venda e acompanha os clientes no pós-venda.
Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas Segue procedimentos e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3541-25 é o Código Brasileiro da Ocupação de especialistas em promoção de produtos e vendas que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Assistente de vendas, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Especialistas em promoção de produtos e vendas CBO 3541-25 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3541-25
- Técnicos de nível médio.
- Especialistas em promoção de produtos e vendas.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Assistente de vendas
O Assistente de vendas CBO 3541-25 apoia o planejamento de ações para o processo de vendas, auxiliando na pesquisa de ações dos concorrentes, sugerindo novos mercados consumidores, analisando perfil e necessidades de cliente potencial, recebendo indicação de futuros clientes e realizando outras atividades solicitadas por responsáveis pelo setor comercial e por vendedores Pode auxiliar na elaboração de itinerário de visitas.
Acompanha os vendedores em suas visitas aos clientes.
Pode receber pedidos e encaminhá-los aos vendedores Pode orientar o comprador nas escolhas das mercadorias, produtos e serviços, de acordo com suas necessidades.
Lança dados e atualiza cadastro de clientes - potenciais e efetivos -, inclusive em plataforma de Gestão de Relacionamento com o Cliente (Customer Relationship Management - CRM) Armazena dados de clientes, tais como nome, endereço, número de celular e de telefone fixo, e-mail, profissão e emprego, preferência de produto ou serviço e compra efetivada.
Consulta a disponibilidade de produtos para venda, de acordo com os procedimentos de controle e programação de estoque.
Auxilia na análise de crédito do potencial cliente, na formatação das propostas comerciais e na elaboração de orçamentos Acompanha os clientes no pós-venda, prestando informações, comunicando alterações nos produtos e/ou serviços e esclarecendo dúvidas.
Realiza troca e devolução de mercadorias e produtos, conforme legislação e normas da empresa.
Controla questionário de pesquisa de satisfação do cliente Elabora relatórios e estatísticas sobre as vendas realizadas, informando ao seu superior sobre os resultados alcançados Classifica clientes por faturamento.
Controla informações sobre clientes inadimplentes Participa de lançamento de novos produtos, expondo produtos em locais definidos pela empresa.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3541-25 deve participar de eventos, demonstrar competências pessoais, divulgar produtos e serviços, acompanhar clientes pós-venda e/ou visita, sugerir políticas de vendas, planejar visitas e contatos, concretizar vendas, contatar Áreas internas da empresa.
Condições de trabalho dessas profissões
Especialistas em promoção de produtos e vendas trabalham em empresas do comércio varejista e atacadista, e/ou em indústrias e/ou nos serviços, como assalariados ou prestando serviços para as mesmas, como autônomos. O trabalho é exercido presencialmente ou à distância, de forma individual, sem supervisão, em ambientes fechados, com deslocamentos constantes no trânsito e em horários irregulares. Podem trabalhar sob pressão de metas de venda, o que pode ocasionar estresse.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3541-25
Para o exercício dessas ocupações requer-se conhecimentos especializados da área de atuação, escolaridade de nível médio, acompanhada de cursos e treinamentos de até duzentas horas. No caso do propagandista de produtos farmacêuticos, devido a tendências de exigência de mercado, é desejável formação superior em áeras como saúde ou negócios.
Atividades exercidas por um Assistente de vendas CBO 3541-25
Um Assistente de vendas (ou sinônimo) deve encaminhar documentação do cliente, participar de palestras relacionadas a área, comunicar as transações realizadas, demonstrar senso de organização, trabalhar sob pressão, tomar decisões, controlar questionário de pesquisa de satisfação do cliente, convocar clientes para assembléia extraordinária, demonstrar capacidade de liderança, definir participação no mercado, demonstrar resiliência, verificar opiniões do cliente, apresentar proposta ao cliente, contatar clientes, dar retorno das sugestões ao cliente, explicar formas de pagamento, treinar novos funcionários, participar de lançamento de novos produtos, prever vendas, classificar clientes por faturamento, participar de treinamento de técnica de venda, participar de cursos de aperfeiçoamento, requisitar material de divulgação, definir autonomia para negociação, integrar novos funcionários, explicar objetivos da visita, discutir estratégias com o superior, estabelecer prazos de entrega dos produtos, convidar clientes para lançamento de produtos, controlar vendas efetuadas, expor produtos em locais definidos pela empresa, agendar horário, priorizar pedidos e/ou ações para clientes especiais, calcular custo do produto, cumprir cotas de venda do produto, participar de feiras relacionadas a área, demonstrar capacidade de escuta atenta - saber ouvir, visitar área industrial da empresa, comunicar aos clientes alterações nos produtos e/ou serviços, demonstrar criatividade, analisar potencial de clientes, verificar prazo de entrega dos produtos, atender solicitação de clientes, verificar ficha cadastral do cliente, enviar mala direta aos clientes, convidar clientes para visitar empresa, demonstrar habilidade de comunicação verbal, demonstrar flexibilidade, demonstrar capacidade de negociação, esclarecer dados técnicos do produto ao cliente, discriminar tipos de produtos, informar ao superior resultados de vendas, obter informações de pré-venda, receber indicação de futuros clientes, demonstrar capacidade de gerenciar tempo, encaminhar cliente para cadastro, preparar cadastro de novos clientes, tirar pedidos de produtos, participar de reuniões, auxiliar na escolha dos produtos, checar irregularidades na entrega dos produtos, demonstrar capacidade de persuasão, verificar clientes inadimplentes, elaborar relatórios e estatísticas, apresentar tabelas de preços, sugerir melhorias ao processo promocional e comercial, definir estratégia de marketing, contornar situações adversas, identificar necessidades do cliente, demonstrar senso ético, trabalhar em equipe, demonstrar características e benefícios do produto, requisitar material de consumo, fazer itinerário de visitas, filtrar informações para melhorar serviços, enviar brindes ao cliente, sugerir novos mercados consumidores, esclarecer dúvidas do pedido, requisitar troca de produtos, demonstrar confiança, fornecer amostras, pesquisar ações dos concorrentes, consultar publicações técnicas.