CBO 3516-05 - Técnicos em segurança do trabalho - Salário, Piso Salarial, Descrição do Cargo
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição de atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todos os estados e cidades do Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
Funções
participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, investigar acidentes de trabalho, implantar a política de sst, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente, desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, integrar processos de negociação, comunicar-se, demonstrar competências pessoais, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição.
Atividades
participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, organizar banco de dados, utilizar metodologia científica para avaliação, promover ação conjunta com a área de saúde, participar de ações emergenciais, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, mostrar impacto econômico de implantação da política, trabalhar em equipe, elaborar manual do sistema de gestão de sst, identificar indicadores para replanejamento do sistema, promover ações educativas em sst, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, avaliar impacto da adoção, demonstrar atitude pró-ativa, estabelecer mecanismos de intervenção, negociar a aplicabilidade da política, tomar decisões, comparar a situação atual com a legislação, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, realizar análise preliminar de risco - apr, gerar relatórios de resultados, administrar dificuldades de implantação, formar multiplicadores, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, implementar programas preventivos e/ou corretivos, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, difundir informações, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, estabelecer formas de controle dos riscos associados, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, trabalhar sob pressão, analisar causas de acidentes, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, avaliar ações educativas de segurança e saúde, revisar documentação de sst, delegar atribuições, avaliar o desempenho do sistema, atualizar registros, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, participar de perícias e fiscalizações, coordenar equipes multidisciplinares, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, registrar procedimentos técnicos, demonstrar visão sistêmica, identificar perdas decorrentes do acidente, emitir parecer técnico, promover reuniões com as contratadas, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, gerenciar a aplicação da política de sst, implantar procedimentos técnicos e administrativos, desenvolver sistema de gestão de sst, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, administrar conflitos, utilizar métodos e técnicas de comunicação, participar do sistema de gestão ambiental, supervisionar procedimentos técnicos, alimentar rede de informações, identificar as necessidades educativas em sst, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, diagnosticar condições gerais da área de sst, verificar eficácia das recomendações, avaliar o ambiente de trabalho, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, demonstrar capacidade de discernimento, demonstrar capacidade de observação difusa, assessorar nas negociações, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, demonstrar capacidade de negociação, validar indicadores de eficiência e eficácia, controlar atualização de documentos, normas e legislação, propor recomendações técnicas, identificar a política administrativa da instituição, elaborar relatório de acidente de trabalho, analisar a aplicação de tecnologia, determinar causas de acidentes, realizar inspeção, demonstrar capacidade de observação técnica, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, selecionar metodologia para investigação de acidentes, adequar a política de sst às disposições legais, inspecionar implantação, divulgar a política na instituição ou empresa, demonstrar capacidade de nexo causal, orientar as partes em sst, demonstrar capacidade de comunicação.