CBO 3516-05 - Técnico em segurança do trabalho - Descrição do cargo, funções, competências e atividades exercidas pelos técnicos em segurança do trabalho
O profissional no cargo de Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa, sob supervisão, política de saúde e segurança do trabalho, visando à prevenção de incidentes, de acidentes e de doenças ocupacionais Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais.
Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos Adota medidas de controle de riscos ocupacionais Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações.
Elabora relatórios, pareceres e manuais Cumpre legislação, normas técnicas e normas regulamentadoras de saúde e segurança no trabalho e de preservação ambiental
CBO 3516-05 é o Código Brasileiro da Ocupação de técnicos em segurança do trabalho que pertence ao grupo dos técnicos de nivel médio nas ciências administrativas, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Confira funções, descrição do cargo de Técnico em segurança do trabalho, atividades principais, atribuições, mercado de trabalho, dados salariais oficiais atualizados para a função, bem como o salário pago para os Técnicos em segurança do trabalho CBO 3516-05 em todo Brasil.
Divisões de categorias profissionais do CBO 3516-05
- Técnicos de nível médio.
- Técnicos em segurança do trabalho.
- Técnicos de nivel médio nas ciências administrativas.
O que faz um Técnico em segurança do trabalho
O Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05 elabora, implanta e implementa política de saúde e segurança do trabalho, definindo metas, prioridades e responsabilidades Divulga a política entre os trabalhadores.
Acompanha e avalia os resultados, podendo promover alterações para aperfeiçoamento e atualização.
Analisa e avalia o ambiente de trabalho, as instalações e os processos laborais, identificando fatores de risco de acidentes do trabalho, de doenças profissionais e de presença de agentes ambientais agressivos ao trabalhador Participa da seleção de tecnologias e processos de trabalho, avaliando implantação e impactos por meio de análise coletiva do trabalho (ACT) e análise ergonômica do trabalho (AET).
Emite parecer sobre equipamentos, máquinas e processos Coleta, organiza e analisa comunicações de acidentes de trabalho (CAT).
Investiga e analisa acidentes para determinar causas e recomendar medidas de prevenção e controle.
Levanta e utiliza dados estatísticos de doenças e acidentes de trabalho para ajustes das ações prevencionistas Adota medidas de controle de riscos ocupacionais por meio de ações e programas de saúde e segurança do trabalho.
Realiza procedimentos de orientação sobre medidas de eliminação e neutralização de riscos.
Seleciona, controla, orienta e fiscaliza o uso de EPC (Equipamento de Proteção Coletiva) e EPI (Equipamento de Proteção Individual) Participa do desenvolvimento de ações educativas e capacitações, elaborando cronograma, preparando recursos didáticos e formando multiplicadores Produz relatórios referentes à segurança e à saúde do trabalhador.
Elabora manual do sistema de gestão de saúde e segurança no trabalho Controla atualização de documentos, normas e legislação Atua em equipes multidisciplinares de saúde e segurança ocupacionais.
.
Funções do cargo
O funcionário CBO 3516-05 deve participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho, investigar acidentes de trabalho, desenvolver ações educativas na Área de sst, participar da elaboração da política de saúde e segurança do trabalho da instituição, demonstrar competências pessoais, realizar diagnóstico da situação de sst da instituição, implantar a política de sst, comunicar-se, integrar processos de negociação, identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente.
Condições de trabalho dessas profissões
Técnicos em segurança do trabalho exercem suas funções em empresas dos mais diversos ramos de atividades. São contratados na condição de trabalhadores assalariados, com carteira assinada. Em geral, atuam de forma individual, sob supervisão permanente ou ocasional, em ambientes fechados, no período diurno, exercendo o trabalho de forma presencial. Algumas de suas atividades podem ser desenvolvidas sob pressão, levando-os à situação de estresse. Os profissionais podem, ainda, estar expostos à ação de materiais tóxicos, radiação, ruído intenso e altas temperaturas.
Exigências do mercado de trabalho para o CBO 3516-05
O exercício das ocupações requer formação de nível médio curso técnico de segurança no trabalho para o Técnico de segurança do trabalho e curso técnico na área de higiene ocupacional para o Técnico em higiene ocupacional.
Atividades exercidas por um Técnico em segurança do trabalho CBO 3516-05
Um Técnico em segurança do trabalho (ou sinônimo) deve avaliar o desempenho do sistema, atualizar registros, demonstrar capacidade de observação difusa, delegar atribuições, utilizar metodologia científica para avaliação, organizar banco de dados, identificar as necessidades educativas em sst, comparar a situação atual com a legislação, interpretar indicadores de eficiência e eficácia dos programas implantados, analisar a aplicação de tecnologia, orientar as partes em sst, estabelecer formas de controle dos riscos associados, inspecionar implantação, mostrar impacto na segurança do trabalhador na implantação da política, demonstrar capacidade de discernimento, trabalhar em equipe, elaborar cronograma de ações educativas de segurança e saúde do trabalho, verificar o nível de atendimento e perspectivas de avanço, alimentar rede de informações, demonstrar atitude pró-ativa, emitir parecer sobre equipamentos, máquinas e processos, validar indicadores de eficiência e eficácia, demonstrar capacidade de observação técnica, verificar implementação de ações preventivas e corretivas, adotar metodologia de pesquisas quantitativas e qualitativas, estudar a relação entre as ocupações dos espaços físicos com o desenvolvimento sustentável, administrar conflitos, utilizar métodos e técnicas de comunicação, registrar procedimentos técnicos, identificar indicadores para replanejamento do sistema, implementar programas preventivos e/ou corretivos, desenvolver sistema de gestão de sst, participar de ações emergenciais, promover reuniões com as contratadas, diagnosticar condições gerais da área de sst, administrar dificuldades de implantação, avaliar o ambiente de trabalho, planejar a política de saúde e segurança do trabalho, analisar tecnicamente as condições ambientais de trabalho, avaliar impacto da adoção, participar do sistema de gestão ambiental, avaliar as atividades da organização versus os programas oficiais de sst e outros, trabalhar sob pressão, participar dos programas de humanização do ambiente de trabalho, estabelecer mecanismos de intervenção, identificar a política administrativa da instituição, implantar procedimentos técnicos e administrativos, supervisionar procedimentos técnicos, elaborar normas de procedimentos técnicos e administrativos, orientar órgãos públicos e comunidade para o atendimento de emergências ambientais, mostrar impacto econômico de implantação da política, gerenciar a aplicação da política de sst, assessorar nas negociações, avaliar procedimentos de atendimentos emergenciais, demonstrar capacidade de comunicação, formar multiplicadores, promover ações educativas em sst, verificar eficácia das recomendações, selecionar metodologia para investigação de acidentes, avaliar ações educativas de segurança e saúde, elaborar programas preventivos e/ou corretivos, revisar documentação de sst, tomar decisões, gerar relatórios de resultados, estabelecer programas, projetos e procedimentos de melhoria, elaborar manual do sistema de gestão de sst, demonstrar visão sistêmica, realizar análise preliminar de risco - apr, analisar causas de acidentes, emitir parecer técnico, implementar intercâmbio entre equipes técnicas, coordenar equipes multidisciplinares, documentar procedimentos e normas de sistemas de segurança, divulgar a política na instituição ou empresa, adequar a política de sst às disposições legais, controlar atualização de documentos, normas e legislação, promover ação conjunta com a área de saúde, demonstrar capacidade de nexo causal, elaborar recursos e materiais didáticos de ações educativas de segurança e saúde, negociar a aplicabilidade da política, determinar causas de acidentes, realizar inspeção, propor recomendações técnicas, demonstrar capacidade de atentar a detalhes, identificar perdas decorrentes do acidente, demonstrar capacidade de negociação, elaborar relatório de acidente de trabalho, difundir informações, avaliar os referenciais legais da política a ser implantada, participar de perícias e fiscalizações.