CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Um Técnico em segurança do trabalho elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho (ou similar) elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
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Funções
O funcionário CBO 3516-05 deve comunicar-se, integrar processos de negociação, demonstrar competências pessoais, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, desenvolver ações educativas na Área de sst, implantar a política de sst, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigar acidentes de trabalho, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve demonstrar capacidade de negociação, orientar as partes em sst, propor recomendações técnicas, estabelecer mecanismos de intervenção, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, realizar inspeção, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, utilizar métodos e técnicas de comunicação, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, mostrar impacto econômico de implantação da política, avaliar ações educativas de segurança e saúde, difundir informações, verificar eficácia das recomendações, assessorar nas negociações, demonstrar capacidade de observação técnica, analisar causas de acidentes, promover ação conjunta com a área de saúde, desenvolver sistema de gestão de sst, administrar conflitos, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, identificar indicadores para replanejamento do sistema, determinar causas de acidentes, promover ações educativas em sst, organizar banco de dados, coordenar equipes multidisciplinares, participar de ações emergenciais, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, supervisionar procedimentos técnicos, emitir parecer técnico, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, atualizar registros, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, participar de perícias e fiscalizações, negociar a aplicabilidade da política, demonstrar visão sistêmica, analisar a aplicação de tecnologia, demonstrar capacidade de comunicação, gerar relatórios de resultados, avaliar o ambiente de trabalho, formar multiplicadores, promover reuniões com as contratadas, identificar perdas decorrentes do acidente, utilizar metodologia científica para avaliação, identificar as necessidades educativas em sst, estabelecer formas de controle dos riscos associados, tomar decisões, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, validar indicadores de eficiência e eficácia, elaborar manual do sistema de gestão de sst, adequar a política de sst às disposições legais, implantar procedimentos técnicos e administrativos, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, controlar atualização de documentos, normas e legislação, divulgar a política na instituição ou empresa, registrar procedimentos técnicos, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, gerenciar a aplicação da política de sst, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, elaborar relatório de acidente de trabalho, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, identificar a política administrativa da instituição, demonstrar capacidade de nexo causal, inspecionar implantação, avaliar impacto da adoção, administrar dificuldades de implantação, delegar atribuições, demonstrar atitude pró-ativa, revisar documentação de sst, comparar a situação atual com a legislação, avaliar o desempenho do sistema, trabalhar sob pressão, implementar programas preventivos e/ou corretivos, diagnosticar condições gerais da área de sst, selecionar metodologia para investigação de acidentes, trabalhar em equipe, realizar análise preliminar de risco - apr, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, demonstrar capacidade de discernimento, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, demonstrar capacidade de observação difusa, alimentar rede de informações, participar do sistema de gestão ambiental, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais.